Homem-Formiga e a Vespa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ant-Man and the Wasp
Homem-Formiga e a Vespa (PT/BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2018 •  cor •  118 min 
Direção Peyton Reed
Produção Kevin Feige
Stephen Broussard
Roteiro Chris McKenna
Erik Sommers
Paul Rudd
Andrew Barrer
Gabriel Ferrari
Baseado em Homem-Formiga
de Stan Lee
Jack Kirby
Larry Lieber
Vespa
de Stan Lee
Jack Kirby
Elenco Paul Rudd
Evangeline Lilly
Michael Peña
Walton Goggins
Bobby Cannavale
Judy Greer
Tip "T.I." Harris
David Dastmalchian
Hannah John-Kamen
Abby Ryder Fortson
Randall Park
Michelle Pfeiffer
Laurence Fishburne
Michael Douglas
Gênero Ação
Comédia romântica
Ficção científica
Música Christophe Beck
Cinematografia Dante Spinotti
Edição Dan Lebental
Craig Wood
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Brasil 5 de julho de 2018
Estados Unidos 6 de julho de 2018
Portugal 15 de agosto de 2018
Idioma Inglês
Orçamento US$ 162 milhões[1]
Receita US$ 622.674.139[2]
Cronologia
Ant-Man
(2015)
Página no IMDb (em inglês)

Ant-Man and the Wasp (no Brasil e em Portugal, Homem-Formiga e a Vespa[3][4]) é um filme estadunidense de 2018, baseado nos personagens Scott Lang / Homem-Formiga e Hope van Dyne / Vespa, da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, sendo a sequência de Homem-Formiga, de 2015, e o vigésimo filme do Universo Cinematográfico Marvel. Dirigido por Peyton Reed e escrito por Paul Rudd com as equipes de Chris McKenna e Erik Sommers e Andrew Barrer e Gabriel Ferrari, é estrelado por Rudd, Evangeline Lilly, Bobby Cannavale, Michael Peña, Tip "T.I." Harris, Judy Greer, David Dastmalchian, Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Laurence Fishburne, Hannah John-Kamen, Randall Park e Walton Goggins. Em Homem-Formiga e a Vespa, Lang se associa com van Dyne para embarcar em uma nova missão de Pym.

As conversas para uma sequência de Homem-Formiga começaram logo após o lançamento do filme, com Homem-Formiga e a Vespa sendo anunciados oficialmente em outubro de 2015, com Rudd e Lilly retornando para retomar seus papéis. Rudd se juntou oficialmente ao longa-metragem para dirigir, também retornando como o personagem homônimo. As filmagens ocorreram entre agosto e novembro de 2017 em Pinewood Atlanta Studios, no condado de Fayette, área metropolitana de Atlanta e Savannah. Filmagens adicionais aconteceram em San Francisco e no Havaí.

Homem-Formiga e a Vespa foi lançado em 6 de julho de 2018 nos Estados Unidos nos formatos convencional, 3D e IMAX. Foi recebido com críticas positivas, com críticos afirmando ser uma sequência melhor do que seu antecessor. As críticas positivas foram direcionadas à história, efeitos visuais, as atuações de Rudd, Lilly, Douglas e Peña, o humor da obra, e as cenas de ação.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1987, Janet Van Dyne / Vespa encolhe entre as moléculas de um míssil nuclear soviético, desabilitando-o, mas acaba ficando presa no reino quântico subatômico. Hank Pym / Homem-Formiga abraça sua filha, acreditando que Janet está morta. Anos mais tarde, o ex-criminoso Scott Lang assume o manto de Homem-Formiga e descobre uma maneira de entrar e voltar do reino quântico. Pym e Hope Van Dyne começam a trabalhar para repetir esse feito, acreditando que podem encontrar Janet viva. Lang e Hope também iniciam um relacionamento e começam a treinar para lutar juntos como o Homem-Formiga e a Vespa, até Lang secretamente ajudar o Capitão América durante uma rixa entre os Vingadores, violando os Acordos de Sokovia. Lang é colocado sob prisão domiciliar, enquanto Pym e Hope se escondem e cortam laços com Lang.

Dois anos depois, Pym e Hope conseguem abrir um túnel para o reino quântico. Lang recebe uma mensagem aparente de Janet com quem ele é quanticamente conectado. Apesar de ter apenas dias de prisão domiciliar, Lang decide ligar para Pym. Hope seqüestra Lang, deixando um disfarce para não despertar suspeitas do agente do FBI Jimmy Woo. Vendo a mensagem como confirmação de que Janet está viva, Pym e Hope trabalham para criar um túnel estável para que possam levar um veículo para o reino quântico e recuperar Janet. Hope organiza a compra de uma peça necessária para o túnel do negociante do mercado negro Sonny Burch, mas Burch percebeu o lucro potencial que pode ser obtido com a pesquisa de Pym e Hope. Hope luta contra Burch e seus homens, até que ela é atacada por uma mulher quanticamente instável. Lang tenta ajudar a combater esse "fantasma", mas ela escapa com o laboratório portátil de Pym.

Pym relutantemente visita seu ex-parceiro Bill Foster, que os ajuda a localizar o laboratório. O fantasma captura Lang, Hope e Pym quando eles chegam, e se revela ser Ava Starr. Seu pai Elihas, outro ex-parceiro de Pym, acidentalmente matou a si mesmo e sua esposa durante um experimento quântico que causou o estado instável de Ava. Foster revela que ele tem ajudado Ava, que eles planejam curar usando a energia quântica de Janet. Acreditando que isso vai matar Janet, Pym se recusa a ajudá-los e o trio consegue escapar.

Abrindo uma versão estável do túnel desta vez, Pym e Hope podem entrar em contato com Janet, que lhes dá um local preciso para encontrá-la, mas adverte que eles só têm duas horas antes que a natureza instável do reino os separe por um século. Burch descobre sua localização com os parceiros comerciais de Lang, Luis, Dave e Kurt, e informa um contato no FBI. Luis avisa Lang, que corre para casa antes que Woo possa vê-lo quebrar sua prisão domiciliar. Isso faz Pym e Hope sejam presos, e o laboratório deles é levado por Ava.

Logo em seguida, Lang ajuda Pym e Hope a escapar da custódia, e eles encontram o laboratório. Lang e Hope distraem Ava enquanto Pym entra no reino quântico para recuperar Janet, e ele a encontra, mas durante a fuga, Lang e Hope dão de frente com Burch e seus homens, e em seguida, inicia - se uma perseguição, onde no final, Burch leva o laboratório de Hank, porém, o mesmo é recuperado por Lang. Ava rouba o controle de Luis, e faz com que o laboratório cresça no meio da rua. Ela chega ao túnel e começa à sugar energia do reino quântico, machucando Janet, porém é impedida por Lang e Hope. Hank e Janet chegam do reino quântico.

Luis, Dave e Kurt ajudam a apreender Burch. Após Pym e Janet chegarem em segurança do reino quântico, Janet voluntariamente dá um pouco de sua energia para Ava para estabilizá-la temporariamente.

Lang retorna para casa mais uma vez, a tempo de um Woo libertá-lo no final da sua prisão domiciliar. Ava e Foster se escondem. Em uma cena no meio dos créditos, Pym, Lang, Hope e Janet planejam colher energia quântica para continuar ajudando Ava. Após Lang extrair energia do reino quântico, ele perde o contato com Hope, Janet e Hank. A câmera retorna para os três, e mostra que eles foram desintegrados. Uma cena pós-créditos, mostra a TV da casa de Lang transmitindo um alerta global de emergência, enquanto a formiga dele está tocando bateria.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem
Paul Rudd Scott Lang / Homem-Formiga
Evangeline Lilly Hope van Dyne / Vespa
Michael Douglas Dr. Hank Pym
Michelle Pfeiffer Janet van Dyne / Vespa original
Hannah John-Kamen Ava Starr / Fantasma
Laurence Fishburne Dr. Bill Foster
Michael Peña Luís
Tip "T.I." Harris Dave
David Dastmalchian Kurt
Bobby Cannavale Paxton
Judy Greer Maggie
Abby Rider Fortson Cassie Lang
Walton Goggins Sonny Burch
Randall Park Agente Jimmy Woo

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Homem-Formiga e a Vespa arrecadou 216,6 milhões de dólares no mercado doméstico e 406 milhões em outros territórios, totalizando uma arrecadação de 622,6 milhões de dólares.

O filme arrecadou 33,8 milhões de dólares no seu dia de abertura nos Estados Unidos e Canadá, para um final de semana com o total de 75,8 milhões, uma arrecadação 33% maior que a do primeiro filme, 57,2 milhões. Fora do mercado doméstico o filme apurou 85 milhões de dólares em 41 mercados diferentes, abrindo como #1 em todos eles, com exceção da Nova Zelândia.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Homem-Formiga e a Vespa teve excelente recepção por parte da crítica especializada. No agregador de críticas Rotten Tomatoes o filme tem 88% de aprovação com base em 355 críticas, publicando um consenso: "Um filme de super-herói mais leve e brilhante, impulsionado pelo carisma sem esforço de Paul Rudd e Evangeline Lilly, Homem-Formiga e a Vespa oferece um limpador de paladar muito necessário ao MCU". No Metacritic o filme tem uma aprovação de 70% baseada em 56 reviews, indicando "críticas geralmente favoráveis".

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «'Ant-Man And The Wasp' Building $82M+ Nest; 'Incredibles 2' Half Billion Smashes Pixar Domestic All-Time Record – Update» (em inglês). Deadline Hollywood. 7 de julho de 2018. Consultado em 7 de julho de 2018 
  2. «'Ant-Man and the Wasp' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  3. «HOMEM-FORMIGA E A VESPA». AdoroCinema. Consultado em 3 de abril de 2018 
  4. «Homem-Formiga e a Vespa (2018)». filmSPOT. Consultado em 3 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]