Hospital Pulido Valente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
Hospital Pulido Valente
Centro Hospitalar Lisboa Norte
Localização Lisboa, Portugal
Fundação 26 de Maio 1975
Sistema de saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Universidade afiliada Universidade de Lisboa e
Universidade Nova de Lisboa
Emergência Sim
Leitos 313
Site Página Oficial
editar

O Hospital Pulido Valente (HPV) é um hospital que integra desde 2007 o Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE (CHLN) que por sua vez pertence ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

História[editar | editar código-fonte]

Em 1909 a Rainha D. Amélia manda edificar o então denominado Hospital de Repouso de Lisboa, que fica concluído no ano seguinte, dedicado primariamente ao combate à Tuberculose. Com a implantação da República Portuguesa em 1910 foi deliberado rebaptizar a Unidade de Saúde Pública que passou a designar-se Sanatório Popular de Lisboa. Em homenagem à memória do Rei D. Carlos I assassinado em 1 de Fevereiro de 1908, o hospital foi renomeado para Sanatório de D. Carlos I, designação que manteve até 1975[1].

Em 1975 o Sanatório é novamente rebaptizado em homenagem ao Professor Doutor Francisco Pulido Valente, eminente figura da Medicina Portuguesa que na primeira metade do século XX marcou e revolucionou a Medicina Interna.

Referências

  1. «34º aniversário do HPV» (pdf). Consultado em 28 de abril de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.