História de Bangladesh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A moderna República Popular do Bangladesh surgiu como uma nação independente em 1971, após alcançar a independência do Paquistão na Guerra de Libertação do Bangladesh. As fronteiras do país coincidem com a maior parte da região antiga e histórica de Bengala, na parte oriental do Subcontinente Indiano, onde a civilização remonta a mais de quatro milênios, mais precisamente ao período Calcolítico. A história desta região está intimamente entrelaçada com a história de Bengala e a história da Índia.

A história inicial da região caracterizou-se pela sucessão de Impérios Indianos, disputas internas, e uma particular disputa entre o Hinduísmo e o Budismo pelo domínio. O Islamismo se tornou dominante gradualmente desde o século 13, quando missionários sunitas chegaram. Mais tarde, os governantes muçulmanos reforçaram o processo de conversão através da construção de mesquitas e madrassas.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.