Hole in the Head

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Hole in the Head"
Single de Sugababes
do álbum Three
Lado A "Hole in the Head"
Lado B "Who" e "This Ain't a Party Thing"
Lançamento 13 de outubro de 2003 (2003-10-13)
Formato(s)
Gravação 2003
Gênero(s)
Duração 3:38
Gravadora(s) Island Records
Composição
Produção
  • Brian Higgins
  • Xenomania
  • Jeremy Wheatley
Cronologia de singles de Sugababes
"Shape"
(2002)
"Too Lost in You"
(2003)

"Hole in the Head" é uma canção do girl group britânico Sugababes, lançado em 13 de outubro de 2003, como single principal de seu terceiro álbum de estúdio, Three. Foi escrito por Brian Higgins, Miranda Cooper, Tim Powell, Nick Coler, Niara Scarlett, Keisha Buchanan, Mutya Buena e Heidi Range, e co-produzido por Higgins e Jeremy Wheatley. A música foi conhecida com aclamação por parte dos críticos e foi um sucesso comercial, entrando no top 10 em dez outros países. Tornou-se o segundo single a entrar nos gráficos dos EUA, atingindo o número 96 no Billboard Hot 100 e o número 1 na tabela de música dance dos EUA. "Round Round" foi o primeiro single das Babes a entrar em um gráficos dos EUA, alcançando o número 7 no gráfico de música dance do país.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"Hole in the Head" foi escrito por Brian Higgins, Miranda Cooper, Tim Powell, Nick Coler e Niara Scarlett, em colaboração com as integrantes da Sugababes - Keisha Buchanan, Mutya Buena e Heidi Range, para o terceiro álbum de estúdio, Three.[1] Higgins e Jeremy Wheatley produziram a música em conjunto com a equipe de composição e produção Xenomania, que foi fundada pelo próprio Higgins.[1] Wheatley também completou o processo de mixagem da música no Townhouse Studios, em Londres.[1]

Composição[editar | editar código-fonte]

"Hole in the Head" é uma música pop uptempo, com influências de R&B.[2][3] K. Ross Hoffman, da Allmusic, descreveu-o como "um pop ligeiro".[4] De acordo com a partitura digital publicada pela EMI Music Publishing, "Hole in the Head" foi composto na nota de Fá sustenido menor a um ritmo de 125 batimentos por minuto."[5] O intervalo vocal de Sugababes na música passa da nota mais baixa de para a nota mais alta de .[5] Ele segue a progressão de acordes Bm-F♯m-A-E.[5] "Hole in the Head" desenha influências musicais do grupo vocal alemão Boney M. e o "rock arrogante" da artista de gravação americana Madonna.[6] A música incorpora batidas de dance, guitarras e efeitos de techno.[7] "Hole in the Head" é uma reminiscência da "Round Round" anterior de Sugababes, que também foi produzido pela Xenomania.[4]

Recepção critica[editar | editar código-fonte]

"Hole in the Head" recebeu aclamação geral dos críticos de música. K. Ross Hoffman, da Allmusic, comparou a música com o lançamento anterior do grupo "Freak like Me" e chamou-o de "não menos agradável" do que o último.[4] Um escritor da NME, escreveu que "Hole in the Head" mostra as "forças gêmeas" dos Sugababes, e aplaudiu o desempenho vocal das cantoras na música.[8] Dorian Lynskey, do The Guardian, elogiou a produção de "Hole in the Head" do Xenomania, bem como o "skank-yer-hook skank" da música.[9] Peter Robinson, da mesma publicação, descreveu a música como um single "incendiário".[10] Alan Braidwood da BBC considerou a música como "pop de qualidade" em conjunto com várias outras faixas do álbum.[11] Al Fox, também da BBC, descreveu o gancho da música como "instantâneo esplendor".[12] Fiona Shepherd do The Scotsman e um escritor do Daily Mirror ambos elogiaram "Hole in the Head" por sua pegada.[13][14] Nick Southall da Stylus Magazine, notou que os Sugababes utilizavam harmonias "irresistíveis" na música.[15] Dan Gennoe do Yahoo! Music, chamou a faixa "sedutora",[16] enquanto Alex Fletcher da Digital Spy, observou a "atitude espiada" da música.[17] Pat Blashill, da Rolling Stone, escreveu que "Hole in the Head" "soa" como um refrigerante dietético" e com os trabalhos do Destiny's Child.[18]

Performance comercial[editar | editar código-fonte]

"Hole in the Head" ganhou popular airplay de rádio e televisão após seu lançamento no Reino Unido e estava em estreita competição com "Turn Me On" de Kevin Lyttle, para a posição número um no UK Singles Chart.[19] A música eventualmente estreou no número um no UK Singles Chart com vendas de 58.452 cópias, terminando a corrida de seis semanas com "Where Is the Love?" do Black Eyed Peas.[20][21] "Hole in the Head" passou treze semanas no gráfico e vendeu 185 mil cópias no Reino Unido até abril de 2010, classificando o como o sexto maior vendedor no país.[22][23] Foi colocado no 76º lugar na lista do Reino Unido de canções de rádio mais populares da década de 2000.[24] "Hole in the Head" estreou no número dois no Irish Singles Chart, uma posição que ocupou por duas semanas consecutivas. Foi barrado da primeira posição por "Where Is The Love?" pelo Black Eyed Peas.[25]

A música estreou no número nove na edição do Danish Singles Chart, na dada de 24 de outubro de 2003. Duas semanas depois, atingiu o primeiro lugar e, por sua vez, tornou-se o primeiro e mais atual número um da Sugababes na Dinamarca. "Hole in the Head" entrou no gráfico holandês Dutch Top 40 no número 22 e atingiu o pico de número dois por três semanas não consecutivas.[26] A música passou 12 semanas nos dez melhores do gráfico e foi colocada em 23 em sua lista de singles com melhor desempenho em 2003.[27] Na tabela de singles noruegueses, "Hole in the Head" estreou no número seis e alcançou o número dois por três semanas não consecutivas. Ele gastou quatorze semanas não seguidas nos dez maiores do gráfico. A música atingiu o número cinco no Austrian Singles Chart e tornou-se o single mais famoso do grupo na Áustria desde a "Overload", que alcançou o número três em 2001.

"Hole in the Head" fez sua primeira aparição no Swedish Singles Chart em 5 de dezembro de 2003 no número 17. A música alcançou o número sete na edição de 23 de janeiro de 2004 e tornou-se a primeira entrada da Sugababes no de dez melhores da Suécia. Chegou no número oito no Swiss Singles Chart por duas semanas consecutivas e nove no German Singles Chart. "Hole in the Head" tornou-se um hit do topo do ranking da Bélgica (Flandres) Ultratop, Finnish Singles Chart e Hungarian Singles Chart. O single estreou e chegou no número 25 no Australian Singles Chart, onde traçou 12 semanas. Foi mais bem sucedido no New Zealand Singles Chart, onde alcançou o número 11 por duas semanas não consecutivas e traçou um total de 15 semanas. Após a sua libertação nos Estados Unidos, "Hole in the Head" atingiu o número um no quadro Billboard Hot Dance Club Songs, no número 24 na Billboard Pop Songs e no número 96 no Billboard Hot 100.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Hole in the Head" foi dirigido por Matthew Rolston e filmado em vários locais em Londres, em setembro de 2003. O vídeo mostra as meninas que usam uma maquiagem pesada, vestidas com roupas e acessórios góticos e dançando ao redor. Elas também são exibidas saindo de uma banda de rock chamada Erased, com quem elas compareceram. As meninas descobrem a banda ficando íntima com outras meninas durante o show. No final, enquanto o trio está se apresentando na frente da multidão, as meninas saem primeiro agarrando os caras e jogando-os no palco e começando a danificar os instrumentos. Há uma versão não censurada do vídeo, com imagens adicionais nele. Além de ser a versão explícita original da música, há também uma cena em que Buchanan dá o dedo do meio para à câmera.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Overloaded: The Singles Collection» (liner notes). Island Records. 2006 
  2. «Single of the week». Daily Record. Trinity Mirror. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  3. «Sugababes Civic Hall, Wolverhampton». Birmingham Mail. Trinity Mirror. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  4. a b c Hoffman, K. Ross. «Three - Sugababes». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  5. a b c «Sugababes – Hole in the Head Sheet Music». Musicnotes.com. EMI Music Publishing 
  6. Spiteri, Sharleen (10 de dezembro de 2017). «Three is the magic number for the babes». Birmingham Post. Trinity Mirror. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  7. «Singles of the week». Coventry Evening Telegraph. Trinity Mirror. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  8. «Sugababes: Hole in the Head». NME. IPC Media. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  9. Lynskey, Dorian (10 de dezembro de 2017). «CD: Sugababes, Three». The Guardian. Guardian News and Media]]. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  10. Robinson, Peter (10 de dezembro de 2017). «Top of the pops». The Guardian. Guardian News and Media. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  11. Braidwood, Alan (10 de dezembro de 2017). «Sugababes Three Review». BBC Music. BBC. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  12. Fox, Al (10 de dezembro de 2017). «Sugababes Sweet 7 Review». BBC Music. BBC. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  13. Shepherd, Fiona (10 de dezembro de 2017). «CD Of The Week: Sugababes: Three». The Scotsman. Johnston Publishing. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  14. «Singles». Daily Mirror. Trinity Mirror. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  15. Southall, Nick (10 de dezembro de 2017). «Sugababes». Stylus Magazine. Todd Burns. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  16. Gennoe, Dan (10 de dezembro de 2017). «Sugababes – Three». Yahoo! Music. Yahoo! Inc. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2017 
  17. Fletcher, Alex (10 de dezembro de 2017). «Sugababes: 'About You Now'». Digital Spy. Hearst Magazines UK. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  18. Blashill, Pat (10 de dezembro de 2017). «Sugababes: Three». Rolling Stone. Jann Wenner. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2017 
  19. «Black Eyed Peas set to relinquish singles crown». Music Week. Intent Media. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  20. «Melua and Sugababes top UK charts». Music Week. Intent Media. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  21. «Sugababes end Black Eyes Peas' reign at number one». Music Week. Intent Media. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  22. «Sugababes». Official Charts Company. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  23. «Sugababes Official Top 20 Best Selling Singles». MTV UK. Viacom. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  24. «Rock DJs favour EMI as Robbie and Spiller top Noughties airplay chart». Music Week. Intent Media. 10 de dezembro de 2017. Consultado em 10 de dezembro de 2017.. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  25. «Chart Track». Irish Singles Chart. Irish Recorded Music Association. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  26. «Sugababes - Hole In The Head». Dutch Top 40. Stichting Nederlandse Top 40. Consultado em 10 de dezembro de 2017. 
  27. a b «De Nederlandse Top 100» (PDF). Dutch Top 40 Stichting Nederlandse Top 40. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  28. «iTunes - Music - Hole in the Head - Single by Sugababes». Itunes.apple.com. 4 de maio de 2004. Consultado em 6 de outubro de 2011. 
  29. «iTunes - Music - Hole in the Head - EP by Sugababes». Itunes.apple.com. 10 de fevereiro de 2004. Consultado em 6 de outubro de 2011. 
  30. «Die ganze Musik im Internet: Charts, News, Neuerscheinungen, Tickets, Genres, Genresuche, Genrelexikon, Künstler-Suche, Musik-Suche, Track-Suche, Ticket-Suche – musicline.de» (em alemão). Media Control Charts. PhonoNet GmbH. Consultado em 5 May 2011.
  31. «Australian-charts.com – Sugababes – Hole in the Head» (em inglês). ARIA Top 50 Singles. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  32. «Sugababes – Hole in the Head Austriancharts.at» (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  33. «Ultratop.be – Sugababes – Hole in the Head» (em neerlandês). Ultratop 50. Ultratop & Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em 5 May 2011.
  34. «Ultratop.be – Sugababes – Hole in the Head» (em francês). Ultratip. ULTRATOP & Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em 5 May 2011.
  35. «Danishcharts.com – Sugababes – Hole in the Head. (em dinamarquês). Tracklisten. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  36. «Sugababes – Chart History». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  37. «Sugababes – Chart History». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  38. «Sugababes – Chart History». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  39. «Sugababes: Hole in the Head» (em finlandês). Musiikkituottajat Consultado em 5 May 2011.
  40. «Archívum – Slágerlisták – MAHASZ» (em húngaro). Rádiós Top 40 játszási lista. Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 5 May 2011.
  41. «Chart Track» (em inglês). Irish Singles Chart. GfK. Consultado em 5 May 2011.
  42. «Italiancharts.com – Sugababes – Hole in the Head» (em inglês). Top Digital Download. Hung Medien. Consultado em 21 August 2012.
  43. «Norwegiancharts.com – Sugababes – Hole in the Head» (em inglês). VG-lista. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  44. «Charts.org.nz – Sugababes – Hole in the Head» (em inglês). Top 40 Singles. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  45. «Dutchcharts.nl – Sugababes – Hole in the Head» (em neerlandês). Mega Single Top 100. Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em 5 May 2011.
  46. «Top 40 Official UK Singles Archive» (em inglês). UK Singles Chart. Consultado em 5 May 2011.
  47. «Swedishcharts.com – Sugababes – Hole in the Head» (em inglês). Singles Top 60. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  48. «Sugababes – Hole in the Head swisscharts.com» (em inglês). Swiss Singles Chart. Hung Medien. Consultado em 5 May 2011.
  49. «Top 100 Singles-Jahrescharts (2003)». Offiziellecharts.de. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  50. «Jaaroverzichten – Single 2003». Dutchcharts.nl. Hung Medien. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  51. «Årslista Singlar - År 2003». Swedish Recording Industry Association. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  52. «Schweizer Jahreshitparade 2003». Swiss Music Charts. Hung Medien. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  53. «Årslista Singlar - År 2004». Swedish Recording Industry Association. Consultado em 4 de setembro de 2009. 
  54. «"British single certifications – Sugababes – Hole in the Head"». British Phonographic Industry. Consultado em 4 de setembro de 2009.. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Sugababes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.