Hossam Ramzy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hossam Ramzy
Nascimento 15 de dezembro de 1953
Cairo
Morte 10 de setembro de 2019 (65 anos)
Brasil
Cidadania Egito
Ocupação percussionista
Instrumento tabla
Página oficial
http://www.hossamramzy.com/

Hossam Ramzy (em árabe: حسام رمزي; nascido no Cairo, Egipto) foi um percussionista e compositor de origem egípcia. Ele trabalhou com renomeados artistas britânicos, como Jimmy Page, Robert Plant e Peter Gabriel, bem como com músicos árabes como Rachid Taha e Khaled.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ramzy nasceu em uma família rica no Cairo. Ele começou a tocar o derbake e a mesa em uma idade precoce. Mudou-se para a Arábia Saudita por um tempo e aprendeu os estilos musicais dos beduínos. Na década de 1970, ele se mudou para Londres e começou a brincar com o saxofonista Andy Sheppard. Suas colaborações com alguns músicos de jazz ingleses lhe renderam o apelido de "Sultan of Swing".[1] Em 1989, trabalhou com o músico Peter Gabriel na trilha sonora do filme A Última Tentação de Cristo por Martin Scorsese.[2] Esta colaboração chamou a atenção de artistas e bandas como Frank Asher e Gipsy Kings.

Em 1994, ele retornou às suas raízes e formou um conjunto egípcio que participou da gravação do álbum No Quarter: Jimmy Page e Robert Plant Unledded. Ramzy e seu conjunto fizeram uma turnê com Plant e Page em 1995 em apoio ao referido álbum.[3][4] No ano seguinte Ramzy publicou o primeiro de três colaborações com o britânico Phil Thornton, Eterno Egito. O sucesso com o Eterno Egito levou ao lançamento de duas novas produções musicais com Thornton: Immortal Egypt e Enchanted Egypt.[5] Em 1996, Hossam e seu conjunto tocaram ao lado de Big Country no clube Dingwalls. Após este evento foi gravado o álbum Eclectic. Em 1998 ele tocou com Rachid Taha, Khaled e Faudel em um concerto intitulado 1,2,3 Soleils e novamente acompanhou Khaled no álbum do DJ Claude Challe Flying Carpet.[6]

Em 2000, Jay-Z realizou uma amostra de "Khosara" para a música "Big Pimpin". Quando o novo milénio veio, Ramzy começou a se dedicar completamente a providenciar arranjos para músicos pop. Em 2005, ele contribuiu em algumas músicas do álbum Vida do artista latino Ricky Martin e trabalhou com a cantora colombiana Shakira em seu álbum, She Wolf. Ele também contribuiu com duas músicas para a trilha sonora de Prince of Persia: The Sands of Time e uma música para a trilha sonora da produção cinematográfica Conan the Bárbaro.

Seu último álbum foi publicado em 2018 chamado El Berencesa- The Princess. No Brasil fez parceria com a Renomada Bailarina Kahina Manelli (Vice diretora da Associação Pró Dança de Sorocaba e proprietária do espaço Klaryk dança e arte) onde levaram ao mundo as técnicas da Drumzy school. Também fez parceria com a banda Brasileira Rock de Galpão. Seu último Show de Percussão ao vivo aconteceu na Cidade de Curitiba, em 25/08/2019, no evento HAFLA CWB 2019, em parceria com a Produtora Cultural Márcia Luz. O evento marcou o fechamento da Turnê Bellydance Renaissance na cidade.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ramzy alterna sua casa entre Londres e o Cairo com sua esposa, a dançarina brasileira Serena.[7] Ele fez uma pequena aparição no filme de 1993 The Son of the Pink Panther.

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • 1999 New Age Voice Award do melhor álbum de música contemporânea com o Immortal Egypt 

Discografía seleccionada[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hijazi, Muhammad (25 de julho de 1992). «Global Music Pulse». Billboard. p. 36 
  2. Holden, Stephen (14 de junho de 1989). «The Pop Life». New York Times. Consultado em 26 de setembro de 2011 
  3. Catlin, Roger (19 de outubro de 1995). «Saturday Afternoon». Hartford Courant. p. 15 
  4. Kot, Greg (28 de abril de 1995). «Blues Tinged Hip-Hop: G. Love Updates the Delta Sound». Chicago Tribune. p. O 
  5. «Enchanted Egypt: An Interview with Phil Thornton». New World Music. Novembro de 2004 
  6. Broughton, Simon (2006). The Rough Guide to World Music: Africa & Middle East. [S.l.: s.n.] p. 477. ISBN 1-84353-551-3 
  7. Reid, Graham (7 de outubro de 2004). «Gift from Egypt to the globe». New Zealand Herald. Consultado em 26 de setembro de 2011