Hongdae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lojas em Wausan-ro 21-gil em frente ao playground de Hongdae.
Hongdae
Nome em coreano
Hangul
Hanja
Romanização revisada Hongdaeap
McCune-Reischauer Hongdaeap
Hongdae está localizado em: Seul
Hongdae
Localização de Hongdae em Seul

Hongdae (em coreano: 홍대앞) é uma região de Seul, Coreia do Sul, situada próxima à Universidade Hongik, de onde deriva seu nome. É conhecida por sua arte urbana e música indie, clubes e entretenimento. A área está localizada em Mapo-gu, no extremo oeste de Seul, e se estende desde Seogyo-dong até Hapjeong-dong.

Nome[editar | editar código-fonte]

Hongdae é uma abreviação de Hongik Daehakgyo, a Universidade Hongik (학교). O termo "hongdae" é normalmente utilizado para se referir à Universidade Hongik, que possui uma das principais faculdades de belas artes do país.

Características[editar | editar código-fonte]

Barracas de roupas na Eoulmadang-ro.

Hongdae é conhecida por seu espírito indie, artes de rua e músicos de bandas underground. Muitas bandas conhecidas, como Jaurim, Crying Nut e Peppertones são originárias deste local, e começaram como bandas indie. Na área são realizados festivais e performances de arte de rua, bem como concertos musicais de artistas independentes e artistas do mainstream.

Sob a influência da Universidade Hongik (Hongdae), que é bem conhecida pela sua prestigiosa faculdade de arte, o bairro foi construído sobre uma base de essência artística desde a década de 1990. Nos primeiros tempos, graças aos aluguéis baratos, músicos e artistas de rua começaram a se mudar para os estúdios da região. Atualmente, muitos deles se transformaram em cafés ou locais de música ao vivo, o que tem rendido ao bairro a reputação de "meca" das artes urbanas e da cultura dos clubes undergrounds.[1] Apesar da recente explosão de lojas de marcas de luxo, o que leva os artistas a se mudarem em direção à zona sul perto da estação Hapjeong, novas bandas de rock indie aparecem a cada ano e a rua ainda goza de uma reputação como local privilegiado da cidade para músicos independentes. A YG Entertainment, uma importante agência de K-pop, também próximo do local.

Hello Kitty Cafe em um beco da subida na Eoulmadang-ro.
Comerciantes de rua na Wausan-ro 21-gil.

A área também conta com galerias de arte, estúdios, teatros, lojas de design, além de cafés, bares, restaurantes e discotecas.[2][3] Isso atrai muitas pessoas em busca de diversão, particularmente estudantes universitários, professores ESL e turistas. Algumas das discotecas mais conhecidas são m2, nb2, Vera e Cocoon. Nb2 é especialmente famosa porque é operada por uma das maiores agências de entretenimento do país, a YG Entertainment, contando com uma variedade de música hip hop para agradar os ouvidos dos clientes.[4]

Além da arte e cultura, Hongdae é também local de barracas de roupas independentes de preços razoáveis, descontos e lojas vintage, especialmente ao longo da via Eoulmadang-ro, que serve para aqueles que querem individualidade com criatividade.[5] Existem cafés com temas kitsch, quirky e eclético, bem como o Charlie Brown Cafe, tendo as personagens dos Peanuts como tema, Hello Kitty Cafe, Bau House Cafe para cães e filhotes, Gio Cat Cafe, e Dr. Fish Cafe.[6]

O Playground de Hongdae, também conhecido como Parque Infantil Hongik, localizado entre a Wausan-ro e Wausan-ro 21-gil, em frente à Universidade Hongik, é o local de vendedores ambulantes que comercializam suas mercadorias à noite. Também foi usado como local de gravação para o drama da MBC The 1st Shop of Coffee Prince[7] em 2007, o drama da KBS Mary Stayed Out All Night em 2010; e o drama da SBS A Gentleman's Dignity em 2012.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Playground de Hongdae em 2012.
  • A última sexta-feira de cada mês em Hongdae é o "Club Day", um evento no qual uma pulseira permite a entrada em mais de uma dúzia de clubes pelo preço de um. Os foliões podem esperar em longas filas em clubes populares. Por um curto período, de 2008 até o início de 2009, o evento foi cancelado devido aos altos níveis de violência e distúrbios. No entanto, devido ao aumento da presença da polícia e regulamentos que proíbem a entrada de soldados americanos e indivíduos menores de idade em muitos clubes, este evento mensal foi retomado.
  • "Sound Day" é a versão do "Club Day" para músicos de rock indie, que acontece na segunda sexta-feira em clubes e salas de concerto ao vivo.
  • Nos fins de semana, de março a novembro, das 13:00 às 18:00, mercados de pulgas são realizados no Playground de Hongdae (em coreano: 놀이터), que situa-se em frente do portão principal da Universidade Hongik. Os mercados de pulgas são chamados de "Mercado Livre" aos sábados e "Mercado da Esperança" aos domingos. São mercados de artesanato incipiente de coisas feitas por estudantes e artistas de rua, com sua atmosfera artística.[8][9][10]

Transportes[editar | editar código-fonte]

A área é servida pelo metrô através da estação da Universidade Hongik (Linha 2), estação Hapjeong (Linha 2 e Linha 6), e estação Sangsu (Linha 6). Além disso, várias linhas de ônibus chegam à rua.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Exterior do café que serviu como local de gravação de The 1st Shop of Coffee Prince, em Hongdae.

O café remodelado usado como local de gravação para o drama da MBC, The 1st Shop of Coffee Prince, está localizado em Hongdae. O café foi reaberto após as filmagens concluídas, com a pintura das flores de parede por Han Yoo-joo e outros adereços do drama em exposição.[7] A área junto com o café foi destaque em um documentário produzido pela National Geographic Channel sobre a onda coreana, intitulado Seoul's Got Soul, em 2011.[11]

Em 2011, um café em Hongdae foi usado como local de gravação para o drama do canal a cabo tvN, Flower Boy Ramen Shop, mostrando Jung Il-woo interpretando Cha Chi-soo, com seus amigos.[12]

Referências

  1. «Indie spirit lives on in Hongdae's cafes and clubs». JoongAng Daily. 25 de maio de 2011. Consultado em 4 de janeiro de 2014.. Arquivado do original em 12 de julho de 2012 
  2. Garcia, Cathy Rose A. (19 de agosto de 2009). «Foreigners Invited to Discover Different Side of Hongdae». Korea Times. Consultado em 6 de março de 2013. 
  3. Garcia, Cathy Rose A. (2 de outubro de 2008). «Rediscovering Hongdaes Artistic Side». Korea Times. Consultado em 6 de março de 2013. 
  4. Lim Hyun-wook (20 de novembro de 2010). «Hongdae's bohemian raps and dancing». Joongang Daily. Consultado em 6 de março de 2013.. Arquivado do original em 9 de junho de 2013 
  5. «Hongdae Hedonism – A Haven For Young Fashion Experts». Korea Tourism Organization. Consultado em 6 de março de 2013. 
  6. Heit, Shannon (2 de agosto de 2010). «Go for the coffee, stay for the ambience: Quirky cafes in Hongdae». Joongang Daily. Consultado em 6 de março de 2013.. Arquivado do original em 11 de abril de 2013 
  7. a b «The First Shop Of Coffee Prince». Korean TV Drama. Korea Tourism Organization. Consultado em 28 de junho de 2012. 
  8. «Hongdae Free Market (홍대 프리마켓)». Korea Tourism Organization. Consultado em 6 de março de 2013. 
  9. Lee Sun-Young; Kim Young-won; Sang Youn-joo (21 de setembro de 2012). «Treasure hunting at flea markets: Community-based markets for secondhand goods thrive in Seoul». Korea Herald. Consultado em 6 de março de 2013. 
  10. Lee Sun-Young; Kim Young-won; Sang Youn-joo (21 de setembro de 2012). «Seoul's best flea markets». Korea Herald. Consultado em 6 de março de 2013. 
  11. «'Seoul's Got Soul' Coming to A Country Near You». Chosun Ilbo. 21 de junho de 2011. Consultado em 28 de junho de 2012. 
  12. Lee KyungNam (28 de setembro de 2011). «Jung Il Woo's First Shoot for Flower Boy Ramen Shop». CJ E&M. enewsWorld. Consultado em 8 de janeiro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]