História social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de História Social)

História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.

História[editar | editar código-fonte]

Desde o início das reflexões sobre a história, com Heródoto e Tucídides, pode-se rastrear tentativas de ampliar o objeto e a concepção do sujeito da história, mas é apenas no século XX que a história econômica e a história social se desdobram intimamente ligadas. O surgimento da história social esteve ligado à recepção do materialismo histórico de origem marxista, sua adaptação e modificação por diferentes escolas históricas, especialmente pela Escola dos Annales, na França. A abordagem chamada história total também teria fronteiras imprecisas com a história social, embora a história total privilegie inter-relacionar todos os aspectos possíveis do passado. [carece de fontes?]

Para Eric Hobsbawm, a história social pode ser vista a partir de três ângulos. Primeiro como a história dos pobres ou das classes mais baixas com foco na "história do trabalho e das idéias e organizações socialistas". Em segundo lugar como a história sobre "diversas atividades humanas difíceis de se classificar". E, finalmente, como o estudo da combinação entre a história social e a história econômica.[2] A partir dessas três variáveis, identifica-se a mudança para uma história das coletividades, que vem fornecer contribuições significativas a partir de vivências e experiências, que permitem uma mudança na compreensão do desenvolvimento das sociedades no estudo historiográfico.[carece de fontes?]

Na Espanha, a história social é recebida pela influência européia e pelo trabalho de hispanistas como Pierre Vilar e de exilados como Manuel Tuñón de Lara. Atualmente, um dos seus principais representantes é Josep Fontana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Febvre 1985, p. 40.
  2. Hobsbawm 2013, p. 69.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Febvre, Lucien (1985). Combates pela História. Belo Horizonte: Presença 
  • Hobsbawm, Eric (2013). Sobre História. São Paulo: Companhia de Bolso 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.