Hisashi Owada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hisashi Owada
Hisashi Owada
Vladimir Putin cumprimentando Hisashi Owada
Nascimento 18 de setembro de 1932
Shibata
Cidadania Japão
Progenitores
  • Takeo Owada
Cônjuge Yumiko Owada
Filho(a)(s) Masako do Japão, Reiko Ikeda, Setsuko Shibuya
Irmão(ã)(s) Akira Owada, Makoto Owada
Alma mater
Ocupação diplomata, professor universitário, juiz, jurista
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha
  • Honorary doctor of the University of Groningen
  • honorary doctor of Waseda University
  • Oficial da Legião de Honra
Empregador(a) Universidade Harvard, Universidade de Nova Iorque, Columbia Law School, Meio University, Universidade de Waseda, Academia de Direito Internacional de Haia, Universidade de Leiden, Universidade de Tóquio, Universidade do Havaii, Ministério das Relações Exteriores do Japão

Hisashi Owada (小和田 恆?) (18 de setembro de 1932) é um ex-diplomata japonês e um juiz do Tribunal Internacional de Justiça.

Owada é presidente do Instituto de Relações Internacionais japonês e conselheiro do Ministério de Relações Exteriores e do presidente do Banco Mundial.

Hisashi também é conhecido por ser o pai de Masako, Imperatriz do Japão, e avô de sua filha, a Princesa Aiko.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Owada nasceu em Shibata, na província de Niigata. Depois de receber um diploma de Bachelor of Arts da Universidade de Tóquio em 1955, ele foi para a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde ele obteve um diploma em Direito, em 1956.

Tendo retornado ao Japão, Hisashi Owada serviu em vários postos no Ministério de Relações Exteriores em Tóquio e nas embaixadas do Japão na Rússia e Estados Unidos. De 1976 até 1978, Hisashi serviu como secretário particular do ex-primeiro-ministro Takeo Fukuda.

Ele serviu como embaixador japonês da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 1988 até 1989, antes de retornar ao Ministério de Relações Exteriores, onde serviu como subministro até sua promoção a vice-ministro em 1991. Permaneceu no Ministério até 1993.

Entre 1994 e 1998, Owada serviu como embaixador japonês das Nações Unidas, onde trabalhou até sua indicação à Corte Internacional de Justiça, em 2003.[1] Durante seu período como embaixador da ONU, ele serviu por duas vezes como presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Além de sua respeitável carreira, Owada trabalhou por três décadas como professor de Direito na Universidade de Tóquio, na Universidade de Harvard, na Universidade de Nova York, na Universidade de Columbia, na Academia Hague de Direito Internacional, na Universidade de Waseda e na Universidade de Cambridge.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]