Hey Arnold!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hey Arnold!
Ei Arnold! (BR)
Logo de Hey Arnold!
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 24–46 minutos
Criador(es) Craig Bartlett
Desenvolvedor(es) Craig Bartlett
Joe Ansolabehere
Steve Viksten
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) de criação Tuck Tucker
Elenco Toran Caudell
Phillip Van Dyke
Alex D. Linz
Spencer Klein
Jamil W. Smith
Francesca Marie Smith
Justin Shenkarow
Christopher P. Walberg
Christopher Castile
Jarrett Lennon
Benjamin Diskin
Sam Gifaldi
Anndi McAfee
Olivia Hack
Dan Castellaneta
Tress MacNeille
Craig Bartlett
Maurice LaMarche
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Transmissão original 7 de outubro de 1996 – 8 de junho de 2004
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 100

Hey Arnold! é uma série de desenho animado estadunidense criada por Craig Bartlett. Composta por 100 episódios, foi ao ar nos Estados Unidos entre 7 de outubro de 1996 e 8 de junho de 2004 pela Nickelodeon. Em 2002, foi lançado um filme baseado na série intitulado Hey Arnold!: The Movie.

Produção[editar | editar código-fonte]

A ideia de Bartlett para o desenho animado surgiu de um personagem secundário chamado Arnold, que foi criado enquanto ele ainda estava trabalhando no programa Pee-wee's Playhouse.[1] Os produtores executivos da Nickelodeon aprovaram o personagem e Bartlett completou o elenco de personagens se inspirando em pessoas com que cresceu em Portland, Oregon.[2] Ele criou o episódio piloto em sua sala de estar em 1993 e a produção oficial começou em 1994.[2]

Inicialmente, o personagem foi apresentado em uma trilogia de curtas de animação de 1988 a 1991: Arnold Escapes from Church (1988),[3] The Arnold Waltz (1990)[4] [5] e Arnold Rides a Chair (1991), sendo o último citado exibido durante o programa Sesame Street. Uma curta de oito minutos, intitulada Arnold (1996), foi exibida nos cinemas antes do filme Harriet the Spy.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O desenho mostra Arnold, um garoto da quarta série que vive com seus avós paternos, Phil e Gertrude, em uma pensão na cidade fictícia de Hillwood. Em cada episódio, Arnold costuma ajudar um colega de classe a resolver algum problema pessoal ou encontra um próprio problema para resolver.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 28 de junho de 2002 foi lançado o filme Hey Arnold!: The Movie, que mostra Arnold, Helga e Gerald unidos para salvar a antiga vizinhança de um desenvolvedor ganancioso que planeja transformá-la em um enorme shopping center. Ele foi dirigido por Tuck Tucker e contou com a participação especial de Jennifer Jason Leigh, Paul Sorvino e Christopher Lloyd.

Referências

  1. a b Levesque, John (7 de outubro de 1996). 'Hey, Arnold!' Toons in to Nick's Family Hour Seattle Native's Animated 9-Year-Old Debuts Tonight on Nickelodeon Seattle Post-Intelligencer Hearst Corporation. Visitado em 25 de novembro de 2012.
  2. a b Unmacht, Eric (November 9, 1999). Here's How They Make a Cartoon The Christian Science Monitor Christian Science Publishing Society. Visitado em 25 de novembro de 2012.
  3. James, Caryn (14 de novembro de 1988). Review/Film; Animated Works From All Over NYTimes.com The New York Times. Visitado em 27 de janeiro de 2014.
  4. Hicks, Chris (8 de maio de 1990). Film review: XXII International Tournee of Animation, The deseretnews.com Deseret News. Visitado em 27 de janeiro de 2014.
  5. Bevilacqua, Joe K. (Dezenbro de 1998). Craig Bartlett's Charmed Past Life www.awn.com Animation World Magazine. Visitado em 27 de janeiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]