How to Train Your Dragon: The Hidden World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
How to Train Your Dragon:
The Hidden World
Cartaz do filme
No Brasil Como Treinar o Seu Dragão 3
Em Portugal Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto
 Estados Unidos
2019 •  cor •  104 min 
Direção Dean DeBlois
Produção
Roteiro Dean DeBlois
Baseado em How to Train Your Dragon, de Cressida Cowell
Elenco
Gênero
Música John Powell
Edição John K. Carr
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição Universal Studios
Lançamento Estados Unidos 22 de fevereiro de 2019
Brasil 17 de janeiro de 2019
Portugal 21 de fevereiro de 2019
Idioma inglês
Orçamento US$ 129 milhões
Receita US$ 521.799.505[1]
Cronologia
How to Train Your Dragon 2
Site oficial

How to Train Your Dragon: The Hidden World (prt: Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto[2][3]; bra: Como Treinar o Seu Dragão 3[4][5]) é um filme de animação computadorizada estadunidense de 2019, dos gêneros comédia, ação, aventura e fantasia, escrito e dirigido por Dean DeBlois[5] para a DreamWorks Animation, com roteiro baseado na série de livros How to Train Your Dragon, de Cressida Cowell.

É a sequência do filme How to Train Your Dragon 2, formando uma trilogia. Foi indicado ao Óscar e ao Golden Globe de melhor animação.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Um ano após os eventos do filme anterior, Soluço continua a resgatar dragões com seus companheiros Cavaleiros de Dragões e amigos. Mesmo que ele tenha realizado seu sonho de criar um lar pacífico onde humanos e dragões vivem juntos, Soluço ainda tenta salvar dragões e trazê-los para Berk enquanto sonha em encontrar o mítico "Mundo Escondido", um refúgio seguro para dragões que seu falecido pai Stoico tinha lhe dito durante a sua infância. Infelizmente, seus esforços também fizeram com que a ilha se tornasse excessivamente superpovoada por dragões. Enquanto isso, um dragão fêmea branco, mantido em cativeiro pelos Senhores da Guerra, é dado ao infame caçador de dragões Grimmel, o Cruel, como isca para ele capturar Banguela para o uso dos Senhores da Guerra como um Alfa.

Banguela encontra um Fúria da Luz fêmea na floresta em torno de Berk, os dois rapidamente se encantando; no entanto, a Fúria da Luz sente a presença de Soluço (que havia seguido Banguela) e foge. Soluço e Cabeça-Dura mais tarde descobrem armadilhas de dragão de Grimmel na floresta. Grimmel visita Soluço naquela noite, mas o último preparou uma emboscada para capturá-lo; Grimmel consegue escapar, queimando a casa de Soluço no processo. Soluço reúne cidadãos e dragões de Berk para deixar Berk em uma missão para encontrar o Mundo Escondido.

No meio da jornada, os berkianos descobrem uma ilha na qual inicialmente planejam descansar; Logo, porém, eles decidem se estabelecer lá, mesmo que apenas temporariamente. Vendo a incapacidade de Banguela de voar sozinho impedindo seu crescente relacionamento com a Fúria da Luz, Soluço constrói uma cauda automática para ele. Ao receber a cauda, ​​Banguela voa, encontrando a Fúria da Luz sozinho e voando com ela para uma terra desconhecida. Valka, em uma patrulha de reconhecimento, percebe o exército se aproximando de Grimmel, reportando-se rapidamente para avisar Soluço. Soluço e os Cavaleiros do Dragão se dirigem para capturar Grimmel; no entanto, eles caem em sua armadilha, mal escapando. Cabeça-Quente, no entanto, é capturada, mas irrita Grimmel até que ele a solte. Desconhecido para Cabeça-Quente é capturada, mas irrita Grimmel para deixá-la ir, depois que ele percebe que pode segui-la secretamente até o novo local dos Berkianos.

Soluço e Astrid procuram por Banguela, achando o Mundo Escondido e vêem Banguela e a Fúria da Luz levando os dragões até lá como Alfas e companheiros. No entanto, os dois são logo descobertos, Banguela é forçado a sair e levar Soluço e Astrid de volta aos Berkianos. Soluço percebe que seu povo não estaria seguro vivendo com dragões no Mundo Escondido. De repente, Cabeça-Quente aparece com Grimmel atrás dela. Ele captura Banguela e a Fúria da Luz, que seguiu Banguela de volta. Grimmel usa o status alfa de Banguela para capturar o restante dos dragões de Berk, ameaçando matar a Fúria da Luz se algum dragão ou Berkiano atacar.

Com o incentivo de Astrid, Soluço sai com os cavaleiros do dragão para parar Grimmel e seu exército. Deslizando em trajes voadores, eles pegam o exército de Grimmel desprevenido, acendendo uma batalha. Soluço liberta Banguela, mas Grimmel usa a Fúria da Luz para obedecê-lo. Soluço e Banguela dão perseguição; depois de um duelo aéreo aquecido, Grimmel tranquiliza Banguela no ar, fazendo com que o dragão caia impotente em direção ao oceano. Soluço, percebendo que ele não pode resgatar Banguela sozinho, liberta a Fúria da Luz e a implora para salvar Banguela. Ele então solta, fazendo com que ele e Grimmel caiam na direção da água também. Soluço solta sua perna protética, fazendo com que Grimmel caia para a morte, enquanto a Fúria da Luz agarra inesperadamente Soluço e o leva para a segurança.

De volta à ilha, Soluço percebe que os dragões nunca estarão seguros no mundo humano. Soluço despede-se com lágrimas de Banguela e todos os berkianos libertam seus dragões para viver no Mundo Escondido. Banguela traz todos os dragões ao seu comando pela última vez enquanto a Fúria da Luz os leva para sua nova casa. Três meses depois, Soluço e Astrid se casam na ilha em que os berkianos se estabeleceram.

Dez anos depois, Soluço e Astrid, agora com seus dois filhos, navegam pelo mar, à beira do Mundo Escondido. É mostrado que Banguela e a Fúria da Luz acasalaram e deram à luz três filhotes de dragão. Depois de apresentar seus dois filhos, Soluço e Astrid os levam voando em Banguela e em Tempestade, acompanhados pela Fúria da Luz e seus descendentes. Soluço promete que os berkianos guardarão o segredo dos dragões até que a humanidade coexista pacificamente entre si e os dragões possam retornar em paz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Jay Baruchel como Soluço Haddock III: O recém-coroado chefe viking de Berk e o primeiro que inicialmente treinou dragões. Seu dragão e melhor amigo é o Banguela, um Fúria da Noite que se tornou o Dragão Alfa após os eventos do segundo filme. A.J Kane como o Soluço jovem.
  • America Ferrera como Astrid Hofferson-Haddock: Uma mulher forte e independente e excelente lutadora. Ela também é a noiva (e posteriormente, esposa) de Soluço e companheira Cavaleira de Dragão. Seu dragão é a Tempestade, uma Nadder Mortal.
  • Cate Blanchett como Valka Haddock: Uma ex-salvadora de dragões e a mãe de Soluço, agora vivendo em Berk depois de vinte anos de isolamento.
  • Jonah Hill como Melequento Jorgenson: Um dos Cavaleiros de Dragão cujo orgulho e arrogância muitas vezes levam a melhor sobre ele.
  • Christopher Mintz-Plasse como Perna-de-Peixe Ingerman: Um dos Cavaleiros de Dragão e um leitor de livros sobre os muitos traços e características da maioria das espécies de dragões.
  • Kristen Wiig como Cabeça-Quente Thorston: Uma Cavaleira de Dragão e uma dos gêmeos fraternos briguentos que compartilham um Zipper Arrepiante de duas cabeças. A cabeça que ela dirige é chamada de Bafo.
  • Justin Rupple como Cabeça-Dura Thorston: Um Cavaleiro do Dragão e um dos gêmeos fraternos briguentos que compartilham um Zipper Arrepiante de duas cabeças. A cabeça que ele dirige chama-se Arroto.
  • Craig Ferguson como Bocão Bonarroto: Um experiente Viking, ferreiro e dentista de dragão.
  • Kit Harington como Eret, Filho de Eret: Um ex-caçador de dragões que costumava trabalhar para Drago Sanguebravo, mas agora se juntou aos Cavaleiros de Dragões.
  • F. Murray Abraham como Grimmel, o Cruel: Um astuto caçador de dragões que é responsável pela quase extinção dos Fúrias da Noite.
  • Gerard Butler como Stoico, o Imenso: O ex-chefe viking de Berk, que também era o pai de Soluço e o marido de Valka. Ele foi morto durante os eventos do segundo filme, mas ele aparece no filme em flashbacks.

David Tennant dá a voz à Ivar, um caçador de dragões que trabalha para os Senhores da Guerra. Tennant também reprisa o seu papel como Gosmento Jorgenson, o pai de Melequento. Julia Emelin, James Sie e Ólafur Darri Ólafsson dublam, respetivamente, Griselda, Chaghatai Khan e Ragnar, os três Senhores da Guerra que trabalham com Grimmel.

Produção[editar | editar código-fonte]

Existiam dúvidas sobre uma sequência do primeiro filme, mas foi confirmado que 'com certeza, seriam lançadas mais duas sequências, talvez mais, mas pelo menos três' pelo CEO Da DreamWorks Animation, Jeffrey Katzenberg, na época em que apenas o primeiro filme da série havia sido lançado (2010)[6], assim confirmado de que fato um terceiro filme seria produzido no futuro.

Na época em que o segundo filme da série estava sendo roteirizado, em junho de 2011, Dean Deblois, um dos roteiristas da série, disse que 'personagens e situações do segundo filme se tornarão muito mais cruciais no terceiro filme' mais uma vez confirmando que um terceiro filme seria produzido pela Dreamworks depois do lançamento do segundo[7]

Em uma entrevista feita de 2012, Dean Deblois afirmou que o terceiro filme seria lançado em 2016.[8]. Em agosto de 2012, A autora original dos livros que inspiraram a série de filmes, Cressida Cowell, afirmou que a 'trilogia de filmes e os livros teriam finais semelhantes, explicando o por que do sumiço dos dragões'[9] fazendo uma alusão a o fato de que a série seria uma trilogia, algo já confirmado anteriormente.

Em setembro de 2012, a 20th Century Fox anunciou que o terceiro filme seria lançado no dia 18 de junho de 2016, mas mudou para 17 de junho, um dia antes, pouco tempo depois. Em 2014, a data de lançamento foi adiada para 2017. O motivo foi que 'os filmes demoravam cerca de três anos para produzir' e mais de acordo com Dean Deblois.[10] em janeiro de 2015, a data de lançamento foi movida para 29 de junho de 2017, e finalmente movida para 17 de janeiro de 2019.

Música[editar | editar código-fonte]

John Powell, que compôs os dois filmes anteriores, voltou a compor a trilha sonora do filme.[11] Além disso, os colaboradores de Powell, Batu Sener, Anthony Willis e Paul Mounsey, são creditados como compositores adicionais. Também retornando dos filmes anteriores, Jónsi escreveu uma nova música para o filme, intitulada "Together From Afar", lançada como single em 31 de janeiro de 2019. Jónsi também forneceu os vocais para uma faixa intitulada "The Hidden World". [12]

Título Duração
1. "Raiders Return to Busy, Busy Berk"   5:26
2. "Dinner Talk / Grimmel's Introduction"   3:53
3. "Legend Has It / Cliffside Playtime"   4:21
4. "Toothless: Smitten"   3:15
5. "Worst Pep Talk Ever"   2:40
6. "Night Fury Killer"   3:35
7. "Exodus!"   4:38
8. "Third Date"   6:48
9. "New 'New Tail'"   1:28
10. "Furies in Love"   3.03
11. "Killer Dragons"   5:04
12. "With Love Comes a Great Waterfall"   2:08
13. "The Hidden World" (participação especial de Jónsi) 5:16
14. "Armada Battle"   8:40
15. "As Long As He's Safe"   6:29
16. "Once There Were Dragons"   5:45
17. "Together From Afar" (Escrito e realizado por Jónsi) 3:17
Bonus Track
TítuloArtista(s) Duração
18. "The Hidden World Suite"    6:40

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou no Brasil no dia 17 de janeiro e nos Estados Unidos no dia 22 de fevereiro. Arrecadou US$ 55 milhões no primeiro final de semana nos EUA [13]. Na bilheteria doméstica total, o filme registrou US$ 160,8 milhões, e US$ 361 milhões na bilheteria internacional. No total o filme arrecadou US$ 521,8 milhões mundialmente ficando abaixo do segundo filme da franquia How to Train Your Dragon 2(US$ 621 milhões) e acima do primeiro How to Train Your Dragon (US$ 494 milhões).[14]

A trilogia já arrecadou até o momento US$ 1,636 bilhão de dólares, sendo a 4ª franquia de maior bilheteria da DreamWorks atrás de Shrek (série) (US$ 2,981 bilhões), Madagascar (franquia) (US$ 1,892 bilhão), Kung Fu Panda (US$ 1,817 bilhão). É a 11ª franquia animada de maior bilheteria do cinema.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O terceiro filme da trilogia assim como seus antecessores também foi muito bem recebido pelos críticos, sendo elogiado pela sua animação, trilha sonora, e o desfecho da trilogia. No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes o filme possui uma porcentagem de 90% baseado em 252 avaliações de críticos profissionais. O consenso dos críticos foi: "O raro capitão da trilogia que realmente funciona, How to Train Your Dragon: The Hidden World, traz sua saga a uma conclusão visualmente deslumbrante e emocionalmente afetante".[15] No Metacritic o filme possui uma nota de 71/100 indicando críticas "geralmente favoráveis" baseado em 44 avaliações de críticos profissionais.[16]

Referências

  1. «'How to Train Your Dragon: The Hidden World' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 1 de julho de 2019 
  2. «Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto». Portugal: SapoMag. Consultado em 11 de março de 2020 
  3. «Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto». Portugal: CineCartaz. Consultado em 11 de março de 2020 
  4. «Como Treinar o Seu Dragão 3». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 11 de março de 2020 
  5. a b «Como Treinar o Seu Dragão 3». Brasil: CinePlayers. Consultado em 11 de março de 2020 
  6. http://www.empireonline.com/news/story.asp?NID=29638
  7. http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/storyboarding-has-begun-how-train-194419
  8. «Cópia arquivada». Consultado em 19 de junho de 2016. Arquivado do original em 21 de outubro de 2013 
  9. http://www.heyuguys.com/author-cressida-cowell-talks-how-to-train-your-dragon-sequels/
  10. http://collider.com/how-to-train-your-dragon-3-story-spinoffs/
  11. Chitwood, Adam. «Composer John Powell Talks How to Train Your Dragon 2, the State of Film Scoring Today, His Career, Taking a Break, Hans Zimmer, and More». Collider. Consultado em 13 de Junho de 2014 
  12. «John Powell & Jónsi – The Hidden World». Genius. Consultado em 1 de Março de 2019 
  13. Chiezi, João Gabriel. «How to Train Your Dragon: The Hidden World». Box Office Mojo. Box Office Mojo. Consultado em 2 de junho de 2020 
  14. {{citar web|url=https://www.boxofficemojo.com/title/tt2386490/
  15. {{citar web|url=https://www.rottentomatoes.com/m/how_to_train_your_dragon_the_hidden_world
  16. {{citar web|url=https://www.metacritic.com/movie/how-to-train-your-dragon-the-hidden-world
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.