Hiena-castanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaHiena-castanha
Parahyaena brunnea 3.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Género: Parahyaena
Espécie: P. brunnea
Nome binomial
Parahyaena brunnea
Thunberg, 1820
Distribuição geográfica
Hyenebrunerepartition.png

A hiena-castanha (Parahyaena brunnea, anteriormente Hyaena brunnea), também conhecida como hiena-marrom, é o maior animal terrestre a viver quase exclusivamente de carcaças. Vive no deserto do Kalahari e no deserto da Namíbia, ambos no sudoeste de África .

É menor que a hiena-malhada, sendo o seu comprimento de 110 a 136 cm, a sua altura até ao ombro de 64 a 88 cm e o seu peso de 37 a 55 kg. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e estas, ao contrário da hiena-malhada, não apresentam um clitóris muito desenvolvido.

Comportamento social[editar | editar código-fonte]

Tal como a hiena-malhada, a hiena-castanha vive em clãs. No entanto estes são mais pequenos (vão entre os 4 aos 15 membros) e menos organizados: na obtenção de alimento é cada hiena por si, embora possam trabalhar em equipa para defender uma grande quantidade de comida de outro clã ou de outros predadores. Como clã podem conseguem afastar leopardos, caracais, chitas e grupos de hienas-castanhas e mabecos.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Vivem no deserto do Kalahari e no deserto da Namíbia.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Devido à escassez de alimentos nestes habitats a hiena-castanha pode complementar a sua dieta com pequenos mamíferos, fruta, vegetais e ocasionalmente uma cria de foca ao largo da costa da Namíbia.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

São localizadas no centro oeste de Botsuana,Nordeste e Noroeste da Namíbia,Sudoeste de Angola,Sul de Zimbábue e no Norte e

Nordeste da Àfrica do Sul .

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

Ainda não se sabe qual ameaça a hiena castanha esta sofrendo mais uma coisa é verdade que precisamos salva-las antes que desapareçam para sempre.

Não se sabe quantas existem no total mais saibam que são as hinas mais raras do mundo.

Características[editar | editar código-fonte]

A hiena marrom é maior especie do mundo os machos 88 cm as fêmeas tem 64 cm ,os machos pesam 55 kg enquanto as fêmeas pesam 37 k

Classificação[editar | editar código-fonte]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]