Hinário luterano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Hinário Luterano (TLH) hinário oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil-Igreja Luterana - Sínodo de Missouri.[1]

Conteúdo e versões[editar | editar código-fonte]

O Hinário Luterano data do ano 1986 e contem atualmente 573 hinos de vários séculos, com destaques de hinos alemães dos séculos da reforma protestante até a Guerra dos Trinta Anos (séculos XVI e XVII), e hinos dos Estados Unidos do século XIX. Os hinos mais antigos são adaptações de canto gregoriano. Na forma mais tradicional o hinário é um livro com as melodias em partitura e os textos.[2]. Ao contrário de outros hinários brasileiros ele traz para hinos antigos dos séculos XV e XVI quase sempre as versões originais das melodias, muitas vezes com ritmos hoje desconhecidos, sincopados e alternantes, o que é um grande desafio para os organistas e as congregações. A versão do hinário a quatro vozes para corais e também para organistas, que preferem esse tipo de partitura, da autoria de Hans-Gerhard F. Rottmann, do ano 1987, reporta em muitos casos a composições originais de compositores conhecidos (esse material levou o nome de Cantai Louvor e consta de dois volumes). Os poetas e compositores mais destacados no Hinário Luterano são Martinho Lutero, Paul Gerhardt, Sarah Poulton Kalley, Rodolfo Hasse e Martinho Lutero Hasse.

O Hinário Luterano Cifrado, em sua versão original em dois volumes, foi feito nos anos 90 pelo pastor Romildo Wrasse e uma mutirão de outros voluntários; ele é cifrado de uma maneira simplificada para violões, tecladistas e organistas. Essa versão foi redigida pelo maestro Axel Bergstedt em 2005, unificado em um volume e traz muitas vezes duas versões de cifras, uma mais para violões e outra para teclado, piano ou órgão, além de outras indicações e dicas para os músicos. Todo o Hinário Luterano Cifrado foi gravado em um projeto da Escola Evangélica Luterana de Música de Cariacica, ES, sob liderança de maestro Axel Bergstedt. Mais de 200 hinos dessa produção se encontram no youtube. Está sendo preparada também uma versão cantada do hinário, parcialmente já disponivel.[3]

Atualmente está sendo preparada, pela Comissão de Culto da IELB, bem como a Editora Concórdia e uma equipe especializada, uma nova versão para o Hinário Luterano, que constará de partitura a 4 vozes para todos os hinos e num formato mais adequado para a música. Alguns problemas quanto à autoria de hinos estão sendo corrigidos.

Referências

  1. The Lutheran Hymnal - On line - Site Oficial da Igreja Luterana
  2. Hinário Luterano, Editora Concórdia, Porto Alegre
  3. «Hinário Luterano Cantado». Consultado em 19 de outubro, 2015  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.