Hierarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Hierarquia ou jerarquia (do grego hierarchía)[1] é a ordenação de elementos em ordem de importância, podendo significar também, mais especificamente:

O Papa é o elemento mais elevado da atual hierarquia católica
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hierarquia

Hierarquia de dominância[editar | editar código-fonte]

A dominância pode ser definida como uma forma de relação social baseada no controle, sendo a hierarquia de dominância determinante da ordem de acesso aos recursos, podendo reduzir o gasto energético e os prejuízos ocasionados por conflitos intraespecíficos. [2] A motivação para dominância e para o alto status social é conceitualmente semelhante à busca por poder, ou seja, busca por controle de recursos valiosos. Pessoas com nível elevado de senso de poder têm um viés significativo na percepção de risco, fazendo previsões mais otimistas dos desfechos de eventos futuros, assumindo, assim, comportamentos de risco com maior frequência. Contudo, a hierarquia social está sujeita a alterações toda vez que o dominante é desafiado por um subordinado.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 895.
  2. a b Cabral, João Carlos Centurion; Patrice de Souza Tavares; Rosa M. M. de Almeida. (2016). "Reciprocal effects between dominance and anger: A systematic review". Neuroscience & Biobehavioral Reviews 71: 761–771. DOI:10.1016/j.neubiorev.2016.10.021.