Horror punk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Horror punk
Origens estilísticas Punk rock
Proto-gótico
Rockabilly
Doo-wop
Trilhas sonoras de horror
Contexto cultural Final dos anos 70 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocais - Guitarra elétrica - Baixo - Bateria
Popularidade Underground
Com exceção da banda Misfits, poucas bandas conseguiram sucesso comercial.
Subgêneros
Horror hardcore
Gêneros de fusão
GothabillyHorror glam
Formas regionais
Inglaterra - Costa Leste dos Estados Unidos

Horror punk (também classificado como horror rock) é um estilo musical que mistura a essência sonora e rebeldia do punk rock setentista ao clima atmosférico de bandas proto-góticas do final dos anos 70, com nítidas influências do doo-wop e rockabilly dos anos 50, o gênero aborda temas baseados em filmes b de terror e ficção científica. O gênero muitas vezes se sobrepõe ao death rock, embora o death rock se assemelhe mais à atmosfera do rock gótico dos anos 80 do que ao punk rock, enquanto o horror punk é tipicamente mais agressivo e melódico. Existem inúmeras variações dentro do estilo musical, com várias vertentes e diferentes bandas voltadas ao tema horror.

Origem[editar | editar código-fonte]

A primeira origem estilística do gênero se deu por volta de 1978, com a gravação do álbum Static Age, do Misfits. O álbum porém foi lançado pela primeira vez dezoito anos depois, em 27 de fevereiro de 1996, em um box set, contendo 17 faixas.[1]

Em 26 de junho de 1979, o Misfits lançou o single "Horror Business", contendo três faixas. As primeiras impressões de "Horror Business" consistiu em 25 cópias promocionais em vinil preto de 7" polegadas e 2.000 cópias em vinil amarelo para venda.[2][3]Algumas dessas cópias continham um texto informativo que afirmava que a banda havia gravado as músicas em uma casa mal-assombrada, e esse era o motivo de haver estranhos ruídos e vozes inexplicáveis ​​ao fundo. No entanto, a própria banda desmentiu a história.[2] Devido a um erro de fabricação, uma quantidade desconhecida de cópias continha a música Horror Business nos dois lados do disco sobreposta às músicas Teenagers from Mars e Children in Heat no lado b, e alguns encartes também tiveram a capa traseira original adulterada.[3]

Algumas bandas do estilo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de bandas de horror punk

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bejgrowicz, Tom; Achelis, Dave (1997). Static Age (CD liner notes). The Misfits. New York City: Caroline Records. CAROL 7520-2.
  2. a b (em inglês)«Misfits discography». Misfits.com. Consultado em 7 de novembro de 2008 
  3. a b Von, Eerie (1996). The Misfits box set (Box set liner notes). The Misfits. New York City: Caroline Records. CAR 7529-2.
Ícone de esboço Este artigo sobre Música punk é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.