Idade Contemporânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de História contemporânea)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


História
Pré-história
Idade
da Pedra
Paleolítico
Mesolítico
Neolítico
Idade dos Metais
Idade do Cobre
Idade do Bronze
Idade do Ferro
Idade Antiga
Antiguidade Oriental
Antiguidade clássica
Antiguidade tardia
Idade Média
Alta Idade Média
Baixa Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
 v  e 

A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa (1789).[1]

Desde os seus primórdios, é marcado pelo iluminismo, corrente filosófica que defende o primado da razão e o desenvolvimento da ciência como garantia de progresso civilizatório para a Humanidade.

A Contemporaneidade está distingue-se, de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do capitalismo no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.

Após duas grandes guerras mundiais, no entanto, o ceticismo veio abalar a crença iluminista de progresso da civilização, aumentando a percepção de que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram de fato capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros. Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.

Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e por tabela, a respeito da validade do modelo europeu de divisão histórica.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Século XVIII[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Século XVIII

Século XIX[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Século XIX

Século XX[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Século XX

Século XXI[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Século XXI

Referências