Hospedaria dos Imigrantes de Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outras hospedarias de imigrantes, veja Hospedaria de imigrantes (desambiguação).

A Hospedaria dos Imigrantes de Vitória (tambem conhecida como Hospedaria Pedra D'água[1]) foi inaugurada em 1889 na localidade de Pedra d'Água, na entrada de uma baía pertencente ao município de Vila Velha.

Localizada bem próxima à Prainha onde em 1535 desembarcaram os primeiros colonizadores sob o comando do donatário Vasco Fernandes Coutinho.

Em 1924 o edifício foi transformado em penitenciária do Estado, situação que permanece até os dias atuais, com a denominação de Instituto de Reabilitação Social (IRS). Está em discussão, dentro do âmbito governamental, uma proposta de transformar o local em um terminal portuário de apoio à crescente produção de petróleo no Estado. A imprensa local já noticiou a demolição do edifício histórico (marco zero da chegada dos antepassados de aproximadamente três milhões de cidadãos capixabas). Portanto, corre o risco de desaparecer por completo todas as referências da antiga Hospedaria onde milhares de imigrantes fizeram quarentena, antes de seguirem definitivamente para as colônias e antigas fazendas escravocratas do Espírito Santo.

Entre os anos de 1889 a 1900, período do maior fluxo de imigrantes para o Estado, a hospedaria recebeu mais de 20 mil imigrantes, conforme números extraídos do Projeto Imigrantes Espírito Santo, do Arquivo Público do Estado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Arquivo Público do Espírito Santo

Referências

  1. «:: Hospedaria ::». www.ape.es.gov.br. Consultado em 29 de dezembro de 2015