Hospital Oftalmológico de Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
BOS
BOS
Nome completo Hospital Oftalmológico de Sorocaba
Localização Sorocaba,  Brasil
Fundação 1995
Sistema de saúde SUS e Convênios
Tipo Privado
Leitos 31
Especialidades Diversas
Site www.hos.org.br
editar

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi fundado em 1995 pelo Banco de Olhos de Sorocaba, atua nas áreas de oftalmologia clínica e cirúrgica, na prevenção de doenças visuais e na pesquisa cientifica, com mais de 60% de seus atendimentos voltados para o Sistema Único de Saúde, atendendo também diversos Convênios e Particulares, tornando-se referência para a realização de transplantes de córneas.

Foi o primeiro hospital especializado e o 32º Hospital do Brasil a receber o título de Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com reconhecimento do Ministério da Saúde, o que concede à Instituição a conformidade com padrões pré-estabelecidos de segurança e a garantia de um sistema de Gestão de Qualidade Implementado.

Foram realizados 2.063 transplantes de córnea em 2007 [1] (é o hospital que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil). Foi homenageado no I Prêmio Destaque em Doação de Órgãos da Secretaria de Saúde de SP e já conseguiu eliminar a fila de espera para o transplante na região de Sorocaba e em toda a cidade de São Paulo.

Residência Médica[editar | editar código-fonte]

Em 2008, 204 médicos de todo o Brasil concorreram a uma das cinco vagas para residência médica em oftalmologia.[2]

A qualidade da residência, realizada em três anos consecutivos, contribuiu de forma significativa para a formação de profissionais especializados que atendem no Hospital Oftalmológico de Sorocaba e outras destacadas unidades hospitalares. Após a residência, o médico também pode continuar no Hospital Oftalmológico fazendo sub-especialização nas áreas de retina, plástica e cirurgia refrativa. A Instituição ainda oferece estágios em todas as áreas da oftalmologia.

O Hospital promove, anualmente, simpósios nacionais e internacionais, contribuindo para a atualização dos oftalmologistas. São cerca de 800 cirurgias por mês,aproximadamente 2000 transplantes de Córnea( 40% dos transplantes realizados no Brasil).

Sendo uma das unidades que mais realiza transplantes de córneas no país, gera grande movimentação nas sub-especialidades. Portanto, o Hospital Oftalmológico tornou-se importante centro de formação de opiniões entre os médicos e referência para o tratamento de patologias oculares. Atualmente, trabalham cerca de 15 médicos residentes.

Na ultima prova nacional de Oftalmologia realizada em Jan 2012 a residência teve o melhor desempenho dentre todas as residencias em oftalmologia do Brasil, seguida por Unifesp,HBO Porto Alegre, Ibopcs, Servidores do Estado de SP.

Referências

  1. «São Paulo homenageia campeões de transplantes». Consultado em 27 de outubro de 2009.  Texto " Notícias " ignorado (Ajuda); Texto " Portal do Governo do Estado de São Paulo" ignorado (Ajuda)
  2. http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=144636

Ligações externas[editar | editar código-fonte]