Hildegarda de Vinzgouw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hildegarda de Vinzgouw
Representação de 1499.
Rainha dos Francos
Reinado 77130 de abril de 783
Coroação 771
 
Marido Carlos Magno
Casa Dinastia Udalriching
Nascimento 758
  Suábia, Baviera, Alemanha
Morte 30 de abril de 783 (25 anos)
  Thionville, Moselle, França
Enterro Abadia de São Arnaldo, Metz, França
Pai Geraldo I de Vintzgau
Mãe Ema da Alamânia


Hildegarda de Vinzgouw (Suábia, 758Thionville, 30 de abril de 783[1]), foi uma princesa germânica e segunda esposa de Carlos Magno.[2] Ela era filha do conde Geraldo de Vintzgau, e Ema da Alemânia. O seu irmão Geraldo, tendo-se mostrado na guerra tornou-se praefectus da Baviera.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com a idade de treze anos, em 771, ela se tornou a segunda esposa de Carlos Magno após o repúdio da Desiderata, a filha do último rei dos lombardos. Com o imperador, ela tem nove filhos, incluindo Luís, o Piedoso, o futuro imperador do Ocidente.

Ela acompanha o marido em suas campanhas. Durante a expedição para a Itália (773-774), está presente no cerco de Pavia, onde ela dá a luz a Adelaide que morre a caminho de casa no sul da França. Em Roma, ela oferece ao Papa Adriano I uma cobertura para o altar da Igreja de São Pedro.[3] Da mesma forma, durante a campanha para a Espanha em 778, ela deu à luz gêmeos, Luís e Lotário, em Chasseneuil próximo de Poitiers.

Hildegarda manteve boas relações com a futura santo Lioba, que muitas vezes vem encontrá-la na corte. Ela fez várias doações para igrejas, especialmente às abadias de Reichenau e Kempten. Quanto a esta última, ela ofereceu em 774 os corpos dos santos Gordian e Épimaque.[4]

Ela morreu com a idade de vinte e cinco anos na residência imperial de Thionville em resultado de seu nono parto. Ela é enterrada na abadia Saint-Arnould de Metz que se torna a necrópole da família de Carlos Magno.

Família e filhos[editar | editar código-fonte]

Hildegarda e Carlos se casaram por volta de 30 de abril de 771 em Aix-la-Chapelle, e tiveram muitos filhos, entre eles:

Hildegarda de Vinzgouw
Nascimento: 758 Morte: 783
Precedido por:
Desiderata
Rainha dos Francos
c. 771–783
Sucedido por:
Fastrada
Precedido por:
Gerberga da Lombardia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hildegarda de Vinzgouw

Referências

  1. Medieval Lands - Terras Medievais
  2. Conforme historiadores como Pierre Riché (The Carolingians, p.86.), Lewis Thorpe (Two Lives of Charlemagne, p.216) e outros. Alguns listam Himiltrude, descrita por Einhard como uma concubina, como sendo a primeira esposa de Carlos Magno e, portanto, reorganizam a lista das esposas do imperador; assim, Hildegarda é, por vezes, listada como a terceira esposa. Veja Dieter Hägemann (Karl der Große. Herrscher des Abendlands, Ullstein 2003, p. 82f.), Collins (Charlemagne, p. 40.)
  3. Hildegarde, par Ernst Ludwig Dümmler, dans Allgemeine deutsche Biographie, Duncker & Humblot, Leipzig, p. 406, livre 12, 1880.
  4. Hildegarde, par Ernst Ludwig Dümmler, dans Allgemeine deutsche Biographie, Duncker & Humblot, Leipzig, p. 406, livre 12, 1880.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.