História de Quem Foge e de Quem Fica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História de Quem Foge e de Quem Fica
Storia di chi fugge e di chi resta
História de Quem Foge e de Quem Fica (BR)
Autor(es) Elena Ferrante
Idioma Italiano
Série Romances de Nápoles
Edição brasileira
Tradução Mauricio Santana Dias
Editora Biblioteca Azul
Lançamento 2016
Páginas 416
ISBN ISBN 9788525062505

História de Quem Foge e de Quem Fica é um romance de 2013 escrito pela autora italiana Elena Ferrante . É a terceira parcela de seus romances napolitanos, precedido por A Amiga Genial e História do Novo Sobrenome, e sucedido por História da Menina Perdida.

O romance foi adaptado pela HBO e RaiTV em sua série My Brilliant Friend . O conteúdo dessas novelas corresponde à terceira temporada do programa, que foi ao ar em fevereiro de 2022.[1]

Trama[editar | editar código-fonte]

Antes de seu casamento com Pietro, Elena volta brevemente para Nápoles. Lila finalmente confidencia a ela sobre a situação ruim que vive na fábrica de Bolonha onde trabalha, onde é submetida a um trabalho brutal e a assédio sexual. Pasquale e Nadia convencem Lila a ir a uma reunião do Partido Comunista Italiano, onde ela conta sobre suas condições de trabalho. Isso faz com que os presentes escrevam um panfleto sobre seu chefe e piquem a fábrica, o que por sua vez faz com que ela seja mais assediada. À noite, porém, Lila e Enzo estudam informática, acreditando que isso levará a uma vida melhor.

Lenu escreve um artigo denunciando a situação da fábrica e, com as ligações de Pietro, consegue publicá-lo no jornal L'Unità . Isso lhe traz uma fama discreta, mas pouco muda a situação da fábrica, e ela logo tem que voltar a Florença para se casar com Pietro.

Lenù planejava não ter filhos imediatamente, mas descobre tarde demais que Pietro não concordava com esse plano. Ela engravida em lua de mel, dando à luz sua filha Adele (Dede), que leva o nome da mãe de Pietro. Dois anos depois, ela tem sua segunda filha, Elsa. Em casa com duas meninas, Lenù tem dificuldade em escrever e se sente presa e alienada. Ela consegue a custo escrever outro livro, baseado na infância dela e de Lila em Nápoles, mas depois que Adele, mãe de Pietro e sua editora, julga o livro sem mérito, ela abandona o projeto.

Lenù volta brevemente a Nápoles para encontrar a cidade muito mudada. As aulas de informática de Lila e Enzo valeram a pena e eles conseguiram trabalho para a IBM como programas de computador, construindo uma vida melhor. Eles agora estão trabalhando com Michele Solara, que a vizinhança continua a temer por suas conexões com a Camorra. Quando Lenu fica chocada ao saber disso e compara isso a uma traição, Lila conta a ela que a irmã mais nova de Lenu, Elisa, está morando com Marcello Solara.

Em Florença, Lenu encontra Nino novamente quando seu marido Pietro o traz para casa. Ela descobre que ainda se sente atraída por ele, apesar de ele ter abandonado Lila grávida após o caso de amor. Ela se sente inspirada por Nino, que parece reconhecer seu intelecto e culpa Pietro por deixá-la se perder na rotina com filhos pequenos. Inspirada por isso, ela escreve um texto feminista que Adele considera digno de publicação. Ela e Nino começam um caso, o que faz Elena perceber o quão infeliz ela está em seu casamento.

Lenù diz a Lila que pretende deixar o marido para ficar com Nino, o que deixa a amiga horrorizada. Nino diz a ela que não pode deixar sua esposa e Lenù decide deixar Pietro com ou sem ele. O livro termina quando eles embarcam juntos em um avião.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Elena Greco (conhecida como Lenuccia ou Lenù), a narradora e personagem principal. Aos vinte e cinco anos, ela se casa com Pietro Airota, e eles têm duas filhas, Adele (Dede) e Elsa. Ela fica rapidamente desiludida com o casamento, que se desfaz ainda mais quando ela reencontra seu amor de infância, Nino Sarratore.
  • Raffaella Cerullo (conhecida como Lila ou Lina), a melhor amiga de Lila. Ela começa um relacionamento com Enzo e começa a trabalhar na IBM.
  • Pietro Airota, marido de Lenu e pai de Dede e Elsa. Um jovem professor na universidade, ele acredita que sua carreira e intelecto são superiores aos de sua esposa, o que ela se ressente. No final da novela, ela o deixa por Nino Sarratore.
  • Giovanni Satrratore (Nino), amor de infância de Lenu e ex-amante de Lila, que volta à sua vida quando ela está morando em Florença. Ele é casado e tem um filho, e tem pelo menos dois filhos fora do casamento.
  • Enzo Scanno, amigo de infância de Lila e Lenù, que começa um relacionamento com Lila depois que ele a ajuda a deixar seu casamento abusivo.

Temas e recepção[editar | editar código-fonte]

O livro foi muito bem recebido pela crítica.

Foi elogiado por retratar uma jovem inteligente que acha a maternidade sufocante, algo que nem sempre é retratado, conforme apresentado por Roxana Robinson para o The New York Times : "Ela (Elena) ingressou na intelectualidade e está prestes a se casar com um membro da classe média, mas sua vida ainda está repleta de limitações. Seu distinto marido é tacanho e restritivo, e ela acha a maternidade entorpecente."[2]

O romance também foi elogiado por seus temas sociais, mostrando as mudanças do bairro sob a influência da Camorra e as lutas durante os anos de chumbo dos anos 70 na Itália: "Durante as lutas da década de 1970 entre comunistas e socialistas ela [Elena] se volta para a política, apenas para descobrir que a Camorra também manda aqui."[2]

Muitas vezes apresentado como o tema principal da série, o tema da amizade feminina aparece também no terceiro volume, apesar de ser aquele em que as duas protagonistas passam mais tempo separadas. Lila e Lenu continuam a se influenciar, pois uma está sempre pressionando a outra: "O centro do livro é a amizade de Elena com Lila, mas essa relação de mulher para mulher está sempre ameaçada."[3]

Referências

  1. Porter, Rick (30 de abril de 2020). «'My Brilliant Friend' Renewed for Third Season at HBO». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 28 de fevereiro de 2023 
  2. a b Robinson, Roxana (5 de setembro de 2014). «Between Women». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331. Consultado em 28 de fevereiro de 2023 
  3. «Those Who Leave and Those Who Stay». Harvard Review (em inglês). Consultado em 28 de fevereiro de 2023