Hospital Colônia Itapuã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
Hospital Colônia Itapuã
Portão de entrada do hospital
Localização Viamão,  Brasil
Fundação 11 de maio de 1940
Tipo Público
Rede hospitalar Estadual
Especialidades Diversas
editar

Hospital Colônia Itapuã é um centro de reabilitação clínica, química e psicológica administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O hospital está localizado no distrito de Itapuã, em Viamão, a 58 Km da cidade de Porto Alegre[1].

História[editar | editar código-fonte]

Em 11 de maio de 1940, a Sociedade Beneficente Leprosário Rio-Grandense atendendo a política de saúde pública da época, estabeleceu em 1 250 hectares de terra no município de Viamão um centro de confinamento integral para abrigar indivíduos portadores do Mal de Hansen oriundos de todos os pontos deste estado. Ao fim de dez anos, o centro já abrigava 700 indivíduos, entre homens, mulheres e crianças. Estes procuravam reproduzir internamente, com muito empenho, a sociedade externa que os havia excluído.

No início da década de 1960, os avanços no tratamento da hanseníase possibilitaram a extinção da internação compulsória, levando muito indivíduos ao retorno a suas cidades de origem. Alguns no entanto, partiram para outras cidades, buscando não ser objeto de preconceito. Contudo vários indivíduos retornaram ao centro por não conseguir retomar suas vidas fora da instituição.

Na década de 1970, a parte ociosa do hospital foi transformada em uma unidade agrícola de reabilitação psicológica, que passou a atender 180 pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, visando a recuperação psicológica de indivíduos oriundos do meio rural, através do trabalho agrícola.

Atualmente, o Hospital Colônia Itapuã abriga 122 dependentes químicos, 87 indivíduos com dificuldades mentais e 47 ex-hansenianos que são amparados por uma política que visa o resgate da dignidade e a inclusão social. O hospital também atende a saúde dos cerca de 7.500 habitantes do distrito de Itapuã[2].

Referências

  1. Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. «Hospital Colônia Itapuã». Consultado em 20 de dezembro de 2011 
  2. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. «Segregar para curar? A experiência do Hospital Colônia Itapuã» (PDF). Consultado em 20 de dezembro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.