Home Alone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Home Alone
Sozinho em Casa (PT)
Esqueceram de Mim (BR)
Esqueceram-de-mim.jpg
 Estados Unidos
1990 •  cor •  102 min 
Direção Chris Columbus
Roteiro John Hughes
Elenco Macaulay Culkin
Joe Pesci
Daniel Stern
John Heard
Catherine O'Hara
John Candy
Kieran Culkin
Género Comédia
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 16 de Novembro de 1990
Brasil 21 de Dezembro de 1990[1]
Portugal 25 de Janeiro de 1991
Idioma Inglês
Orçamento US$ 18 milhões
Receita US$ 476.684.675
Cronologia
Home Alone 2: Lost in New York (1992)
Página no IMDb (em inglês)

Home Alone (br: Esqueceram de Mim / pt: Sozinho em Casa) é um filme realizado por Chris Columbus, do género comédia, lançado em 16 de novembro de 1990 nos EUA.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A família McCallister se prepara para passar o Natal em Paris, reunindo-se na casa de Peter e Kate, fora de Chicago, na noite anterior à sua partida. O filho mais novo de Peter e Kate, Kevin, de oito anos de idade, está sendo ridicularizado por seus irmãos e primos. Uma briga com seu irmão mais velho, Buzz, resulta em Kevin sendo mandado para o terceiro andar da casa para castigo, onde ele deseja que sua família desapareça. Durante a noite, ventos fortes causam danos às linhas de energia, o que provoca uma queda de energia temporária e reinicia os despertadores, fazendo com que a família inteira se desespere. Na confusão e corrida para chegar ao aeroporto, Kevin é acidentalmente deixado para trás.

Kevin acorda e encontra a casa vazia e, pensando que seu desejo se tornou realidade, está muito feliz com sua nova liberdade. No entanto, Kevin logo fica assustado com seu vizinho, o "homem velho", Marley, que se rumoreia que matou sua família com uma pá de neve em 1958; bem como os "Wet Bandits", Harry e Marv, um par de assaltantes que entraram em outras casas vazias do bairro e se dirigiram para a casa dos McCallisters. Kevin engana o casal para pensar que toda a família está em casa, obrigando-os a colocar seus planos em espera.

Kate descobre no meio do voo que Kevin está desaparecido e, ao chegar em Paris, a família descobre que todos os vôos para os próximos dois dias estão reservados. Peter e o resto da família vão para o apartamento do irmão Rob na cidade, enquanto Kate consegue um vôo de volta aos Estados Unidos, apenas para chegar até Scranton, na Pensilvânia. Ela tenta reservar um vôo para Chicago, mas novamente, tudo está reservado. Incapaz de aceitar isso, Kate é ouvida por Gus Polinski, o membro principal de uma banda de polca viajando, que oferece para deixá-la viajar com eles para Chicago em seu caminho para Milwaukee em uma van em movimento, que ela graciosamente aceita.

Enquanto isso, Harry e Marv percebem que Kevin está sozinho em casa, e na véspera de Natal, Kevin os ouve discutir planos para entrar em sua casa naquela noite. Kevin vai à igreja e vê um coro tocar. Conhece o homem velho Marley, que fica com Kevin e eles falam brevemente; ele descobre que Marley é realmente um homem legal e que os rumores sobre ele são falsos. Ele aponta sua neta no coro, a quem ele nunca consegue encontrar como ele e seu filho estão separados e não falaram há algum tempo. Kevin sugere que ele tente reconciliar com seu filho.

Kevin volta para casa e instala inúmeras armadilhas. Harry e Marv entraram, pulam as armadilhas e sofrem vários ferimentos. Enquanto a dupla persegue Kevin em torno da casa, ele chama a polícia e foge da casa, atraindo a dupla para uma casa vazia vizinha. Harry e Marv conseguiram pegá-lo e discutir como eles se vingarão, mas Marley se esgueira e os deixa inconscientes com sua pá de neve antes que eles possam fazer qualquer coisa com Kevin. A polícia chegou e prende Harry e Marv, identificando todas as casas que roubaram devido ao hábito deste último de inundá-las.

No dia de Natal, Kevin está desapontado ao descobrir que sua família ainda está desaparecida. Ele então ouve Kate entrar na casa e chamá-lo; eles se reconciliam e logo se juntam ao resto dos McCallisters, que esperaram em Paris até conseguirem um vôo direto para Chicago. Kevin mantém silêncio sobre o seu encontro com Harry e Marv, embora Peter encontre o dente de ouro desaparecido de Harry. Kevin então observa Marley reunindo-se com seu filho e sua família. Marley percebe Kevin e os dois se acenam antes que Marley e sua família entrem em sua casa. Buzz de repente grita: "Kevin, o que você fez no meu quarto ?!" altura em que Kevin foge.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator
Kevin McCallister Macaulay Culkin
Harry Lime Joe Pesci
Marv Merchants Daniel Stern
Kate McCallister Catherine O'Hara
Peter McCallister John Heard
Marley Roberts Blossom
Gus Polinski John Candy
Buzz McCallister Devin Ratray
Tia Leslie Terrie Snell
Heather McCallister Kristin Minter
Rod McCallister Jedidiah Cohen
Fuller McCallister Kieran Culkin
Linnie McCallister Maureen Elisabeth Shay
Jeff McCallister Michael C. Maronna
Herb, o farmacêutico Jim Ortlieb
Irene, mulher no aeroporto Billie Bird
Eddie, senhor no aeroporto Bill Erwin
Elfo do Papai Noel Sandra Macat
Papai Noel Ken Hudson Campbell
Entregador de Pizza Dan Charles Zukoski
Gangster Johnny, no filme em preto-e-branco Ralph Foody
Gangster Snakes, no filme em preto-e-branco Michael Guido
Locutor

Produção[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Home Alone era inicialmente uma produção da Warner Bros. Quando o 20th Century Fox assumiu o projeto, o orçamento cresceu de 14 para 17 milhões de dólares estadunidenses.[2] O trabalho de Columbus com Home Alone começou vários anos antes, quando Hughes o ajudou a garantir o trabalho de direção de National Lampoon's Christmas Vacation. Esse projeto terminou mal quando um choque de personalidade entre Columbus e Chevy Chase levou a Columbus a deixar o filme. Hughes então lhe deu o roteiro para Home Alone, que ele aceitou.[3]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Hughes sugeriu a Columbus que eles lançassem Macaulay Culkin no papel principal por causa de sua experiência com o ator enquanto gravava Uncle Buck. Columbus encontrou-se com outros atores da parte, por seu conde "centenas e centenas", pois ele sentiu que era sua "responsabilidade de direção".[4] Colón finalmente se encontrou com Culkin e concordou que ele era a escolha certa para o papel. Devido à idade de Culkin, ele só conseguiu trabalhar até às 10 horas da noite, o que criou problemas de gravações para a equipe devido às muitas cenas noturnas do filme.[4] As acrobacias do filme também criaram tensões para a equipe durante as gravações. Columbus disse: "Toda vez que os caras da produção faziam uma dessas acrobacias, não era engraçado. Nós observávamos isso, e eu simplesmente rezaria para que os caras estivessem vivos".[4]

Gravações[editar | editar código-fonte]

Os capataces foram originalmente preparados com arneses de segurança, mas devido à sua visibilidade na câmera, as acrobacias finais do filme foram realizadas sem elas.[4] Algumas cenas foram filmadas em uma casa unifamiliar de três andares, localizada na 671 Lincoln Avenue,[5] na aldeia de Winnetka.[6] A cozinha no filme foi filmada na casa, juntamente com a escada principal, o porão, o sótão e a maior parte do primeiro andar de desembarque. A sala de jantar da casa e todos os quartos do andar de baixo (excluindo a cozinha) foram duplicados em um setor de som para permitir mais espaço para equipamentos e equipes.[7] A casa foi construída em 1920 e possui cinco quartos, um sótão totalmente convertido, uma garagem dupla destacada e uma estufa.[8] A casa da árvore no quintal foi construída especificamente para o filme e desmantelada após a filmagem ter terminado.[9]

As cenas dentro da igreja foram filmadas na Igreja Episcopal da Graça em Oak Park, Illinois.[10] Para o filme dentro de um filme, Angels with Filthy Souls, a gravação demorou apenas um dia. Para criar a ilusão de que o filme era um filme gangster dos anos 1940, a cena foi filmada com um filme negativo em preto e branco e o escritório de Johnny usava itens autênticos dessa época.[11] Em maio de 2011, a casa estava listada para venda com um valor de 2,4 milhões de dólares americanos;[12] foi vendida em março de 2012 por 1,585 milhão.[5] A casa é promovida como atração turística e citada como um exemplo de "Como obter sua casa nos filmes".[13]

Trilha-sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora original do filme foi composta por John Williams. O álbum com a trilha-sonora original foi lançado pela Sony Classical em 1990.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Home Alone Main Title" ("Somewhere in my Memory") - 4:53
  2. "Holiday Flight" - 0:59
  3. "The House" - 2:27
  4. "Star of Bethlehem" - 2:51
  5. "Man of the House" - 4:33
  6. "White Christmas" - The Drifters 2:40
  7. "Scammed by a Kindergartner" - 3:55
  8. "Please Come Home for Christmas" - Southside Johnny Lyon 2:41
  9. "Follow That Kid!" - 2:03
  10. "Making the Plane" - 0:52
  11. "O Holy Night" - 2:48
  12. "Carol of the Bells" - 1:25
  13. "Star of Bethlehem" - 2:59
  14. "Setting the Trap" - 2:16
  15. "Somewhere in my Memory" - 1:04
  16. "The Attack on the House" - 6:53
  17. "Mom Returns and Finale" - 4:19
  18. "Have Yourself a Merry Little Christmas" - Mel Tormé 3:05
  19. "We Wish You a Merry Christmas" / "End Title" - 4:15

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Home Alone tem recepção mista por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 54% em base de 41 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 79% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[14]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1991  Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu duas indicações, nas categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, para Somewhere in my memory.

American Comedy Award 1991  Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

  • Macaulay Culkin venceu na categoria de Ator Protagonista Mais Engraçado em Cinema e logo após conheceu o Rei do Pop, Michael Jackson

Globo de Ouro 1991  Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

  • Indicado nas categorias Melhor Filme - Comédia /Musical e Melhor Atuação de um Ator em Cinema - Comédia / Musical (Macaulay Culkin).

British Comedy Awards 1991[editar | editar código-fonte]

  • Venceu na categoria de Melhor Comédia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.adorocinema.com/filmes/filme-6272/ Esqueceram de Mim - AdoroCinema
  2. David Teather (30 de novembro de 2007). «Fade to red». The Guardian (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  3. Madison, Ira III. «Chris Columbus Directed Home Alone Instead of Christmas Vacation Because He Met Chevy Chase». Vulture (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  4. a b c d Amy Wilkinson. «Home Alone turns 25: A deep dive with director Chris Columbus». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2018. 
  5. a b Gary Lucido (9 de março de 2012). «Home Alone House Sells For $1.585 Million». Chicaco Now (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2018. 
  6. «Home Alone filming locations». Movie Locations (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  7. «Home Alone 2: Lost in New York Filming Locations». Movie Locations Guide (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2018. 
  8. «Facts about the Home January 3, 2006». jamielynnphillips (em inglês). 3 de janeiro de 2006. Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  9. Jennifer Wood (16 de novembro de 2015). «25 Things You Might Not Know About 'Home Alone'». Mental Floss (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  10. «Weddings at Grace» (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2018. 
  11. Darryn King (22 de dezembro de 2015). «"Merry Christmas, Ya Filthy Animal": Inside the Making of Home Alone's Fake Gangster Movie». Vanity Fair (em inglês). Consultado em 4 de fevereiro de 2018. 
  12. «Home Alone house for sale». RTE (em inglês). 6 de maio de 2011. Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  13. «How to Get Your Home in the Movies». Real State (em inglês). 16 de junho de 2007. Consultado em 2 de fevereiro de 2018. 
  14. «Home Alone» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 2 de abril de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o