Hippolyte Pixii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hippolyte Pixii
Antoine-Hippolyte Pixii
Nascimento 1808
Morte 1835 (27 anos)
Nacionalidade França Francês
Ocupação Fabricante de instrumentos
Gerador primitivo construído por Pixii em 1832.

Hippolyte Pixii (✰ 1808 — ✝ 1835) foi um fabricante de instrumentos francês.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Estabelecido em Paris, em 1832 construiu uma forma primitiva de um gerador elétrico de corrente alternada, baseado no princípio da indução eletromagnética descoberto por Michael Faraday.

O dispositivo de Pixii era um magneto girante, acionado por uma manivela, com os polos norte e sul passando sobre uma bobina com um núcleo de ferro. Um pulso de corrente era gerado cada vez que um polo passava sobre a bobina. Ele também descobriu que o sentido da corrente mudava quando o polo norte passava sobre a bobina após o polo sul.

Posteriormente, por sugestão de André-Marie Ampère, outros resultados foram obtidos pela introdução de um comutador, que produziu uma corrente contínua pulsante, que na época era preferível à corrente alternada. Embora Pixii na época não entendesse completamente a indução eletromagnética, seu dispositivo levou a aparelhos mais sofisticados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ampère: Ueber einen von Hrn. Hippolyte Pixii mit einem Apparat von seiner Erfindung angestellten Versuch, die Erzeugung elektrischer Ströme durch rotation eines Magneten betreffend; In Annalen der Physik (Online)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.