Holding social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Holding Social é um conjunto de empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e seus moradores. Também chamada de Favela Holding, a primeira holding social do mundo nasce atuante junto a empreendedores comunitários, que, liderados pelo produtor e ativista social Celso Athayde, o criador da Holding Social e também fundador da CUFA - Central Única das Favelas, a maior ONG de favelas do Brasil, associaram-se a grandes corporações, fomentando e promovendo novas oportunidades de negócios, empreendedorismo, empregabilidade e renda.

Trata-se de um modelo de sociedade de participações criado para administrar um grupo de empresas, de diferentes naturezas jurídicas, utilizando mecanismos de mercado para proporcionar desenvolvimento sócio econômico em áreas e/ou comunidades menos favorecidas.

Assim, para que não se perca o caráter social, tanto a holding quanto as empresas que ela agrupa devem ser gerenciadas considerando não apenas o cálculo utilitário, que visa exclusivamente maximizar os ganhos e minimizar os custos, mas também atender o interesse público, representado pelo interesse da comunidade envolvida.

Para tanto, esses líderes comunitários, liderados associaram-se às grandes coorporações, inserindo as favelas no mapa econômico brasileiro. Um conceito que, metaforicamente, foi também denominado LEC (Locomotiva Econômica Comunitária), pois de uma só vez leva empreendedorismo, empregabilidade, renda, empoderamento e cidadania às favelas.

Por outro lado, é certo que a ideal liderança e o co-gerenciamento de negócios por parte dos moradores de favela, exige qualificação e treinamento. Sendo assim, a Favela Holding colabora com o processo de formação dos empreendedores das comunidades, promovendo ainda o desenvolvimento de novos modelos de negócios e a potencialização dos já existentes. Isto porque, haja vista o aspecto social de seus negócios, a Favela Holding atua como elo de ligação entre as empresas de mercado, os movimentos sociais e os moradores das favelas, propiciando desenvolvimento social e melhoria na qualidade de vida na favela por vias econômicas.

É parte também dos negócios da Favela Holding, o instituto de pesquisa e estratégias de negócios Data Favela.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]