High School Musical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
High School Musical
High School Musical
 Estados Unidos
2006 •  cor •  98 min 
Género filme musical
Direção Kenny Ortega
Produção Don Schain
Roteiro Peter Barsocchini
Elenco Zac Efron
Vanessa Hudgens
Ashley Tisdale
Lucas Grabeel
Corbin Bleu
Monique Coleman
Cinematografia Gordon Lonsdale
Edição Seth Flaum
Companhia(s) produtora(s) First Street Films
Salty Productions
Distribuição Disney-ABC Domestic Television
Lançamento Estados Unidos 20 de janeiro de 2006
Brasil 30 de julho de 2006
3 de dezembro de 2006 (Rede Globo)
Portugal 30 de setembro de 2006
25 de dezembro de 2006 (SIC)
Idioma inglês
Orçamento $4.2 milhões[1]
Cronologia
High School Musical 2
(2007)

High School Musical é um telefilme americano do gênero musical de 2006 e a primeira parte da trilogia High School Musical dirigida por Kenny Ortega. Foi filmado em 2005 em Salt Lake City. Após seu lançamento em 20 de janeiro de 2006, tornou-se o mais bem-sucedido filme original do Disney Channel (DCOM) já produzido,[2][3][4] com uma seqüência de televisão, High School Musical 2, lançado em 2007 e o longa-metragem, High School Musical 3: Senior Year, lançado nos cinemas em outubro de 2008. É o primeiro DCOM a ser transmitido no cinema.[5] A trilha sonora do filme foi o álbum mais vendido nos Estados Unidos, alcançando o número 1 nas paradas americanas em 2006.[6]

High School Musical foi o segundo filme mais assistido do Disney Channel EUA naquele ano, com 7,7 milhões de telespectadores em sua estreia nos EUA, perdendo o topo para The Cheetah Girls 2, que alcançou 8,1 milhões de telespectadores.[7] No Reino Unido, ele recebeu 789.000 espectadores para sua estreia (e 1,2 milhão de telespectadores durante a primeira semana), tornando-se o segundo programa mais assistido para o Disney Channel (Reino Unido) de 2006. Em 29 de dezembro de 2006, tornou-se o primeiro DCOM a ser transmitido pela BBC.[8] Globalmente, High School Musical foi visto por mais de 225 milhões de espectadores.[9][10]

Com um enredo descrito pelo autor e muitos críticos como uma adaptação moderna de Romeu e Julieta,[11] High School Musical é uma história sobre um romance no ensino médio - Troy Bolton (Zac Efron), capitão do basquete equipe, e Gabriella Montez (Vanessa Hudgens), uma tímida estudante bolsista que se destaca em matemática e ciências.[12] Juntos, eles tentam as partes principais em seu musical do ensino médio e isso causa divisão entre todos os alunos da escola. Apesar das tentativas de outros estudantes de frustrar seus sonhos, Troy e Gabriella resistem à pressão e rivalidade dos colegas, inspirando os outros ao longo do caminho a não "manter o status de perfeito". A patricinha da escola Sharpay Evans (Ashley Tisdale) e seu irmão gêmeo Ryan (Lucas Grabeel), farão qualquer coisa não apenas para sabotar a amizade e o romance entre Troy e Gabriella, mas também para obter as pistas no musical da escola.

Em janeiro de 2016, os membros do elenco Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman reuniu-se em uma escola de ensino médio em Los Angeles (decorada para lembrar o ginásio usado no filme) para celebrar o décimo aniversário do filme. Zac Efron não pôde está presente, mas enviou um pequeno vídeo de si mesmo dando agradecimentos ao elenco, equipe e fãs do filme.[13]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na véspera de Ano Novo, os novatos Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriella Montez (Vanessa Hudgens) se encontram em uma festa enquanto os dois adolescentes estão em uma pousada de esqui durante as férias de inverno. Na festa, os dois são chamados para cantar juntos no karaoke ("Start of Something New"). Eles descobrem que têm uma conexão e decidem trocar números antes de seguir caminhos separados.

No primeiro dia de volta à escola após o feriado de Natal, Troy vê Gabriella em sua sala de aula e ela explica que ela acabou de se mudar para Albuquerque, Novo México, e transferida para a East High School durante o intervalo. Troy então mostra Gabriella pela escola. A presidente do Drama Club, Sharpay Evans (Ashley Tisdale) chega e pergunta se Gabriella está interessada em fazer audições. Querendo eliminar a concorrência, Sharpay investiga a nova garota e tem a capitã do decatlo escolástico e presidente do Chem Club, Taylor McKessie (Monique Coleman), descobrir sobre as realizações acadêmicas passadas de Gabriella, o que faz com que ela e Gabriella se tornem grandes amigas.

Durante os treinos de basquete, Troy tem dificuldade de se concentrar, porque seus pensamentos são sobre Gabriella e a ideia de que ele pode gostar de cantar além do basquete ("Get'cha Head in the Game"). Gabriella e Troy vão para as audições musicais onde Sharpay e seu irmão gêmeo Ryan Evans (Lucas Grabeel) se apresentam ("What I Been Looking For"), mas Troy e Gabriella são ambos muito tímidos para a audição. Quando Gabriella finalmente ganha a confiança para dar um passo adiante quando as audições não estão oficialmente "acabadas", Troy se oferece para cantar com ela, mas a professora de teatro Darbus (Alyson Reed) diz que eles estão atrasados ​​demais e vão embora. Kelsi Nielsen (Olesya Rulin), compositor do musical, tropeça e deixa cair sua música por todo o palco. Troy e Gabriella correm para ajudá-la, e elas cantam juntas enquanto Kelsi toca piano ("What I Been Looking For (Reprise)"). Ms Darbus ouve-los e dá-lhes uma audição de retorno de chamada.

Quando a lista de retorno de chamada é postada, Sharpay descobre que ela tem concorrência pela liderança no musical, e o resto dos Wildcats está chocado que Troy fez o teste. Outros estudantes confessam suas próprias paixões e talentos secretos ("Stick to the Status Quo"), alarmando Taylor e o melhor amigo de Troy, Chad Danforth (Corbin Bleu). Desde que Gabriella concordou em se juntar ao time de decatlo escolástico, tanto Taylor quanto Chad querem que seus companheiros de equipe se concentrem em suas próximas competições ao invés do musical. No vestiário, Troy é enganado por seus colegas de equipe dizendo que Gabriella não é importante enquanto assiste a uma videoconferência que a equipe escolástica de decatlo montou através de uma webcam escondida em conluio com os basqueteiros. Gabriella fica extremamente chateada por sua traição ("When There Was Me and You") e decide não fazer o teste para o musical.

Troy fica confuso sobre por que Gabriella não queria mais fazer testes e não consegue se concentrar no jogo. Gabriella também é vista de mau humor. Percebendo seu erro, Chad e o time de basquete dizem a Troy o que aconteceu e se oferecem para apoiá-lo em callbacks. Troy vai para a casa de Gabriella e eles se reconciliam.

Depois de ouvir Gabriella e Troy conversando, Sharpay fez com que Darbus mudasse a data da apresentação para coincidir com o campeonato de basquete e o decatlo escolástico para interferir na participação de Gabriella e Troy. Kelsi ouve a conversa e o time de basquete e o time de decatlo trabalham juntos para elaborar um plano. No dia das competições, Taylor e Gabriella usam os computadores da escola para atrasar o jogo do campeonato, mexendo com o poder no ginásio e causando uma reação química que força uma evacuação durante o decatlo. Troy e Gabriella correm para o auditório, enquanto Sharpay e Ryan terminam de tocar sua música de retorno ("Bop to the Top"), confiantes de que o plano deles funcionou. Depois da audição de Gabriella e Troy ("Breaking Free"), a Sra. Darbus dá aos dois os papéis principais, suplentes.

Ambas as equipes ganham suas respectivas competições e toda a escola se reúne na academia para comemorar ("We're All In This Together"). Chad pede a Taylor para sair e Sharpay faz as pazes com Gabriella.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Zac Efron como Troy Bolton, o namorado de Gabriella, o aluno masculino mais popular da East High School, e o capitão do time de basquete do colégio. Na véspera de Ano Novo, depois de cantar com Gabriella, ele se vê desenvolvendo uma queda por ela. Drew Seeley fornece voz para as músicas de Troy Bolton, mas Efron canta muito brevemente em cinco músicas: "Start of Something New", "What I've Been Looking For (Reprise)", "Breaking Free", "We're All in This Together" e "I Can't Take My Eyes Off of You".
  • Vanessa Hudgens como Gabriella Montez, a namorada de Troy, uma nova aluna e uma das brainiacs do time de torcida escolástico. Ela desenvolve um amor por Troy depois de encontrá-lo em uma festa de Ano Novo.
  • Lucas Grabeel como Ryan Evans, irmão gêmeo de Sharpay. Ele é muito facilmente influenciado por sua irmã, mas não é tão malvado quanto ela, apesar de seguir seus planos de sabotar Troy e Gabriella. Ele também é mostrado por não ser particularmente inteligente, como não saber como soletrar "drama", nunca entendendo os planos de Sharpay e é admirado por Kelsi.
  • Ashley Tisdale como Sharpay Evans, irmã gêmea de Ryan e uma estudante enérgica e orgulhosa com um amor pelo teatro. Ela muito facilmente manipula seu irmão.
  • Corbin Bleu como Chad Danforth, amigo de Troy, o interesse amoroso de Taylor, e é muito amigo de Jason e Zeke. Ele gosta do status popular, mas depois acaba namorando a capitã da Decathlon, Taylor.
  • Monique Coleman como Taylor McKessie, amiga de Gabriella, interesse amoroso de Chad, e é muito amiga de Martha e Kelsi. Ela é a capitã do time de decatlo escolástico da escola e despreza os jogadores de basquete e líderes de torcida, acreditando que eles são cabeças-de-vento, embora mais tarde acabe saindo com Chad.
  • Joey Miyashima como Dave Matsui, diretor da East High. Ele faz os anúncios da manhã todos os dias.
  • Bart Johnson como Jack Bolton, pai de Troy e treinador do time de basquete. Ele tem uma antipatia mútua com a Sra. Darbus, acha que o teatro é inútil, e também acredita que Gabriella é uma distração para a carreira de basquete de Troy. No entanto, ele finalmente chega perto disso.
  • Olesya Rulin como Kelsi Nielsen, uma amiga de Gabriella e Taylor e uma aluna da East High. Ela é pianista e compositora. Ela é muito tímida e é constantemente mandada por Sharpay, mas no final, ela aprende a se defender e não ser mandada por Sharpay. Ela também gosta de compor e é uma admiradora de Ryan.
  • Chris Warren Jr. como Zeke Baylor, um amigo de Troy e Chad que joga no time de basquete. Ele também gosta de jogar e é um admirador da Sharpay.
  • Ryne Sanborn como Jason Cross, o interesse amoroso de Martha, um dos atletas do time de decatlo escolástico e joga no time de basquete. Ele também costuma fazer perguntas mundanas na aula de Darbus. Ele é muito amigo de Troy, Chad e Zeke.
  • Kaycee Stroh como Martha Cox, o interesse amoroso de Jason e um entusiasmado entusiasta que gosta de hip-hop. Ela é boa amiga de Gabriella, Taylor e Kelsi.
  • Alyson Reed como Darbus, a severa professora de teatro do East High. Ela despreza os esportes e os telefones celulares, mas leva seu trabalho muito a sério, embora possa ser excessivamente dramática. Ela colide freqüentemente com Jack Bolton.
  • Socorro Herrera como Lisa Montez, mãe de Gabriella. Seu trabalho fez com que ela fosse transferida com freqüência de cidade em cidade, mas ela tem a garantia de que ela e Gabriella poderão ficar em Albuquerque até Gabriella se formar no ensino médio.
  • Leslie Wing Pomeroy como Lucille Bolton, mãe de Troy. Ela serve comida para Tróia em sua casa, mas é mais suficiente para Troy amá-la.
  • Joyce Cohen como a Sra. Falstaff, bibliotecária da East High. Ela mantém Chad quieto na biblioteca e pega um livro para Gabriella e Sharpay lerem, mas leva seu trabalho com muito cuidado.

Produção[editar | editar código-fonte]

High School Musical foi filmado na East High School, localizada em Salt Lake City, Utah, no auditório da Murray High School e no centro de Salt Lake City. Murray High School também foi o conjunto de várias outras produções como Take Down (1979), Read It and Weep (2006), Minutemen (2008),[14] e High School Musical: Get in the Picture (2008).[15]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em sua estreia, o filme foi um sucesso com 7,7 milhões de telespectadores.[16]

Crítica[editar | editar código-fonte]

As críticas foram mistos. O site Rotten Tomatoes, deu uma classificação de 56%,[17] enquanto o Common Sense Media classificou com 4/5 estrelas.[18]

Kevin Carr deu ao filme uma pontuação de 3/5 dizendo: "Os cineastas estavam apenas tentando contar uma história. Sexo, drogas e violência simplesmente não influenciaram nessa equação"."[19] Por outro lado, David Nusair deu ao filme uma crítica negativa com uma pontuação de 1,5 / 4, dizendo: "... é difícil imaginar até mesmo o mais fanático fã de musicais encontrando aqui algo que vale a pena abraçar."[20] Scott Weinberg também deu ao filme uma crítica negativa dizendo: "Um pequeno pedaço de óbvio brutamontes que é dirigido de forma verdadeiramente horrenda e povoada por personagens de papelão que cospem chavões simplistas e canções pop ofegantes".[21]

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

O DVD foi lançado em 23 de maio de 2006, sob o título High School Musical: Encore Edition. Criou um recorde de vendas quando 1,2 milhão de cópias foram vendidas em seus primeiros seis dias, tornando-o o filme de televisão mais vendido de todos os tempos.[22] É, no entanto, o segundo DCOM (Disney Channel Original Movie) em DVD a ser certificado de platina em vendas de DVD, sendo o primeiro The Cheetah Girls. O DVD High School Musical também foi lançado na Austrália em 12 de julho de 2006, por meio de Walt Disney e foi lançado na Europa 2 em 4 de dezembro de 2006, onde alcançou o primeiro lugar nas paradas de DVD do Reino Unido. Também foi exibido no Disney Channel África do Sul, o mais recente canal da Disney na época no hemisfério sul. Foi o DVD mais vendido na Austrália em agosto de 2006. Além disso, Em 10 de outubro em Hong Kong. Ele também foi lançado em Taiwan em 15 de dezembro. Este é o primeiro DVD DCOM já lançado. Foi lançado no México em 10 de novembro e no Brasil em 6 de dezembro para coincidir com o Natal e a transmissão pela Rede Globo do filme. Foi lançado na Nova Zelândia em 12 de julho de 2006 e recebeu o mais popular filme pré-adolescente na Nova Zelândia em 2006.

High School Musical foi o primeiro conteúdo em vídeo de longa-metragem no iTunes Store em meados de março de 2006. Na época, estava disponível como um download de 487MB de resolução de 320x240 por US$ 9,99, após ter sido inicialmente classificado por US$ 1,99.[23][24][25]

O Remix Edition, um 2-disco Special Edition, foi lançado em 5 de dezembro de 2006.[26] O DVD Remix foi lançado na França em 20 de junho de 2007.[27] Na Alemanha em 13 de setembro de 2007.[28] O DVD Remix foi lançado no Reino Unido em 10 de setembro de 2007.[29] A partir de 2010, o filme já havia vendido 8 milhões de unidades de DVD, ganhando uma receita operacional de US$ 100 milhões.[30]

Apesar de ter sido filmado na relação de aspecto de 1,85: 1, os lançamentos de DVD original e Remix Edition apresentavam uma versão "full screen" de 1,33: 1 (embora não seja panorâmica e digitalizada à medida que a câmera fica diretamente no centro da imagem) do filme como mostrado no Disney Channel. A versão widescreen e de alta definição está disponível exclusivamente na Disney Blu-ray na América do Norte e vem sendo exibida no Reino Unido e Irlanda na BBC One e BBC HD e RTÉ One.[31] A versão HD também está disponível na seção PlayStation Store Video e Sony Entertainment on-line para o mercado dos EUA.[32]

Números Musicais[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi lançada em 10 de janeiro de 2006 e estreou no número 133 na Billboard 200, vendendo 7.469 cópias em sua primeira semana. Na terceira semana do álbum, para o gráfico datado de 11 de fevereiro de 2006, ele subiu para o número dez, e desde então subiu para o número um na Billboard 200 duas vezes (em 1 e 22 de março) e vendeu 3,8 milhões de cópias em 5 de dezembro. 2006. Dessas cópias, mais de 3 milhões de cópias foram vendidas até agosto de 2006; foi certificado platina quádruplo pela RIAA.[33]

Canção Cantor principal(es) Outros cantores
"Start of Something New" Troy e Gabriella
"Get'cha Head in the Game" Troy Jogadores de basquete
"What I've Been Looking For" Sharpay e Ryan
"What I've Been Looking For (Reprise)" Troy e Gabriella
"Stick to the Status Quo" Sharpay, Ryan, Zeke, Martha e Ripper Jocks, Brainiacs, Skater Dudes, Wildcats, Dudes e Dudettes
"When There Was Me and You" Gabriella
"Start of Something New (Reprise)" Troy
"Bop to the Top" Sharpay e Ryan
"Breaking Free" Troy e Gabriella
"We're All in This Together" Troy, Gabriella, Ryan, Sharpay, Chad e Taylor Wildcats, Jocks, Brainiacs, Dudes e Dudettes
"I Can't Take My Eyes Off of You" Troy, Gabriella, Ryan e Sharpay
"Counting on You" Troy, Gabriella, Ryan, Sharpay, Chad and Taylor Wildcats, Jocks, Brainiacs, Dudes e Dudettes
"Get'cha Head in The Game" B5

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Disney hits high note with the tweenagers - Industry sectors - Times Online
  2. Maling, Michel Yvonne. «Disney's High School Musical is a Smash Hit». Consultado em 12 de Julho de 2014. Arquivado do original em 5 de julho de 2015. In January 2006, Disney released High School Musical 1 and it ended up proving to be their most popular and successful movie ever made. 
  3. Nielsens ratings for January 28 – February 3 – USATODAY.com
  4. High School Musical 101 (Slideshow) – FamilyEducation.com
  5. Hetrick, Adam. «Bet On It: Disney Plans Fourth "High School Musical"». Playbill. Consultado em 12 de Julho de 2014 
  6. Market Data for 2006 | LinuxElectrons
  7. Keveney, Bill. «Can 'High School Musical' do it again?». USA Today. Consultado em 12 de Julho de 2014 
  8. Maling, Michel Yvonne. «Disney's High School Musical is a Smash Hit». Consultado em 12 de Julho de 2014. Arquivado do original em 5 de julho de 2015. It was the most watched film that year, and in December 2006, it became the first Disney Channel Original Movie to be broadcast on BBC. 
  9. Maling, Michel Yvonne. «Disney's High School Musical is a Smash Hit». Consultado em 12 de Julho de 2014. Arquivado do original em 5 de julho de 2015. More than 225 million viewers have watched this smash hit globally. 
  10. «DisneyChannelFacts» (PDF). Disney Channel. Consultado em 12 de Julho de 2014. Arquivado do original (PDF) em 31 de julho de 2009 
  11. Disney scores kid points with 'High School Musical'; Nerdy "Romeo and Juliet" a hit for Disney – Reuters 5/22/06 – MiceChat; Talkin' Broadway Regional News & Reviews – "High School Musical on Tour" – 8/4/07; DVD Review: High School Musical (Two-Disc Remix Edition) – DVD Arquivado em 13 de março de 2008, no Wayback Machine. |acessodata=12 de Julho de 2014 What Is 'High School Musical,' Anyway? – News Story | Music, Celebrity, Artist News|MTV News
  12. 'High School Musical 2' debuts Friday as Disney's pop-culture phenomenon fuels a cottage industry;Bloomberg.com: Exclusive;High School Musical plants its upbeat message onstage – CBC Arts | Theatre
  13. E! Online | High School Musical Reunion: Cast Gets Together for 10th Anniversary Telecast, But Someone's Missing
  14. Deseret Morning News | Disney moment for Murray, Highland
  15. ksl.com – 'High School Musical' reality show wraps up filming
  16. Graff, Gary. «'High School Musical' Kids Soaking Up Success». Billboard. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  17. «High School Musical - Rotten Tomatoes». Rotten Tomatoes. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  18. [1] commonsensemedia.org
  19. Carr, Kevin. «"High School Musical" - DVD Review». 7M Pictures. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  20. Nusair, David. «The High School Musical Series». Reel Film Reviews. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  21. Weinberg, Scott. «High School Musical: Remix». DVD Talk. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  22. Arnold, Thomas. «'High School Musical' Debuts at No. 1». Consultado em 29 de setembro de 2018. Arquivado do original em 28 de setembro de 2007 
  23. iTunes Offers First Feature-Length Movie
  24. «Disney Channel's "High School Musical" Makes History as 1st Full-Length Feature on iTunes». Consultado em 5 de fevereiro de 2019. Arquivado do original em 12 de setembro de 2014 
  25. First Full Movie Hits iTunes
  26. «High School Musical Remix Edition – Disney press release» 
  27. «High school musical Remix – Edition Collector 2 DVD» 
  28. «High School Musical – remix (2 DVDs)» 
  29. «High School Musical – Remix Edition 2006» 
  30. Vogel, Harold L. Entertainment Industry Economics: A Guide for Financial Analysis. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 168. ISBN 9781139497329 
  31. «DVD Talk Review: High School Musical». Consultado em 29 de setembro de 2018 
  32. «Disney Channel Original Movies». Consultado em 29 de setembro de 2018. Arquivado do original em 16 de junho de 2008 
  33. «RIA Gold & Platinum». Consultado em 29 de setembro de 2018. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]