Hori (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hori
Hóri @ Maquinária Festival 04.jpg
Banda Hori em show na Chácara do Jockey em São Paulo, 2009.
Informação geral
Origem São Paulo,  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s)
Período em atividade 2005–2011
Gravadora(s) Warner
Integrantes Fiuk
Max Klein
Renan Augusto
Felipe Campos
Xande Bispo
Ex-integrantes Daniel Caram
Cleiton Galvão
Alex Marinho
Página oficial http://www.bandahori.com.br/

Hori foi uma banda brasileira de teen pop formada na cidade de São Paulo, SP em 2005. Em sua última formação contou com Fiuk (vocal), Max Klein (guitarra solo), Renan Augusto (guitarra base e segundo vocal de apoio), Fê Campos (baixo) e Xande Bispo (bateria).

História[editar | editar código-fonte]

2005–08 Mentes Inquietas e Hori[editar | editar código-fonte]

Em 2005 Fiuk começou a procurar parceiros para formar uma banda e conheceu o baterista Daniel Caram em um estúdio no centro comercial de Alphaville. Os dois começaram a buscar outros músicos que compartilhassem dos gostos musicais e chegaram até o baixista Alex Marinho e o guitarrista Cleiton Galvão. Em 2007 a banda gravou o seu primeiro EP independente no Estúdio Gr em São Paulo, que foi intitulado Mentes Inquietas, com cinco faixas, visando saber qual seria a aceitação do público com a banda. A primeira formação durou até o início de 2008, com a saída de Cleiton Galvão e, por intermédio de uma outra banda, Fiuk conheceu Max Klein, que já havia tocado em outras bandas independentes, efetivando-se como guitarrista. Em 2008 a banda assina contrato com a Warner Music Brasil[2] e, durante a pré-produção do álbum, o baterista Daniel deixou a banda, sendo substituído por Xande Bispo. Nesta fase a banda passou por outras mudanças com a entrada de Renan Augusto na guitarra base e vocais de apoio e a saída de Alex Marinho do baixo, entrando em seu lugar Felipe Campos.

Em 28 de Junho de 2009 é lançado o primeiro single do grupo, "Segredo", alcançando a posição oitenta nas paradas brasileiras. Em 26 de agosto é a vez do primeiro álbum oficial do grupo ser lançado, o homônimo Hori, sendo que em 14 de outubro de 2009 é lançado o segundo single do grupo, a canção "A Paz".[3][4] Em 2009 Fiuk é convidado para ser o protagonista da décima-sétima temporada do seriado Malhação, intitulada Malhação ID, sendo que uma de suas exigências seria ter tempo para viajar com a banda em turnê e que o Hori estivesse presente na trilha sonora do seriado. Em 9 de novembro estreia a temporada, sendo o tema de abertura a canção "Quem Eu Sou", single promocional da banda.

2010–11: Hori: Versão + Fã e fim[editar | editar código-fonte]

Em 10 de janeiro de 2010 a banda lança o single "Só Você", sendo a canção mais bem sucedida da banda, primeiro single oficial da trilha sonora da série Malhação ID. Em 10 de março a banda relança o primeiro álbum com quatro novas faixas adicionadas sob o título de Hori: Versão + Fã. Em 25 de junho é lançado o single "Linda, Tão Linda", presente na trilha sonora do seriado, alcançando o sétimo lugar no Hot 100 Brasil. Em 12 de agosto é lançado "Diga Que Me Quer", apresentado com exclusividade pela primeira vez no programa Video Game, da apresentadora Angélica.

Em 6 de dezembro Fiuk anuncia que deixaria a banda após janeiro de 2011, cumprindo os shows agendados até então, para dedicar-se a carreira de ator e lançar sua carreira solo, a qual ele pretendia percorrer outros gêneros musicais.[5] Em fevereiro, após o final da turnê, a banda anunciou seu fim, uma vez que os demais músicos preferiram seguir em outros projetos do que incluir um vocalista novo que não estivesse atrelado a história da banda.[6] Devido a demanda do público, porém, os integrantes seguiram realizando alguns shows de despedida, encerrando a história da banda em 5 de julho em Batatais, interior de São Paulo.[7]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Lista de álbuns
Álbum Detalhes Vendas Certificações
Hori
Hori: Versão + Fã
  • Lançamento: 10 de março de 2010
  • Formatos: CD, download digital
  • Gravadora: Warner

Extended plays (EPs)[editar | editar código-fonte]

Lista de álbuns
Álbum Detalhes
Mentes Inquietas
  • Lançamento: 12 de outubro de 2007
  • Formatos: EP, download digital
  • Gravadora: Independente

Singles[editar | editar código-fonte]

Lista de singles
Canção Ano Álbum
"Pronto Pra Atacar" 2007 Mentes Inquietas
"Segredo" 2009 Hori
"A Paz"
"Quem Eu Sou" Hori: Versão + Fã
"Só Você" 2010
"Linda, Tão Linda"
"Diga Que Me Quer"

Integrantes[editar | editar código-fonte]


Resenhas, entrevistas e notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hori (banda)