Hospital Eduardo de Menezes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) é um hospital público, da rede FHEMIG, conveniado à rede SUS de Belo Horizonte. Localiza-se no bairro Bonsucesso (Belo Horizonte), na regional do Barreiro.

É referência estadual para o tratamento de doenças infectocontagiosas e na atuação em dermatologia sanitária, atuando também na pesquisa, formação e capacitação profissional.[1]Orienta e atende 500 pacientes por mês no tratamento de AIDS, sendo que existem pacientes portadores do vírus HIV que estão há mais de 20 anos sendo acompanhados na unidade.[2].

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em 1954 com o nome de Sanatório do Estado de Minas Gerais. Antes de integrar a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, em 1977, a unidade pertencia à Secretaria Estadual de Saúde. No início da década de 80, o Sanatório se transforma em Hospital Eduardo de Menezes com atendimento para clínica médica e tisiopneumologia (doenças pulmonares). Com o início da epidemia de AIDS, na década de 80, o HEM abriu leitos para pacientes portadores da doença e pouco tempo depois tornou-se referência para AIDS e outras doenças infectocontagiosas. [3]

Atendimento[editar | editar código-fonte]

Atende cerca de 1.600 pacientes e possui a melhor infraestrutura de atendimento de pessoas vivendo com HIV/aids em Minas[4] - interna em média 26% de todos os pacientes de aids no Estado. São cerca de 100 internações mensais. O HEM ainda oferece o Hospital-dia (com mais de 50 pacientes cadastrados) para Tuberculose, doenças infectoparasitárias (DIP) e Leishmaniose; e o ADT – Atendimento Domiciliar Terapêutico (que varia o atendimento de acordo com a necessidade dos pacientes). O serviço ambulatorial atende cerca de 500 pacientes por mês, com atendimento em doenças infectocontagiosas, especialmente Tuberculose, AIDS e Dermatologia.

Referências

  1. «Hospital Eduardo de Menezes». Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Consultado em 07 de agosto de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Hospital Eduardo de Menezes é referência no tratamento da aids». Minas em Pauta – Saúde e Ação Social. Consultado em 07 de agosto de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Hospital Eduardo de Menezes». FHEMIG. Consultado em 07 de agosto de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Um novo ano cheio de perspectivas». Saber Viver. Consultado em 07 de agosto de 2015.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.