Homer the Heretic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Homer the Heretic"
62.º episódio da 4.ª temporada de The Simpsons
Informação geral
Direção Jim Reardon
Escritor(es) George Meyer
Duração 23:01
Transmissão original 8 de outubro de 1992
Cronologia
"A Streetcar Named Marge"

"Homer, o Herege" é o terceiro episódio da quarta temporada dos Simpsons. Ele foi ao ar originalmente na rede Fox nos Estados Unidos em 8 de outubro de 1992. No episódio, Homer decide deixar de ir à igreja e passa um excelente momento em casa. Seu comportamento rapidamente atrai a ira de Deus, que o visita em um sonho. O episódio foi escrito por George Meyer e dirigido por Jim Reardon. A piada do quadro-negro desse episódio foi uma referência ao episódio anterior "Um bonde chamado Marge", que fez referências controversas a Nova Orleans.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Numa fria manhã de domingo, Marge reúne a família para ir à igreja. Homer se recusa a ir, muito para seu aborrecimento e consternação, depois que vê o tempo lá fora e acidentalmente rasga as calças da igreja. Ele fica para trás enquanto dorme até tarde, dança de cueca, faz sua receita especial de waffles, vence um concurso de curiosidades no rádio, assiste a um jogo de futebol cheio de ação e encontra um centavo. Homer atribui sua boa sorte a pular a igreja e a declara o melhor dia de sua vida. Enquanto isso, Marge e as crianças estremecem no sermão, apenas para se encontrarem presas no final desde que a porta se fechou. A congregação é forçada a ficar mais tempo enquanto o guardião Willie descongela as portas, e então Marge é incapaz de ligar o carro.

Quando ela e as crianças finalmente chegam em casa, Marge tenta convencer Homer a ir à igreja novamente. Naquela noite, Marge ora pelo marido ao lado da cama deles. Homer tenta seduzi-la enquanto o faz, mas depois adormece de repente e tem um sonho em que Deus aparece pessoalmente para ele. Deus está enfurecido com Homer por abandonar Sua igreja, mas concorda em deixar Homer adorar à sua maneira. Homer começa a seguir sua própria religião, adaptada aos seus gostos pessoais, incluindo feriados que inventa para sair do trabalho.

Marge, o Reverendo Lovejoy e Ned tentam, sem sucesso, trazer Homer de volta à congregação. Certa manhã de domingo, enquanto todo mundo está na igreja, Homer adormece no sofá, fumando um charuto aceso, que acende revistas e, por fim, incendeia a casa inteira. Homer acorda, mas rapidamente sucumbe à fumaça tóxica e desmaia. Apu, chefe do corpo de bombeiros voluntários de Springfield, corre para a casa dos Simpson com outros bombeiros, incluindo Krusty, o Palhaço, Chief Wiggum e Barney. Enquanto isso, Ned corre para a casa em chamas para resgatar Homer e o puxa para fora no momento em que os bombeiros chegam. Depois que o fogo é extinto, Homer declara que Deus estava dando vingança. O Reverendo Lovejoy rebate que Deus estava trabalhando através dos amigos de Homer, apesar de suas diferentes crenças. Homer concorda em dar outra chance à igreja e o próximo domingo está lá, ainda roncando alto através do culto. Deus consola Homer sobre o fracasso de sua religião, dizendo a Homer o significado da vida nos créditos finais.

Referências Culturais[editar | editar código-fonte]

O rótulo da marca no rádio do chuveiro de Homer diz "No-Soap, Radio!", Assim chamado para a piada de uma piada prática bem conhecida. A cena em que Homer dança de cueca para a música do The Royal Teens, "Short Shorts", é quase idêntica a uma cena do filme Risky Business, de Tom Cruise, de 1983 [1]. O chão em chamas que desmorona sob os pés de Flandres é uma referência ao filme Backdraft.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em sua transmissão original, "Homer the Heretic" terminou em 36º lugar nas classificações para a semana de 5 a 11 de outubro de 1992, com uma classificação Nielsen de 12,0, equivalente a aproximadamente 11,2 milhões de domicílios. Foi o segundo show mais bem avaliado da rede Fox naquela semana, depois de Married ... with Children. Warren Martyn e Adrian Wood, os autores do livro que eu não posso acreditar que é um guia não oficial maior e melhor atualizado não-oficial , adoraram o episódio. Eles descreveram como "Um episódio brilhante, sublinhando tudo o que Os Simpsons são. Homer odeia a igreja, Marge quer que as crianças vejam Homer como um exemplo, e todos se juntam no final. Coisas boas, e se Deus realmente é assim, ele é um cara legal.". Em 2012, Alan Sepinwall da HitFixcitou o episódio como o seu favorito do show, por escrito, que "capta tudo o que foi e é grande sobre a série: sátira social, quotability extraordinária ( 'Este coisas que eu acredito'), uma boa história familiar e uma doçura inata, apesar das palhaçadas exageradas de Homer." [2]. Em 2004, a ESPN.com divulgou uma lista dos Top 100 momentos desportivos Simpsons, ranking que o episódio alcançou a posição # 83 [3].

Os escritores do programa da Fox King of the Hill colocaram "Homer the Heretic" entre os cinco melhores episódios de Os Simpsons, incluindo "Brother from the Same Planet", "Lisa's Wedding", "Lisa's Substitute", e "Behind the Laughter".

Referências

  1. «BBC - Programmes categorised as Comedy». BBC (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2019 
  2. «HitFix». Consultado em 26 de agosto de 2019 
  3. «Page 3 - 'The Simpsons' got game». web.archive.org. Consultado em 26 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Homer the Heretic, consultado em 26 de agosto de 2019