Hotel de gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bar de gelo absoluto em Jukkasjärvi, Suécia (Dezembro de 2005)

Um hotel de gelo é um hotel temporário construído com neve, blocos de gelo esculpidos e, em alguns casos, com estruturas de aço. Eles são promovidos por seus patrocinadores e têm características especiais para os viajantes que estão interessados em novidades e ambientes incomuns e assim, estão na classe de hotéis de destino. Seus lobbies são muitas vezes preenchidos com esculturas de gelo, e alimentos e bebidas são especialmente escolhidas para essas circunstâncias.

Todos os hotéis de gelo são reconstruídos a cada ano e são dependentes de temperaturas sub-constantes durante a construção e operação. As paredes, redes instaladas e equipamentos são totalmente feitos de gelo ou de neve compactada, e fixos com uma substância designada por snice, que serve como a argamassa da construção tradicional de alvenaria. [1]

Suécia[editar | editar código-fonte]

Interior do hotel de gelo de Jukkasjärvi.
Ver artigo principal: Hotel de gelo de Jukkasjärvi

Existe a cada ano entre Dezembro e Abril, o hotel de gelo na localidade de Jukkasjärvi, a cerca de 15 km de Kiruna, na Suécia. Construído com gelo do rio Rio Torne (Torneälven), foi o primeiro hotel de gelo do mundo.[2]

Referências

  1. Snice é uma junção de neve e gelo. Trata-se de um tipo de água congelada cujas características físicas o tornam um intermediário entre a neve e o gelo. Ver «Snice» na Wikipédia em inglês.
  2. Ottosson, Mats; Åsa Ottosson (2008). «Lappland». Upplev Sverige. En guide till upplevelser i hela landet (em sueco) (Estocolmo: Wahlström Widstrand). p. 204. ISBN 9789146215998. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um hotel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.