Hokuzan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


北山
Reino de Hokuzan
1314 – 1416
Localização de Hokuzan
Continente Ásia
Capital Nakijin
26° 41' N 127° 58' E
Governo Monarquia
Rei
 • 1322-1395 Haniji
 • 1396-1400 Min
 • 1401-1416 Hananchi
História
 • 1314 Fundação
 • 1416 Dissolução

Hokuzan (北山?) foi um dos três reinos que existiram em Okinawa, no século XIV. Okinawa, anteriormente controlada por um número de chefaturas locais ou senhores e se dividiu em três reinos em pouco tempo após 1314, iniciando o Período Sanzan, que terminaria quando o Rei Shō Hashi de Chūzan conquistou Hokuzan em 1416 e Nanzan em 1429.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Hokuzan foi fundado em 1314, quando Tamagusuku herdou de seu pai, Eijin o papel de chefe de toda Okinawa. Ele não possuía o carisma ou as qualidades de liderança para manter a lealdade dos outros senhores, então o senhor de Nakijin, um poderoso chefe local, foi para o norte junto de alguns chefes menores leais a ele e se estabeleceu no Castelo de Nakijin. Outro chefe poderoso se realocou para o sul e estabeleceu o Reino de Nanzan, deixando sob o controle de Tamagusuku apenas a parte central da ilha, que se tornou o reino de Chūzan.

Apesar de Hokuzan ser o maior dos três reinos, era também o mais pobre e mais esparsamente habitado. Muito de seu território era selvagem e seus poucos vilarejos que praticavam agricultura e pesca eram mais primitivos do que os dos outros reinos. O Castelo de Nakijin se localizava na península de Motobu e suas ruínas indicam o desenvolvimento de uma comunidade relativamente grande à sua volta, que incluía residências para os vassalos do rei e três santuários (拝所 uganju).

Além de suas deficiências na agricultura e na pesca, Hokuzan sofria da desvantagem de não ter um porto que pudesse competir com o de Naha. Apesar disso, o reino mantinha relações comerciais com vários outros estados da região, incluindo Java, Sumatra e o Reino de Ayutthaya. Chūzan iniciou uma relação tributária com a China da Dinastia Ming em 1372 e ambos Hokuzan e Nanzan foram concedidos um status comercial similar pouco tempo depois.

Durante os ~30 anos seguintes, apenas nove missões tributárias foram enviadas de Hokuzan para a China; Nanzan enviou dezenove e Chūzan, cinquenta e duas.

Território aproximado de Hokuzan com a capital, Nakijin, em vermelho

Mais ou menos vinte anos depois, nos anos 1390, os reis dos três reinos faleceram e disputas de sucessões surgiram por toda a ilha. A China anteriormente reconhecia apenas um chefe de estado em Okinawa, mas os três reinos enviaram emissários e competiram pelo prestígio, poder e riqueza que viriam com o favor da China; nenhuma resposta veio da China durante onze anos. Em 1406, Bunei, rei de Chūzan, foi formalmente investido em sua posição por representantes da corte Ming; os reis de Hokuzan nunca tiveram esse privilégio.

Apesar de suas desvantagens políticas e econômicas, Hokuzan era uma ameaça significativa para Chūzan, militarmente, desde sua fundação. Porém, nos anos 1410, disputas entre os vassalos do rei de Hokuzan enfraqueceram o reino e em 1416, Chūzan viu a oportunidade de atacar após três desses vassalos (anji) desertarem. Após uma defesa feroz, o castelo de Nakijin foi conquistado e o rei e seus vassalos mais próximos se suicidaram. Shō Hashi, rei de Chūzan, nomeou seu irmão como Guardião de Hokuzan em 1422, uma ocupação que seria mantida por vários anos e que possuía pouco poder propriamente dito, mas servia para manter a ordem no norte.

Referências

  1. «Nakijin Castle illuminates for Cherry Blossom Festival - JapanUpdate.com - Okinawa News, Classifieds, Events, Culture, Forums, and more!JapanUpdate.com Okinawa News Classifieds» (em inglês). Consultado em 29.ago.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «History of Karate-do» (em inglês). Consultado em 29.ago.2011. Arquivado do original em 27 de outubro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. 島尻地区小学校社会科研究会. (1997). 沖縄歴史人名事典. [S.l.]: Okinawabunkasha. OCLC 170411659 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.