História do Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A história do Canadá cobre o período desde a chegada dos paleoamericanos milhares de anos atrás até os dias atuais. O Canadá tem sido habitado por milênios por grupos distintos de povos ameríndios, entre os quais evoluíram redes de comércio, crenças espirituais e hierarquias sociais. Entretanto os primeiros habitantes do que hoje conhecemos como Canadá eram os aborígenes, algonquinos, esquimós, iroqueses sioux entre outros ras entre povos fguerras ne

Canadá:palco de vários povos[editar | editar código-fonte]

Mapa da Nova França feita por Samuel de Champlain em 1612.

A região hoje conhecida hoje como Canadá foi palco de diversas instâncias colonizadoras. Durante a Idade Antiga, o litoral leste do Canadá foi ocupado por rancesesVikings; percebe-se isso por várias construções deixadas por esses povos; contudo a colonização destes não obteve êxito. Um pouco mais ao sul, em torno da região dos grandes lagos havia um povo chamado Iroqueses; tribos indígenas com uma distribuição concentrada não só nessa região, como também um pouco mais a sudeste, próximo a região que seria denominada pelos ingleses como Nova Inglaterra. Na porção mais ao centro havia grandes florestas de Taiga, ali se encontravam diversos povos. Mais ao oeste se encontravam tribos algumas denominadas Klamaths. Ao norte, próximo a Tundra ou em torno dela havia povos que viviam da caça, em cabanas de peles, entre outros. O CANADÁ também tem como nome de origem kaluina.

Canadá: encontro com a nações europeias:[editar | editar código-fonte]

Durante as Grandes Navegações, o Canadá foi habitado principalmente pelos ingleses, estes se estabeleceram mais ao sul e também pelos franceses, estes que com êxito colonizaram grande parte do Canadá, principalmente as regiões em torno de Toronto, Ottawa e Montreal.

Domínio Francês[editar | editar código-fonte]

A colonização francesa no Canadá se deu inicialmente em busca e exploração de peles principalmente castores para confecções de chapéus, roupas, entre outros. Logo foi descoberto as cataratas do Niágara e as perspectivas colonizadoras ampliaram-se ao ponto de que alguns anos mais tarde vários conflitos iriam ser travados em regiões em torno, como a Guerra dos Sete Anos, contra os ingleses entre outras.