Holanda do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Holanda do Norte
Noord-Holland
Bandeira da Holanda do Norte Brasão de armas da Holanda do Norte
Bandeira Brasão
Mapa: Província da Holanda do Norte nos Países Baixos Holanda do Sul Holanda do Norte Frísia (província) Groninga Drente Flevolândia Overissel Guéldria Utrecht Limburgo Brabante do Norte Zelândia (Países Baixos)
Sobre esta imagem
Capital
Maior cidade
Haarlem
Amsterdam
Comissário do Rei Johan Remkes
Área
 • Água
2 670 km²
  1 421 km²
População
 • Total
 • Densidade

2 762 163  hab. ()
1 000 hab./km²  ()
ISO NL-NH
Website noord-holland.nl
Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Países Baixos

A Holanda do Norte (em neerlandês Noord-Holland) é uma província dos Países Baixos, situada no Noroeste do país. A capital provincial é a cidade de Haarlem e a capital neerlandesa, Amesterdão, também está localizada na província da Holanda do Norte.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte é uma península que se adentra no mar do Norte. Mais da metade do território da província é coberto pelo mar (por meio de pôlderes) e encontra-se fisicamente abaixo do nível do mar. A ilha de Texel faz parte da Holanda do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

As províncias da Holanda do Norte e Holanda do Sul nasceram em 1840 da divisão da antiga província da Holanda. Em 1940 cedeu as ilhas de Vlieland e Terschelling à província da Frísia. Em 1950, a antiga ilha de Urk foi concedida à província de Overijssel. Na época das Províncias Unidas, a província da Holanda recebia o nome de província da Holanda e Frísia Ocidental, em referência à conquista dessa parte da Frísia na Idade Média. O brasão da Holanda do Norte ainda consiste nas armas da Holanda e Frísia combinadas.

Municípios[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte está dividida em 58 municípios (janeiro de 2011). Após a dissolução das Antilhas Neerlandesas, em 2010, foi proposta aos três municípios neerlandeses caribenhos (Bonaire, Saba e Santo Eustáquio) sua anexação à província. A proposta não foi aceita nem rejeitada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outras cidades importante são Hilversum, Alkmaar, Zaandam e Hoorn.

Localidades[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.