Lista de personagens de SpongeBob SquarePants

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Homem-Sereia)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Março de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Esta lista reúne os personagens da série animada americana SpongeBob SquarePants (br: Bob Esponja Calça Quadrada).[1]

Índice

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Robert "Bob Esponja" Calça Quadrada/Spongebob Squarepants[editar | editar código-fonte]

Kenny at the 2008 Comic-Con International

Na Fenda do Bikini, uma região no Oceano Pacífico, vive Bob Esponja Calça Quadrada (no original, SpongeBob SquarePants), uma esponja do mar amarela que trabalha numa lanchonete chamada Siri Cascudo, cujo dono é o Seu Sirigueijo, um siri que só pensa em dinheiro. Outro funcionário é um polvo ranzinza, Lula Molusco, que é vizinho de Bob Esponja e sempre se irrita com suas criancices (que é capaz de irritar qualquer um). O melhor amigo de Bob é Patríck, uma estrela-do-mar rosa com pouca inteligência. Eles passam por diversas situações juntos no fundo do mar. Bob Esponja também é o protagonista do programa , e por isso é o único que aparece em todos os episódios. Mora na Fenda do Bikini num abacaxi com seu mascote, Gary, um caracol que mia como um gato, e trabalha na lanchonete do Seu Siriguejo. Quando não está trabalhando, Bob se diverte com sua amiga Sandy e com seu amigo Patrick, dentre outros e com seu vizinho mal humorado Lula Molusco. Em um episódio é mostrado que ele tem medo do escuro.

Gosta de caçar águas-vivas e seu esporte favorito é lutar caratê. Ele adora fazer hamburgueres de siri, mesmo não ganhando dinheiro nenhum ou nada. Nasceu em 14 de julho de 1986 (29 anos) e mora na Rua da Concha, 124. Possui um grande coração (apesar de ser um porífero) e é capaz de amar a todas as pessoas que vivem ao seu redor (até mesmo quem não gosta dele) e está sempre disposto a ajudar quem esteja precisando. Não tem muito apego às coisas materiais ( exceto por sua espátula), mas é extremamente apegado aos amigos, e já entrou em depressão por ter brigado com o Patrick e com a Sandy e também quando o Gary fugiu de casa. Em um dos episódios plânkton chama ele de acessório poroso de cozinha..

Não demostra ser muito ambicioso ou ganancioso, mas tem alguns sonhos grandes, como ser o maior cozinheiro do mundo (o que pode ser viável, pois até o Rei Netuno o aprovou), se tornar o dono do Sirí Cascudo (não que ele queira tomar o lugar do Sr. Sirigueijo, mas pela sua devoção ao lugar. Ele tem chances muito grandes, pois Sr. Siriguejo já está ficando velho e Bob Esponja é o único capaz de um dia ocupar seu lugar com sucesso), e ser um caçador de águas-vivas reconhecido. Na verdade, ele não trabalha por dinheiro, mas por prazer, por isso não se importa em ganhar tão pouco e nem trabalhar o dia inteiro (nem à noite, ou aos domingos e feriados algumas vezes). Os pais dele, ao contrário do que se pensava no começo, não são quadrados, e nem a sua avó, mas ele tem um tio e também alguns antepassados que sabe-se que eram quadrados como ele.O nome dos pais dele são Harold e Margaret como mostrado no episódio Férias da família calça quadrada .Sua voz é dublada por originalmente em inglês por Tom Kenny (na versão brasileira, Wendel Bezerra).OBS: existem episódios que mostram quando ele conheceu a Sandy , o Gary , o Plânkton , a Senhora Puff e o Lula Molusco , mas não o Patrick nem o seu siriguejo.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Por ser uma esponja, o personagem principal apresenta uma série de habilidades anormais que não raramente, aparecem ao longo dos episódios, como:

  • Espirrar água ou Inflar
  • Esticar os braços , as pernas , o corpo , os olhos e a língua
  • Absorção de sabão e outras substâncias
  • Produzir diversas bolhas ao mesmo tempo, também pelos poros.
  • Se seus membros, sejam braços ou pernas, forem arrancados, eles crescem novamente.
  • Ele tem uma incrível habilidade de poder ser comprimido, o que lhe confere a capacidade de atravessar fendas.
  • Ser cortado em múltiplos pedaços sem sofrer grandes danos por isso.
  • Em um episódio Bob diz a Sandy que pode se reproduzir por brotamento (pequenos clones podem brotar dele).
  • Por ser uma esponja, ele pode usar seu próprio corpo para limpar objetos ou ambientes de maneira bem rápida e efetiva.
  • Além disso ele também pode girar seus braços e pernas em qualquer ângulo

Note: O verdadeiro nome de Bob Esponja é Roberto , como visto em Patrick Calça Esperta (4ª temporada).

Lula Molusco[editar | editar código-fonte]

Ranzinza, sempre de mal com tudo e com todos, Lula Molusco Quincy Tentáculos (no original, Squidward Quincy Tentacles) é o antipático e mal-humorado vizinho do Bob, apesar do nome Lula, ele é um cefalópode. Lula mora na Rua da Concha, nº 122 e trabalha no Siri Cascudo como caixa, junto ao atrapalhado Bob, e quase sempre se irrita com o comportamento infantil do companheiro e com os fregueses pelo ''mau gosto''. Sua casa é um dos moais da ilha de Páscoa. Adora tocar clarineta, e espera se tornar um dia um músico famoso, mas não é muito bom nisso, tem uma namorada chamada Lulaura.Seu arquirrival da escola se chama Squilliam Fancyson, além disso possui um trauma, o de ser careca. Nasceu em 09 de outubro de 1977 (37 anos). Sua primeira voz no Brasil é de Daoiz Cabezudo e a segunda é Marcelo Pissardini (substituindo Daoiz desde seu falecimento em 2006). Em um episódio é revelado que ele tinha um cabelo bem comprido e loiro , mas de repente sumiu. Já em outro ele diz que sua comida predileta é linguiça defumada. E em outro ele fala que é alérgico a frutos do mar.Obs: em muitas das situações que decide interagir com Bob Esponja e Patrick , acaba se dando mal.Ele é Amaldiçoado como revelado por seu tatarátatarátatarávô: Luloso,em Masmorras e Dragões,ele fala que se não conseguir tocar a clarineta,quer seu tatarátatarátatará neto seja amaldiçoado.

Patrick Estrela[editar | editar código-fonte]

Patrick Estrela (no original, Patrick Star) é uma estrela-do-mar rosa não muito inteligente e o melhor amigo de Bob Esponja e de Sandy. Mora debaixo de uma pedra na Rua da Concha, nº 120 na Fenda do Bikini e dificilmente entende as confusões nas quais se mete, um típico bonachão, quase sempre em sua casa e não possuindo nenhum emprego, embora algumas vezes já tenha trabalhado no Siri Cascudo. Às vezes, Patrick aparece sem roupa (o calção verde com flores roxas), como por exemplo quando ele aparece dentro de casa. Por ser uma estrela do mar, se seus membros forem arrancados (inclusive a cabeça), podem crescer novamente, na realidade um membro perdido pode dar origem a outra estrela do mar, criando clones do Patrick, o que ocorreu no episódio Estrela do caratê. Ele levanta ás 3 horas da manhã para comer hambúrguer de siri , como revelado no episódio Turno macabro.Patrick nasceu em 26 de fevereiro de 1986 (29 anos) e tem sua voz dublada pelo ator da Broadway, Bill Fagerbakke (no Brasil por Sérgio Moreno e por Marco Antônio Abreu). Obs: ele e a Sandy são os únicos personagens principais que tem irmão.

Seu Sirigueijo[editar | editar código-fonte]

Eugene Sirigueijo (no original, Eugene H. Krabs) ou somente Seu Sirigueijo mora na Avenida Aguado,3541 e sua casa é uma âncora cinzenta gigante. É proprietário da lanchonete Siri Cascudo (Krusty Krabs)e patrão de Bob Esponja e de Lula Molusco. Adora ganhar dinheiro e está sempre fazendo as contas do lucro da lanchonete. Sua única outra preocupação é cuidar da filha mimada Pérola, que vive reclamando do fato do pai ser pão duro e envergonhá-la em público. Ele é um siri. Em alguns episódios Seu Sirigueijo tem as suas garras arrancadas por motivos variáveis... mas como é um siri elas crescem novamente... o que explica porque ele estar com elas novamente no episódio seguinte. Nasceu em 30 de novembro de 1942 (72 anos), e sua voz é dublada originalmente por Clancy Brown (no Brasil recebeu as vozes de Felipe Di Nardo, Nelson Machado, Luís Carlos de Moraes e por Renato Márcio,sendo que os dois o dublam atualmente). Tem sotaque de marinheiro.Obs: No episódio Amor cascudo ele demonstra algumas "ondas de amor" pela senhorita Puff.

Sandy[editar | editar código-fonte]

Sandy Bochechas (no original, Sandy Cheeks) é uma esquila do Texas que mora na Fenda do Biquíni e vive no fundo do mar, quase sempre com uma roupa de astronauta,ao invés de roupa de mergulho, que permite a ela viver e respirar debaixo d'água. Quando está em sua casa, a cúpula da árvore, fica de biquíni. Tem sua casa que é uma estufa e tem uma árvore, além de vários aparelhos de ginástica. Para sair de casa entra por uma porta e depois fecha, para depois abrir outra porta que só inunda de água a área que fica até a primeira porta, podendo o lugar ser drenado depois. Um processo parecido ocorre quando seus amigos vão visitá-la, sempre com aquários cheios de água na cabeça para não ressecarem, onde abrem a primeira porta e depois fecham, o lugar é drenado e eles podem enfim abrir a segunda porta. Aventureira, gosta de adrenalina e de lutar karatê com Bob Esponja, além de também ser uma ótima inventora. Curiosamente , em um episódio é mostrado que seus primos são marmotas.Obs: Na 1ª Temporada ela aparece sem rabo quando está com seu uniforme.

Chama seu pai de Papa, e nasceu em 17 de novembro de 1987 (27 anos). Na versão brasileira, é dublada por Leticia Quinto.

Note: O verdadeiro nome dela é Sandra , como visto em Patrick SmartPants ( 4 temporada ).

Gary[editar | editar código-fonte]

Gary Wilson Jr., Gary, o Caracol, ou Gary B. Caracol é um caracol que mora com seu dono, Bob Esponja numa casa-abacaxi, na Rua da Concha, 124 . Aparenta ser mais inteligente que o dono. Gary é como se fosse uma espécie de gato em forma de caracol. Na versão original, seu dublador é o mesmo de bob esponja (Tom Kenny)e no Brasil (apenas na 8º temporada)foi dublado por Tatá Guarnieri. Obs: no episódio Reinado de idiotas , é revelado que ele é primo de primeiro grau do patrick , mas tirando o patrick nunca foi mostrado nenhum membro da família de Gary.

Plankton[editar | editar código-fonte]

Sheldon Jeremy Plankton é, como o nome diz, um plâncton. Tem a aparência de um minúsculo copépode ciclópico, e tem a cor esverdeada, dois centímetros de altura (como revelado no episódio Computador sobrecarregado) e a voz bem grave. Ele é o principal antagonista da série (apesar de que o Bob Esponja, o Patrick, o Seu Sirigueijo, a Sandy e o Lula Molusco já tenham agido como amigos dele) e mora no Balde de Lixo, na Rua da Concha. Esse miúdo vilão de personalidade arrogante, tenta roubar, a todo custo, a receita secreta do hambúrguer de siri, propriedade do Seu Sirigueijo. Plâncton, apesar de reiteradas tentativas, nada conseguiu. Já foi o melhor amigo do Seu Sirigueijo, como mostrado em um episódio. Por ter só um olho, plâncton não tem noção de profundidade como revelado no episódio O olho bom do plâncton.

Dono da lanchonete Balde de Lixo (Chum Bucket, no original), vive o drama de nunca ter tido um único cliente. Em "O Exército de Plâncton" é revelado que ele tenta roubar a receita secreta há 25 anos. Em outro episódio é revelado que ele já tentou roubar a receita do hambúrguer de siri 1003 vezes ( no mesmo episódio ele diz também que o foi deixado com 4 vintenas e 40 quinzenas de fracasso). Já em outro ele diz que, de tanto roubar hambúrgueres ( mesmo sem sucesso ), ele aprendeu todos os ingredientes menos o ingrediente secreto ( que é um molho ). Apesar disso, ele sempre acredita que da próxima vez vai conseguir. No filme, é revelado que na verdade ele tem um objetivo bem maior do que se poderia imaginar: controlar as mentes de todos os habitantes da Fenda do Bikíni e transformá-los em escravos. Ele consegue, mas Bob Esponja e Patrick, quando tudo parece perdido aparecem e derrotam-no. Plâncton é pisoteado por uma multidão e depois vai preso. Nasceu em 30 de setembro de 1942 (72 anos).OBS: ele é forte, pois em um episódio ele empurra uma chapa ( grela ) e, em outro, ele carrega o Seu Sirigueijo.Ele virou amigo do Bob Esponja no final de Um Herói Fora d' Água.

No Brasil, Plâncton é dublado por Guilherme Lopes.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Senhora Puff[editar | editar código-fonte]

Senhora Poppy Puff é uma baiacu que trabalha como professora de pilotagem da escola de barcos da Fenda do Bikini. Bob Esponja já freqüenta sua escola há muito tempo e já falhou inúmeras vezes. A Sra. Puff é dublada por Mary Jo Catlett nos EUA e por Arlete Montenegro no Brasil. Ela nasceu em 10 de julho de 1955 (60 anos). Ela não gosta do Bob Esponja e ja foi presa inumeras vezes por causa de Bob Esponja destruir a escola e as vezes outros lugares.

Pérola[editar | editar código-fonte]

Pérola Sirigueijo (Pearl, no original) é a filha do Seu Sirigueijo. É uma baleia loira com vestido rosa, muito mimada pelo pai que faz todas as suas vontades, menos quando ele tem de sacrificar o dinheiro dele para isso. Não aparenta ter muita inteligência para discernir o contexto que vive. Altamente influenciada por modas e tendências passageiras, acaba sendo dramática por motivos tolos. Nasceu em 12 de maio de 1990 (25 anos) e vive na Avenida Aguada, 3541.

Conforme mostrado no episódio "Aniversário da Baleia", Pérola sempre tem uma péssima festa de aniversário. A única vez que Pérola teve uma festa boa foi quando o Bob Esponja comprou uma montanha de presentes caros para Pérola, e ele ainda contratou a banda Os Meninos que Choram (sátira dos Backstreet Boys).Na versão brasileira, é dublada por Eleonora Prado, Tânia Gaidarji e Angélica Santos.

Larry, a Lagosta[editar | editar código-fonte]

Larry, a Lagosta é uma imensa lagosta vermelha que trabalha como salva-vidas na praia da Lagoa Goo. Ele é popular e louco por musculação. Também é extremamente forte e atrativo. Ele nasceu em 8 de janeiro de 1977 (38 anos).

Homem-Sereia[editar | editar código-fonte]

É um homem herói e muito educado e um pouco atrapalhado.

O herói favorito de Bob Esponja e Patrick. Aparece na série já velho, morando em um asilo da Fenda do Bikini, porém por causa da insistência de Bob Esponja voltar para seu ofício. Tem como ajudante o Mexilhãozinho. Seu veículo é o barco-móvel invisível. É uma sátira do Batman e do Aquaman. Bob Esponja, Patrick, Sandy e Lula Molusco já foram até ajudantes honorários dele. Nasceu entre 1890/1900 ( em um episódio bob esponja fala que ele tem 65 anos ). Obs: ele e o Mexilhãozinho são os únicos humanos da Fenda do Bikini.

Mexilhãozinho[editar | editar código-fonte]

O companheiro do Homem-Sereia. Tem uma personalidade parecida com a de Lula Molusco, odeia quando o Homem-Sereia o chama de garoto. Em alguns episódios ele odeia Bob Esponja e Patrick, ao contrário do Homem Sereia. Também foi feito em forma de sátira, dessa vez sobre o Robin e Aqualad (parceiro-mirim do Aquaman). Nasceu entre 1890/1900 (em um episódio ele fala que tem 68 anos) e já virou um vilão.

Karen[editar | editar código-fonte]

É a esposa computador de Plankton. É muito sábia e não fica do lado de Plankton e o acha um pateta. Na versão original é dublada pela atriz Jean Conner e no Brasil já foi dublada por Cecília Lemes (maioria dos episódios), Rita Almeida, Fernanda Bock, Denise Reis, Lúcia Helena e Isabel de Sá.Foi criada por um técnico em 16 de julho de 1968 e reprogramada por ele em 1997.Em alguns episódios ela é uma tela gigante e , em outros , uma robô com braços e uma esteira ou rodas ao invés de pernas. No filme Bob esponja - Um herói fora d'água ela teoricamente morre quando liga a máquina do tempo de Bob Esponja e Plankton.

Inimigos do Homem-Sereia e Mexilhãozinho[editar | editar código-fonte]

Como não poderia deixar de ser, o Homem-Sereia e o Mexilhãozinho também têm seus inimigos. Dentre eles estão o Homem-Raio, a Bolha Suja, o Linguado Atômico, Camarão Jumbo, Lesma Sinistra e outros. O primeiro é um imenso sujeito vermelho com uma máscara azul que se encontrava preso em molho tártaro, até que foi libertado por Bob Esponja e Patrick, curiosos. A segunda consiste de uma imensa bolha com cara de vilão que aparece nos episódios Homem-Sereia e Mexilhãozinho 2 e 5 , O clube dos vilões etc. O terceiro era um monstro com um olho na cara e outro na ponta de uma antena e tinha o poder do toque nuclear mas aparece já velho no episódio Homem-Sereia e Mexilhãozinho 2, já aposentado. O quarto consiste em uma lagosta grande super forte . Já a quinta é uma lesma gigante e canibal que vive nos esgotos e lança gosma grudenta.

Squilliam Fancyson III[editar | editar código-fonte]

Ele é o rival do Lula Molusco dos tempos de colégio. Squilliam é um polvo que frequentava a banda da turma do Lula Molusco, e sempre humilhava lula Molusco como um pobretão fracassado qualquer. Apareceu nos episódios Doidos Pela Banda (2ª temporada), O Retorno do Squilliam (3ª temporada), Casa Chique (6ª temporada), Professor Lula Molusco (6ª temporada), Adoro Dançar (Sétima Temporada), De Volta ao Passado (Sétima temporada) e Mantenha a Fenda do Bikini Bonita (Sétima temporada). Nasceu em 09 de outubro de 1977 (37 anos) .ele quer ser o amigo do Lula Molusco mas não sabe como , apenas quer ser melhor que todos e mora em uma casa gigante na King Street, 950.

Patchy, o Pirata[editar | editar código-fonte]

Patchy, o Pirata é um pirata fan de bob esponja que aparece apresentando vários episódios especiais, ele é o criador do fã-clube do Bob Esponja. Ele tem um papagaio chamado Potty. Aparece na 2ª temporada(Natal Quem? e Marujos na Marra), na 3ª temporada(Festa do Calça Saltitante, Uga Uga e A Esponja que Sabia Voar), faz um cameo na 4ª temporada em Cadê Esse Caracol, na 5ª temporada(Amigo ou Inimigo e Descobrindo Atlântida, também faz cameos em A Peste do Oeste e O Que Aconteceu Com Bob Esponja), na 6ª temporada em Entrando Numa Fria e na 8ª temporada em É um Natal do Bob Esponja na sua versão animada. Ele mora numa casa terrerea em Encino, California.

Potty, o Papagaio[editar | editar código-fonte]

Potty, o Papagaio é uma marionete de um papagaio que vive junto com Patchy em Encino, California,e quase sempre se dá bem

Johnny Erain[editar | editar código-fonte]

Johnny "Elaine" Erain é um peixe realístico repórter que aparece em alguns episódios e na abertura da série.

Rei Netuno[editar | editar código-fonte]

Rei Netuno é referido pelos personagens com um rei que governa a Fenda do Biquíni, e aparece em Bob Esponja - O Filme e faz um cameo em Bob Esponja VS A Maquina de Fazer Hambúrguer , ele tem dois filhos chamados Mindy e Tritão (Embora os dois nunca aparecerem juntos). Diferente do deus Netuno que aparece na série de TV do Bob Esponja, o Netuno do filme é bem mais gordo, tem um nariz comprido e é careca (e usa uma coroa para esconder sua calvície).

Netuno (deus dos mares)[editar | editar código-fonte]

É referido pelos personagens como um deus de todos os mares. Apareceu pela primeira vez no episódio "A Espátula de Netuno" em 1999, depois em um episódio especial de 2009, e depois no episódio "A Vingança de Tritão" de 2010 (exibido no Brasil em 12 de Novembro de 2010). Ele tem uma esposa chamada Anfitrite, e um filho único chamado Tritão. Ele pode ser confundido com um outro personagem chamado "Netuno" que aparece no filme do Bob Esponja.

Holandês Voador[editar | editar código-fonte]

Um fantasma, meio ajudante do Bob Esponja e seus amigos, e meio inimigo deles. Gosta de assustar a todos que encontra. Aparece em vários episódios do desenho. O Holandês voador tem 6000 anos, a data de seu aniversário é 21 de setembro de 3 987 a.C.. "Holandês Voador" é o nome de um navio de uma lenda de marinheiros muito antiga. Possui uma grande fissura por assustar no episódio Anfitrião do Fantasma, neste episódio, ele vai passar um tempo com Bob e percebe que não tem mais jeito para assustar. Ele vive em busca de sua meia para jantar.

Capitão[editar | editar código-fonte]

Painty "Capitão", o Pirata é um quadro de um pirata que aparece na abertura da série e nos episódios Sapato Está Desamarrado(2ª temporada) e Pintores Molhados(3ª temporada). Também tem uma aparição pequena no filme Bob esponja: Um herói fora d'água .Ele sempre pergunta ''Vocês estão prontas, Crianças?'' no começo da abertura da série.

Robalo[editar | editar código-fonte]

Robalo "Bacalhau" É um robalo que aparece na 1ª temporada(Picles, Diversão e Primeiro de Abril) e na 8ª temporada(O Olho Bom do Plankton).

Senhora. Siriguejo[editar | editar código-fonte]

Betsy Siriguejo (no original, Betsy Krabs) é a mãe do Seu Sirigueijo. Mora em uma âncora igual ao do filho, só que a dela é rosa. Apareceu nos episódios Boca de Marinheiro (2a temporada), Crustáceo de Meia Idade (3a Temporada), Padrasto Inimigo (4ª temporada), Amigo ou Inimigo? (5ª temporada) e Esponjicus (6ª temporada).

Perch Perckins[editar | editar código-fonte]

Perch Perckins é o repórter da Fenda do Bikini. No Filme, ele entrevista Plankton quando ele começa a vender Hambúrgueres de Siri no Balde de Lixo. No episódio: A Bolha de Grude, ele teoricamente morre quando uma onda gigante o engole. Nos primeiros episódios aparece com a cor roxa mas atualmente, é laranja. No filme Bob esponja - Um herói fora d'água é revelado que ele é careca ( e por isso usa uma peruca ).

Harold e Margaret Calça Quadrada[editar | editar código-fonte]

São os pais do Bob Esponja.São mais velhos e redondos . Aparecem nos episódios Black Jack , Férias da família calça quadrada , Pilotando de chorar , Lar doce abacaxi ,Pilotar sem saber não vai , A música do Patrick , O homem sereia e o Mexilhãozinho 4 e Choque cultural.

Vovó Calça Quadrada

É a avó do Bob Esponja . Ela cozinha bem , e o que tem de velha tem de carinhosa. Aparece nos episódios Beijos da vovó, Patrick babá de mascotes ,Black Jack e outros.

Personagens de Fundo e moradores da Fenda do Bikini[editar | editar código-fonte]

Fred[editar | editar código-fonte]

Fredrick "Fred" Rechid É um peixe marrom que aparece em diversos episódios como figurante. Seu nome é revelado em Hambúrguer Decepcionante. Ele é famoso por dizer frases como "Minha perna!" e "Meus olhos!"(no filme). No episódio Doidos pela banda ele teoricamente morre quando é atingido por um dirigível , mas ele retorna em episódios futuros.

Harold[editar | editar código-fonte]

Harold Willian "Bill" Reginald é um peixe azul de camisa branca e short vermelho que aparece em muitos episódios como figurante. Na 1 temporada muitas vezes ele aparece pelado. Seu nome é revelado em O gary apaixonado.

Nat Peterson[editar | editar código-fonte]

Um peixe amarelo que aparece como figurante em muitos episódios, mas tem uma grande aparição no episódio Plankton's Regular(6ª temporada), onde seu nome é revelado quando ele finge gostar da comida do Balde de Lixo por dinheiro oferecido pela Karen.

Velho Jenkins[editar | editar código-fonte]

Velho Jenkins é um peixe idoso que aparece como figurante em muitos episódios. Existem muitas versões dele mostradas ao longo da série. Em alguns episódios ele morre , mas ele sempre retorna em episódios futuros.

Sandals[editar | editar código-fonte]

Sandals é um peixe verde-oliva que usa um short azul com flores brancas e aparece em vários episódios como figurante. Sua maior aparição é em Mexilhões quando Sirigueijo ganha seu milionésimo dólar.

Sadie[editar | editar código-fonte]

Sadie Rechid é uma peixe laranja que aparece em vários episódios como figurante. Ela é uma das esposas de Fred.

Tom[editar | editar código-fonte]

Thomas "Tom" Smith é um peixe verde que aparece em diverso episódios como figurante. Ele veste uma camisa roxa e calças azuis. Seu nome é revelado em Hambúrguer Decepcionante. Ele é casado com Martha.

Dr. Gill Gilliam[editar | editar código-fonte]

Doutor Gill Gilliam é um peixe roxo médico que aparece em diversos episódios geralmente no hospital ( por exemplo : episódio Trapaça com a casca ) ou como veterinário ( por exemplo : episódio Tornei-me um gary adolescente ).

Nazz-Mimi[editar | editar código-fonte]

Nazz-Mimi é uma peixe rosa que aparece como figurante em vários episódios. No filme ela avisa para Lula Molusco sobre os capacetes que Plâncton está dando.

Martha Smith[editar | editar código-fonte]

Martha Smith é uma peixe azul de vestido roxo que aparece em vários episódios. Ela é casada com Tom. Seu nome é revelado no episódio Adoro a patty

Scooter[editar | editar código-fonte]

É um surfista roxo que não tem medo do perigo e parece ser louco. Aparece em diversos episódios que envolvam a Lagoa Goo, mas apenas tem seu nome revelado em Festa do Calça Saltitante. Nasceu em 01 de janeiro de 1989 e é geralmente dublado por Carlos Alazraqui. No episódio O Amigo Bolha ele téoricamente morre com a maré alta, mas ele retorna em episódios futuros.

Abigail-Marge[editar | editar código-fonte]

Abigail-Marge é uma peixe azul de vestido roxo. Ela é casada com Nat. Seu nome é revelado em Bob Esponja Protesta.

Annete[editar | editar código-fonte]

Annete é uma peixe rosa de cabelo loiro. Ela faz cameos em diversos episódios, seu nome é revelado em sua primeira aparição, em Salva Vidas Bob em Serviço, quando Larry apresenta ela para Bob Esponja.

Archie[editar | editar código-fonte]

Archie Jacob Cole é um peixe laranja de calças marrons que faz curtas aparições em muitos episódios.

Barbara[editar | editar código-fonte]

Barbara é uma peixe que trabalha no noticiário da Fenda do Bikini. Ela aparece na 5ª temporada(A Esponja Cascuda e Monumento de Esponja) e na 7ª temporada(De Volta para o Passado e Esponja Modelo).

Bill[editar | editar código-fonte]

Bill é um peixe cinza que usa shorts verdes com flores, ele faz cameos em vários episódios

Billy Fishball[editar | editar código-fonte]

William "Billy" James Fishbowl é um peixe verde que aparece em vários episódios fazendo pequenas aparições. Seu nome é revelado em Relatório oral.

Susie Fishball[editar | editar código-fonte]

Susie Tina Fishbowl é uma peixe marrom que usa um tutu rosa e faz algumas aparições em poucos episódios. É irmã de Billy. Seu nome é revelado no episódio Cavernas do salmão.

Dale[editar | editar código-fonte]

Dale é um peixe marrom de camisa laranja. Sua maior aparição foi em "A Trapaça" onde seu nome é revelado quando ele é preso por mascar chicletes com sabor de peixes. Seu nome pronuncia-se Deyou.

Suzy Peixosa[editar | editar código-fonte]

Suzy Peixosa é uma peixe cinza de cabelos brancos que usa um vestido ( e , ás vezes , um biquíni ) amarelo que faz várias aparições. Seu nome é revelado em "Qual é o Nome Dele?" e "Homem Sereia Vs. Bob Esponja". É casada com Sandals.

Dom[editar | editar código-fonte]

Dom , a Baleia é uma baleia orca forte provavelmente amigo de Larry que aparece em alguns episódios geralmente na lagoa goo ou onde tem musculação. Seu nome é revelado no episódio Bob músculo calça cheia.

Frank[editar | editar código-fonte]

Frank é um peixe laranja bem fortão e musculoso que faz algumas aparições geralmente na lagoa goo ou onde envolva exercícios. Seu nome é revelado em Os palhaços do assobio.

Monroe

Monroe é um peixe laranja de shorts e chapéu de hélice que aparece em alguns episódios como figurante. Seu nome é revelado no episódio Sirilândia.

Águas vivas

Águas-vivas são criaturas de vários tamanhos e cores que moram no campo de águas vivas e geralmente dão choque nas pessoas. Elas aparecem em muuuuuitos episódios e são alvos de caçadores de água viva como o Bob Esponja e o Patrick.

Prefeito

É o prefeito da fenda do biquíni. Existe mais de uma versão dele. Aparece em Drive-thru , Criando tempo , A grande corrida de caracóis , Bob esponja protesta e Esponja vulcão.

Meyboul

Meboul é uma peixe idosa amarela que usa óculos e um vestido roxo . Ela faz pequenas aparições em poucos episódios. Seu nome é revelado em sua maior aparição , no episódio Embarque atrapalhado. Nesse episódio ela revela ser amiga do homem raio quando o encontra na lavanderia.

Frank

Frank é um peixe laranja de camisa azul que aparece em muitos episódios como figurante. É casado com Nazz- Mimi. Seu nome é revelado no episódio Morrendo por uma torta.

Aparições especiais[editar | editar código-fonte]

Personagens que aparecem no máximo 3 vezes.

Nick[editar | editar código-fonte]

É o repórter do programa de TV casa chique, que apareceu no episódio com mesmo.nome. Uma vez foi na casa do Lula Molusco e eleger sua casa mais chique.

J.K.L[editar | editar código-fonte]

J.K.L é a abreviação de Jack Kahuna Laguna. Ele é um surfista que ensinou Bob Esponja, Patrik e Lula Molusco a surfarem em um episódio.

Lado Abrasivo do Bob Esponja[editar | editar código-fonte]

É um lado abrasivo encomendado pelo Gary para ajudar o Bob Esponja com sua dificuldade de falar não, diferente do Bob o lado abrasivo é mau e grosso ( e verde , já que ele é como o outro lado de uma esponja de cozinha).

Billy[editar | editar código-fonte]

É o garoto que acha o trator do Plankton. Aparece apenas no episódio "Passos Pequeninos".

Lagartinha[editar | editar código-fonte]

É um dos animais de estimação de Sandy e vira amiga de Bob Esponja e Patrick. Aparece apenas em um episódio, Faz o processo de metamorfose e vira uma borboleta. Patrick e Bob Esponja acham que a borboleta comeu a lagartinha , ficam apavorados e causam um caos na fenda do bikini pois a borboleta fica dentro de uma bolha pra poder respirar fora da casa da Sandy.Mas quando a Sandy volta ela põe a lagartinha num pote e todos na cidade acham que ela capturou o monstro.

Caracolina[editar | editar código-fonte]

É a caracol fêmea de Lula Molusco. É treinada para competir na corrida de caracóis mas só apareceu no episódio A Grande Corrida de Caracóis da 3a temporada.

Anfitrite[editar | editar código-fonte]

É a esposa do deus Netuno, e mãe de Tritão. Ela tende a ser muito carinhosa com o marido. Aparece no episódio A vingança de tritão.

Tritão[editar | editar código-fonte]

É o filho do deus Netuno e Anfitrite.Apareceu pela primeira vez no episódio "A Vingança de Tritão".

Mindy[editar | editar código-fonte]

É a filha e herdeira do Rei Netuno.Apareceu somente no filme do Bob Esponja. Patrick é apaixonado por ela.

Sr. Piratoso[editar | editar código-fonte]

É o Patrão de Potty e Patty no episódio Amigo ou Inimigo?

Smith Werben Jager Man Jensen[editar | editar código-fonte]

É um peixe morto vivo dono de um boné que o Seu Sirigueijo vendeu para o Bob Esponja e depois descobriu que vale muito dinheiro . Só aparece no episódio O lixo do caranguejo.

Duque Thomas Fidenmurfin[editar | editar código-fonte]

É Bob Esponja passando-se por freguês para ensinar a Senhora Puff como atender um pedido no episódio Emprego de verão.

Sam[editar | editar código-fonte]

É a irmã do Patrick . Só aparece no episódio Sam , a irmã mais velha . Ao contrário do Patrick ela é grande , grossa , forte e parece não gostar muito do bob esponja e do lula molusco. Estranhamente , no episódio Está cheirando alguma coisa , Patrick fala que não tem uma irmã.

Clettos

É o tio avô do Patrick . Só é citado no episódio Bob esponja protesta. Nesse episódio é dito que ele foi preso em marcha pela liberdade.

Bilhão[editar | editar código-fonte]

É o guia turístico do passeio pela casa da moeda ( onde produzem todo o dinheiro ). Só aparece no episódio O senhor siriguejo tira férias.

Fuzy ei corns[editar | editar código-fonte]

É um mestre de caratê que foi pra fenda do Biquini julgar se a Sandy e o Bob Esponja mereciam faixas de caratê. Só aparece no episódio O jeito da esponja.

Udon[editar | editar código-fonte]

O dono da Ilha Karatê que fica mandando vídeos ou cartas enganando as pessoas para fazê-las comprarem o seu terreno muito caro. Aparece apenas no episódio A ilha do karatê.

Larry , Jerry e Rex[editar | editar código-fonte]

São os animais de estimação que Bob Esponja comprou quando Gary o trocou pelo patrick. Larry é um caracol muito esquentado , Jerry é um caracol realista que ficou no bolso do Bob Esponja e Rex é uma minhoca que não faz nada. Só aparecem no episódio Descartado.

Zé do picadinho

É o personagem da história que o lula molusco contou pro Bob Esponja no episódio Turno macabro.

Month F. Dinheirama

É o mundialmente famoso colecionador de arte da fenda do bikini. Apareceu somente no episódio Artista desconhecido.

Bacalhau

É um peixe que pertence ao grupo dos desleixados e é o ídolo da pérola. Ele é muito sujo. Aparece no episódio O amigo da bolha.

Jeffrei ( ou jeff ) água-viva

É tipo o mascote da convenção bianual de caçadores de água-viva e ídolo do Patrick. Aparece somente no episódio Sou o seu maior fã.

Atores

São os atores que foram contratados para interpretar o homem sereia e o mexilhãozinho. Aparecem no episódio O homem sereia e o Mexilhãozinho 6 - o filme.

Gominha

É uma goma de mascar enorme ( e mascada ) cheia de coisas nojentas que o Patrick deu de presente pro Bob Esponja no dia do melhor amigo. Apareceu apenas no episódio O presente da goma de mascar.

Monstro da alga marinha

É um monstro verde e muito esquisito que tem um nariz comprido e só aparece no episódio Não é uma dama.

Amigo bolha[editar | editar código-fonte]

É uma bolha que Bob Esponja criou para brincar quando seus amigos estavam fora. Ele causa muito prejuízo a todos na cidade e até mata o Scooter afogado. No final do episódio ele mostra que tem vida própria. Só aparece nos episódios O amigo da bolha e O retorno do amigo bolha.

Brilhoso[editar | editar código-fonte]

É o filho do amigo bolha. É muito bagunceiro e por isso deu um trabalhão para o Bob Esponja quando o amigo bolha pediu que ele bancasse a babá. Só aparece no episódio O retorno do amigo bolha.

Sra. Vermosa

É um verme que Bob Esponja e Patrick acharam e começaram a cuidar. Ela tem filhotes e é expulsa da casa do Bob pelo Gary , deixando-os para os dois criarem. Seu nome é porque Bob Esponja e Patrick acharam que era homem e chamaram de sr. Vermoso mais depois descobriram que era mulher.Só aparece no episódio Mascotes ou pestes.

Verminhos

São os 5 filhos da sr. Vermosa. Bob Esponja tentou achar um lar pra cada um mas no final do episódio o Seu SirigueIjo vende eles. Aparecem no episódio Mascotes ou pestes.

Júnior

É uma ostra pequenininha que Bob Esponja e Patrick acharam e começaram a cuidar até que ele soubesse voar sozinha. Só aparece no episódio Nana neném conchinha.

Urso do mar

É um peixe enorme verde com cara de urso que ataca o lula molusco várias vezes em O episódio do acampamento.

Rinoceronte do mar

É um bicho meio peixe e meio rinoceronte que só aparece no final do episódio O episódio do acampamento.

Reg

É o peixe que não deixou Bob Esponja entrar no salão do salgado ( onde só entram pessoas fortes e musculosas ). Aparece apenas no episódio Não pode entrar pirralho.

Drasticais

São um grupo de pessoas que praticam esportes radicais. O grupo é formado por Jonny Krill ( uma lagosta ) , Ted Não Morto ( um peixe muito diferente dos outros ) e Vovó Marreta Grande ( por incrível que pareça , uma peixe idosa ). Bob esponja e Patrick tentaram entrar para esse grupo , mas tudo o que eles faziam não era radical e os Drasticais transformavam em algo radical. Aparecem no episódio Esportes radicais.

Bertrani

É o repórter que ficou no lugar de Perch Perkins ( que estava com indigestão ) . Aparece no episódio Bob esponja protesta.

Gene Marisco

É um crítico de restaurantes calado e observativo. Só aparece no episódio A Esponja Cascuda.

Charles[editar | editar código-fonte]

É um marinheiro misterioso. Só aparece no episódio Bem Vindo ao Triângulo da Fenda do Bikini, onde fica no lugar de Bob Esponja no Siri Cascudo.

Bob Rabisco[editar | editar código-fonte]

É um desenho que Bob Esponja fez com o lápis mágico. É bem parecido com o Bob Esponja , mas é do mau . Só aparece no episódio Franken Rabisco ( onde acaba preso num papel , por ser um desenho ).

Sra. Tentáculos[editar | editar código-fonte]

É a mãe do lula molusco . Só aparece em dois episódios e é muito velha.

Vovó Tentáculos[editar | editar código-fonte]

É a avó de Lula Molusco, é bastante parecida com a Sra. Tentáculos. Foi ela que criou a famosa receita de fricassé de salmão. Ela aparece em dois episódios.

Tio Capitão azul[editar | editar código-fonte]

É o tio do Bob Esponja . Ele já foi policial , mora numa fazenda e só aparece em um episódio.

Black Jack[editar | editar código-fonte]

É o primo do Bob Esponja . Só aparece em um episódio que tem o seu nome. Quando eram crianças ele torturava o Bob mas atualmente ele é bem pequeno. Na sua única aparição é dito que ele foi preso por sujar as ruas.

Stanley S. Calça Quadrada[editar | editar código-fonte]

É outro primo de Bob Esponja . Só aparece no episódio que tem o seu nome. Tudo o que ele toca acaba explodindo e por causa disso o Seu Sirigueijo mandou ele ir pro balde de lixo.

Fininho , o linguado[editar | editar código-fonte]

É um peixe que foi para a escola da Senhora Puff. Ele falou pro Bob Esponja que ia chutar seu traseiro , mas no final ele acabou dando socos nele. Mas o que ele não contava é que , por ser uma esponja , o Bob não sentiu nada. Só aparece no episódio O incômodo.

Super amigos[editar | editar código-fonte]

São o Bob Esponja , o Patrick , o Lula Molusco e a Sandy transformados em super heróis para lutar contra o Homem Raio , a Bolha Suja e o Homem Mexilhão ( Mexilhãozinho quando virou vilão ).Bob Esponja é o Ligeirinho ( capaz de correr muito rápido ), Patrick é o Cinturão Elástico ( capaz de esticar qualquer parte do corpo ) , Lula Molusco é o Capitão Magma ( capaz de soltar lava da cabeça ) e Sandy é a Senhorita Sumiço ( capaz de ficar invisível ). Todos eles acabaram muito mau depois da batalha : Bob Esponja ficou na cadeira de rodas ( todo enfaixado ) , Sandy precisou de muletas , lula molusco ficou com um cone na cabeça e Patrick acabou com o pescoço todo esticado. Só aparecem no episódio O Homem Sereia e o Mexilhãozinho 5.

Abominável molusco das neves[editar | editar código-fonte]

É um monstro enorme de quatro braços e muitas línguas azuis que Bob Esponja e seus amigos pensaram que queria machucá-los , mas no final ele só queria as balas de goma do Patrick. Só aparece no episódio Confronto Congelado.

Kevin pepino[editar | editar código-fonte]

É um pepino do mar caçador de águas vivas famoso e ídolo do Bob Esponja. Só aparece no episódio Sou o Seu Maior Fã.

Estrangulador mexeriqueiro[editar | editar código-fonte]

É um criminoso de mãos sujas que fugia de Bob Esponja, até cair na prisão saltando de um avião. Seu nome em inglês é "Tattletale Strangler" e Só aparece no episódio Bob esponja encontra o estrangulador.

Lulaura[editar | editar código-fonte]

É a namorada do Lula Molusco. Só aparece no episódio Adoro Essa Lula.

Estranhamente nos outros episódios Lula Molusco não tem uma namorada(Referente ao Patrick que diz que não tem uma irmã no episódio "Está Cheirando Alguma Coisa" mas ela aparece no episódio "Sam a irmã mais velha") , talvez o encontro não tenha dado certo. Mesmo ela dizendo que adorou ele quando Bob Esponja o apresentou e quando o encontrou gritando e chingando o Bob esponja.

Jim[editar | editar código-fonte]

É o antigo cozinheiro do siri cascudo. Só aparece no episódio O mestre cuca original.

Vovó plâncton[editar | editar código-fonte]

É a vó do plâncton. Ela usa óculos , dentadura e gosta de chocolate. Só aparece no episódio A fórmula secreta da vovó.

Merry[editar | editar código-fonte]

É uma caracol por quem Gary se apaixona. Só aparece no episódio O Gary apaixonado.

[editar | editar código-fonte]

Jack N. Peixe Doido[editar | editar código-fonte]

É um peixe grande de bigode. Ele é mais ou menos um vilão. Só aparece no episódio Esponja roxa.

Mariposa[editar | editar código-fonte]

É um pequeno vilão e inimigo do homem sereia e do mexilhãozinho. O homem sereia diz que o procurava há 57 anos. Só aparece no episódio Luz noturna.

Vovô barba vermelha[editar | editar código-fonte]

É o avô do seu siriguejo. Parece gostar bastante de dinheiro também. Só aparece no episódio O vovô pirata.

Inspetor de saúde rabo amarelo[editar | editar código-fonte]

É um peixe roxo que bob esponja e seu sirigueijo pensaram que era um inpostor e serviram pra ele um hambúrguer de siri "poluído" , mas antes que ele comesse uma mosca entrou em sua garganta , fazendo com que ele engasgasse e escorregasse e desmaiasse no chão . Depois disso seu siriguejo e bob esponja pensaram que tinham matado ele. Só aparece no episódio O hambúrguer perigoso. Também tem uma pequena aparição no episódio A gazeta do siri , onde fecha o balde de lixo.

Patrick não estrela[editar | editar código-fonte]

É uma estrela do mar igual ao patrick , exceto pela cara e pela voz. Só aparece no episódio Esconda-se e aí o que acontece?

Toni ligeiro[editar | editar código-fonte]

É um piloto de corridas famoso. Só aparece no episódio A celebridade.

Toni ligeiro jr.[editar | editar código-fonte]

É o filho do Toni ligeiro. Ele vai pra escola da senhora puff e ensina bob esponja a dirigir . Só aparece no episódio A celebridade.

[editar | editar código-fonte]

Homens da caverna[editar | editar código-fonte]

São monstros laranjas com dentes afiados que moram numa caverna subterrânea. Só aparecem no episódio Cavernas do salmão.

Phill Praflanster[editar | editar código-fonte]

É o homem do tempo do noticiário da fenda do biquíni. Só aparece no episódio Tempo de abacaxi , onde avisa sobre uma tempestade horrível.

Mystery[editar | editar código-fonte]

É um cavalo marinho que virou o melhor amigo do bob esponja , mas foi embora porque atrapalhou o seu trabalho. Só aparece no episódio O meu belo cavalo marinho.

Patty[editar | editar código-fonte]

É um hambúrguer de siri que bob esponja achou tão perfeito que começou a namorá-la . Só aparece no episódio Adoro a patty.

Sem nome[editar | editar código-fonte]

É uma água-viva azul que bob esponja chamou de sem nome porque ele não a tinha pegado e nem dado nome ainda. No final do episódio ela entra na rede do bob e ganha o nome de Amiga. Só aparece no episódio O caçador de água-viva.

Rich[editar | editar código-fonte]

É o irmão gêmeo da sandy . Ele nunca apareceu mas foi citado no episódio Confusão no rodeio , quando ele manda uma carta pra sandy.

Charles e fuffy[editar | editar código-fonte]

Charles é um peixe que parece ser rico e fuffy é seu caracol chique e mimado. Eles ganharam o concurso de mascotes cinco vezes seguidas. Só aparecem no episódio O gary enfeitado.

Rargh[editar | editar código-fonte]

É um monstro gigante que virou amigo do bob esponja e do patrick , mas foi embora porque destruio as casas deles e do lula molusco , além da cidade toda. Na verdade seu nome não é dito mas eles o chamam de rargh porque quando perguntaram seu nome ele rugiu.Só aparece no episódio O monstro que foi pra fenda do biquíni.

Minhoca touro do alasca[editar | editar código-fonte]

É uma minhoca enorme que come tudo o que vê pela frente . Só aparece no episódio Sandy , bob esponja e a minhoca.

Tio Sherm[editar | editar código-fonte]

O tio de Bob Esponja. É famoso por enfiar uma melancia inteira no nariz. É mencionado apenas nos episódios Stanley S. Calça Quadrada, A Peste do Oeste e Siri Borg.

Patrícia[editar | editar código-fonte]

É o patrick desfarçado de mulher para fugir de um cara que ele pensava que queria expulsa-lo da cidade. So aparece no episódio Não é uma dama.

Howard Blandy[editar | editar código-fonte]

É um peixe rico e ídolo do seu siriguejo que compra o siri cascudo . Só aparece no episódio Á venda.

Carl[editar | editar código-fonte]

É o peixe que virou o novo gerente quando o seu siriguejo vendeu o siri cascudo para Howard Blandy. Só aparece no episódio Á venda.

Mãe da Karen[editar | editar código-fonte]

É a sogra do plâncton . É bem parecida com a filha , mas tem nariz e usa óculos. Só aparece no final do episódio Aniversário de casamento do unicelular.

Robalo Carlos[editar | editar código-fonte]

É um peixe que toca músicas tristes . Ele nunca apareceu "ao vivo" , mas é citado e tem sua música mais recente tocada no rádio do bob esponja no episódio Um dia sem lágrimas. É uma paródia de roberto carlos

Jeta Pintadinho[editar | editar código-fonte]

É um peixe que toca músicas animadas na Fenda do Bikini. É famoso por sua música samba-canção. Como Robalo Carlos, nunca apareceu ao vivo mas é citado no rádio de Bob Esponja no episódio Um Dia Sem Lágrimas. É uma paródia de Zeca Pagodinho.

Fofo felpudo[editar | editar código-fonte]

Um bichinho de estimação que bob esponja comprou para fazer companhia pro gary , mas que no final era um monstro enorme. Só aparece no episódio Um conpanheiro para o gary.

Herb e margie[editar | editar código-fonte]

São os pais do patrick , só aparecem no episódios Sou pelos idiotas. Também são citados no episódio Lar doce abacaxi.

Monstro do mar[editar | editar código-fonte]

É uma criatura enorme que parece um dragão chinês , mas é verde. Só aparece no episódio Salva vidas bob em serviço , onde fala que os monstros do mar fizeram grandes avanços na ciência e literatura.

Água viva rei[editar | editar código-fonte]

É uma água viva ENORME que usa uma coroa e um manto . Só aparece no episódio Sou o seu maior fã.

Dennis[editar | editar código-fonte]

É um peixe grande que plâncton contratou para pisar no bob esponja e no patrick. Aparece apenas no filme do bob esponja.

Robô siriguejo[editar | editar código-fonte]

É um robô que plâncton inventou para roubar a receita do hamburguer de siri. Só aparece nos episódios Imitação de caranguejo e Amigos espiões,mas também no episódio Virando a Página,aparece junto com as outras máquinas fracassadas de Plankton que ficaram no Siri Cascudo.

Garota adolescente[editar | editar código-fonte]

É uma esponja do mar igual ao bob esponja . Ela tenta ir na festa do pijama da pérola mas ela acha que a garota é o bob esponja disfarçado para espionar a festa pro seu siriguejo. Sô aparece no episódio A festa do pijama.

Botão[editar | editar código-fonte]

Um botão que patrick achou e acabou virando seu amigo. Só aparece no episódio Ordem de restrição ao bob esponja.

Fritinha, Guardanapo Usado e Tostão[editar | editar código-fonte]

São amigos que Bob Esponja faz dentro de casa quando não pode sair mundo afora pois está machucado. Só aparecem no episódio Sofri um Acidente.

Esponja-tron[editar | editar código-fonte]

É o Bob Esponja do futuro. Ele voa, faz um monte coisas legais e tem um monte de clones. Só aparece no episódio SB-129.

Patrick-Tron[editar | editar código-fonte]

É o Patrick do futuro . Ele tem duas cabeças. Só aparece no episódio SB-129.

Bob Esponga , Patá e Lulusco[editar | editar código-fonte]

São os ancestrais do Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco na pré-história. Lulusco só aparece no episódio Uga Uga, onde descobrem o fogo. Bob Esponga e Patá,além desse episódio,aparecem também no episódio SB-129.

Luloso

É o ancestral medieval do lula molusco . Ele era o bobo da corte do rei. Aparece no episódio Masmorras e dragoes.

Cavaleiro da noite

É a ancestral medieval da sandy. Ela ainda não conhecia o karatê. Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Rei sirigueijo

É o ancestral medieval do seu siriguejo. Ele é o rei de uma vila. Aparece no episódio Masmorras e dragoes.

Princesa pérola

É a ancestral medieval da pérola . É a filha do rei siriguejo. Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Plânktonomus

É o ancestral medieval do plânkton. Ele é bruxo malvado . Aparece no episodio Masmorras e dragoes.

Dragao

É uma água viva gigante que solta fogo invés de dar choque. Ele pode ser um ancestral medieval das águas vivas. Aparece no episódio Masmorras e Dragões.

Gordon[editar | editar código-fonte]

É o líder de uma tribo de vikings, a quem bob esponja queria saber tudo a respeito. Só aparece no episódio Queridos vikings.

Olaf[editar | editar código-fonte]

O nome de praticamente todos os vikings de uma tribo, exceto Gordon.

Verme de ouvido[editar | editar código-fonte]

É um verme que entrou no ouvido do Bob Esponja e o obrigou a ficar cantando uma música toda hora. No final do episódio ele entra no ouvido do Lula Molusco. Só aparece no episódio Verme de ouvido.

Mestre boy o defensor do hambúrguer de siri

É o Bob Esponja como super heróis para lutar contra o Homem-Sereia e o Mexilhãozinho, que estavam sob o controle de Plânkton. Só aparece no episodio Homem-Sereia vs Bob Esponja.

Patrick-Man[editar | editar código-fonte]

É o Patrick se passando por super-herói. Na verdade ele atrapalhou mais do que ajudou a cidade.

Karen 2

É uma robô que plancton construi para substituir a karen. Só aparece no episódio Karen 2.0

T119A , SPU31 e Módulo de comando

São os robôs que o plâncton fez para substituir a karen. Juntos eles formam um só robô grande. Só aparecem no episódio Computador sobrecarregado.

Le pate tit

É o cozinheiro de pratos chiques que ficou no siri cascudo no lugar do bob esponja no episódio La grande troca.

Vovô calça quadrada

É o vô do bob esponja . Só aparece nos pensamentos do bob e do patrick no episódio A esponja que sabia voar.

Bocão azul

É um mexilhão enorme que comeu o milionésimo dólar do seu sirigueijo. É uma referência ao filme Tubarão. Só aparece no episódio Mexilhões.

O Que te Interessa[editar | editar código-fonte]

É um peixe rabugento e velho que Lula Molusco roubou a carteira para saber seu nome. Só aparece em um episódio.

Sra. Crema Viva[editar | editar código-fonte]

É a mãe de uma velhinha quando Bob Esponja e Patrick vendiam chocolates. Nasceu em 11 de outubro de 1865. Só apareceu no episódio Chocolate with Nuts (em português, Chocolate com Nozes). Ela não tem pernas, mãos e não ouve direito.

Espasmo[editar | editar código-fonte]

Um dos personagens que está perdido numa ilha, aparece no episódio Bob Esponja E A Onda Gigante

Fedorento[editar | editar código-fonte]

Dono de uma lanchonete que serve um hambúrguer horrível e fedorento, aparece no episódio Friend Or Foe? (em português, Amigo Ou Inimigo?) e tem atualmente 90 anos


Janett[editar | editar código-fonte]

É uma mulher que finge ser a mãe do Patrick no episódio Sou Pelos Idiotas

Mart[editar | editar código-fonte]

É um homem que finge ser o pai do Patrick, acompanhado por Janett, aparece no episódio Sou Pelos Idiotas.

Adiministrador Floatsam[editar | editar código-fonte]

Adiministrador Floatsam é o administrador do Hospital da Fenda do Bikini. Aparece em O Colchão Perdido(4ª temporada), onde fala para Dr. Ator para retirar Sirigueijo da calçada durante sua "coma de dinheiro".

Al Priss[editar | editar código-fonte]

Ele é o chefe de policia da Fenda do Bikini, é casado com Srta. Gristle-Puss. Ele aparece em "Interdição da Fenda do Bikini", onde fecha o Siri Cascudo.

Srta. Gristle-Puss[editar | editar código-fonte]

Ela é uma peixe idosa que interdita e fecha o Siri Cascudo e tem preconceitos contra o Hambúrguer de Siri. É casada com Al Priss. Só aparece em "Interdição na Fenda do Bikini".

Avaliador[editar | editar código-fonte]

Ele é o dono das Quadras de Volei e Avaliação da Fenda Do Bikini e da Loja de Penhores. Ele aparece em Bolsos Porosos (6ª temporada) e Olá Fenda do Bikini (8ª temporada).

Fredrick T. Nitpick[editar | editar código-fonte]

Ele é o famoso crítico de arte da Fenda do Bikini. Ele aparece somente em O Artista dos Olhos Enviesados (8ª temporada).

Jack Bravo[editar | editar código-fonte]

Dono da Loja de Cascas do Jack Bravo. Aparece somente em Casca em Choque(6ª temporada).

Howard[editar | editar código-fonte]

É um peixe roxo e gosta de pilas com óculos amarelos e Camisa Verde que se mudou para o quintal alugado do Patrick. Howard aparece em Peixe Novo na Cidade, ele mora em uma Autocasa e gosta das mesmas coisas que o Lula Molusco, ele não gosta de Caçadores de água viva e sopradores de Bolhas.

Kelp Jee[editar | editar código-fonte]

É um famoso tocador de jazz suave e ídolo de Lula Molusco. Apareceu nos episódios A Coisa (4ª temporada) e em Jazz Suave na Fenda do Bikini (8ª temporada).

Coronel Carper[editar | editar código-fonte]

É um produtor de discos que queria contratar Lula Molusco e Bob Esponja para fazerem uma turnê mundial.Só aparece no episódio "Olá Fenda do Bikini".

Capitão Caneco Gélido[editar | editar código-fonte]

Um militar e instrutor de fazer milk-shake e dono da Academia de Milk-Shake. Já foi professor de Bob Esponja e vinte anos antes, o vendedor de milk-shake mais famoso da Fenda do Bikini. Só apareceu no episódio Licença para Fazer Milk-Shake.

Barba Burger[editar | editar código-fonte]

É um pirata, dono de um food-truck que também é um navio pirata. É interpretado por Antonio Banderas e só aparece no filme Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água, onde é dado como o principal vilão por roubar a fórmula secreta do hambúrguer de siri.

Gaivotas[editar | editar código-fonte]

São as gaivotas falantes que "ajudam" o pirata Barba Burger. Elas parecem gostar do Bob Esponja. Também adoram cantar. Aparecem no filme Bob Esponja - Um Herói Fora D'água.

Equipancada[editar | editar código-fonte]

É uma equipe de super heróis formada por Invencibolha ( Bob Esponja ) , Senhor Super Maneiríssimo ( Patrick ) , Sopro Ardido ( Lula Molusco ) , Roedora ( Sandy Bochechas ) , Lorde Pinça Tudo ( Eugene Siriguejo ) e Plank-Tônus ( Plâncton ). Aparecem no filme Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água.

Bolha[editar | editar código-fonte]

É um golfinho que trabalhou 10.000 anos protegendo o universo . Isso até o bob esponja e plankton ( que viajaramm no tempo ) fazerem ele perder seu emprego sem querer. Mas ele agradece a eles depois e os ajuda. Aparece no filme Bob Esponja - Um Herói Fora D'água e pode lançar um raio pelo espiráculo.

David Hasselhof[editar | editar código-fonte]

É o homem que ajudou Bob Esponja e Patrick a voltarem para a fenda do bikíni . Aparece apenas no filme de Bob Esponja e é interpretado pelo homem de mesmo nome.

Mancha[editar | editar código-fonte]

É o novo animal de estimação do Plankton. É uma ameba muito esperta e quando fica com raiva, cresce e vira uma fera. Só aparece no episódio O Animal de Estimação do Plankton.

Senhorita Verdinha[editar | editar código-fonte]

É apenas um monte de dinheiro por quem Seu Sirigueijo se apaixona dentro de um cofre. Aprece apenas no episódio O Cofre do Sirigueijo

Homem do Fiasco[editar | editar código-fonte]

É o homem que fez um fiasco. Só apareceu no episódio "Fiasco!"

Referências