Cronologia da Rede Record

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de História da Rede Record)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Paulo Machado de Carvalho, o fundador da Rede Record.

A Rede Record de Televisão foi fundada no dia 27 de setembro de 1953 pelo empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho. Inicialmente cobrindo a capital paulista através do canal 7 UHF, a TV Record iniciou sua primeira tentativa de se expandir nacionalmente a partir do ano de 1959, quando, em conjunto com a extinta TV Rio, liderou a Emissoras Unidas de Rádio e TV e, posteriormente, a Rede de Emissoras Independentes (REI). Porém a emissora só conseguiu se estabilizar como uma rede nacional a partir do ano de 1990.

Nos anos 70, a Record teve 50% de suas ações adquiridas pelo empresário Silvio Santos. Posteriormente, Silvio Santos também inaugurara sua própria emissora de TV em São Paulo, a TVS (versão paulista do canal 11 do Rio de Janeiro, que juntas formaram o atual SBT), fazendo com que a Record declinasse em audiência e faturamento.

No dia 9 de novembro de 1989, a Record, já aos frangalhos, é adquirida por US$ 45 milhões pelo empresário e líder da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo[1]. Após a compra, a pequena emissora passa por uma grande reforma administrativa e econômica, conseguindo recuperar sua audiência perdida e tornando-se uma grande rede nacional de emissoras, como já citado anteriormente.

Atualmente a Rede Record é a emissora mais antiga ainda em operação no Brasil e ocupa a terceira colocação em audiência nacional e faturamento. Seus estúdios localizam-se no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, possuindo ainda um complexo de teledramaturgia no bairro Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro chamado RecNov.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O empresário Paulo Machado de Carvalho havia se unido com seu cunhado João Batista do Amaral, a Jorge Alves Lima e ao técnico de som Leonardo Jones Júnior para, juntos, adquirirem uma emissora de rádio de Álvaro Liberato de Macedo. Esta estação, que por sua vez foi criada em 1928, possuía o mesmo nome de uma loja de discos pertencente a Álvaro: Record. A então Rádio Sociedade Record foi vendida, à época, pelo valor de 31 contos de réis ao grupo Machado de Carvalho em 1931.

Posteriormente, Paulo Machado de Carvalho conseguiu expandir ainda mais seus negócios quando, em 1934, fundou a Rádio Excelsior e adquiriu a Rádio Pan-Americana, especializada em novelas, transformado-a na Rádio Jovem Pan, focando-a principalmente em esportes. Em 1948, o grupo de Paulo Machado criou as Emissoras Unidas, constituídas pelas Rádios Record, Pan-Americana, São Paulo, Bandeirantes e Excelsior. Com a chegada da televisão no Brasil, em 1950, Paulo resolveu investir também no novo meio de comunicação e conseguiu uma concessão para operar o canal 7 (número que o próprio Paulo considerou "favorável") de São Paulo em 22 de novembro daquele ano.

Já de olho no novo empreendimento, Carvalho montou um estúdio na Avenida Miruna, 713, no bairro de Congonhas, Zona Sul da capital paulista. O empresário ainda providenciou moderníssimos equipamentos para a montagem da nova emissora de televisão vindos dos Estados Unidos e que adentraram no Brasil pelo Porto de Santos. Alguns meses antes da estreia, a Record chegou a fazer algumas transmissões experimentais exibindo o coral da Escola Normal Caetano de Campos e a orquestra da Força Pública de São Paulo.[2] A nova emissora estava pronta para ir ao ar e seria o terceiro canal de TV a estrear na cidade de São Paulo logo após a pioneira TV Tupi (na época o canal 3) e a TV Paulista (canal 5, atual TV Globo São Paulo).

Década de 50: os primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Sandra Amaral durante a inauguração da emissora em 1953.

Depois de uma grande divulgação midiática, a TV Record começou a operar de fato às 8hr53min da noite do dia 27 de setembro de 1953. A primeira imagem a ser transmitida oficialmente pela emissora foram dos apresentadores Blota Júnior e sua esposa Sônia Ribeiro anunciando a estreia da Record. Após isso, o canal exibiu sua primeira vinheta (uma rosa-dos-ventos com a inscrição TV Record - Canal 7 logo abaixo) e exibiu um programa musical apresentado por Hélio Ansaldo e Sandra Amaral.[3]

Homem operando uma câmera da TV Record na década de 50.

Em seus primeiros tempos de operações, a Record exibiu diversas atrações musicais. Aproveitando-se disso, o canal conseguiu também realizar entrevistas exclusivas com renomados cantores internacionais na época como os célebres artistas Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich. Nessa época também eram exibidos programas esportivos, teatrais, humorísticos e informativos. Em 1954, a Record levou ao ar o primeiro seriado produzido no Brasil, Capitão 7, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, que durou até 1966. Ainda em 1954, foi criado o programa Mesa Redonda, apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, estreou a Grande Gincana Kibon, que durou dezesseis anos na grade da emissora.

Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez a primeira transmissão externa de um jogo de futebol da história da televisão brasileira, com a partida entre Santos e Palmeiras diretamente do Estádio Vila Belmiro em Santos. A partida válida pelo Paulistão daquele ano foi vencida pelo Santos por 3 a 1.

Interessado em expandir a Record em uma rede de televisão nacional, Paulo Machado de Carvalho uniu-se novamente a seu cunhado João Batista do Amaral, que tinha um primo dono da carioca TV Rio, para unirem seus respectivos canais de TV com o intuito de transforma-los em uma rede nacional de emissoras. Com isso, em 1955 surgiu as Emissoras Unidas, que criou um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas. Nessa fase, a Record exibiu ao vivo o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro, tornando-se a primeira emissora a transmitir o evento.

Em 1958, é lançado pelas Emissoras Unidas o primeiro programa regular produzido pelas TVs Record e Rio, chamado Show 713. O programa era diário e exibido ao meio-dia. Com duas horas de duração, apresentava entrevistas, reportagens e números musicais das duas cidades. A tela era dividida ao meio, ficando cada cidade com uma metade para suas atrações. No ano seguinte, a emissora paulista inaugura a primeira sede do Teatro Record na Rua da Consolação, próximo ao centro de São Paulo. Durante a cerimônia de abertura do teatro, o cantor Roy Hamilton se apresenta no local e a TV Record transmite o seu show ao vivo.

A TV Rio e a TV Record passariam, a partir desse período, a inaugurarem várias retransmissoras pelo Brasil para a rede das Emissoras Unidas, transmitindo programações tanto da emissora paulista quanto da carioca.

Década de 60: a era de ouro[editar | editar código-fonte]

Em 21 de abril de 1960, a Record se torna a única emissora fora de Brasília a cobrir a festa de inauguração da então nova capital federal. Em maio do mesmo ano, a emissora sofre um grande incêndio em seus estúdios em Moema, na cidade de São Paulo e se vê obrigada a utilizar mais dos programas da TV Rio para preencher sua programação. O restante das Emissoras Unidas também é obrigado a transmitir mais programas da emissora carioca enquanto que a Record se reergue. Apesar do episódio negativo, a Record se consagraria popularmente durante todos os anos 60, chegando a liderança de audiência em alguns momentos.

Primeiro logotipo da Record. Frame retirado de uma vinheta muito utlizada entre os anos 50 e 60.

Quatro anos depois do incêndio, a Record, já reestruturada, contrata alguns comediantes, dentre eles Jô Soares, que estreia aos sábados o programa Jô Show; e Renato Corte Real, com o humorístico Papai Sabe Nada, uma paródia à série americana Papai Sabe Tudo, que por sua vez é estrelada por Robert Young. A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira (MPB) e alcança grandes índices de audiência. Programas como O Fino da Bossa de Jair Rodrigues e Elis Regina, os famosos Festivais da MPB, vindos da TV Excelsior e Jovem Guarda de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira em meio a forte Ditadura Militar no país.

Apesar da Record ter passado por uma fase áurea nos anos 60 a emissora enfrentou diversas dificuldades nesse período. Nesta imagem a apresentadora Hebe Camargo está ajudando na retirada de equipamentos durante um incêndio nos estúdios da emissora em 1966.

Em 1966 a emissora novamente sofre um incêndio ocorrido na manhã do dia 29 de julho, desta vez de proporções mais sérias. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Em meio a tanta devastação, foram perdidos cerca de 320 rolos de fitas, algumas incluindo longos e preciosos trechos da inauguração da TV Record, em 1953. Com a chegada da TV Globo em São Paulo e o crescimento da antiga rival Tupi, a Record perde parte considerável de sua audiência. Apesar dos momentos ruins, a emissora lança, em 1967, o clássico seriado A Família Trapo com Jô Soares e Ronald Golias tornando-se o maior sucesso da TV Record até então, ficando no ar até 1970.

Devido a alguns desentendimentos entre diretores da Record e da TV Rio por conta da carioca ter adquirido direitos de algumas produções da Tupi (principal concorrente da Record até então), as duas emissoras decidem extinguir a Rede de Emissoras Unidas e, posteriormente, criam a Rede de Emissoras Independentes (REI).

Depois de mais um grave incêndio ocorrido no dia 17 de julho de 1969, desta vez no Teatro Record no bairro da Consolação em São Paulo, a emissora decide transferir suas instalações dali para a Rua Augusta, 973, ficando ainda mais próxima do centro de São Paulo. No dia 27 de setembro de 1968, durante as comemorações de 15 anos de operações, a Record ergue e inaugura sua torre de transmissão de televisão, a Torre Grande Avenida localizada na Avenida Paulista, 1754, 19º Andar, no bairro da Bela Vista em São Paulo.

Década de 70: Silvio Santos compra metade da Record[editar | editar código-fonte]

Estúdios da Rede Record na década de 1970.

Na virada da década, o apresentador Chacrinha muda-se para São Paulo, devido as poucas oportunidades de trabalhar na televisão no Rio de Janeiro naquela época, já que a TV Globo dominava o mercado carioca. O animador acerta um contrato com a TV Record e passa a apresentar seus programas timidamente direto do Teatro Record-Augusta, alcançando considerável audiência. Em 1970, juntamente com as redes Globo e Tupi, a TV Record (encabeçando as Emissoras Independentes) transmite a Copa do Mundo FIFA de 1970, a primeira Copa a ser transmitida ao vivo para o Brasil; para isso o canal conta com uma grande equipe de jornalistas, repórteres e narradores liderados por Geraldo José de Almeida. Ainda nessa época, a Record passa a investir em telenovelas; a emissora lança grandes sucessos de audiência como os clássicos As Pupilas do Senhor Reitor e Os Deuses Estão Mortos, ambas de Lauro César Muniz. No dia 10 de abril de 1972, as TVs Rio, Record e Difusora de Porto Alegre se unem para transmitirem diretamente de Los Angeles, Estados Unidos, a cerimônia do Oscar 1972. Ainda nesse ano, é lançado o Jornal da Record em substituição ao antigo Jornal da REI. Destaca-se ainda o Record em Notícias (criado em 1973), apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas; Bronco Total, programa humorístico estrelado pelo comediante Ronald Golias; e Os Insociáveis estrelado pelo grupo que mais tarde seria conhecido como Os Trapalhões. Com a venda da TV Rio para outros empresários, a Record torna-se a única administradora das Emissoras Independentes.

Logomarca da década de 70 introduzida logo após a chegada das cores na televisão brasileira em 1972. A emissora também utilizou o circle 7 logo nessa identidade visual.

Apesar de apresentar atrações interessantes nesse período a Record passa a enfrentar uma grave crise, chegando a vender o Teatro Record da Augusta no centro de São Paulo para tentar se livrar da má situação, restando-lhe apenas os antigos estúdios da Avenida Miruna no Jardim Aeroporto na capital paulista. Porém, a crise se agrava ainda mais com um incêndio em sua torre de transmissão em maio de 1974. Paulo Machado de Carvalho, proprietário do canal, não vê outra saída se não de coloca-lo à venda metade dele com o objetivo de conseguir capital para sustentar-se. Para continuar no controle, a família Machado de Carvalho decide vender a emissora em dois lotes distintos, um de 40% e um de 10%. Os 40% são vendidos para uma associação de fazendeiros do norte do estado de São Paulo e os 10% são adquiridos por empresários da capital paulista. Dessa forma, a TV Record consegue fôlego novo, inclusive contrata Flávio Cavalcanti que antes trabalhava na TV Tupi Rio e também impede a saída de Raul Gil, sua principal atração, para a Rede Bandeirantes, renovando seu contrato. Todavia, a emissora não consegue evitar a saída Chacrinha para a TV Tupi.

Em 1975, o empresário e animador Silvio Santos convence a associação de fazendeiros, proprietários de 40% da TV Record a lhe vender esse percentual e sai para a compra dos 10% de posse dos empresários paulistanos. Em maio daquele ano, o Grupo Silvio Santos finalmente consegue adquirir os 10% necessários das ações da Record e decide ir a justiça, reivindicando seu direito de administra-la. O Grupo Paulo Machado de Carvalho não concorda com a situação, mas é obrigado a aceitar administrar a emissora junto com Grupo Silvio Santos, comportando-se como antagônico, inclusive usando a imprensa para fazer críticas ao grupo rival. Com isso, Silvio passaria a ter mais espaço para exibir os seus programas em um canal de TV, uma vez que o animador havia perdido espaço na Globo, emissora que trabalhara antes da compra da metade da Record. O empresário também vence uma concessão para administrar o canal 11 do Rio de Janeiro e batiza a nova emissora carioca com o nome de TVS - TV Studios e passa a trocar alguns programas dela com a TV Record de São Paulo.

Apesar do sucesso de audiência que os programas de Silvio traz pra Record (e que também eram exibidos pela REI), a emissora perde bastante público por conta do crescimento da Rede Globo, de Roberto Marinho. A Rede de Emissoras Independentes, ainda lideradas pela Record, perde a liderança nacional de audiência para a emissora global. Mesmo com o declínio, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho conseguem adquirir concessões para operar canais de TV em Franca e São José do Rio Preto ampliando a cobertura da Record no interior do estado de São Paulo. A emissora passa a apresentar alguns desenhos animados, seriados, filme americanos em sua grade e também contrata Silvio Luiz para apresentar o programa De Olho no Lance já quase no fim da década.

Década de 80: declínio[editar | editar código-fonte]

O incêndio de 1981 no Edifício Grande Avenida onde se localiza a antena transmissora da Record.

Com o fechamento da Rede Tupi em 1980, Silvio Santos decide concorrer por algumas concessões antigas da extinta emissora. Da Tupi, o empresário ganha as licitações dos canais 4 de São Paulo, o canal 5 de Porto Alegre (antiga TV Piratini) e o canal 2 de Belém (TV Marajoara). Silvio Santos ainda recebe o canal 9 do Rio de Janeiro (antes pertencente a TV Continental) e o canal 12 de Brasília. Em 1981, Silvio funda sua própria rede de televisão, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e a TV Record de São Paulo passa a se tornar uma espécie de retransmissora da nova rede, mesmo Silvio possuindo, agora, uma emissora só sua na capital paulista, a então TVS São Paulo.

Todavia, o próprio Silvio Santos decidiu que a Record teria uma programação mais "independente" do SBT, sem muita influência direta do animador e que o canal 9 do Rio vencido por ele pertenceria a Record. Com isso, a Record Rio foi lançada ao ar no dia 3 de abril de 1982, marcando a primeira vez em que a Record utilizou esse nome na capital fluminense de facto. Assim como a filial paulista, a Record carioca também pertencia a REI, transmitindo vários programas da geradora paulista, mas também produzindo alguns programas próprios. Apesar disso, a Record ainda exibia simultaneamente de forma regular o Programa Silvio Santos juntamente com o SBT.

Em 14 de fevereiro de 1981 o Edifício Grande Avenida, onde se localiza a torre de transmissão do canal, sofre um grave incêndio.[4] Apesar disso, a Torre da Record não sofreu nenhum dano e o funcionamento da mesma não foi afetado. Todavia, o ocorrido acabou vitimando 17 pessoas e deixou 53 feridos.[5]

Logomarca da Record utilizada de 1982 até 1986.

Com o surgimento do SBT, a TV Record foi ficando em segundo plano para Silvio Santos. A partir daí, a emissora dos Machado de Carvalho foi perdendo bastante público e, consequentemente, faturamento, a qual mais uma vez foi mergulhando aos poucos numa crise. A audiência da REI despenca para o quinto lugar no Ranking Nacional de Emissoras, perdendo para as grandes Globo, SBT, Bandeirantes e a novata Rede Manchete de Adolpho Bloch; um exemplo da má qualidade que se encontrava a emissora era o programa Clube dos Esportistas apresentado por Sílvio Luiz, que, na grande maioria das vezes, sequer registrava um ponto no IBOPE; os próprios diretores da atração reconheceram o fracasso, tanto que, em algumas ocasiões no fim dos créditos finais, eram exibidos dizeres falando que o programa era um dos piores da emissora. Mesmo assim, conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Noite, apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic em 1984 e Carlos Nascimento em 1989 sendo que nesse ano tinha 2h de duração e transmitida em cadeia para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e para o restante das Emissoras Independentes filiadas a Record. Em 1983, entra no ar o programa Especial Sertanejo, sob o comando de Marcelo Costa, que ficou no ar ate 2000. Em 1986, o canal transmitiu a Copa do Mundo num pool com o SBT).[6]

Percebendo a grande queda da Record e mais preocupado em administrar o SBT do que a pequena emissora paulista, Silvio Santos decide não investir mais na Record e ainda desvincula o canal 9 Rio de Janeiro, pertencente ao canal dos Machado de Carvalho. O canal 9 carioca então, passa a se chamar TV Copacabana, mas continua como parte das Emissoras Independentes até 1989, quando a REI encerrou suas atividades definitivamente. Convicto de que a TV Record poderia não ter mais alguma importância tanto para Silvio Santos quanto para Paulo Machado de Carvalho, o animador convence o empresário a vender a emissora, já aos frangalhos. Nesse momento, a Record limitou-se em apenas três emissoras próprias: TV Record São Paulo (geradora), TV Record Franca e TV Record Rio Preto.

Enquanto o destino da emissora era discutido pela família Machado de Carvalho e por Silvio Santos, a Record, agora novamente sendo uma emissora local depois da desintegração das Emissoras Independentes, realiza alguns esforços para ainda tentar atrair a atenção do público: o canal decide exibir algumas produções estrangeiras consagradas e investe um pouco mais em jornalismo, remodelando seus telejornais. No ano de 1987, a TV Record deixa de exibir o Programa Silvio Santos e no fim do ano de 1988 a emissora em parceria com uma produtora independente fez uma retrospectiva disfarçada e bem-humorada do próprio ano usando imagens de 1958.

Edir Macedo compra a emissora[editar | editar código-fonte]

O bispo e empresário Edir Macedo Bezerra, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, estava no Estados Unidos quando ficou sabendo que a Record estava a venda através um telefonema de seu até então advogado e responsável da IURD no Brasil, Paulo Roberto Guimarães. Edir se interessou pelo canal e nomeou o pastor Laprovita Vieira para ser o intermediário da compra da Record. Laprovita fez uma reunião com Demerval Gonçalves (responsável pela venda e representante de Silvio Santos e da família Machado de Carvalho) na antiga sede da emissora, no bairro de Moema, em São Paulo. A negociação foi rápida.[7] A TV Record foi vendida pelo astronômico preço de US$ 45 milhões,[8] porém, a compra só foi quitada em 1992. A compra da emissora foi alvo de polêmicas, levando até mesmo a uma investigação da Polícia Federal onde foi descoberto que Macedo havia usado dinheiro de empréstimos sem juros da Igreja Universal para adquirir a estação, posteriormente o líder religioso foi condenado a pagar uma multa por não declarar esse dinheiro.[9]

Com a grande cobertura da mídia na época, comentou-se que a Record poderia virar um canal religioso, cogitando-se até uma eventual mudança do nome da emissora para Reino de Deus. De fato, Edir e a nova direção da Record realmente não sabiam o que iriam fazer com ela: se a transformaria mesmo numa emissora da Igreja Universal ou a manteria como uma emissora comercial. Isso só foi decidido algum tempo depois; Macedo optou por manter o nome original do canal por tradição, só alterando para Rede Record, e continuou com as atividades comerciais da emissora. Todavia, como a Igreja Universal precisava de uma mídia de grande alcance para divulgar suas atividades, ficou decidido também que seriam exibidos alguns programas da igreja, principalmente no horário da madrugada. Edir Macedo só tomou posse de fato da Record em 1991.

Década de 90: ressurgimento[editar | editar código-fonte]

Apesar de Edir Macedo só assumir a emissora definitivamente em 1991, já no ano anterior a Record sofre grandes mudanças. A começar pelo seu logotipo: o losango dourado usado na gestão anterior de Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho é substituído por uma esfera azul clara, com três faixas circulares em vermelho, verde e azul cercando-a. A nova logomarca estreia no dia 16 de julho de 1990, juntamente com a nova programação da emissora, que a partir dessa data passa a se auto-denominar Rede Record de Televisão. A mudança gradativa de seus diretores e administradores surte um ótimo efeito pra Record, tanto que no mês de outubro daquele mesmo ano a emissora chegar a empatar com a Rede Globo em audiência. Nessa época são lançados vários programas novos na emissora como o Arquivo Record, que relembrava alguns momentos clássicos da emissora através dos arquivos da Record; Pintando o Sete, programa destinado ao público infantil que exibia diversos desenhos; e Super Esporte, atração que mostrava notícias do esporte. O telejornalismo é mantido como o carro-chefe da emissora, e o Jornal da Record passa a ser exibido também aos domingos e tendo correspondentes no exterior. Alguns programas da antiga gestão também são mantidos como o Programa Ferreira Netto, um talk-show apresentado pelo jornalista Ferreira Netto. A emissora também passa a exibir produções estrangeiras consagradas como as séries Super Vicky, Perdidos no Espaço, Os Três Patetas, Viagem ao Fundo do Mar, Família Robinson, O Túnel do Tempo, Daniel Boone, dentre outros clássicos antigos. A emissora inaugura também sua nova sessão de filmes Super Tela, sendo transmitida até os dias atuais.

Em setembro de 1990, a emissora comemora 37 anos de existência com a chegada de sua primeira afiliada, a TV Guajará de Belém/PA. Em 1 de novembro do mesmo ano a Record passou a transmitir a sua programação para todo o Brasil via satélite no Brasil SAT B1. No mesmo mês emissora adquire a TV Capital de Brasília (que já havia transmitido sinal da Record anteriormente através da extinta REI) e se transforma na atual Record Brasília. A Rede Record iniciava, aos poucos, seu crescimento pelo Brasil adquirindo várias emissoras locais pelo país e retransmissoras posteriormente.

Em 1991 a emissora chegava a Belo Horizonte nas Minas Gerais e ganha 2 afiliadas no Brasil: a TV Candelária de Porto Velho-RO e a TV Imperial de Boa Vista-RR as duas por sinal são as que transmitem a emissora há mais de 20 anos sendo as mais antigas da rede (considerando as desfiliações das TVs Guajará e Exclusiva). Ainda nesse ano o canal estreou o programa feminino Note e Anote, inicialmente com a apresentação de Jussara Freire.

Em 1992, já com Edir Macedo se tornado dono de facto da Record, um novo incêndio irrompe mais uma vez nos estúdios da TV Record. Dessa vez, o sinistro ocorrido é visto como bastante providencial pela direção da emissora, cuja compra pelo líder da Igreja Universal vem sendo questionada por alguns setores da sociedade. Com o incêndio, vários documentos relativos a venda da Record se perdem, fazendo com que alguns pontos da transação jamais fossem esclarecidos. Em 9 de abril de 1992 a emissora adquiriu sua quinta afiliada no Brasil: a TV Manaus, canal 10 de Manaus-AM, que permaneceu na rede até 2007. No mesmo ano de 1992 (6 anos depois de Silvio Santos desativar o canal 9 da antiga Record carioca) a emissora retornava ao Rio de Janeiro ao adquirir a TV Rio (emissora que também chegou a liderar as antigas Emissoras Independentes com a própria Record), transformando-a na Record Rio; após autorização do então presidente Fernando Collor que assinou a outorga de concessão da emissora para Edir Macedo. Segundo algumas versões, Roberto Marinho, dono da Rede Globo, chegou a tentar convencer Collor a não assinar a autorização, mas não conseguiu.

Ainda durante essa época, o Ministério Público acusou Edir Macedo de "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular".[10] O dono da Record foi preso depois de realizar um culto no Templo Maior da Igreja Universal em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista, sendo levado ao 91º Distrito Policial no distrito da Vila Leopoldina. Macedo ficou preso durante 15 dias e foi solto por falta de provas. Sob ampla divulgação da mídia, o líder espiritual acusou a Igreja Católica por sua prisão e afirmou que estava sofrendo perseguição religiosa.[11]

Em comemoração dos 40 anos do canal em 1993, a emissora novamente muda seu logotipo tornando-o prateado com alguns detalhes coloridos nos seus arcos. Ana Maria Braga passa a estrear o programa Note e Anote depois de mais de uma década parada (o último trabalho de Ana na TV havia sido o Rede Tupi de Notícias). O canal estreia também um bloco de produções estrangeiras nas tardes de segunda a sexta feira chamado Tarde Maior, a qual são exibidos desenhos como Faísca e Fumaça, Super Mouse, Turma do Barulho e também séries como Flashman, Parker Lewis e a famosa Jornada nas Estrelas. A Record também leva ao ar o Cine Aventura, exibindo filmes principalmente dos gêneros comédia, infantil e aventura, exibido até os dias atuais.

A Rede Record desbanca a Rede Globo e consegue adquirir os direitos da premiada série Arquivo X, passando a exibi-la de forma inédita em meados de 1994. O seriado se torna um dos maiores sucessos de audiência sendo exibido as sextas-feiras a noite. A Record até agora, foi a única emissora da TV aberta brasileira a transmitir a atração desde a primeira até a última temporada em 2001.

Nesse período o canal ganha mais afiliadas: a Record compra a TV Goyá de Goiânia pertencente ao político Múcio Athayde transformando-a na atual Record Goiás; em 1995, a Rede Record comprou a TV Cultura/RCE TV, canal 6 de Florianópolis, sendo pertencente até então a Rede OM de Televisão (atual Rede CNT), que em 4 de Novembro de 1995 passou a ser denominada Record Santa Catarina, transformando-se em Cabeça de Rede em conjunto com as demais emissoras próprias da Rede Record (TV Vale do Itajaí e RIC TV Xanxerê, hoje emissoras da RIC Record); a emissora do bisco também passa a administrar o Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras denominadas TV Independência, mudando de nome para Rede Independência de Comunicação (RIC TV), que deixara a Rede Manchete para se afiliar a Rede Record; e a então TV MS do Mato Grosso do Sul inicia afiliação à Record, sendo que antes da mudança também era da Manchete, que por sua vez começava a perder suas afiliadas pelo país devido a sua derradeira crise. Nessa época, o canal ultrapassa a Rede Bandeirantes no Placar Nacional de Televisão e se torna a quarta emissora de maior audiência do país.

Atual sede da Rede Record na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O local se chamava Teatro Record até 2015, quando mudou de nome para Teatro Dermeval Gonçalves.

Em setembro de 1995, a Record contrata a apresentadora infantil Mariane para comandar o programa Tarde Criança, que teve um formato diferenciado dos programas infantis tradicionais da época, por ter filmes no lugar de desenhos e ter jogos e brincadeiras para crianças em uma plateia. Porém, o programa não durou muito tempo ficando no ar até 29 de março de 1996, quando teve que sair do ar por falta de verbas. Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios do bairro da Barra Funda em São Paulo, onde antes ficava a sede da CBI, atual Mix TV, deixando os antigos estúdios da Avenida Miruna em Congonhas.

Durante a exibição do programa O Despertar da Fé exibido na madrugada de 12 de outubro de 1995, feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida no Brasil, o pastor Sérgio Von Helder desferiu golpes e pontapés em uma imagem da Santa criticando a forte devoção dos católicos a ela. No dia seguinte do ocorrido, a Rede Globo exibiu o caso dentro do Jornal Nacional causando grande comoção nacional; posteriormente outros meios de comunicação também noticiariam o fato, inclusive as outras grandes redes de televisão. O episódio ficou conhecido nacionalmente como "Chute na Santa", sendo visto pelos fiéis católicos como um ato de intolerância religiosa. Na época, Edir Macedo, dono da Record e líder da IURD, teve que pedir desculpas e afirmou que o ato praticado por Von Hélder, não expressava os pensamentos da Universal. Hélder, como consequência disso, foi transferido para trabalhar nas Igrejas Universal dos Estados Unidos e África do Sul.[12][13]

Não muito tempo depois, Edir Macedo seria de novo alvo de polêmicas quando em dezembro do mesmo ano o Jornal Nacional da Globo apresentou uma reportagem mostrando cenas de uma fita de vídeo na qual o proprietário da Record ensinava outros pastores a convencer fiéis a doar dinheiro para a Igreja Universal. No vídeo em questão, gravado em 1990 pelo ex-pastor da IURD Carlos Magno, Macedo afirmou que os pastores tinham de ser firmes para conseguirem doações: "Tem de ser assim: Você vai ajudar na obra de Deus? Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar. Entendeu como é que é? Se quiser [dar dinheiro], amém, se [o fiel] não quiser. Ou dá ou desce." Na época do ocorrido, a Igreja Universal não se pronunciou, mas posteriormente Edir afirmou que a expressão "ou dá ou desce" usada por ele na gravação significava que ou a pessoa é fiel em seus dízimos e ofertas, ou ela desce (não é abençoada).[14] Em 2007, Macedo acionou a justiça para solicitar que as cópias da gravação da tal reportagem da Globo fossem apagadas do site You Tube, mas teve seu pedido negado.[15]

Em 1996 a emissora transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, este ano ocorrido em Atlanta, nos Estados Unidos. No mesmo ano, estreou o Cidade Alerta, programa policial de cunho sensacionalista e que teve vários apresentadores como Ney Gonçalves Dias, João Leite Neto, Milton Neves, Lino Rossi, José Luiz Datena, Marcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol Oscar Roberto Godói. Curiosamente, na fase inicial cobria apenas a capital paulista, mas era transmitido em rede nacional. O programa ficou no ar até 2004, voltando em 2011. Na mesma época, Mara Maravilha volta a TV Brasileira comandando os infantis Mara Maravilha Show e Mundo Maravilha, mas por decisão da própria apresentadora em seguir a carreira gospel, Mara deixa a emissora em 1998.

O ano seguinte seguinte marcou a emissora por grandes contratações, lançamentos e uma série de expansões na rede. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador, que retransmitia a programação do SBT e a transformou na atual Record Bahia. Em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) tornou-se a primeira afiliada da Record no Nordeste; em junho entrava no ar a nova filial da emissora em Belém/PA após dois anos da cidade não receber o sinal da Record (uma vez que a TV Guajará, antiga filiada da Record na cidade, havia encerrado suas atividades em 1995); em novembro a TV Antena 10 de Teresina - PI e a TV Tropical de Natal - RN trocam a Manchete pela Record; em dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre também deixa a Manchete para se afiliar a Record; e no último dia de 97 a TV Correio de João Pessoa - PB deixa a Bandeirantes para se afiliar a Record.

Ainda em 1997, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o TJ Brasil no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do Jornal da Record, entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris. No dia 30 de dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.[carece de fontes?] Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa 190 Urgente na CNT, foi contratado para apresentar o Ratinho Livre. Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia e dos concorrentes ao conseguir bons índices de audiência. Logo após sua estreia, boatos sobre uma possível ida de Ratinho para outros canais começaram a circular, o que se concretizou em 1998, quando se transferiu para o SBT, que acabou pagando uma multa de cerca de R$ 43 milhões de reais por quebra de contrato do apresentador com a Record. Em seu lugar o apresentador Gilberto Barros (apelidado como Leão) passou a apresentar o Leão Livre, mas este não manteve o sucesso de público do apresentador anterior e o programa foi cancelado em 1999. No mesmo ano, a emissora estreia a Tela Máxima complementando a exibição de filmes no canal enquanto que o ator Valentino Guzzo, conhecido pela sua personagem Vovó Mafalda é contratado pela emissora para comandar o programa Desenhos da Vovó, o qual apresenta até a sua morte em novembro de 1998.

Com a situação caótica da Rede Manchete, a Record consegue ultrapassar a emissora do Grupo Bloch e assume a terceira colocação do Placar Nacional do IBOPE, passando a disputar acirradamente a vice-liderança com o SBT de seu ex-proprietário Silvio Santos.

No ano de 1998, a Record transmitiu sua terceira Copa do Mundo (considerando que na edição de 1970 o canal transmitiu o evento liderando as Emissoras Independentes e em 1986 em parceria com o SBT). A equipe, liderada por Luiz Alfredo, transmitiu os jogos nos estúdios montados no International Broadcast Center para o evento em Paris. Após investimentos de R$ 10 milhões, foram lançados o telejornal Fala Brasil, revista eletrônica matinal, o infantil Vila Esperança, com Gérson de Abreu (vindo da TV Cultura) e o Repórter Record, com o experiente Goulart de Andrade. O apresentador Raul Gil retorna a emissora após 2 anos na Rede Manchete para apresentar o seu Programa Raul Gil. Em setembro de 1998, a Record traz do rival SBT a apresentadora Eliana, para apresentar o infantil Eliana & Alegria dando ótima audiência ao canal. A emissora passa a apresentar também O Mundo de Beakman e Donkey Kong Country. Em setembro daquele ano a Record completou 45 anos e fez uma série de especiais, intitulados Recorda Show, com presença de convidados ilustres na plateia, entre pioneiros da televisão, antigas estrelas da emissora, autoridades e personalidades; foram apresentados vídeos antigos, números musicais e homenagens. A emissora também exibiu um Repórter Record especial sobre o aniversário do canal, contando a história do canal.

Consolidando sua expansão, a Rede Record passaria a investir novamente em telenovelas; a última produção da emissora havia sido O Espantalho, de 1977. Foram lançadas produções como Canoa do Bagre e O Direito de Vencer, em 1997, Estrela de Fogo, em 1998, e Tiro e Queda, em 1999, além do sucesso Louca Paixão (regravação de 2-5499 Ocupado, da extinta TV Excelsior), com Maurício Mattar e Karina Barum, no mesmo ano. A emissora também faz telenovelas sobre passagens da Bíblia, como O desafio de Elias, vendida para vários países, e a partir de histórias sobrenaturais, caso de A Filha do Demônio. Algumas dessas telenovelas conseguem relativos sucessos de audiência.

Em 1999, Fábio Júnior estreou seu programa Sem Limites para Sonhar, durando até 2001 por falta de audiência. O humorístico Escolinha do Barulho estreou no mesmo ano e apesar da boa audiência, também saiu do ar em 2002. Ainda no ano de 1999, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e em seu lugar Cátia Fonseca passou a comandar o Note e Anote mantendo o seu sucesso nas manhãs da emissora. Posteriormente, foi contratada Claudete Troiano, que havia passado pela TV Manchete entre 1997 e 1998, e 1999 pela TV Gazeta. Na área infantil, foram exibidos grandes clássicos de produção estrangeira, como O Laboratório de Dexter, O Gato Félix, Eu Sou o Máximo, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, entre outros; e séries japonesas como Jaspion, "Ultraman", e o anime Pokémon exibidos dentro do Eliana & Alegria. Todas essas produções ajudaram o programa de Eliana a elevar ainda mais seu índices de audiência e faturamento.

A Record encerra os anos 90 ganhando mais uma afiliada: a TV Mar de Santos, litoral paulista. Alguns anos depois a emissora se transformou na atual Record Litoral.

Década de 2000: estabilização[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a Rede Record fez parte de um pool que incluiu várias emissoras do mundo para transmitir o evento 2000 Today. Neste mesmo ano, a emissora lançou os dominicais Domingo da Gente com Netinho de Paula, Eliana no Parque, e os programas Domingo Show e Quarta Total, apresentados por Gilberto Barros. Houve também a contratação da apresentadora Adriane Galisteu para o programa É Show.[16] No mesmo ano a Record ganha mais uma afiliada: a TV Marco Zero (hoje TV Equinócio) de Macapá - AP

Em 2001 estreia no canal o polêmico apresentador Milton Neves, vindo da Rede Bandeirantes, para apresentar programas futebolísticos ao estilo Mesa Redonda. No mesmo ano, o infantil Eliana & Alegria ganha o Troféu Imprensa de melhor programa infantil e Raul Gil alcança o primeiro lugar com o concurso de calouros "Quem Sabe Canta Quem Não Sabe Dança" e a Record passa a ser representada em Rio Branco - AC pela TV Gazeta. A emissora transmitiu as temporadas de 2001 e 2002 da Fórmula Mundial (atual Fórmula Indy hoje com transmissão da Rede Bandeirantes) na voz do narrador Oscar Ulisses.

Em 2002, o apresentador José Luiz Datena sai do comando do Cidade Alerta para apresentar o Repórter Cidadão, na RedeTV!. Em apenas um mês, ele retorna a Record e em pouco tempo muda para a Rede Bandeirantes, onde fica por quase 9 anos, retornando a Record em junho de 2011 e saindo um mês depois alegando censura. Ainda esse ano, a emissora, em parceria com a Traffic passa a investir em esportes começa a transmitir campeonatos de futebol como o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e alguns torneios estaduais como o Paulistão e o Carioca. Apesar da parceria com a Traffic durar apenas uma temporada, a Record continuaria a transmitir jogos do futebol brasileiro por pelo menos mais 4 anos.

Em 2003, a rede se tornou a emissora com maior tempo de existência no Brasil completando 50 anos. Neste ano a emissora investe em teledramaturgia em co-produção com a produtora Casablanca, lançando a série Turma do Gueto nas noites de terça-feira e contava com um elenco praticamente composto por negros. Mas a aposta da emissora foi na telenovela Metamorphoses, que contava com um grande elenco e produção, e teve sua estreia em um domingo; apesar da grande expectativa, a produção se torna um verdadeiro fiasco de audiência. No mesmo ano, estréia o programa Eliana na Fábrica Maluca, com o mesmo cenário do antigo Eliana & Alegria, que teve sua produção cancelada devido aos baixos índices de audiência ocasionado pela perda dos direitos do anime Pokemón. Dirigido aos adolescentes, o programa logo muda de formato e no ano seguinte, passa a se chamar simplesmente Eliana, com maior variedade, mas acaba saindo do ar em outubro de 2004, para ceder lugar para o Sônia e Você, apresentado por Sônia Abrão. No mesmo ano de 2003 a emissora ganha cobertura no triângulo mineiro com a afiliação da TV Paranaíba de Uberlândia - MG que deixara a Band.

Em março de 2004, com o slogan A Caminho da Liderança, a TV Record decide mudar de rumo e de grade de programação. Apostando numa fórmula consagrada pela TV Globo, a da dobradinha telenovela/telejornal, a Rede Record inicia uma nova fase a partir desse período. Vinhetas sofisticadas, jornalistas vindos da Globo e telenovelas de muito sucesso passariam a tornar a TV Record mais popular. No meio do ano a Rede Record transmitiu com exclusividade a principal competição entre seleções nacionais de futebol da Europa: a UEFA Euro 2004 diretamente de Portugal. A transmissão do evento se torna um sucesso chegando a incomodar a Rede Globo com seus bons índices de audiência.

Dentre os sucessos dessa nova fase, destacam-se as novelas A Escrava Isaura e Prova de Amor, esta última chegando a vencer o Jornal Nacional durante alguns instantes, durante as férias de Willian Bonner e Fátima Bernardes. Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro, Bicho do Mato e Vidas Opostas, com elenco e produção inspirados na TV Globo; os programas jornalísticos Jornal da Record, Domingo Espetacular, Fala Brasil, Tudo a Ver e Repórter Record; os esportivos Esporte Record, Debate Bola e o semanal Terceiro Tempo; os programas de variedades Hoje em Dia, Tudo é Possível, O Melhor do Brasil e Show do Tom; e os reality-shows O Aprendiz - feito em co-produção com a Casablanca e com a FremantleMedia - Troca de Família - feito em co-produção com a FOX - e Simple Life: Mudando de Vida". No final de janeiro de 2005 Dennis Munhoz deixa a presidência da Rede Record após mais de 2 anos no cargo em seu lugar entrou no comando da emissora Alexandre Raposo.[17] Em outubro de 2005 o apresentador Raul Gil é dispensado por não concordar com as mudanças na programação da emissora e migra para a Band. Em dezembro do mesmo ano, Bóris Casoy foi demitido da emissora sob a alegação de que não se adequava mais aos padrões do jornalismo da Record. Casoy revidou, dizendo que havia sido demitido por pressão do PT. Em seu lugar, assumiu interinamente Heleine Heringer, a ex-apresentadora da previsão do tempo do telejornal nos tempos de Bóris que atualmente está na Rede Bandeirantes após breve passagem na extinta TV JB. Um mês depois o Jornal da Record é reformulado e passa a ser apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo.

No ano de 2005 a Record assinou um contrato com a Universal Pictures e com a MGM como garantia para exibir os melhores filmes do canal como Hulk, filmes da série Velozes e Furiosos, a trilogia De Volta para o Futuro, o clássico E.T., o extraterrestre, A Pantera cor-de-rosa, O agente Teen, Os Seus, os Meus e os Nossos e a maioria dos filmes da saga 007; anterior a isso, o contrato da Universal era pertencente a Rede Globo. No final do ano, a emissora acompanha a Globo no Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2005 e transmite a conquista do São Paulo junto com a concorrente; foi a única edição de um Mundial de Clubes que a Record exibiu até hoje.

Em julho de 2006 a emissora TV Pajuçara, de Alagoas, até então afiliada do SBT, troca de rede e torna-se afiliada da TV Record. A partir de então, começa uma sucessão de outras emissoras afiliadas ou retransmissoras do SBT a também começarem a deixar a emissora para se afiliarem à TV Record. Logo em seguida, a TV Atalaia, de Sergipe, rompe contrato com o SBT e assina com a Rede Record, deixando o SBT sem cobertura naquele estado, somente sendo captada por uma repetidora localizada na capital, Aracaju.

Em 1 de outubro de 2006 a Rede Record estreou a série Todo Mundo Odeia o Chris. O programa que inicialmente tinha uma aceitação moderada, foi elevando aos poucos sua audiência se tornando um grande sucesso para o canal. Em alguns momentos, o seriado baseado na adolescência do comediante norte-americano Chris Rock chegava na vice-liderança nacional quase empatando com a Rede Globo.[18] O seriado é exibido até os dias atuais ainda mantendo seu sucesso sendo inclusive comparado com o Chaves do SBT por ambos serem cultuados notadamente mesmo com episódios repetitivos reprisados com frequência.

Em dezembro de 2006, a Record decide não comprar mais os direitos de transmissão dos campeonatos estaduais que exibia juntamente com o Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Sul-americana cedendo o seu lugar a Rede Bandeirantes. Todavia, a emissora mantém exclusividade nos direitos da Liga dos Campeões da UEFA até a temporada 2008/2009.

Logotipo da campanha "Dia de Fazer a Diferença".
Torre da TV Record Porto Alegre, antiga TV2 Guaíba. Comprada pela Rede Record em Fevereiro de 2007.

Em fevereiro de 2007, foi anunciado para o segundo semestre daquele ano o lançamento do canal de notícias Record News. Em março, a emissora anuncia[19][20] a aquisição dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 (em Vancouver) e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - em Londres. Na época, a Record não revendeu os direitos de transmissão para nenhuma outra emissora, nem mesmo pra Globo que pela primeira vez em sua história ficou de fora das Olimpíadas. Em julho, a Rede Record transmite os Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, juntamente com as redes Globo e Bandeirantes (sendo esta última, a emissora oficial do evento). Em agosto, a emissora realiza O Dia de Fazer a Diferença, onde funcionários da emissora se juntam para fazer ações sociais no dia 27, campanha semelhante a do Criança Esperança, da Rede Globo.

Ainda em julho de 2007, a Record reforçou ainda mais seu número de emissoras próprias com a inauguração da Record Nordeste, em Salvador, e da TV Record Porto Alegre, canal 2 de Porto Alegre, RS.

Em 28 de agosto, estreia a novela Caminhos do Coração, de Tiago Santiago com direção de Alexandre Avancini. Com seu grande sucesso de audiência foram lançada mais duas temporadas: Os Mutantes: Caminhos do Coração e Promessas de Amor. O último capítulo da última temporada foi exibido em 3 de agosto de 2009. Em 6 de fevereiro de 2008, a novela foi a primeira da Record a cravar o primeiro lugar de audiência: 22 pontos contra 20 da Rede Globo. O último capítulo da primeira temporada atingiu 23 pontos de audiência, incomodando a Rede Globo, que exibia o capítulo de estreia de A Favorita, que marcou 35. Foi o segundo maior índice de audiência de último capítulo da história da emissora, empatando com Prova de Amor e perdendo somente para Vidas Opostas, que atingiu 25. Já o capítulo de estreia da segunda temporada bateu 24 pontos de audiência (contra 35 da Rede Globo, que exibia o segundo da novela A Favorita), sendo o maior índice de estreia da história da Record.

Em 1º de setembro, mais uma afiliada do SBT migra para a Rede Record de Televisão: a TV A Crítica, de Manaus, que garante transmissão para 92% dos municípios amazonenses. Aquela emissora,no ano de 2006 fez intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Rede Record de Televisão. A Rede Record, que no Amazonas estava presente apenas em Manaus e região pela TV Manaus, agora está presente em 40 municípios.

Em setembro, mês em que comemorou cinquenta e quatro anos de existência, a Record lançou o seu canal de notícias 24 horas na TV Aberta, a Record News, inaugurada às 20h no dia 27 de setembro, mesmo dia e horário da inauguração da TV Record em 1953. No mesmo mês foi lançado o media center da Record ("Mundo Record") e da Record News ("Mundo Record News"). A Record encerra o ano de 2007 assumindo a liderança nacional de audiência ao ultrapassar o SBT.

No dia 7 de janeiro de 2008 foi inaugurado mais um news room ("estúdio-redação") da emissora. Ainda nessa data, a Record Belém, passou a se chamar TV Record Norte. O canal lança um novo jornalístico, exibido nas sextas, o Câmera Record. A partir de 1º de fevereiro, a Record aumentou seu número de emissoras, com a entrada da RIC TV em Santa Catarina, totalizando 6 emissoras no estado. A Record Florianópolis, a partir dessa data, se tornou filiada da Record News no estado. A RIC TV em Santa Catarina transmitia anteriormente o SBT, porém apresentava-se como Rede SC. Com a afiliação à Record, a emissora passou a se chamar RIC TV. No dia 18 de fevereiro a TV Record Brasília inaugurou a sua news room ("estúdio-redação"), passando a ser chamada de Record Centro-Oeste. Em 7 de abril foi a vez da RIC TV, afiliada da Record no Paraná e em Santa Catarina, inaugurar a sua news room em Curitiba

Assim como fez em 2004, a emissora adquiriu com exclusividade os direitos de transmissão da Eurocopa de 2008. Ao mesmo tempo, a rede consegue adquirir os direitos para exibir "Ídolos", em parceria com a FremantleMedia, após cobrir a oferta feita pelo SBT. Na emissora, o programa, apresentado pelo ator Rodrigo Faro, já teve três temporadas,sendo a última conhecida como "Ídolos 2010". Faro no mesmo ano assume a apresentação de O Melhor do Brasil no lugar de Márcio Garcia que se transferiu para a Rede Globo.

No dia 8 de julho, estreou a telenovela Chamas da Vida, uma das novelas que mais deram audiência para a emissora, chegando a empatar, durante alguns momentos com a Rede Globo, em alguns estados brasileiros.

No dia 1º de agosto, a TV Leste, que era afiliada da Rede Globo em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, passou a retransmitir o sinal da Rede Record, no entanto, a TV dos Vales, que era afiliada da Record em Coronel Fabriciano, também no leste mineiro, passou a retransmitir o sinal da Rede Globo. Ao mesmo tempo, a TV Paranaíba, afiliada da Record em Uberlândia, Minas Gerais, também inaugura o seu news room. No dia 8 de dezembro, a TV Serra Sul deixa de distribuir o sinal da Rede Globo em municípios do Leste do Pará, migrando para a emissora de Edir Macedo, a exemplo da TV Leste mineira.

No fim do ano, a Record assina contrato com a Televisa do México para produção de telenovelas, substituindo o SBT a qual mantinha uma parceria de anos com a emissora de Silvio Santos.

Em janeiro de 2009 estreou A Lei e o Crime, a primeira série a ser produzida pela Rede Record depois de 55 anos (em 1954 a emissora havia lançado Capitão 7, que por sinal foi o primeiro seriado brasileiro). No dia 8 de março, às 21:00, dentro do programa Domingo Espetacular, o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, anuncia medidas contra a crise econômica mundial de 2008 (a pior dos últimos 60 anos) com a contratação de quase 700 novos funcionários, ampliação dos estúdios da RecNov, novas estreias da rede. Em 7 de maio, a emissora anuncia a contratação da jornalista Ana Paula Padrão. No fim desse mês, estreou o reality-show A Fazenda (inédito no Brasil), que obteve grandes índices de audiência.[21]

A Fazenda, reality-show produzido pela emissora.

No dia 12 de junho, o programa Tudo é Possível passa a ser apresentado por Ana Hickmann em substituição a Eliana que retornou para o SBT após 11 anos na Record. Em 25 de junho, a Record anunciou a contratação de Gugu Liberato, com um salário de 3 milhões de reais por mês. A estreia de Gugu na Rede Record estaria prevista apenas para 2010, porém houve um rompimento bilateral do contrato entre o apresentador e o SBT. A estreia do apresentador na emissora aconteceu no dia 30 de agosto de 2009 com o Programa do Gugu. Ao mesmo tempo, a emissora contrata a jornalista esportiva Mylena Ciribelli [22], que trabalhou 18 anos na Globo. A estreia de Mylena na Record aconteceu em 5 de julho de 2009 com o Esporte Fantástico.[23]

Em 9 de julho, o autor de novelas Tiago Santiago assina contrato com o SBT, desfalcando assim o time de autores do núcleo de teledramaturgia da Rede Record. Em 4 de agosto estreia a novela Bela, a Feia, adaptada a partir da novela original mexicana e que entra no lugar de Promessas de Amor, tendo como protagonista a atriz Gisele Itié. Bela, a Feia é a primeira novela fruto da parceria entre a Rede Record e a emissora mexicana Televisa.

Em agosto, a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e também pertencente a Edir Macedo, foi acusada de lavagem de dinheiro.[21] Segundo denúncias do Ministério Público do Estado de São Paulo que apresentou acusações contra Edir Macedo e nove integrantes da IURD por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha,[21][24] e de que o dinheiro do dízimo, doado pelos fiéis, foi usado por Edir Macedo para aquisição de empresas, como a Rede Record e a Rádio Record.[25] A emissora, como "forma de protesto", exibiu vários "direitos de respostas" em nome da Universal em seus telejornais, mostrando as supostas ligações da Rede Globo com a Ditadura Militar, e também com sabotagem das eleições diretas de 1989 para presidente;[24][25][26] além de também exibir algumas cenas do documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane, proibido no Brasil e trechos do livro Afundação Roberto Marinho e ainda acusou a emissora de ridicularizar as práticas religiosas da Igreja.[26][27] As emissoras também exibiram no mesmo horário durante o Jornal Nacional e Jornal da Record ataques e acusações uma contra a outra.[26][27] A Igreja Universal declarou também que tudo não passa de uma perseguição contra a Igreja e que as denúncias não tem fundamento.[21][27] A Rede Record acusou também o Ministério Público, de fornecer informações sigilosas para a Rede Globo apresentar as acusações.[24] O caso atualmente está arquivado.

Na tarde do dia 15 de agosto (por volta das 14h), o site da emissora foi atacado por hackers. Quem tentava acessar o site da Record encontrou ofensas aos líderes da IURD e à própria Rede Record. A página também mostrava o logotipo da Rede Globo ao lado de uma foto sensual com uma mulher. O conteúdo permaneceu por duas horas no ar até ser removido pela emissora, que registrou queixa do ataque à Polícia de São Paulo. Os responsáveis pelo ataque não foram presos.

Em 16 de agosto foi ao ar o Repórter Record Especial, trazendo matéria sobre as acusações sofridas pela Rede Record e pela Igreja Universal veiculadas pela Rede Globo e finalizando com uma entrevista a Edir Macedo, feita pela jornalista e correspondente internacional da emissora Adriana Araújo.

No dia 27 de agosto, a emissora anuncia através de seu site oficial, a aquisição dos direitos de transmissão das Olimpíadas de 2016 pelo Comité Olímpico Internacional (COI),[28] porém a Record não teve exclusividade na TV aberta (visto que os direitos foram revendidos pela Globo e adquiridos também pela Band).

No dia 27 de setembro de 2009 (aniversário de 56 anos da emissora) foi lançado o portal de notícias do Grupo Record, o R7.[29] Com isso, o site oficial da emissora foi reformulado.

No dia 10 de outubro, estreou às 0h30min o programa 12 Mulheres, apresentado por Maria Cândida. O programa substituiu a segunda temporada de 50 por 1. É levada ao ar a série Irmã ao Quadrado nas tardes de segunda a sexta-feira, mas a atração dura apenas duas semanas devido a baixos índices de audiência.[30]

No dia 28 de outubro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a inauguração de dois estúdios do complexo Recnov. Essa inauguração contou com a participação do presidente do Brasil, Lula, do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da cidade Eduardo Paes, além de contar com outras personalidades, e o elenco da emissora. Com essa inauguração o canal poderá produzir simultaneamente até seis produções ao mesmo tempo.

No dia 15 de novembro, estreou a segunda temporada do reality-show A Fazenda, com novos participantes e novas provas. Porém, ao contrário da 1ª temporada, a Record não mostrou muito ênfase nas chamadas dos comerciais do programa na emissora. No dia seguinte, a Record estreou O Preço Certo, apresentado pelo ator Juan Alba. Esta produção, feita em parceria com a FremantleMedia, é uma "reencarnação" de uma versão antiga exibida pelo SBT.

No dia 18 de novembro é a vez da TV Record Goiás inaugurar sua news room, e neste mesmo dia a Grande Goiânia começa a receber o sinal da emissora em alta definição. Quase um mês depois, a Record Minas inaugura a sua news room em Belo Horizonte.

Em dezembro, a Rede Record foi processada pelo Ministério Público do Maranhão por mostrar um vídeo de strip-tease de uma adolescente em uma sala de aula no Portal R7. O vídeo foi postado no site em 13 de novembro e o MP determinou a sua retirada imediata da rede.[31][32][33][34] A emissora fecha na vice-liderança pelo segundo ano seguido.

Década de 2010: novos investimentos[editar | editar código-fonte]

2010[editar | editar código-fonte]

Na manhã do dia 10 de fevereiro de 2010, por volta de 7h20, ocorreu a queda do helicóptero da emissora (mais conhecido como "Águia Dourada") que sofreu uma pane no rotor de cauda e caiu numa área do Jockey Club de São Paulo. O piloto do helicóptero, Rafael Delgado Sobrinho, acabou morrendo na queda e o cinegrafista Alexandre Silva de Moura (mais conhecido pelos colegas como "Borracha") foi levado em estado grave para o hospital. A aeronave havia acabado de registrar imagens de um assalto que tinha ocorrido no bairro do Morumbi na zona sul de São Paulo, dentro do jornalístico São Paulo no Ar, que depois da volta do comercial relatou o acidente que aconteceu enquanto a emissora estava no intervalo. Antes da queda, piloto havia se comunicado com o piloto do Globocop, da Rede Globo, que também havia feito a cobertura do assalto. O Globocop, logo após o contato com o Águia, filmou o mesmo caindo sobre o terreno do Jóquei e pousou no local para socorrer as vítimas.[35] Em nota, a Rede Record lamentou o incidente e diz que a maior preocupação agora é confortar as famílias das duas vítimas. Também em nota, a emissora informou que está empenhada com as autoridades para descobrir as causas do acidente.[36] No mesmo dia do ocorrido, a emissora terminou o Jornal da Record em silêncio, em sinal de luto, sem ao menos desejar boa noite aos telespectadores, sem mostrar os créditos.[37][38][39]

A partir do dia 8 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, a emissora realiza a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, Canadá, em conjunto com a Record News. A Record havia adquirido os direitos de transmissão do evento em 2007.

Em 1º de março a emissora começa a transmitir sinal diferenciado para as emissoras da rede que estão situadas em estados que têm 1 hora a menos em relação ao Horário de Brasília, algo semelhante a Rede Fuso, da Globo. A medida fez-se necessária em razão da chamada Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça.

No dia 3 de março, a Rede Record estreia a minissérie A História de Ester, uma das produções de maior investimento da emissora nos últimos anos. Protagonizada por Gabriela Durlo e Marcos Pitombo.

Do dia 19 a 30 de março, a Rede Record transmitiu os Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín, na Colômbia.[40] Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno, a transmissão ocorre em conjunto com a Record News.

No dia 10 de abril, estreia o programa Legendários, com Marcos Mion e elenco de ex-VJs como Felipe Solari, João Gordo e o grupo Hermes e Renato.

No dia 15 de abril, a emissora estreou a 7ª temporada do reality show Aprendiz Universitário, que depois da saída do apresentador Roberto Justus da Rede Record, passou a ter o comando do empresário e apresentador João Doria Jr.. A nova temporada foi intitulada "O melhor Aprendiz de todos os tempos". A audiência na estreia foi 6,1 pontos com picos de 8 pontos.[41]

No dia 11 de maio, em uma gravação para o programa Tudo é Possível onde estava participando a modelo e repórter do programa, Danielle Souza, quando uma enorme onda acertou em cheio a embarcação que transportava toda a equipe de produção. O acidente aconteceu com a embarcação Morcego II, em frente ao Morro da Urca. O auxiliar de produção da TV Record, Ivan Marcos Corrêa do Nascimento, 40 anos, foi socorrido ainda com vida, mas acabou morrendo no Hospital Miguel Couto, na Gávea.

No dia 18 de maio, estreou a nova novela de Marcílio Moraes, Ribeirão do Tempo, substituindo Bela, a Feia. A estreia marcou 12 pontos de média em São Paulo e 20 pontos no Rio de Janeiro atingindo a liderança no horário.

Ainda em maio, a Record sofre um retrocesso em sua dramaturgia, perdendo atores e diminuindo espaço no RecNov.

No dia 5 de setembro, a Record consegue um fato histórico na Cidade Maravilhosa. A emissora vence a Rede Globo no Rio de Janeiro em toda a média do dia, das 7h à 0h, de acordo com o Ibope. Isso significa que a Record venceu a Globo das 7h até a meia-noite pela primeira vez nos 45 anos da emissora da Família Marinho. O SBT conseguiu o mesmo feito em São Paulo, em 2001, com uma diferença ainda maior. Segundo os números do Ibope, nessa faixa horária, nenhuma outra emissora chegou sequer a empatar na liderança no Rio de Janeiro em toda era da televisão brasileira.[42]

No dia 21 de setembro, Marcelo Rezende volta à emissora para fazer reportagens exclusivas ao Domingo Espetacular.

No dia 25 de setembro a Rede Record estreia o novo reality em parceria com o Instituto Ressoar e a Endemol, Extreme Makeover Social. O reality é apresentado por Cristiana Arcangeli e tem o objetivo de construir creches em todo o Brasil.

No dia 27 de setembro em que completou 57 anos,o jornalismo da emissora passa a ser todo captado e transmitido em HD(alta-definição) tendo a estreia da nova tecnologia no Jornal da Record e depois nos demais informativos e programas jornalísticos da emissora.

No dia 28 de setembro, a emissora estreia a terceira temporada do reality-show A Fazenda. Sob o comando de Britto Jr., a nova temporada tem a presença de famoso bem polêmicos, como a repórter e apresentadora Monique Evans, o apresentador Sérgio Mallandro, a drag-queen e humorista Nany People e o músico Tico Santa Cruz. Em novo horário, às 23 horas, a estreia do reality rural ficou na liderança em São Paulo e no Rio de Janeiro, com média de 20 pontos, contra 17 da Rede Globo.

No dia 1 de Outubro, Luciano Faccioli deixa a Record e é contratado pela TV Bandeirantes, desfalcando o departamento de jornalismo da emissora.

No dia 13 de outubro, o Ministério Público pediu ao TSE aplicação de multa para a Record por ter veiculado reportagem positiva à candidata à Presidência da República do Brasil pelo segundo turno, Dilma Rousseff. A reportagem "pró-Dilma" foi ao ar no Jornal da Record do dia 5 de outubro, dois dias após a realização do primeiro turno para as eleições presidenciais do Brasil, as eleições tiveram um segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, o parecer da ação era proposta pela coligação "O Brasil Pode Mais", que apoia o candidato Serra. Caso seja aceita, será a primeira rede a receber multa.[43] A emissora já foi acusada de dar apoio à Dilma, que por coincidência, o proprietário da emissora, Edir Macedo, declarou que votara nela.

No dia 19 de outubro, o Tribunal de Justiça anulou todas as acusações de lavagem de dinheiro supostamente feitas por parte da Igreja Universal do Reino de Deus para a aquisição de empresas. Porém nenhum dos meios de comunicação que havia feito as denúncias em 2009 (como a Rede Globo, a revista Veja e o jornal Folha de S.Paulo) havia noticiado a inocência de Edir Macedo. Por conta disso, a Rede Record exibiu uma reportagem especial sobre o assunto no dia 24 de outubro, dentro do programa Domingo Espetacular, criticando o jornalismo do jornal, da revista e da emissora, em especial a Rede Globo.[44]

Em 1º de novembro, as jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo entrevistaram, para o Jornal da Record, Dilma Rousseff, que, um dia antes, tinha saído vitoriosa das urnas para o primeiro mandato de presidente do Brasil. A entrevista foi a primeira de Dilma depois da vitória, e também foi mais do que exclusiva; desde o fim do regime militar, nenhum presidente democraticamente eleito tinha dado uma entrevista para outra emissora que não fosse a TV Globo.[45]

No dia 24 de novembro, a Record oficializa o novo slogan da emissora. Agora é a vez da Record, que tem como principal ideia que em 2011 será o ano de crescimento da Rede Record.[46]

No dia 26 de novembro, a Record registra recorde de audiência em média-dia (07h e 00h) no Rio de Janeiro, impulsionada pela cobertura da guerra de violência no Rio de Janeiro e por programas de grande audiência da casa. A emissora teve média de 15 pontos.

No dia 30 de novembro a Record concretiza a operação de mais um desfalque a afiliadas do SBT. A partir de fevereiro de 2011, a TVB, de Campinas (SP) e região se junta a Rede Record.[47]

No dia 5 de dezembro a emissora exibiu no quadro Grande Reportagem do Domingo Espetacular uma reportagem-homenagem a Silvio Santos, às vésperas do "dono do baú" completar 80 anos. Durante toda a exibição da matéria, a Record ficou na liderança isolada em audiência, deixando a Rede Globo e o próprio programa de Silvio Santos no SBT, o Programa Silvio Santos para trás.[48]

No último mês de 2010, o noticiário Fala Brasil, após 17 meses em primeiro lugar, perde a liderança para a Rede Globo, após alguns ajustes a emissora dos Marinho retornou ao primeiro lugar.[49] A Record fecha 2010 na vice-liderança pelo terceiro ano seguido com 7,4 pontos.Sendo que conseguiu em um dos meses a melhor média do ano.

2011[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de janeiro de 2011, Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Brasil. Durante a recepção dos convidados, no Palácio do Planalto, os dirigentes da Record cumprimentaram Dilma no Palácio do Planalto. Em encontro reservado no segundo andar do prédio, a nova presidente recebeu diversas autoridades internacionais e poucos convidados especiais. Entre os convidados, Edir Macedo, proprietário da Rede Record, e alguns diretores da emissora; como Alexandre Raposo, presidente da emissora, Marcos Pereira, diretor corporativo e Douglas Tavolaro; foram dos convidados para a cerimônia. A alta cúpula da Record foi à Brasília cumprimentar a presidente Dilma e levar uma mensagem de boa sorte e sucesso ao novo governo. Edir Macedo esteve acompanhado pelo então presidente da Record Alexandre Raposo, do presidente corporativo do Grupo Record Marcos Pereira, e do vice-presidente de jornalismo da emissora Douglas Tavolaro[50]. A alta cúpula da Rede Record foi a única (de todos os veículos de mídia brasileiros) convidada para esta cerimônia, que contou (além da própria Record) na transmissão ao vivo, com outras emissoras concorrentes.[51]. O fato ganhou repercussão na mídia[52].

No dia 1º de janeiro, estreou a quarta temporada do programa 50 por 1. No dia 16 de julho foi exibido o último episódio desta temporada.

No dia 4 de janeiro, a emissora estreou a minissérie bíblica Sansão e Dalila, protagonizada pelos atores Fernando Pavão e Mel Lisboa. Produzida em HD[53]. No dia 2 de fevereiro, foi exibido o último capítulo da minissérie.

No dia 5 de janeiro, a emissora começou a anunciar em sua grade de programação as últimas semanas da reprise da novela Os Mutantes, ou seja, a emissora reapresentou apenas a 1ª temporada da saga, a chamada Caminhos do Coração. A reapresentação da trama, escrita por Tiago Santiago, estreou na grade da emissora em maio de 2010 e chegou ao fim no dia 14 de janeiro de 2011, totalizando aproximadamente oito meses de reprise.[54]

No dia 18 de janeiro, a emissora enviou um comunicado à imprensa anunciando oficialmente o nome de sua nova telenovela, sucessora de Ribeirão do Tempo. De autoria de Cristianne Fridman, e direção de Alexandre Avancini, o folhetim se chamará Vidas em Jogo. A novela estreou em maio. Estavam no elenco atores como Vanessa Gerbelli, Thaís Fersoza, Lucinha Lins, Guilherme Berenguer, Jussara Freire, Beth Goulart, Leonardo Vieira e outros.[55]

No dia 23 de janeiro, Ana Hickmann fica na liderança em audiência. Vencendo o apresentador concorrente Fausto Silva no Ibope da Grande São Paulo. Das 15h30 às 16h15, horário em que o programa da Record e o da TV Globo se enfrentaram, o Tudo é Possível marcou média de 11 pontos contra 10 do Domingão do Faustão.[56]

Em fevereiro, a TV Record Centro-Oeste emissora da Rede Record em Brasília volta se chamar TV Record Brasília.

No dia 5 de fevereiro, estreou a segunda temporada do programa Legendários. A atração estava fora do ar desde o dia 25 de dezembro de 2010.

No dia 8 de fevereiro, a série Todo mundo odeia o Chris passa a ser exibido em alta definição (HDTV). Mas em 20 de junho deste ano, com a "reestreia" do Cidade Alerta, o seriado saiu do ar, voltando no dia 4 de julho como "especial de férias" dentro do programa Tudo a Ver. No dia 06 de julho, o seriado deixou de ser exibido dentro do Tudo a Ver, ganhando horário próprio às 16h00. No dia 11 de julho deixou de ser exibido, voltando ao ar 4 dias depois e às 15h20, logo após o E Aí, Doutor?. Em 18 de julho a série saiu do ar e voltou para a grade diária no dia 16 de agosto, às 15h20[57], mas em 29 de agosto passou a ser exibido a partir das 16h45, sucedendo o Tudo a Ver-saindo do ar novamente em 14 de outubro, por causa das transmissões dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, e voltando em 31 de outubro. O seriado também é exibido nas tardes de sábado e manhãs de domingo da emissora.

No dia 8 de fevereiro, a emissora estreou a quinta temporada (parcialmente exibido como quarta e quinta temporada como quadro do programa Tudo é Possível, em 2010) do reality show Troca de Família. No dia 31 de março, foi exibido o último episódio desta temporada.

No dia 12 de fevereiro, o programa diário Hoje em Dia deixou de ser exibido aos sábados. Em seu lugar, das 10h às 12h, entrou o Esporte Fantástico. O Esporte Fantástico, dessa forma, terá maior duração. Antes era exibido das 13h às 14h15. Oficialmente, a mudança visa ampliar o espaço do Esporte Fantástico no ano do Pan de Guadalajara (México), que a Record transmitirá na TV aberta. Trata-se também de um teste de um novo horário para o esportivo da Record. Antes, a faixa das 10h às 13h dos sábados era ocupada por programas locais na maioria das afiliadas. O Hoje em Dia era praticamente limitado ao eixo Rio-São Paulo. Com a exibição do Esporte Fantástico das 10h às 12h, os programas locais passaram a ir ao ar das 12h às 15h.[58]

No dia 21 de março, a emissora estreou a novela Rebelde, versão brasileira da trama que fez sucesso no México. É a segunda produção em parceria com a emissora mexicana Televisa, depois da bem-sucedida Bela, a Feia, exibida entre 2009 e 2010. A versão brasileira de Rebelde inaugura um novo horário de teledramaturgia na Record, o das 19 horas, tem um orçamento de R$250 mil para cada capítulo, e é a primeira novela da emissora produzida totalmente em alta definição.[59]

No dia 5 de abril, a emissora estreou a quarta temporada do reality show Ídolos. O apresentador Rodrigo Faro continua no comando da atração, ao lado do diretor musical Marco Camargo, que terá como companheiros na bancada de "novos jurados", Luiza Possi e Rick Bonadio. A edição de 2011 da atração teve recorde de inscritos, foram 49 mil candidatos ao todo. Em paralelo ao processo de seleção do reality nas regiões sul e sudeste do país, audições extras foram realizadas em Fortaleza, Salvador, Belém e Recife.[60] No dia 14 de julho foi exibido o último programa desta quarta temporada.[61]

No dia 3 de maio, a emissora estreou a novela Vidas em Jogo, na faixa das 22h15, substituindo a novela Ribeirão do Tempo que acabou um dia antes, na segunda-feira, dia 2 de maio. De autoria de Cristianne Fridman e dirigida por Alexandre Avancini, Vidas em Jogo conta em sua história principal a de um grupo de amigos que fatura uma "bolada" na loteria e vê suas vidas mudarem radicalmente. O dinheiro - e as consequências que o excesso (ou a falta dele) podem causar à vida das pessoas - norteia o folhetim.[62]

No dia 23 de maio, estreou às 16h15 o programa E Aí, Doutor?. Versão brasileira de The Dr. Oz Show, "E aí, Doutor?" tem o médico Antonio Sproesser Jr. como apresentador e conta com a direção de Margarete Noé e direção geral de Elisabetta Zenatti.[63] Desde a estreia o programa passou a sofrer com as alterações de horário; primeiro passou das 16h15 para às 15h50, depois das 15h50 para às 16h30 e, no dia 27 de junho passou para às 14h30.[64] Teve sua exibição interrompida em 6 de setembro, quando foi ao ar o último programa da primeira temporada, por causa da transmissão dos jogos Jogos Pan-americanos de Guadalajara.[65] O E Aí, Doutor? voltou ao ar, com a segunda temporada, no dia 11 de novembro do mesmo ano, mas como quadro (toda sexta-feira) semanal no programa Tudo a Ver.[66]

No dia 23 de maio, a emissora contrata o piloto Comandante Hamilton, além de toda a estrutura aérea e seu filho, Uan Gimenes Rocha. Hamilton é o piloto de helicóptero mais conhecido do país, e estava trabalhando no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, onde conduzia os principais acontecimentos da região metropolitana de São Paulo. Hamilton será aproveitado nos principais telejornais da TV Record de São Paulo, do início da manhã até a noite.[67]

No dia 5 de junho, a emissora reestreia o Repórter Record, às 23h10, logo após o Domingo Espetacular, com a apresentação do jornalista Marcelo Rezende. O programa foi extinto em julho de 2010, mas para aumentar a audiência do final das noites de domingo a emissora decidiu por voltar com o jornalístico.[68] Ao final do programa A Fazenda do dia 14 de agosto, domingo, o apresentador Britto Jr. anúnciou que a partir do próximo domingo, dia 21 de agosto, o reality passaria a ser exibido logo após o Domingo Espetacular, no horário do Repórter Record. Com isto, o jornalístico apresentado por Marcelo Rezende não foi exibido durante aquela semana, voltando na próxima, mas às sextas-feiras (a partir de 26 de agosto) no horário do Câmera Record (que entrou em recesso).[69] A partir do mês de novembro, voltou tudo ao normal; o Câmera Record voltou ao ar no dia 4 de novembro e o Repórter Record no dia 6.

No dia 16 de junho, o apresentador José Luiz Datena retorna à emissora estreando em 20 de junho, no novo Cidade Alerta, o qual comandou em 1999 até meados de 2003.[70] Mas no encerramento do Cidade Alerta do dia 29 de julho, o apresentador disse: "Muito obrigado. E até um dia". Ele se despediu dos telespectadores após quebrar, novamente, um contrato de cinco anos, com menos de um mês no ar. A carta de demissão seria entregue assim que deixasse o estúdio do policialesco.[71] Substituindo Datena, o jornalista William Travassos assumiu temporariamente a apresentação do Cidade Alerta em 1º de agosto.[72] Oito dias depois, em 16 de agosto, Travassos dá lugar a Reinaldo Gottino.[73] No mês seguinte, no dia 12 de setembro, foi exibido o último Cidade Alerta para a Grande São Paulo (semanas após Datena deixar o comando do programa, o telejornal deixou de ser exibido em rede nacional). No dia seguinte, em 13 de setembro, reestreou o SP Record, com Reinaldo Gottino, que tinha saido do ar em junho para seder espaço da grade para o Cidade Alerta.[74] Durante as transmissões dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara o SP Record e os demais telejornais locais noturno da rede foram cancelados, voltando em 31 de outubro, exceto o SP Record, que está em hiato.

No dia 11 de julho, é anunciada a volta de Roberto Justus ao canal. O empresário e apresentador rescindiu de forma amigável seu contrato com o SBT, onde durante dois anos apresentou os games Um Contra Cem e Topa ou não Topa, e que teria vigência até 2013. O contrato de Justus com a Record começou a ter validade no dia 1º de Agosto e, ele, começará um projeto de um novo programa semanal na Record. Portanto, não voltará para o comando de O Aprendiz, que continuará sendo apresentado por João Dória Júnior.[75] No dia 17 de dezembro deste procedente ano a emissora levou ao ar o especial Roberto Justus +, que é o mesmo programa que ele apresentará, efetivamente, a partir de 2012.[76][77][78][79][80]

No dia 11 de julho, o Jornal da Record passou a ser exibido mais cedo (até então era às 20h30), às 19h40 (fazendo "dobradinha" com o Cidade Alerta), e a novela Rebelde foi ao ar um pouco mais tarde, às 20h30.[81] Só que no dia 31 de outubro a emissora voltou a gerar seus programas no horário antigo; 19h15:Rebelde, 20h30:Jornal da Record.[82]

No dia 19 de julho, estreou, na faixa das 23h (substituindo o Ídolos-que acabou, a quarta temporada, no dia 14 de julho[83]), a quarta temporada do reality show A Fazenda. Com apresentação de Britto Júnior e direção geral de Rodrigo Carelli, o programa teve um investimento de US$ 5 milhões em equipamentos e com um pioneirismo: pela primeira vez na história da televisão brasileira um reality show foi exibido em HD.[84] A Fazenda 4 terminou em 12 de outubro do mesmo ano.

No dia 23 de julho, estreou (substituindo a 4º temporada do 50 por 1, que teve seu último episódio exibido no dia 16 de julho) a segunda temporada do programa Extreme Makeover Social, com apresentação de Cristiana Arcangeli. A novidade desta temporada, composta por 12 episódios foi, além de creches, outros locais como escolas, bibliotecas e casas de apoio também reformadas. Além disso, o foco foi viajar por todo o Brasil e, neste ano, Cristiana Arcangeli contou com um time fixo de colaboradores, composto pela assistente social Luciana Biondi e os designers Lao Napolitano e Estevão Toledo. A segunda temporada de Extreme Makeover Social foi exibido nas noites de sábado, por volta das 00h40. O último episódio foi ao ar em 8 de outubro deste mesmo ano.[85] Em 5 de novembro, no horário de Extreme Makeover Social, a Rede Record colocou no ar a série Aprontando na Índia.[86]

Na madrugada do dia 9 para 10 de agosto, a participante, da quarta temporada de A Fazenda, Duda Yankovich foi expulsa (de acordo com as regras) do programa por ter agredido o ator Thiago Gagliasso (o ato aconteceu, na tarde do dia 8 de agosto, após um desentendimento, entre eles, durante um jogo de basquete na piscina). Fato (expulsão de partcipante de um reality show) inédito na história da televisão brasileira. Antes do apresentador Britto Jr anunciar a decisão, Duda Yankovich reconheceu que errou e que conhecia as regras do programa. Logo após a expulsão da participante, o apresentador informou que um (a) novo (a) participante ira entrar no jogo, para substituir Duda Yankovich, ainda naquela semana (o que ocorreu na madrugada do dia 11 para 12 de agosto, entrando na sede do reality a modelo Dani Bolina[87][88]).[89] O fato ganhou bastante repercussão da mídia, desde o ocorrido, no dia 8 de agosto e, mais ainda após a expulsão da participante,[90] e a decisão da Record, de cumprir a regra do programa, foi muito elogiada pela imprensa e telespectadores, que se manifestaram na internet.[91][92][93]

Ainda no dia 29 de agosto, a emissora divulgou um comunicado à imprensa se dizendo vítima de informações "equivocadas" sobre a "recente reestruturação de investimentos". O comunicado se refere a notícias divulgadas pela imprensa semana antes, a respeito de possível mudança de Honorilton Gonçalves (vice-presidente artístico e de produção da emissora); e de que a emissora estaria diminuindo os seus custos, com proibição de horas extras de seus funcionários e fiscalizando os serviços prestados pelos mesmos. Em respeito à opinião pública, aos telespectadores, anunciantes e aos seus milhares de parceiros em todo o país, a emissora decidiu se manifestar através do comunicado[94] No dia 11 de setembro, o Domingo Espetacular exibiu uma entrevista de Edir Macedo, proprietário da Rede Record, no qual fez duras críticas a revista Veja (que estaria espalhando a campanha de boatos), negando crise de audiência, faturamento e que mudaria a cúpula da Record.[95]

De 14 a 30 de outubro, a emissora transmitiu os Jogos Pan-Americanos, em conjunto com seu canal de notícias, a Record News e o portal R7. Até a cerimônia de encerramento foram mais de, na Rede Record, 140 horas de transmissão, um recorde para a TV brasileira.[96] Ainda em outubro, o canal conseguiu garantir os direitos dos Jogos Pan-Americanos até 2019.[97]

No dia 1º de novembro, estreou a oitava temporada de O Aprendiz, segunda sob a apresentação do empresário João Dória Jr. O foco desta oitava edição do programa é o empreendedorismo.[98][99] O último programa desta temporada foi ao ar no dia 20 de dezembro deste procedente ano.[100][101]

No dia 18 de novembro, a emissora anuncia, em um comunicado à imprensa, que o consagrado humorista Tom Cavalcante deixa a Rede Record no último dia deste ano, 31 de dezembro. O Comediante estava na emissora há 7 anos e, segundo o comunicado, a rescisão de contrato (que venceria em dezembro de 2012) foi consensual (para vencer em dezembro de 2011). Sendo assim, o Show do Tom permanecerá no ar até a última segunda-feira do ano, na faixa das 23h.[102]

No dia 21 de novembro, estreou o programa Marcas da Vida, sendo apresentado pela atriz Maga Bianchi, interpretando a jornalista Helena Lemos. A atração mostrava casos que misturam ficção com realidade, sendo interpretados por atores e, ao longo da história, especialistas de verdade davam seu parecer sobre o caso.[103] Menos de um mês após a estreia, a Rede Record cancelou, devido aos baixos índices de audiência, a exibição do programa e em 13 de dezembro foi exibido o último, sendo substituido no dia seguinte, sem alguma grande divulgação, pela reprise da minissérie A História de Ester[104]; que durou dois dias, devido aos baixíssimos índices de audiência a reapresentação da minissérie terminou em 16 de dezembro com um compacto dos 8 capítulos restantes em apenas 1, que teve duração de 1h30m.[105] Logo, na mesma semana, foi substituída pela série Todo Mundo Odeia o Chris.

No dia 11 de dezembro, o Programa do Gugu registrou pela primeira vez, desde que estreou em 2009, a liderança de audiência média na Grande São Paulo (principal praça de TV do País e referência para os anunciantes), segundo o Ibope. Foram 11 pontos de média. Em nenhum momento do dia a atração perdeu a liderança.[106][107][108]

Crescimento da Rede Record em 2011

  • A Record se tornou a 2° emissora mais preferida pelos brasileiros.
  • 536 horas aproximadamente 22 dias na liderança.
  • Um crescimento de 71% na media diária. De 4,2 em 2004 para 7,2 em 2011.
  • Faturamento aumentou 23% em relação ao ano de 2010.
  • 90% da grade de programação em HD.
  • O Complexo da Barra Funda cresceu 45 mil m²;o RecNov passou de 70 mil m² para 280 mil m².
  • A cobertura do Pan de Guadalajara contou com 350 profissionais , 140 horas de transmissão e 108 minutos líder de audiência.
  • O jornalismo da Record ficou 276 horas na liderança e conquistou os principais prêmios jornalísticos.
  • A Record Internacional esta presente em mais de 150 países, no ano de 2011 se consolidou como a emissora brasileira mais assistida no exterior.
  • Pacote de filmes inéditos ; Bastardos Inglórios, Milk, Linha de Passe, A Troca, Velozes e Furiosos 4, Ta Rindo de Quê?, Os Piratas do Rock, Inimigos Públicos, Intrigas de Estado e Caroline e o Mundo Secreto.

2012[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de janeiro, estreou o 'reality sustentável' Amazônia, apresentado por Victor Fasano; a atração consiste em 12 participantes, famosos dos mundos do esporte e da mídia, onde serão duas equipes de seis integrantes cada disputando R$ 1 milhão em provas sobre a Floresta Amazônica. O prêmio é dividido entre o vencedor do programa e uma organização ligada à floresta latifoliada úmida citada. O objetivo do programa é mostrar a floresta como uma aliada a ser preservada – e é nesse sentido que todas as provas serão propostas e realizadas. Amazônia é um projeto documental e de informação que vai divulgar a Floresta Amazônica como cenário de aventuras e também sua importância, suas dimensões, suas populações, sua biodiversidade e seus mecanismos de sustentabilidade. Todas as provas serão, mais que simples aventuras ou desafios, lições sobre biodiversidade e sobre a vida na Amazônia.[109][110][111][112] O último episódio do programa foi ao ar na madrugada do dia 25 para 26 de março.[113]

No dia 9 de janeiro, nos primeiros minutos do dia, houve uma troca de bandeira em Pernambuco. A Rede Record passou a ser retransmitida para aquele estado pela TV Clube, até então afiliada da Rede Bandeirantes; a TV Tribuna, então afiliada à Record, passou a ser da Band.A Record ganha a parceria de peso dos Diários Associados que ate esse dia tinha emissoras de tv afiliadas as concorrentes SBT,Band e Rede TV.[114][115][116] Uma festa foi preparada pela emissora pernambucana e a cabeça de rede paulistana para celebrar a parceria e a jornalista Ana Paula Padrão apresentou o Jornal da Record, naquele dia, ao vivo do Recife.

No dia 24 de janeiro, estreou a minissérie bíblica Rei Davi, que mostra a história de um pastor de ovelhas que surpreende todos ao derrotar o gigante Golias em uma das histórias mais marcantes da bíblia. Rei Davi foi uma das produções mais caras quando em cartaz no Brasil; o orçamento total foi de R$ 25 milhões, os quais diluídos em 29 capítulos chegam a aproximadamente à cifra de R$ 800 mil por dia de exibição.[117][118][119] O último episódio foi ao ar no dia 03 de maio.

No dia 26 de fevereiro, a emissora lançou, durante o Domingo Espetacular, a sua nova logomarca. O planeta Terra passou a ser um pouco mais prateada, ainda representa o contorno dos continentes (em destaque a América do Sul e o Brasil) e as faixas passam a ser grudadas na esfera. O novo símbolo da Rede Record começou a ser desenvolvido em 2011 pela equipe de computação gráfica do canal, que receberam a missão de deixá-la ainda mais moderna e atual. A partir do lançamento, a nova logomarca passou a ser usada em suas vinhetas pós-chamadas e durante a programação da emissora.[120]

No dia 12 de março, estreou oficialmente o novo programa de Roberto Justus na emissora; o talk-show Roberto Justus +. A atração traz entrevistas mais descontraídas e informais com convidados e, a cada semana, um tema será abordado. O apresentador também faz reportagens e entrevistas externas.[121][122][123][124][125][126] No mesmo dia o sinal HD da emissora passa a cobrir o Brasil inteiro através das mais de 20 milhões de antenas parabólicas.

No dia 13 de março, estreou a segunda temporada da novela Rebelde.[127][128][129] Em 2 de outubro, a emissora anuncia o fim da versão brasileira da novela Rebelde para o dia 12 do mesmo mês por conta dos baixos índices de audiência e das derrotas sistemáticas para SBT.[130] .

No dia 28 de março, a emissora começou a reapresentar, na faixa das 21h substituindo a série CSI Investigação Criminal, a novela Vidas Opostas, que teve sua exibição original entre o ano de 2006 e 2007.[131] Em junho, alegando "estratégia de programação", a Record decidiu antecipar o fim da reprise de Vidas Opostas - a reapresentação da trama estava com baixos índices de audiência. Em 11 de junho foi exibida um compacto de quase duas horas de duração.[132][133]

No dia 31 de março, estreou a quinta temporada do semanal 50 Por 1, exibido aos sábados depois do Legendários. Neste ano, Álvaro Garnero percorreu todas as cidades que já sediaram Jogos Olímpicos. Os telespectadores tiveram a oportunidade de conferir o que foi feito em cada local, as melhorias obtidas, o legado deixado após cada evento e etc.[134]

No dia 10 de abril, estreou nova novela da emissora; Máscaras, substituindo Vidas em Jogo que acabara um dia antes. Escrita por Lauro César Muniz, na nova trama o protagonista trocou de identidade com o vilão, e vice-versa. A novela teve um custo de pelo menos R$ 100 milhões.[135][136] Por causa da baixa audiência, a trama foi encurtada e, com quase cem capítulos a menos, o último capítulo de Máscaras foi exibido em 02 de outubro.[137] O folhetim teve média geral de 6 pontos (metade do que marcou a antecessora no horário, Vidas em Jogo, e), uma das piores audiências de novelas da Rede Record desde a reinauguração da teledramaturgia da emissora, em 2004.[138] Segundo o próprio, Máscaras foi a última novela do veterano autor Lauro César Muniz.[139]

No dia 08 de maio, estreou a série policial Fora de Controle. Tendo quatro episódios (três foram exibidos às terças-feiras e um episódio, o último, foi ao ar numa quinta-feira), a trama é roteirizada por Marcílio Moraes e Gustavo Reiz; a direção é de Johnny Araújo e Daniel Rezende. Fora de Controle é uma produção da Gullane Filmes em coprodução com Grifa Filmes; os atores Milhem Cortaz, Claudio Gabriel e Rafaella Mandelli interpetam os papeis principais.[140][141][142] O último episódio foi ao ar no dia 24 de maio.

No dia 29 de maio, estreou a quinta temporada do reality show A Fazenda.[143][144][145] A final do programa aconteceu em 29 de agosto com a modelo Viviane Araújo vencedora com 84% dos votos do público.[146]

Em 4 de junho o Cidade Alerta retorna ao vídeo dessa vez sob o comando de Marcelo Rezende sendo transmitido primeiro na capital paulista,posteriormente para o estado de SP e algumas regiões do Brasil além do portal R7.

De 27 de julho a 12 de agosto a emissora transmitiu com exclusividade na TV aberta os Jogos Olímpicos realizados em Londres na Inglaterra e alternou entre a liderança nos esportes de maior apelo popular e a terceira posição nos de menor apelo. Foi a primeira vez que as importantes competições não foram transmitidas pela Rede Globo.[147][148]

No dia 03 de setembro estreou, com apresentação de Marcos Hummel, o programa policial Câmera em Ação, às 22h15 - mudou para às 23h15 depois da estreia da novela Balacobaco.[149][150] A atração, produzida pela produtora Medialand, mostra a rotina da Polícia e exibe, em detalhes, como se preparam os policiais para agirem em grandes eventos, e exibe imagens do que acontece dentro de uma viatura minutos antes de uma prisão.[151] Em 25 de novembro o policialesco mudou das segundas-feiras, às 23h15, para os domingos, depois da sessão de filmes Tela Máxima, por volta das 00h, extinguindo o Repórter Record.[152]

No dia 4 de setembro, às 22h15 - mudou para às 23h15 com a estreia de Balacobaco, estreou a quinta e última temporada[153] do reality musical Ídolos, com apresentação de Marcos Mion.[154] A final ocorreu em 13 de dezembro com Everton Silva vencedor.[155]

No dia 5 de setembro estreou, às 21h45, a versão infantil do Ídolos, o Ídolos Kids.[156]

Em 10 de setembro, estreou o Programa da Tarde com a apresentação de Britto Júnior e Ana Hickmann.[157]

No dia 04 de outubro, estreou a nova novela das 22h15, Balacobaco, substituindo Máscaras que acabara dois dias antes. Escrita por Gisele Joras e com direção-geral de Edson Spinello, o folhetim, com humor escrachado, muitas cores - o oposto de Máscaras -, tem a missão de aumentar a audiência derrubada pela sua antecessora.[158][159]

No dia 22 de outubro, a emissora iniciou a reapresentação, às 21h15, da minissérie Rei Davi, exibida originalmente no primeiro semestre.[160] Para substituir, foi escalada a também minissérie bíblica A História de Ester[161] entre 18 e 28 de dezembro - a série foi ao ar pela primeira vez no primeiro semestre de 2010.

No dia 31 de outubro, estreou Fazenda de Verão, nova versão de A Fazenda, com a participantes anônimos.[162] Com apresentação de Rodrigo Faro, o reality show estreou numa quarta-feira, às 21h45, e, no dia seguinte seguiu sendo exibido de segunda a sábado às 20h30 com a missão de recuperar a audiência da Record perdida para o SBT, que exibe no mesmo horário a novela Carrossel. Mudou de horário no dia 14 de novembro para às 23h de segunda a sexta e às 22h15 dos sábados.[163]

Em 23 de novembro, a emissora volta a exibir a sessão de filmes Tela Máxima, aos domingos, às 22h, depois do Domingo Espetacular que mudou de horário; das 20h30 para às 19h. O Programa do Gugu também foi antecipado das 16h30 para às 15h.[164]

Em 5 de dezembro a emissora anuncia a contratação de Rafael Cortez repórter do Custe o Que Custar (CQC), da Band, para apresentar o reality de talentos Got Talent Brasil versão brasileira do Britain's Got Talent, formato da Fremantle Media que substitui o reality musical Ídolos. Got Talent Brasil tem previsão de estreia para março ou abril de 2013.[165][166]

No dia 10 de dezembro a emissora anuncia o fim depois de sete anos do programa dominical Tudo é Possível apresentado desde 2009 por Ana Hickmann. "Com os esforços concentrados no ‘Programa da Tarde’, a Record definiu que o programa 'Tudo é Possível' deixará de ser exibido no próximo ano", diz um trecho do comunicado da emissora. Segundo o canal o Programa da Tarde, também apresentado por Ana Hickmann, que em 2013 foi exibida em HDTV e em novo estúdio a partir do dia 14 de janeiro. O último Tudo é Possível foi ao ar em 30 de dezembro.[167]

No dia 18 de dezembro exibe, às 0h, na sessão Especial Record de Literatura, o telefilme O Milagre dos Pássaros, baseado na obra de Jorge Amado. O elenco conta com Giselle Itié como Sabô, Fernando Pavão como Ubaldo Capadócio, José Dumont como Capitão Lindolfo Ezequiel, Cristiana Ferreira como Valdelice, Luciana Fernandes como Romilda e Aline Nepomuceno como Rosecler. O Milagre dos Pássaros é uma pareceria da Record com a produtora Contém Conteúdo.[168]

No dia 20 de dezembro é exibido, às 0h, o telefilme A Tragédia da Rua das Flores, na sessão Especial Record de Literatura, baseado na obra de Eça de Queiroz. O especial tem direção de Del Rangel e contou no elenco com Arthur Aguiar, Daniella Galli, Jonas Bloch, Gabriela Durlo, Marco Antônio Pâmio, Guilherme Lopes e Bukassa Kabengele respectivamente nos papéis de Victor, Jô Lisboa, Timóteo, Ana, Agenor, Dâmasco e Dr. Caminha. O especial é produzido pela Ink.[169]

Segundo dados do Ibope, mesmo enfrentando baixa audiência em 2012, a emissora encerra o ano na vice-liderança, no ranking de audiência, com 6,2 pontos, contra 5,6 do SBT. Em 2011, a Record, encerrou o ano com 7,2 pontos, ou seja em 2012, a emissora caiu drasticamente 1 ponto na Grande Sao Paulo.No PNT tambem encerrou 2012 na vice-liderança com media nacional de 6 pontos mas tambem caiu comparado a 2011 estando tecnicamente empatada com o SBT que fechou com 5,5 pontos.

2013[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de janeiro iniciou-se a reprise da minissérie bíblica Sansão e Dalila, na faixa das 21h, encerrando-se em 29 de janeiro. No dia 6 de janeiro, a emissora muda a grade dominical para substituir o Tudo É Possível extinto na semana anterior. O desenho Pica-Pau ganha mais uma hora, o Tudo a Ver volta ao ar antecedendo o Programa do Gugu, mas a revista passa a ser produzida pela linha de shows, deixando de ser subordinada ao departamento de jornalismo da emissora. No dia 14 de janeiro, foi ao ar a primeira edição do Programa da Tarde em HDTV.

No dia 27 de janeiro, o jornalismo da emissora se mobilizou na cobertura da Tragédia de Santa Maria, ocorrida após um incêndio em uma casa noturna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul com um plantão especial mediado por Reinaldo Gottino. A cobertura da tragédia acabou atrasando atrasando o Tudo a Ver que só durou 22 minutos no ar. O Programa do Gugu também teve entradas ao vivo de Santa Maria e o Domingo Espetacular revezou suas pautas já programadas com links ao vivo da cidade gaúcha.

No dia 28 de janeiro, devido aos bons índices de audiência na Grande São Paulo, o Cidade Alerta de Marcelo Rezende passou a ser exibido em rede nacional.

No dia 30 de janeiro, estreou a minissérie bíblica José do Egito da autora Vivian de Oliveira (a mesma do sucesso Rei Davi). O último episódio foi ao ar em 9 de outubro.

No dia 4 de fevereiro, houve duas estreias na emissora. A nova temporada da série CSI: Nova York e a primeira da série inédita Grimm. No dia 9 de fevereiro, Legendários estreia em HDTV sua quarta temporada.

No dia 20 de março, a jornalista Ana Paula Padrão deixa a bancada do Jornal da Record e consequentemente a emissora após 4 anos.[170] A rescisão foi em comum acordo e a jornalista Adriana Araújo, que apresentou o telejornal entre 2006 e 2009 retornou para a função em 26 de março.[171]

No dia 1 de abril, o Câmera em Ação que era exibido nas noites de domingo como quadro no Domingo Espetacular, volta a ser exibido como programa solo nas noites de segunda-feira. No dia 2 de abril, estreou na emissora a primeira temporada do show de talentos Got Talent Brasil, com apresentação de Rafael Cortez. Ainda no mesmo dia estreou a temporada inédita da série Smash, de Steven Spielberg. No dia 14 de abril, ocorreu a estreia da segunda temporada de Ídolos Kids, com a apresentação de Cássio Reis. Diferentemente da temporada anterior (que era apresentada nas noites de quarta), essa foi apresentada no início das tardes de domingo.

No dia 6 de maio, a TV Nativa de Pelotas, RS comunicou sua desfiliação a Rede Record. O motivo da mudança seria o espaço maior para a produção local que a emissora jovem dará a emissora. A direção da TV Nativa disse que várias emissoras estariam interessadas inclusive a própria Record para a renovação de seu contrato. A TV Nativa rescindiu com a Record no dia 28 de junho, e passando a retransmitir o sinal da Top TV.

No dia 20 de maio, encerrou-se a exibição da telenovela Balacobaco. Em seu lugar, no dia seguinte, estreou a novela Dona Xepa, escrita por Gustavo Reiz e inspirada na peça teatral homônima de Pedro Bloch. A telenovela é um remake da telenovela homônima apresentada em 1977 pela Rede Globo.

No final da tarde de 7 de junho de 2013 a Rede Record anunciou em um comunicado à imprensa a rescisão de contrato de forma acordada com Gugu Liberato - o compromisso teria mais quatro anos. No texto, o canal diz que "a emissora e o apresentador consideram que o período de convivência profissional foi proveitoso para ambas as partes e atingiu seus objetivos", e "ofereceu todas as condições para que Gugu e sua equipe desempenhassem o seu trabalho".[172] A notícia sobre a saída de Gugu da Record veio à tona no início da tarde do dia anterior através do portal UOL em um texto assinado pelo jornalista Ricardo Feltrin em que dizia que "Gugu não via mais condições de fazer o programa, uma vez que a emissora cortou praticamente toda sua verba de produção" além de ter sido pressionado nos meses anteriores a "reduzir os gastos de sua atração e até aceitar uma redução no seu salário, estimado em R$ 3 milhões".[173] O último Programa do Gugu foi ao ar em 9 de junho de 2013 totalmente gravado, e com uma rápida despedida do apresentador, agradecendo a Record e sua equipe.[174] O programa O Melhor do Brasil, de Rodrigo Faro, que até então era exibido aos sábados, passou a ocupar o horário do Programa do Gugu em 16 de junho de 2013.[175] No dia 8 de junho, o apresentador Rodrigo Faro anunciou durante o encerramento de O Melhor do Brasil a transferência do programa para os domingos a tarde, no mesmo horário que foi ocupado pelo Programa do Gugu desde 2009, o que foi confirmado oficialmente pela emissora no mesmo dia.[176]

No dia 15 de junho, a emissora faz mudanças na sua grade de sábado em substituição a O Melhor do Brasil, que migrou para os domingos. A série Todo Mundo Odeia o Chris voltou ao ar e passou a ser exibida as 15h após o desenho Pica-Pau; as sessões de filmes Cine Aventura e Cine Maior passam a ser exibidas uma na sequência da outra; o reality Ídolos Kids (em sua reta final de exibição) passou a ser exibido aos sábados às 19h30, seguido pelo Jornal da Record, às 20h30, CSI: Miami, às 21h15, e Legendários, às 22h15. Essas alterações duraram até o dia 30 de junho, quando a grade foi novamente alterada com a estreia de A Fazenda 6. A sessão de filmes Cine Maior passou a ser apresentada às 20h30, logo após o Jornal da Record, que agora começa às 19h45; O reality-show A Fazenda passava a ser exibido às 22h15, sendo sucedido pelo Legendários, que voltava ao seu o horário anterior.Com o término do reality o programa apresentado por Mion retorna ao horário das 22h15 em 05 de outubro.

Em 18 de junho, um grupo de vândalos depredou, pichou e incendiou uma unidade móvel de jornalismo da Rede Record, ganhando grande repercussão e se tornando um dos principais "símbolos" da violência sofrida pela imprensa durante os protestos. O veículo servia de apoio para equipes em entradas ao vivo e serviu para mostrar, horas antes, a tentativa de invasão à Prefeitura de São Paulo durante mais uma noite de grande manifestação popular.[177] A tentativa de tombar o veículo e o incêndio foi mostrado ao vivo por Band News e Globo News. A CNN International deu um rápido Breaking News com imagens plugadas do canal de notícias da Rede Bandeirantes, emissora brasileira que mais tarde, durante um Plantão, repetiu à exaustão as imagens do fogo no veículo.[178] A Rede Globo classificou o ataque como "uma atitude lamentável"; "prejudicando o trabalho da imprensa, que nos últimos dias não tem feito outra coisa se não levar ao público as imagens dos protestos e as reivindicações dos manifestantes", disse William Bonner no Jornal Nacional.[179] No dia seguinte, no telejornal local SPTV 2º edição, o apresentador Carlos Tramontina leu um comunicado da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) em que lamenta o ocorrido; "atos de extrema violência, como a destruição do carro de transmissão da TV Record, buscam intimidar o trabalho da imprensa e configuram grave atentado ao livre exercício do jornalismo".[180] Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ataque a equipe da Record provocou divergência entre as equipes do prefeito de São Paulo e do Governador do Estado, que antes tinham decidido não chamar a Polícia Militar para conter os manifestantes que tentavam invadir a prefeitura.[181]

No dia 23 de junho, ocorreu a estreia da sexta temporada do reality-show A Fazenda, sob o comando de Britto Júnior.

No início de julho, em mais uma medida em meio a reformulação na emissora, com demissões de vários funcionários e enxugamentos de custos, Luiz Cláudio Costa, que era o diretor da TV Record Brasília, assume a presidência da emissora em substituição a Alexandre Raposo, e Marcelo Silva, então diretor do Recnov, assume a vice-presidência artística e programação, no lugar de Honorilton Gonçalves.[182] Um mês antes de sua demissão, Gonçalves deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que deu grande destaque na seção "Ilustrada" para a reestruturação da Rede Record e informou que até o dia 4 de junho, 5% dos cerca de 6.000 funcionários das bases da rede em São Paulo e no Rio foram demitidos. Gonçalves disse que o canal estava "cortando na carne" para se adequar ao atual cenário econômico do país, que anda estagnado.[183][184] Em uma análise, o jornal disse "foi a queda na publicidade do comércio varejista, neste início de ano, que levou ao corte de custos na Record". Para a Folha, "a redução no consumo das famílias no país atingiu diretamente o varejo, que reagiu diminuindo os anúncios em TV aberta, onde tem papel central". A publicação também observa que "para voltar a crescer em receita, a Record dependeria da retomada no crescimento do país".[185]

No dia 4 de julho, a emissora ganha mais uma filial, trata se da TV Record Bahia Itabuna localizada em Itabuna, BA. A antiga Record News Nordeste passará a cobrir 48 cidades do interior baiano contando com programas nacionais gerados de São Paulo, estaduais gerados de Salvador além da programação local com a versão local do Balanço Geral apresentada por Tom Ribeiro.

No dia 1 de setembro, a emissora inicia as comemorações pelo seu 60º aniversário, estreando sua nova vinheta inter programas, selo de encerramento e marca d'água com o logotipo comemorativo Record+60. Em 21 de setembro,o Cidade Alerta ganhou uma edição especial aos sábados, denominada Cidade Alerta Especial.

Em 25 de setembro, sucedendo Dona Xepa, estreou a novela Pecado Mortal de autoria de Carlos Lombardi, que faz sua estreia na emissora. A trama se passa nos anos 70 e retrata a contravenção do jogo do bicho e a chegada dos traficantes aos morros do Rio de Janeiro.

Em 27 de setembro, a emissora completa 60 anos de fundação e comemorou o êxito da "era Macedo". A Record saiu de 1,5 ponto de audiência diária em 1993, para 6,5 pontos em 2013.[186] Em 24 de setembro, o canal é homenageado no Congresso Nacional em sessão solene em que estiveram presentes deputados, senadores, parte do elenco da emissora, representantes das filiais e afiliadas da, além do presidente da rede, Luiz Cláudio Costa.

Em 30 de setembro, iniciou nas noites de segunda-feira a reprise do seriado A Lei e o Crime.

Em 1 de outubro, estreou a nova temporada do Aprendiz denominada Aprendiz - O Retorno marcando a volta de Roberto Justus ao comando da atração e reunindo na mesma edição participantes que tiveram destaque nas edições anteriores do reality apresentadas por Justus e João Dória Jr. Em 4 de outubro, a série inédita Go On - Seguindo em Frente estreia nos fins de noite de sextas-feiras. Em 16 de outubro, estreou a série A Bíblia inédita na tv aberta do Brasil que já foi vista por mais de 160 milhões de telespectadores em todo o mundo sendo o maior fenômeno de audiência do ano nos EUA e de grande repercussão nas redes sociais. O último episódio da série foi ao ar em 18 de dezembro.

Em 10 de novembro, estreou o Domingo da Gente, tendo Adriane Galisteu como apresentadora do primeiro programa que terá um rodízio de artistas no comando do programa como Ticiane Pinheiro, Geraldo Luís, Scheila Carvalho. Em 13 de novembro, os diretores da Record e de outras três emissoras assinaram contrato com o instituto alemão GFK que passará a medir a audiência da tv aberta no Brasil que vai concorrer com o IBOPE[187]

Em 29 de novembro, um incêndio no Memorial da América Latina, que fica ao lado da sede geradora da Rede Record, em São Paulo, fez a emissora dispensar a maioria de seus funcionários mais cedo.[188][189] A fumaça do incêndio invadiu corredores, salas, estúdios e a tubulação de ar condicionado central, infestando ilhas de edição e sonorização, colocando o funcionamento da emissora em "piloto automático". O estúdio do Cidade Alerta também foi tomado pela fumaça e, naquele dia, foram raras as aparições de Marcelo Rezende, que foram feitas da redação de jornalismo do canal. Na abertura da atração, o apresentador contou a situação da Record e disse que era impossível continuar ali. Ele chamou a maioria dos intervalos comerciais ao vivo e, a partir das 17h50, o Cidade Alerta passou a reprisar material do Repórter Record e Câmera em Ação. As poucas intervenções de Rezende, como chamada para comerciais e encerramento, foram gravadas. O Jornal da Record foi ao ar normalmente, às 20h40, quando a fumaça já tinha sido dispersa.[190]

Em 1 de dezembro, em comemoração aos seus 60 anos, a emissora exibe, às 23h15, A Nova Família Trapo, nova versão de Família Trapo, seriado que fez sucesso na década de 60 foi percursor outros sitcom no Brasil. Com texto de Letícia Dornelles, direção geral de Ignácio Coqueiro, A Nova Família Trapo contou em seu elenco com Rafael Cortez, Bárbara Borges, Patrycia Travassos, Raul Gazolla, Daniel Erthal, Cacau Melo e Kátia Moraes. O especial foi co-produzido com a produtora Panorâmica.[191]

Em 8 de dezembro, é exibido, às 23h15, o especial Tá Tudo em Casa, que gira em torno da vida de um casal pouco convencional, em que João abandona a carreira para ser dono de casa e cuidar dos filhos, enquanto Maria, uma executiva de sucesso, toma as rédeas da família. Juliana Silveira e Gustavo Rodrigues protagonizaram o seriado, que tem textos da de Letícia Dornelles e direção geral de Edgard Miranda.[192]

Em 15 de dezembro, às 23h15, a emissora apresenta Pa Pe Pi Po Pu, com texto de Rosana Hermann e Antônio Guerreiro, o especial conta em seu elenco com os seguintes nomes: Cássio Scapin, Fábio Nunes, Gianne Albertoni, Sandro Rocha, Bruno Padilha, Giselle Policarpo, Stella Freitas e Babu Santana.[193]>

Em 17 de dezembro, é apresentado, às 23h30, Casamento Blindado, baseado no best-seller homônimo de Cristiane e Renato Cardoso e roteirizado por Bosco Brasil, o especial, uma comédia romântica, teve direção geral de Del Rangel.[194]

Em 20 de dezembro, a emissora exibe, no final da noite, o telefilme O Amor e a Morte, escrito por Marcílio Moraes e baseado na temática de quatro contos de Thomas Mann: A Morte, Desejo de Felicidade, A Queda e Anedota.[195][196]

Em 22 de dezembro, é exibido, às 23h15, Noite de Arrepiar, com texto de Bosco Brasil, o especial contou em seu elenco com Castrinho, Bemvindo Sequeira, André Mattos, Cristina Pereira, Solange Couto, entre outros.[197]

Em 22 de dezembro, estreou, no final da noite, a nova temporada de 50 por 1 de nome Águas do Brasil, desta vez com viagens pelos vários rios no interior do país.

Fecha 2013 em segundo lugar segundo dados do IBOPE pela sétima vez seguida.A Record encerrou o ano com média de 6,1 pontos na Grande São Paulo e 5,5 pontos no PNT. Porém teve um ano irregular sofrendo com a forte concorrência das mídias alternativas(os OCNs) e perdeu um décimo em SP se comparado a 2012 quando teve média anual de 6,2 pontos.Já na média nacional perdeu 5 décimos se comparado a 2012 quando teve média anual de 6 pontos.

2014[editar | editar código-fonte]

Em 5 de janeiro, estreia Spartacus, inédita na TV aberta do Brasil. A série conta a história de Spartacus, um bravo gladiador escravizado e forçado a lutar diariamente para salvar sua vida. Arrancado dos braços da mulher que ama, demonstra força e habilidades nunca antes vistas pelos amantes das batalhas em arenas, o que o torna uma espécie de lenda entre os romanos. A série é exibida semanalmente, aos domingos, às 23h15.[198]

Em 14 de janeiro, estreia Breaking Bad, série americana aclamada pelo público e pela crítica, vencedora de importantes prêmios e considerada uma das melhores séries de Televisão de todos os tempos. Breaking Bad conta a história de um professor de química que se transforma em produtor de metanfetamina depois de receber um diagnóstico de câncer terminal. A Record fez uma grande campanha de divulgação para a série, com teasers, chamadas, reportagens no Jornal da Record e ações no Cidade Alerta, além de colocar uma réplica do trailer de Walter White para circular pelas principais ruas e avenidas de São Paulo. Breaking Bad é exibida de segunda a sexta-feira às 23h15.[199][200][201][202][203]

Em 22 de janeiro, estreia Milagres de Jesus, quinta minissérie bíblica da emissora, mas desta vez cada um dos 18 episódios tem começo, meio e fim. Com texto de Vivian de Oliveira, direção geral de João Camargo, conta em seu elenco nomes como Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Floriano Peixoto, Gracindo Júnior, Jonas Bloch, Roberto Bomtempo, Thierry Figueira e Rafaela Mandelli.[204] Cada episódio tem um custo médio de R$ 900 mil, totalizando R$ 16 milhões. Milagres de Jesus é a primeira minissérie bíblica do canal com produção terceirizada, co-produzida com uma produtora, no caso a Academia de Filmes.[205]

Em 3 de fevereiro, a emissora faz alterações importantes no horário nobre. Sua principal e única faixa de novelas é antecipada para às 21h30, com Pecado Mortal,[206] e a linha de shows, que conta com exibição de séries americanas neste começo de ano, para às 22h30. Neste mesmo dia estreia, às 22h30, a norte-americana Once Upon a Time, Era uma Vez. A série é exibida às segundas, terças, quintas e sextas.[207]

Em 5 de fevereiro, Câmera Record estreia nova temporada em novo dia e horário. O jornalístico apresentado por Marcos Hummel, que desde a estreia, em 2008, era exibido às sextas-feiras, passa para às quartas, às 22h45, logo após a minissérie bíblica Milagres de Jesus.[208]

Em 6 de fevereiro, a emissora transmitiu em conjunto com a Record News os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 realizados em Sóchi, Krasnodar na Rússia dedicando 26 horas às transmissões,um tempo menor em comparação a emissora jornalística,que dedicou 201 horas ao evento; também foi menor em relação à cobertura exclusiva da emissora em 2010 em Vancouver e também pelo fato da emissora ter dividido o evento com as concorrentes Globo e Band.O evento terminou em 23 de fevereiro.

Em 18 de março,em coletiva na sede da emissora em SP,ocorreu o lançamento da nova programação com novidades no jornalismo como a cobertura jornalística da Copa e das eleições,entretenimento com a estreia do Programa da Sabrina e dramaturgia como a novela Vitória.

Em 22 de março,estreou ao vivo o Domingo Show,com o comando Geraldo Luís mesclando jornalismo e entretenimento.

Em 22 de abril,estreou o Aprendiz Celebridades,sob o comando de Roberto Justus reunindo pela primeira vez pessoas famosas numa mesma edição.

Em 26 de abril,estreou nas noites de sábado o Programa da Sabrina,primeira atração solo de Sabrina Sato na emissora.

Em 27 de abril,estreou o Hora do Faro,novo programa de Rodrigo Faro nas tardes de domingo sob direção de Ignácio Coqueiro.

Em 28 de abril,estreou nas noites de segunda o jornalístico Repórter Record Investigação, com Domingos Meirelles.

Em 9 de maio,estreou nas noites de sexta o Me Leva Contigo, com Rafael Cortez.

Em 23 de maio,o apresentador Luiz Bacci deixa a Record e se transfere para a Rede Bandeirantes.Bacci estava na emissora desde 2010 e já comandou vários jornalísticos da emissora na capital carioca e estava desde fevereiro no comando da edição da tarde do Balanço Geral em São Paulo além de apresentar o Cidade Alerta aos sábados.[209]

Em 30 de maio,a jornalista Fabiana Scaranzi deixa o comando do Domingo Espetacular e consequentemente a emissora após uma reunião em que ambos decidiram não renovar o contrato que estava terminando.Fabiana estava na Record desde 2008 no comando da revista dominical além de ser uma das apresentadoras eventuais do Jornal da Record.Thalita Oliveira assume a vaga de Fabiana no dominical e Manuela Queiroz(vinda da TV Record Goiás) assume o bloco de esportes do Fala Brasil bem como sendo uma das apresentadoras do telejornal.[210]

Em 31 de maio,o narrador e apresentador Maurício Torres morre em São Paulo de uma infecção generalizada sendo que anteriormente foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.Torres iniciou sua carreira na Rádio Globo Rio de Janeiro como plantonista e trabalhou como narrador e apresentador no canal Sportv e na Rede Globo(onde cobriu 2 copas do mundo e documentou vários títulos do voleibol brasileiro).Estava na Record desde 2005 e narrou vários eventos como os Jogos Olimpícos de Inverno de 2010 em Vancouver e de 2014 em Sochi,os Jogos Pan Americanos de 2007 no Rio e de 2011 em Guadalajara e os Jogos Olimpícos de 2012 em Londres e atualmente apresentava o Esporte Fantástico.[211]

Em 2 de junho,estreia a novela Vitória de autoria de Cristianne Fridman,substituindo Pecado Mortal que terminou na sexta-feira anterior.

Em 18 de junho,a emissora acerta o retorno do apresentador Gugu Liberato 1 ano após ter deixado o canal.Gugu volta dessa vez num contrato de parceria ficando a Record com 70% dos lucros e o animador com 30% além de ganhos com ações de merchandising no formato semelhante ao dos últimos anos dele no SBT.Gugu vai comandar programas de temporada como um reality-show no início de 2015 nas noites de terça e quinta e as gravações ocorrerão nos estúdios da produtora do apresentador a GGP sendo que a Record arcará com os custos da atração.[212] Além disso,também houve acerto na questões estrutural e operacional podendo inclusive utilizar os estúdios da GGP como complemento dos existentes na sede do canal para gravação de outros programas do da emissora(inclusive viabilizando transmissões ao vivo) além do que o próprio Gugu apresentar.[213]

Em 26 de agosto,a emissora anuncia o retorno de Paulo Franco que já trabalhou no canal entre 1998 e 2009 período na qual implantou vários programas de sucesso e colocou a Record na vice-liderança nacional em 2007.Paulo que estava nos canais Fox chega para para assumir a Superintendência Artística e de Programação do canal respondendo diretamente a Marcelo Silva - vice-presidente Artístico e de Programação da emissora, que foi o principal articulador da negociação.[214]

No dia 14 de setembro, estreou a sétima temporada do reality-show A Fazenda, com o comando de Britto Júnior.

Em 30 de setembro,estreou a minissérie Plano Alto de autoria de Marcílio Moraes. Na mesma noite,estreou o seriado Alphas.

Em 3 de novembro, a repórter Fabíola Gadelha estreia no comando da edição matutina do Balanço Geral em São Paulo. Ela continua apresentando o Cidade Alerta aos sábados.

Em 4 de novembro, a emissora anuncia a contratação do apresentador César Filho que estava no SBT.[215]

Em 1 de dezembro, estreou a série Conselho Tutelar de 5 capítulos numa co-produção da Record com a produtora Vison Digital sendo a primeira produção da Record captada na tecnologia 4K.

No dia 12 de dezembro, foi ao ar o especial Manual Prático da Melhor Idade, comédia escrita por Renê Belmonte que conta a história de quatro senhoras da terceira idade que levam a vida com muita disposição, paixão e com expectativa de grandes aventuras.

No dia 16 de dezembro, foi ao ar a primeira parte do especial Família Record gravado no Teatro Record reunindo todo o elenco da emissora no tradicional amigo secreto do Hoje Em Dia que foi ao ar a noite além de atrações musicais.

Em 19 de dezembro, a emissora em comunicado a imprensa anuncia mudanças no Hoje Em Dia para 2015 que será completamente reformulado e reformatado. Os apresentadores César Filho, Ana Hickmann e Renata Alves assumem o comando do matinal a partir de 12 de janeiro nos lugares de Celso Zucatelli, Chris Flores e Eduardo Guedes que serão aproveitados em outros projetos da emissora. Dalton Rangel é um dos novos colaboradores na área da culinária; Dr. Antônio Sproesser (saúde), Gustavo Sarti (moda) e Mariana Leão (Rio de Janeiro) seguem na atração. Com isto, Ana deixa o Programa da Tarde.[216] No mesmo dia, foi ao ar o especial Onde Está Você?, escrita por Carla Piske. A trama fala sobre a jornalista Trude Ribeiro, que ajuda dona Marluce, uma senhora humilde do piscinão de Ramos, a encontrar a filha, Marcelly, que supostamente vive na Itália. Quando encontra Marcelly, Trude descobre que a realidade pode ser um fardo pesado demais para se carregar.

Em 22 de dezembro, o jornalismo da emissora levou ao ar a Retrospectiva dos Famosos com os acontecimentos que marcaram o ano no mundo das celebridades com a apresentação de Janine Borba e Salcy Lima.

Em 23 de dezembro, foi ao ar a segunda parte do especial Família Record reunindo todo o elenco da emissora na continuidade do tradicional amigo secreto e atrações musicais.

Em 26 de dezembro, foi ao ar o especial Amor Custa Caro escrito por Renê Belmonte. Nele, Vinícius se apaixona por Raquel numa viagem à Búzios. Os dois sentem uma forte ligação, porém Raquel tem namorado, que não foi junto... podem ser amigos? Vinícius diz que sim, e acabam passando boa parte das férias juntos. Quando a viagem chega perto do fim, Vinícius não aguenta e diz que acabou se apaixonando por ela que briga com ele,já que não fazia parte do combinado, mas ela confessa que também se envolveu. Os dois se beijam. Raquel confessa que está dividida, mas a relação com o namorado não era a mesma e que voltando para o Rio vai terminar tudo e ficar com Vinícius. Os dois fazem juras de amor e combinam de se encontrar no Rio assim que resolva sua situação com o outro. Mas antes que possam se reencontrar, uma tragédia acontece.

Em 29 de dezembro, o jornalismo da emissora leva ao ar a Retrospectiva 2014 com as imagens e acontecimentos que marcaram o ano no Brasil e no mundo com a apresentação de Domingos Meirelles.

Segundo o IBOPE, considerando-se apenas a média-dia(7h-0h), a Record fecha 2014 em segundo lugar pelo oitavo consecutivo na Grande São Paulo e no PNT. Pelo PNT, a emissora fecha com 5,4 pontos perdendo 1 décimo em relação a 2013(quando teve 5,5 pontos). Na Grande São Paulo, fecha com 6,2 pontos ganhando somente 1 décimo em relação a 2013(quando fechou com 6,1 pontos). Nos últimos 10 anos, a rede de Edir Macedo cresceu 50% indo de 4,2 pontos em 2004 para 6,2 pontos em 2014 tendo o pico de 8,3 pontos em 2008. Já considerando as 24 horas do dia, a Record termina o ano atrás do SBT na Grande São Paulo ficando com 4,8 pontos ante 4,9 da concorrente direta. Também deverá ficar atrás dela no PNT também na média das 24 horas.

2015[editar | editar código-fonte]

Em 2 de janeiro, a sessão de filmes Super Tela migrou das noites de quarta-feira para as de sexta-feira, após a novela.

Em 5 de janeiro, iniciou a reprise da primeira temporada da minissérie Milagres de Jesus exibida nas noites de segunda à quinta como forma de aquecimento para a segunda que estreará em 2015. Na mesma noite,estreou a segunda temporada de Grimm.

Em 6 de janeiro, estreou a nova temporada de CSI Miami.

Em 7 de janeiro, estreou a série Chicago PD, inédita na TV aberta do Brasil.

Em 8 de janeiro, estreou a nova temporada de CSI Investigação Criminal.

Em 11 de janeiro, estreou aos domingos a noite o Repórter Em Ação, novo jornalístico que traz as melhores reportagens da emissora com apresentação de Celso Freitas. Na mesma noite, estreou a nova temporada de Roberto Justus + que passou a ir ao ar aos domingos a noite.

Em 12 de janeiro, estreou a nova fase do Hoje Em Dia apostando na informação em tempo real, na prestação de serviço e no melhor do entretenimento com o comando de César Filho, Ana Hickmann e Renata Alves.

Em 2 de fevereiro, estreou a segunda e última temporada da minissérie Milagres de Jesus com 14 capítulos no ar de segunda a quinta no mesmo horário das 22h30, encerrando-se no dia 24 de fevereiro.

Em 5 de fevereiro, na coletiva de lançamento da programação da emissora dentre as novidades, foi anunciada a contratação do confeiteiro Buddy Valastro, que tem grande repercussão na série Cake Boss, no canal à cabo Discovery Home & Health e que vai comandar um reality que vai escolher o(a) confeiteiro(a) que será responsável pela filial da loja de Buddy que será aberta no Brasil.No evento. a emissora lançou seu novo slogan: Record, uma TV aberta para o novo

Em 25 de fevereiro, estreou o programa Gugu, atualmente exibido ao vivo às terças, quartas e quintas feiras.[217]

Em 5 de março, a Rede Record e a apresentadora Xuxa Meneghel, reuniram vários jornalistas para uma coletiva na sede da emissora,[218] e a apresentadora depois de várias negociações assina contrato com a emissora[219] com duração de 3 anos e deverá ter 2 programas:um diário ao vivo e outro semanal. Ambos devem ser gravados do RecNov no Rio de Janeiro.[220]

Em 23 de março, estreou no horário das 20h30, a novela Os Dez Mandamentos [Essa novela da autora Vivian de Oliveira [221] que é a primeira novela do mundo inspirada na Bíblia bateu o jornal nascional e novela das nove [222]. Devido a ida do horário de novelas para 20h30, o Jornal da Record passou para o horário de 21h30.

Em 31 de março, é anunciada a volta do apresentador Luiz Bacci, dez meses depois de sua saída. Bacci comanda atualmente a edição manhã do Balanço Geral em São Paulo e participa do Cidade Alerta tanto em reportagens como ancorando o programa policial aos sábados.[223]

No dia 15 de junho, estreou a série Na Mira do Crime de 4 capítulos. Produzida pela Fox, ela conta a rotina de um apresentador de um programa policial.

Em 16 de junho, a emissora anuncia o fim do Programa da Tarde com o início dos Jogos Pan-Americanos de Toronto sendo que após os mesmos,o horário será ocupado por 2 novelas. Britto Júnior vai se dedicar ao novo programa rural ,aos domingos, por sua vez Ticiane Pinheiro será deslocada para o Hoje Em Dia. Celso Russomano com o quadro Patrulha do Consumidor também será deslocado ao matinal e também fará várias reportagens para o Cidade Alerta.

Entre os dias 10 e 26 de julho, transmitiu em conjunto com a Record News os Jogos Pan-Americanos de 2015 realizados em Toronto no Canadá.

Em 27 de julho, estreou na faixa das 14h45, o novo horário de reprises do canal com as novelas Prova de Amor de 2005 e Dona Xepa de 2013. Com a mudança, o Balanço Geral e a faixa local da emissora vai até 14h45 e o Cidade Alerta passou a começar as 16h45.

No dia 17 de Agosto, estreou o programa Xuxa Meneghel, apresentado pela apresentadora Xuxa e exibido ás segundas-feiras.

Em 23 de setembro, estreou a oitava temporada de A Fazenda, agora com a apresentação de Roberto Justus.

No dia 29 de setembro, reestreou o reality show Troca de Família, mas agora com a apresentação de Chris Flores.

Em 30 de setembro, estreou na faixa das 22h15, o novo programa da Record. A Batalha dos Confeiteiros Brasil, com a apresentação do grande confeiteiro Buddy Valastro, mais conhecido como Cake Boss.

Durante os dias 8, 9 e 10 de dezembro ocorrem ás 22h30 as grandes finais de A Fazenda 8, Batalha dos Confeiteiros Brasil e Troca de Família.

Nos dias 15 e 16 de dezembro foram exibidos ás 22h30 os especiais de fim de ano Zezé di Camargo e Luciano e Isso eu Faço comandado por Rodrigo Faro.

2016[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro, a emissora reúne seu elenco e os jornalistas para apresentar as novidades da emissora para 2016 no jornalismo, dramaturgia e no entretenimento. Dentre elas, a contratação do humorista Fábio Porchat para um programa nos fins de noite da emissora.

Em 4 de abril, estreou a nova temporada da novela Os Dez Mandamentos em co-produção com a Casablanca.

Em 31 de maio, estreou a novela Escrava Mãe, reabrindo o horário de novelas às 19h30min.

Em 25 de junho, estreou o Batalha dos Cozinheiros, o segundo programa de Buddy Valastro na emissora.

Em 5 de julho, estreou a novela A Terra Prometida, substituindo a nova temporada da novela Os Dez Mandamentos.

Entre os dias 3 e 21 de agosto, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 realizados no Rio de Janeiro. Ao contrário da edição anterior, os direitos foram divididos com as redes Globo e Band além da Record News do mesmo grupo.

Em 24 de agosto, estreou o Programa do Porchat. O talk show comandado pelo humorista Fábio Porchat numa co-produção da Record com a produtora Eyeworks vai ao ar de segunda a quinta nos fins de noite.

Referências

  1. Mauricio Stycer (6/9/2013). «Livro de Edir Macedo apresenta uma terceira versão da venda da Record por Silvio Santos». UOL. Consultado em 3/8/2016. 
  2. Ricardo Xavier (2000). «Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação». Museu da TV. Consultado em 10/8/2016. 
  3. Rede Record (2012). «História - Rede Record». Portal R7. Consultado em 10/8/2016. 
  4. Incêndio no Grande Avenida deixa 17 mortos Folha de S.Paulo - arquivo do Jornal Notícias Populares
  5. «Corpo de Bombeiros São Paulo». Consultado em 21/01/2009. 
  6. http://torcedores.com/noticias/2014/09/bau-da-tv-relembre-como-era-o-futebol-sbt BAÚ DA TV: RELEMBRE COMO ERA O FUTEBOL NO SBT - Torcedores.com
  7. Werneck, Antônio (31 de maio de 2012). «PF: compra da Record pode ter sido irregular». O Globo. Consultado em 28 de janeiro de 2015. 
  8. http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/televisao/o-que-edir-macedo-nao-esclareceu-em-entrevista-para-o-sbt/ E a compra da Record? - Radar Online|Veja.com
  9. http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/2749891/edir-macedo-bilionario-devido-doacoes-fieis-diz-bloomberg-businessweek Edir Macedo é bilionário devido a doações de fiéis, diz Bloomberg Businessweek - InfoMoney
  10. http://web.archive.org/web/20141021043020/http://www1.folha.uol.com.br/poder/2007/10/336672-em-entrevista-com-edir-macedo-record-volta-a-criticar-globo.shtml Em entrevista com Edir Macedo Record volta a criticar Globo
  11. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2012/09/1157602-em-livro-lider-da-universal-atribui-sua-prisao-a-influencia-da-igreja-catolica.shtml Em livro, líder da Universal atribui sua prisão à influência da Igreja Católica - Folha/UOL
  12. http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/864623.stm Church makes airwaves - BBC News
  13. http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-08-20/a-volta-de-von-helde-o-bispo-que-chutou-a-santa.html A volta de Von Helde: o bispo que chutou a santa - Portal IG
  14. https://noticias.gospelmais.com.br/bispo-igreja-universal-expressao-ou-da-ou-desce-biblica-32336.html Bispo da Igreja Universal afirma durante o programa “Fala que eu Te Escuto” que a expressão “ou dá ou desce” é bíblica
  15. http://www.conjur.com.br/2007-jun-24/edir_macedo_nao_tirar_video_youtube Edir Macedo e Universal não conseguem tirar vídeo do YouTube
  16. «História da Rede Record». Rede Record. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  17. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0102200505.htm
  18. https://ibopetvaudiencia.wordpress.com/2011/12/27/previa-todo-mundo-odeia-o-chris-3/ Prévia Todo Mundo Odeia o Chris
  19. Folha Online - Record confirma compra de direitos de transmissão da Olimpíada-2012
  20. International Olympic Committee - IOC signs 2010 - 2012 TV rights deal for Brazil
  21. a b c d «A Fazenda repete recorde e vence Globo na final». Folha Online. 24 de agosto de 2009. Consultado em 21 de dezembro de 2009.  Erro de citação: Invalid <ref> tag; name "terraI" defined multiple times with different content
  22. «Record contrata Mylena Ciribelli». Virgula (UOL). 17 de junho de 2009. Consultado em 17 de junho de 2009. 
  23. «Apesar das férias, Record promove três estreias em julho». UOL. 7 de junho de 2009. Consultado em 7 de junho de 2009. 
  24. a b c «Record acusa MP de fornecer documentos sigilosos à Rede Globo». SRDZ. 12 de agosto de 2009. Consultado em 15 de agosto de 2009. 
  25. a b «'Globo' destaca Universal pelo 4º dia; 'Record' promete revidar». Portal Terra. 14 de agosto de 2009. Consultado em 15 de agosto de 2009. 
  26. a b c «Emissoras voltam a guerrear e usam políticos em reportagens simultâneas». Portal Terra. 13 de agosto de 2009. Consultado em 15 de agosto de 2009. 
  27. a b c «Maiores emissoras de TV entram em guerra no horário nobre». Portal Terra. 13 de agosto de 2009. Consultado em 15 de agosto de 2009. 
  28. Anúncio da emissora sobre a aquisição dos Jogos Olímpicos de 2016
  29. http://noticias.r7.com/brasil/noticias/r7-esta-no-ar-conheca-o-novo-portal-20090927.html R7 está no ar: conheça o novo portal - R7.com
  30. Record deixa de exibir Irmã ao Quadrado
  31. Ministério Público do Maranhão. Portal R7 terá que retirar vídeo de striptease de adolescente em escola. Acesso em 24 de dezembro de 2009.
  32. O Imparcial. R7 processado por postar vídeo de strip adolescente dentro de escola. Acesso em 24 de dezembro de 2009
  33. Vooz. R7 terá que retirar vídeo de strip-tease de adolescente. Acesso em 24 de dezembro de 2009
  34. Portal Hoje. aciona Record por veicular imagens de strip de aluna no Maranhão. Acesso em 25 de dezembro de 2009
  35. Helicóptero da Rede Record cai no Jockey Clube em SP - G1
  36. Nota da emissora sobre o acidente de helicóptero - R7
  37. Homenagem da Rede Record as vítimas do acidente - R7
  38. «TV Globo filma queda de helicóptero da TV Record». DN Globo. 10 de fevereiro de 2010. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  39. Helicóptero da Globo pousa em local de acidente para socorrer as vítimas do helicóptero da Rede Record
  40. Record transmite os Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellíin - FolhaOnline
  41. «Estreia de 'O Aprendiz' deixa Record em 3º na audiência». Terra. 16 de abril de 2010. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  42. «Globo perde a liderança do domingo para a Record pela primeira vez». R7. Consultado em 6/09/2010. 
  43. «Procuradora-geral afirma que Rede Record privilegiou Dilma em reportagem». Portal Imprensa. Consultado em 14/10/2010. 
  44. «Reportagem do R7 sobre a anulação das acusações». Portal R7. Consultado em 24/10/2010. 
  45. «Record sai na frente e é a primeira emissora de TV a entrevistar ao vivo Dilma Rousseff». R7. 01/11/2010. 
  46. Daniel Castro (23 de novembro de 2010). «‘Agora é a vez da Record’ é o novo slogan da emissora». Blog do Daniel Castro. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  47. «Record tira afiliada do SBT em Campinas». Na Telinha. 30 de novembro de 2010. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  48. «Record fica em primeiro no Ibope com matéria sobre Silvio Santos». R7. 6 de dezembro de 2010. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  49. «Fala Brasil perde liderança na audiência após 17 meses». R7. 5 de dezembro de 2011. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  50. Diretores da Record comparecem à posse de Dilma Rousseff
  51. Globo corta transmissão da posse de Dilma para não exibir Edir Macedo
  52. Imprensa critica Globo por corte em transmissão da posse de Dilma - R7
  53. Mariana Trigo (4 de janeiro de 2011). «'Sansão e Dalila' é primeira trama inteiramente HD da Record». Terra. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  54. Diego Reis (6 de janeiro de 2011). «Rede Record encurta reprise de Os Mutantes». Portal PS. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  55. «Record divulga nome de nova novela de Cristianne Fridman». Na Telinha. 19 de janeiro de 2011. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  56. «"Guerra de Audiência": Ana Hickmann vence Faustão no Ibope». Na Telinha. 24 de janeiro de 2011. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  57. NaTelinha (18/08/2011). NaTelinha http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/08/18/todo-mundo-odeia-o-chris-sobe-mas-mantem-terceira-colocacao--162127.php.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  58. Daniel Castro (9 de fevereiro de 2011). «Esporte Fantástico substitui Hoje em Dia aos sábados». Blog do Daniel Castro. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  59. Carla Neves (15 de março de 2011). «Ao custo de R$ 250 mil por capítulo, "Rebelde" é a nova aposta da Record no horário das sete». UOL Televisão. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  60. «"Ídolos" estreia quarta temporada na Record». UOL Televisão. 5 de abril de 2011. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  61. http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/conheca-os-finalistas-do-programa-idolos-2011-20110714.html?question=0
  62. Tatiana Contreiras (1 demaio de 2011). «Nova novela da Record, 'Vidas em jogo' terá assassinatos e amigos que ganham na loteria». O Globo. Consultado em 4 de maio de 2011. 
  63. http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/05/24/090053.php
  64. http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/06/28/142227.php
  65. «Programa "E aí, Doutor" tem exibição interrompida». UOL Televisão. 9/09/2011. 
  66. «"E Aí, Doutor?" volta a ser exibido pela Record». Na Telinha. 11/11/2011. 
  67. http://www.dgabc.com.br/Columnists/Posts/69/5688/record-contrata-comandante-hamilton.aspx
  68. http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/05/31/094843.php
  69. «Repórter Record desta sexta-feira (26) mostra o segredo da felicidade». R7 Videos. 26/08/2011. 
  70. http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2011/06/16/datena-deixa-a-band-e-acerta-com-a-record.jhtm
  71. «Datena se despede ao vivo da Rede Record com "até um dia"». 
  72. Jornal Floripa (1 de agosto de 2011). «Record testa William Travassos para substituir Datena». Consultado em 1 de agosto de 2011. 
  73. UOL - Coluna de Flávio Ricco (16 de agosto de 2011). «Reinaldo Gottino substituirá William Travassos no "Cidade Alerta"». Consultado em 16 de agosto de 2011. 
  74. «Após três meses, Record mata o "Cidade Alerta" de novo». F5. 13/09/2011. 
  75. http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/roberto-justus-volta-para-a-record-20110711.html
  76. «Roberto Justus estreia seu novo programa na Record». R7. 17/12/2011. 
  77. «Roberto Justus apresenta o especial "Roberto Justus +" na Record». O Fuxico. 17/12/2011. 
  78. «Em entrevista, Roberto Justus revela detalhes do especial de fim de ano "Roberto Justus +"». Rede Record. 16/12/2011. 
  79. «Roberto Justus se inspira em Oprah para novo programa». O Fuxico. 16/12/2011. 
  80. Renato Kramer (18/12/2011). «"Roberto Justus Mais" estreia bem na Record». F5. 
  81. «Record muda horário nobre e poe Rebelde contra Jornal Nacional». 
  82. «Veja qual o novo horário de programação da Record». R7. 31/10/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  83. «Conheça os finalistas do programa Ídolos». 
  84. «A Fazenda estreia nesta terça com novos animais e prêmio de R$ 2 milhões». 
  85. «"Extreme Makeover Social" estreia nova temporada». 
  86. «Série "Outsourced" estreia na Record neste sábado». NaTelinha. 4/11/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  87. «Dani Bolina é a nova participante da Fazenda». R7. 12 de agosto. 
  88. «'A Fazenda': Dani Bolina é a nova integrante do reality». Terra. 12 de agosto. 
  89. «Duda é expulsa do programa A Fazenda». 
  90. «Para alavancar audiência, Record cria falso mistério sobre a óbvia expulsão de Duda». 
  91. «"A Fazenda 4": A expulsão». Folha.com. 10 de agosto. 
  92. «Programa de TV "A Tarde é Sua, da RedeTV!, fala sobre a polêmica expulsão de Duda em "A Fazenda"». RedeTV!. 10 de agosto. Consultado em 11 de agosto. 
  93. «Assuntos do dia no Twitter - quarta-feira, 10/8/2011». G1. 10 de agosto. Consultado em 11 de agosto. 
  94. «Em comunicado, Record se diz vítima de "campanha de boatos"». F5. 29/08/2011. 
  95. «Edir Macedo ataca revista Veja e nega crise na Record». Portal Imprensa. 12/09/2011. 
  96. «Record encerra cobertura do Pan com recorde de transmissões». R7. 30/10/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  97. «Record adquire Jogos Pan Americanos de 2019». NaTelinha. 27/10/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  98. «João Doria vai revelar sua porção Roberto Justus no novo 'O Aprendiz'». Veja.com. 1/11/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  99. «Novo O Aprendiz dá lições de como empreender e ganhar dinheiro». R7. 1/11/2011. Consultado em 6/11/2011. 
  100. «Janaina Melo vence O Aprendiz e leva R$ 1,5 milhão». R7. 21/12/2011. 
  101. «Janaina de Melo vence oitava edição de O Aprendiz». Terra. 21/12/2011. 
  102. «Após sete anos, Tom Cavalcante deixa a Record». F5. 18/11/2011. 
  103. «Marcas da Vida vai surpreender o público com histórias da vida real». R7. 21/11/2011. 
  104. «"Marcas da Vida" chega ao fim na Record». Na Telinha. 14/12/2011. 
  105. «"A História de Ester" termina com baixa audiência na Record». Na Telinha. 17/12/2011. 
  106. «Gugu lidera e bate Faustão de ponta a ponta». O Fuxico. 12/12/2011. 
  107. «Audiência: Gugu vence Faustão de ponta a ponta pela primeira vez no ano». O Dia Online. 12/12/2011. 
  108. «Disputa de Domingo: Gugu fecha na liderança pela primeira vez; Globo em baixa». Na Telinha. 12/12/2011. 
  109. «Amazônia: O Programa». Rede Record. 
  110. «No primeiro episódio de Amazônia, participantes passam a noite em cima de árvore». Contigo.com.br. 09/01/2012. 
  111. Mauricio Stycer (09/01/2012). «Didático e sem emoção, "Amazônia" tem mais cara de documentário do que reality show». UOL. 
  112. Renato Kramer (09/01/2012). «"Amazônia": tem até miss na floresta!». F5. 
  113. «Tarso Marques vence o reality show "Amazônia", da Record». NaTelinha. 26/03/2012. 
  114. «TV Clube é a mais nova afiliada da Rede Record em Pernambuco». Tudo na Hora. 08/01/2012. 
  115. «Confirmado: Record e Band trocarão de afiliadas em Pernambuco». NaTelinha. 10/11/2011. Consultado em 09/01/2012. 
  116. «Record troca de afiliada em Pernambuco e fica fora do ar». NaTelinha. 09/01/2012. 
  117. «Especial "Rei Davi", a nova minissérie da Record». NaTelinha. 24/01/2012. 
  118. «Minissérie ‘Rei Davi’ estreia nesta terça-feira e traz Leonardo Brício como protagonista da produção de R$ 25 milhões». Extra Online. 24/01/2012. 
  119. «Orçamento milionário». Extra Online. 24/01/2012. 
  120. «Conheça a nova logomarca da Rede Record». R7. 26/02/2012. 
  121. Danil Castro (10/03/2012). «Band estreia nova temporada do CQC e Record, Roberto Justus +». R7. 
  122. «Rodrigo Faro dá selinho em Hebe no programa de Justus». R7. 12/03/2012. 
  123. «Roberto Justus reestreia na Record com talk show». Diário de SP. 12/03/2012. 
  124. «"Roberto Justus +" estreia na Record nesta segunda-feira». NaTelinha. 12/03/2012. 
  125. «Roberto Justus estreia programa na Record nesta segunda». O Fuxico. 12/03/2012. 
  126. «Justus surge relaxado em novo programa: "não sou tão bravo"». Terra. 12/03/2012. 
  127. «Segunda temporada de Rebelde terá vampiros teens». R7. 13/03/2012. 
  128. «‘Rebelde’ terá vampiros na segunda temporada». O Dia Online. 12/03/2012. 
  129. «"Rebelde": Protagonistas ganham novo visual na segunda temporada». NaTelinha. 13/03/2012. 
  130. Flávio Ricco (02/10/2012). UOL http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2012/10/02/record-tira-a-novela-rebelde-do-ar.htm.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  131. José Armando Vannucci (07/03/2012). «Record voltará com “Vidas Opostas” e terá 3 novelas no prime-time». Parabólica JP. 
  132. «Record antecipa o final da novela Vidas Opostas». O Fuxico. 06/06/2012. Consultado em 02/01/2012. 
  133. «Compacto final de "Vidas Opostas" registra baixa audiência na Record». NaTelinha. 12/06/2012. Consultado em 02/01/2012. 
  134. Flávio Ricco (21/03/2012). «Record marca nova estreia do "50 x 1"». UOL. 
  135. Daniel Castro (04/04/2012). «Internet vai mudar a telenovela, diz autor Lauro César Muniz». R7. 
  136. «Record faz coletiva de imprensa com elenco de Máscaras». R7. 03/04/2012. 
  137. «'Máscaras' chega ao fim com quase cem capítulos a menos». Agora São Paulo. 02/10/2012. Consultado em 02/01/2012. 
  138. Nilson Xavier (03/10/2012). «“Máscaras”: repercussão negativa foi sua maior inimiga». UOL. Consultado em 02/01/2012. 
  139. «Lauro César Muniz garante que "Máscaras" foi sua última novela». NaTelinha. 02/10/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  140. «Milhem Cortaz conta detalhes sobre "Fora de Controle"». R7. 07/05/2012. 
  141. «Milhen Cortaz estrela seriado policial na Record». O Dia Online. 08/05/2012. 
  142. «Justiça com as próprias mãos». O Dia Online. 07/05/2012. 
  143. Daniel Castro (15/05/2012). «Record antecipa estreia de A Fazenda e evita jogo do Brasil». R7. 
  144. «“A Fazenda 5” estreia com muitas novidades». Band. 29/05/2012. 
  145. «Audiências: "A Fazenda 5" estreia com média de 17 e fica em segundo». O Globo. 30/05/2012. 
  146. «Com 84% dos votos, Viviane Araújo é a grande vencedora de "A Fazenda 5"». UOL. 29/08/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  147. «Em comunicados, Globo e Record divergem sobre cobertura olímpica». iG. 25/07/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  148. «Record transmite com exclusividade os maiores Jogos Olímpicos da história do Brasil a partir desta quarta». R7. 25/07/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  149. «Câmera em Ação estreia na programação da Record». R7. 28/08/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  150. «Após vários meses, Record define estreia do "Câmera em Ação"». NaTelinha. 23/08/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  151. «Câmera em Ação: O programa». R7. Consultado em 02/01/2013. 
  152. «"Câmera em Ação" volta à grade da Record; "Repórter Record" é extinto». NaTelinha. 23/11/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  153. «"Ídolos" não deverá ter nova temporada; reality do SBT será o substituto». NaTelinha. 29/10/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  154. «Novo ‘Ídolos’ estreia nesta terça: jurados desse e de outros realities falam da dura tarefa de julgar». Extra Online. 04/09/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  155. «Final de Ídolos tem vitória de Everton e participação de Luan Santana». O Fuxico. 14/12/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  156. «Ídolos Kids estreia hoje com muita emoção e histórias divertidas». R7. 05/09/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  157. «Programa da Tarde estreia nesta segunda (10) na tela da Record; não perca!». R7. 10/09/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  158. Vanessa Paes Barreto (05/10/2012). «‘Balacobaco’: Record se rende à classe C e estreia trama popular». Yahoo!. Consultado em 02/01/2012. 
  159. «Balacobaco estreia com festa no Rio de Janeiro». R7. 05/10/2012. Consultado em 02/01/2012. 
  160. Daniel Castro (28/10/2012). «Record reprisa Rei Davi a partir do dia 22 no lugar de Rebelde». R7. Consultado em 02/01/2013. 
  161. «Minissérie "A História de Ester" será novamente reprisada na Record». NaTelinha. 30/11/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  162. «"Fazenda de Verão" estreia com o objetivo de recuperar audiência da Record». NaTelinha. 01/11/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  163. «'A Fazenda de Verão' muda de horário a partir desta quarta». Terra. 14/11/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  164. Flávio Ricco (22/11/2012). «Record muda horário do "Domingo Espetacular"». UOL. Consultado em 02/01/2013. 
  165. Giro Famosidades: Record contrata Rafael Cortez para apresentar reality show em 2013
  166. «Rafael Cortez vai comandar nova atração na Rede Record; descubra o que vem por aí». Rede Record. 05/12/2012. Consultado em 02/01/2013. 
  167. Record anuncia fim do Tudo é Possível, programa dominical de Ana Hickmann
  168. TV Record exibe "O Milagre dos Pássaros
  169. Record exibe adaptação de A Tragédia da Rua das Flores, de Eça de Queirós; confira!
  170. «Record informa que Ana Paula Padrão deixa o JR». R7. 20/03/2013. 
  171. «Adriana Araújo assume a bancada do Jornal da Record». R7. 20/03/2013. 
  172. Record divulga comunicado sobre a saída de Gugu
  173. Após quatro anos, Gugu Liberato deixa a Record
  174. Gugu sobre saída da Record: "Porque tinha que ser, é simples assim"
  175. Rodrigo Faro anuncia mudança de "O Melhor do Brasil" para os domingos
  176. Rodrigo Faro vai substituir Gugu nos domingos com "O Melhor do Brasil"
  177. Rede Record (18/06/2013). «Comunicado: Rede Record se pronuncia sobre veículo incendiado». R7.com. 
  178. Fernando Oliveira (19/06/2013). «Mesmo com âncoras atrapalhados, telejornais populares saem na frente na cobertura de onda de protestos». iG. 
  179. Jornal Nacional (18/06/2013). «Grupo coloca fogo em caminhão de transmissões da Rede Record». G1. 
  180. SPTV (19/06/2013). «Estudante suspeito pelo vandalismo no Palácio dos Bandeirantes é detido». globo.tv. 
  181. Mônica Bergamo (20/06/2013). «Comum acordo». Folha de S. Paulo. 
  182. Rede Record tem novo presidente
  183. Keila Jimenez (06/06/2013). «Record faz ajustes e se diz pronta a enfrentar a Globo». Folha de S. Paulo. 
  184. Keila Jimenez (06/06/2013). «'Mercado anunciante vai ditar o programa que fica', diz vice-presidente da Record». Folha de S. Paulo. 
  185. Nelson de Sá (06/06/2013). «Análise: Queda na verba publicitária é o que leva a cortes na Record». Folha de S. Paulo. 
  186. Cristina Padiglione (01/10/2013). «Aos 60 anos, Record calcula êxito da era Edir Macedo no Ibope: 310%». O Estado de S. Paulo. 
  187. «Emissoras assinam contrato com o GfK, novo concorrente do Ibope no país». Na Telinha. 14/11/2013. Consultado em 15/11/2013. 
  188. «Fumaça do incêndio faz Record dipensar funcionários de prédio». Folha de S. Paulo. 29/11/2013. 
  189. «Fumaça invade estúdios e corredores da Record». O Estado de S. Paulo. 29/11/2013. 
  190. «Fumaça de incêndio no Memorial tira Marcelo Rezende do ar». Notícias da TV. 29/11/2013. 
  191. «Record exibe especial da Nova Família Trapo». Rede Record. 13/11/2013. 
  192. «Juliana Silveira e Gustavo Rodrigues estrelam Tá Tudo em Casa, na Record!». MdeMulher. 28/11/2013. 
  193. «É hoje! Pa Pe Pi Po Pu vai ao ar neste domingo (15). Saiba tudo sobre o especial». Rede Record. 15/12/2013. 
  194. «É hoje! Especial Casamento Blindado promete emocionar e fazer rir». Rede Record. 17/12/2013. 
  195. «"Não será mórbido", diz autor sobre especial 'O Amor e A Morte'». Terra. 16/11/2013. 
  196. «O Amor e a Morte, de Thomas Mann, compõe especial Fim de Ano da Record». Rede Record. 18/12/2013. 
  197. «Record grava especial 'Noite de Arrepiar' no Rio de Janeiro». Terra. 20/11/2013. 
  198. «Inédito:Spartacus estreia dia 05 de janeiro na Record». Rede Record. 02/01/2014. 
  199. «Record promove Breaking Bad com ação hilária no Cidade Alerta». Vírgula. 21/12/2013. 
  200. «Trailer de Breaking Bad circula pelas ruas de São Paulo». Rede Record. 19/12/2013. 
  201. «Dilema de Breaking Bad: O que você faria para salvar sua família da falência?». Rede Record. 31/12/2013. 
  202. «Rede Record alerta: Breaking Bad é altamente viciante. Entenda!». Rede Record. 30/12/2013. 
  203. «“Tudo o que vou fazer aqui é pela minha família”, revela Walter White». Rede Record. 05/01/2014. 
  204. Natália Boere (19/01/2014). «Record estreia quinta minissérie bíblica nesta quarta». O Globo. 
  205. Cristina Padiglione (18/01/2014). «Record gasta R$ 16 milhões em série bíblica e diz ter economizado». O Estado de S. Paulo. 
  206. José Armando Vanucci (02/02/2014). «“Pecado Mortal” muda de horário e fará um compacto em 5 capítulos». Portal Jovem Pan. 
  207. «Record aposta em "Era Uma Vez" para elevar Ibope de "Pecado Mortal"». NaTelinha. 03/02/2014. 
  208. «Em novo dia e horário, 'Câmera Record' dobra audiência». F5. 06/02/2014. 
  209. «Luiz Bacci encerra o suspense e assina contrato com a Band». NaTelinha. 23/05/2014. Consultado em 24/05/2014. 
  210. «Fabiana Scaranzi deixa Domingo Espetacular; saiba quem irá substitui-la». TVFoco. 30/05/2014. Consultado em 30/05/2014. 
  211. «Maurício Torres, âncora do "Esporte Fantástico", morre neste sábado». NaTelinha. 31/05/2014. Consultado em 01/06/2014. 
  212. «Gugu assina com a Record e encerra suspense sobre futuro na TV». NaTelinha. 18/06/2014. Consultado em 24/06/2014. 
  213. «Record poderá utilizar estúdios de Gugu para gravar outros programas». NaTelinha. 23/06/2014. Consultado em 24/06/2014. 
  214. Flávio Ricco (27/08/2014). «Diretor da Fox volta à TV Record». UOL. Consultado em 28/06/2014. 
  215. Daniel Castro (04/11/2014). «Apresentador César Filho deixa SBT e assina contrato com a Record». Notícias da TV. Consultado em 04/11/2014. 
  216. Flávio Ricco (19/12/2014). «Record troca todos os apresentadores do "Hoje em Dia"». UOL. Consultado em 20/12/2014. 
  217. Confirmado: Gugu estreia no dia 25 de fevereiro na Record
  218. É hoje! Rede Record e Xuxa se reúnem em coletiva de imprensa
  219. Xuxa assina contrato com a Record ao vivo
  220. Xuxa finalmente assina contrato com a Record e fala sobre a Globo: 'Sem mágoa'
  221. Gomes, Marta (17 de março de 2015). «Tudo pronto para a estreia de "Os Dez Mandamentos"». Notícias do dia (Grupo RIC). Consultado em 21 de março de 2015. 
  222. Fernando, João (22 de março de 2015). «Record lança 'Dez Mandamentos', primeira novela bíblica». Estadão.com.br. Consultado em 23 de março de 2015. 
  223. Aaron Racanicchi (31 de março de 2015). «Record confirma oficialmente recontratação de Luiz Bacci; confira o comunicado oficial». TV Foco. Consultado em 31 de março de 2015.