Highgrove House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Highgrove House é um palácio rural da Inglaterra, servindo de casa de campo ao príncipe Charles, Príncipe de Gales. Fica situado no condado do Gloucestershire, perto de Tetbury.

A propriedade de Highgrove House foi comprada e anexada pelo Ducado da Cornualha em 1980. O Ducado também administra a herdade que rodeia o edifício.

História[editar | editar código-fonte]

Construído entre 1796 e 1798 para John Paul Paul (um Huguenote), acreditando-se que tenha sido desenhado pelo arquitecto Anthony Keck, o palácio pertenceu aos seus descendentes até 1860. Em 1850, a sua neta Mary Elizabeth Paul faleceu depois do seu vestido ter pegado fogo durante uma soiree organizada pelo seu irmão na sala de baile. O palácio foi novamente vendido, em 1864 ao advogado William Yatman. Foi restaurado, em 1894, pelos novos proprietários depois dum outro incêndio que destruiu o interior e danificou a fachada oeste, onde uma janela colapsou para o terraço, arrastando a parede acima.

O palácio tem quatro salas de recepção, nove quartos principais, uma ala para as crianças e alojamentos para a criadagem. O Ducado da Cornualha adquiriu, em 1980, a mansão e propriedade de Highgrove House ao deputado Maurice Macmillan, filho do antigo Primeiro-Ministro Tory, Harold Macmillan. A compra alimentou especulações sobre o possível casamento do príncipe.

Highgrove House foi redecorada por Dudley Poplak, o decorador de interiores que também decorou o apartamento do príncipe Charles e da sua primeira esposa a princesa Diana, Princesa de Gales no Palácio de Kensington na cidade de Londres. O casal Charles e Diana mudou-se para o palácio no outono de 1981.

Em 1988, o plano exterior da casa foi embelezado com uma nova balaustrada, frontão triangular e pilastras clássicas, desenhadas pelo próprio príncipe Charles]]. Foi, ainda, acrescentado um anexo, com um único andar, para o pessoal.

Parque e jardins[editar | editar código-fonte]

Sendo um apaixonado pela jardinagem, o príncipe Charles tem dedicado muito tempo a planear e desenhar os jardins. Criou um jardim selvagem, um jardim formal e um jardim murado. Também plantou um grande número de árvores nos campos, e conserva a colecção nacional de faias do "National Council for the Conservation of Plants and Gardens" (NCCPG). O príncipe colocou, ainda, um busto do Dr. Alan McGlashan no jardim.

A Herdade de Highgrove consiste num parque orlado por bosques que rodeiam Highgrove House, várias casas de lavoura e cerca de 900 acres (364 ha) de terras cultivadas pelo Ducado da Cornualha, a Home Farm. As manadas de gado bovino criadas em Highgrove incluém vacas e vitelas Aberdeen-Angus com pedigree e bois Angus, além de vacas leiteiras cruzadas com Angus. Partilhando os pastos permanentes com o gado bovino, existem rebanhos de ovelhas Masham e Mule.

Em 1985, foi tomada a decisão de introduzir uma agricultura livre de químicos em três blocos de terra, como parte duma mudança geral para o que tem sido chamado de agricultura biológica sustentada ligada à conservação. O processo para atingir um estatuto totalmente orgânico em toda a herdade foi concluído em 1996.

Referências

  • JONES, Nigel R. - Architecture of England, Scotland, and Wales: Reference Guides to National Architecture, 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]