Hospital Mãe de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Hospital Mãe de Deus é um hospital localizado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. É uma obra da Congregação Carlista-Scalabriniana de São Carlos Borromeu. Fachada do Hospital Mãe de Deus em dez. 2016. Nasceu do desafio feito em 1963 pelo padre Luiz Gonzaga Jaeger SJ à Irmã Maria Jacomina Veronese, então secretária provincial, no sentido de construir em Porto Alegre um novo hospital. Funcionou, inicialmente, como ambulatório, com a ajuda de quatro médicos voluntários e uma irmã enfermeira.

Em 1 de junho de 1979 o hospital foi inaugurado, sendo iniciados os serviços de internação com 40 leitos. Hoje, o Mãe de Deus está entre as instituições de saúde que mais crescem na qualidade e quantidade de serviços e produtos assistenciais disponibilizados à comunidade.

Foi no Mãe de Deus que faleceu, em 25 de fevereiro de 1996, o renomado escritor brasileiro Caio Fernando Abreu, devido a complicações causadas pela AIDS.

Perfil do Hospital Mãe de Deus[editar | editar código-fonte]

Hospital Mãe de Deus Porto Alegre.jpg

O Hospital Mãe de Deus atua, desde 1979, oferecendo soluções completas em saúde, do diagnóstico ao tratamento, com foco em um atendimento humanizado, seguro e centrado na resolubilidade de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.

É o único hospital do Sul do Brasil certificado, pela Organização Nacional de Acreditação e pela Joint Commission International, pela sua excelência assistencial e compromisso com a segurança do paciente. Tornou-se referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade. Ampliando seu reconhecimento internacional, o Hospital Mãe de Deus recebeu a certificação Planetree, metodologia norte-americana que orienta suas atividades através da empatia, carinho e respeito ao próximo. A instituição é a 2ª da América Latina e a 1ª da Região Sul a alcançar o título, conquistando nota máxima por unanimidade junto ao comitê de avaliação americano. A certificação acontece após três anos em que o hospital implementou uma série de ações que reforçam o cuidado centrado na pessoa em todos os níveis: físico, mental, emocional, social e espiritual.

Para melhor atender os pacientes, conta com uma estrutura de 380 leitos no total, área construída de, aproximadamente, 55 mil m², onde concentra 2.000 equipamentos de tecnologia avançada, uma equipe de profissionais altamente qualificados e corpo clínico especializado, formado por mais de 1.700 médicos credenciados.

Integra o Sistema de Saúde Mãe de Deus, mantido pela entidade filantrópica Associação Educadora São Carlos, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.

O Hospital Mãe de Deus destaca-se por ser uma instituição que está constantemente se especializando e evoluindo, com foco na inovação e na busca da melhor solução para a saúde de seus pacientes. 

  • NOSSO PROPÓSITO - Cuidar da saúde das pessoas.
  • MISSÃO - Cuidar da saúde das pessoas com desenvolvimento científico, tecnológico e humano, de forma sustentável.
  • VISÃO - Ser reconhecido pela sociedade como o melhor hospital no cuidado da saúde das pessoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]