Hiena-riscada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hiena riscada)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHiena-riscada

Estado de conservação
Espécie quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Género: Hyaena
Espécie: H. hyaena
Nome binomial
Hyaena hyaena
Lineu, 1758
Distribuição geográfica
Distribuição da hiena-riscada
Distribuição da hiena-riscada

A hiena-riscada (Hyaena hyaena), também conhecida por hiena-raiada ou hiena-listrada, é um mamífero carnívoro da família Hyaenidae, conhecida por sua vocalização semelhante a uma gargalhada humana, usada para comunicação. Habita partes da África e da Ásia.

Características[editar | editar código-fonte]

A hiena-riscada pesa entre 25 e 60 kg, possui até 1,30 m de comprimento, sem medir a cauda que tem de 25 a 40 cm de comprimento. Possui de 70 a 80 cm de altura na cernelha. Diferencia-se de sua parente Hiena-malhada por suas listras negras ao longo do corpo. Possui também pêlos longos e até eriçados na costas, vindo de trás da cabeça até a cauda. No inverno seus pêlos se tornam mais longos.

As hienas também comem frutas. Em Israel, atacam canteiros de melão o que causa conflito com os fruticultores locais. As hienas listradas foram observados com uma matilha de lobo cinzento(Canis lupus) se movendo através do deserto de Negueve como uma espécie única de predador[1][2].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.