Hugh Dancy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hugh Dancy
Nome completo Hugh Michael Horace Dancy
Nascimento 19 de junho de 1975 (40 anos)
Stoke-on-Trent, Staffordshire,
 Inglaterra
Ocupação ator
Atividade 1998 – presente
Cônjuge Mads Mikkelsen

Hugh Dancy (Stoke-on-Trent, 19 de junho de 1975) é um ator e modelo inglês. Os seus papéis mais conhecidos incluem o de Will Graham na série Hannibal e o de Prince Charmont em Ella Enchanted.

Em 2006 foi nomeado para um Emmy pelo seu desempenho na mini-série da HBO Elizabeth I.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Hugh Dancy nasceu em Stoke-on-Trent no Staffordshire e foi criado em Newcastle-under-Lyme[1] . A sua mãe, Sarah Ann (nome de solteira Birley), trabalha como editora académica[2] . O seu pai, Jonathan Dancy é um conhecido professor de Filosofia que dá aulas na Universidade de Reading e na Universidade do Texas[3] .

Hugh é o mais velho de três irmãos, o seu irmão mais novo, Jack Dancy (nascido a 25 de maio de 1977) é vice-diretor da empresa de viagens Trufflepig Travel[4] e a sua irmã mais nova chama-se Katharine Sarah Redman (nascida a 5 de março de 1980). Entre os 5 e os 10 anos, Hugh frequentou a escola primária Edenhurst Preparatory School em Newcastle-under-Lyme. Aos 10 anos entrou no colégio interno Dragon School em Oxford[1] . e, aos 13 anos no Winchester College.

Depois de terminar o ensino secundário, Hugh entrou na St. Peter's College da Universidade de Oxford onde estudou Línguas e Literatura Inglesa[1] .. Fala Francês fluentemente.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Após terminar os seus estudos em Oxford, Hugh mudou-se para Londres. Aí, uma conversa num café levou-o a conhecer o diretor de casting Ros Hubbard e o agente Dallas Smith que o contratou para a sua agência[1] ..

Começou a sua carreira no teatro sob a encenação de Sam Mendes. Em 1998 teve o seu primeiro papel televisivo na série Trial & Retribution. Nos anos seguintes participou em séries como The New Adventures of Robin Hood, Dangerfield e Cold Feet. Fez também parte do elenco dos tele-filmes Madame Bovary, no papel de Leon e David Copperfield no papel principal.

Estreou-se no cinema em 2000 com o filme Young Blades onde fez o papel de D'Artagnan. No ano seguinte fez o papel do médico Shmid em Black Hawk Down.

Em 2004 fez parte do elenco de dois dos filmes mais publicitados desse ano: Ella Enchanted, onde fez o papel do protagonista masculino Prince Charmon; e King Arthur onde fez o papel de Galahad.

Em 2007 fez o papel de Adam Towers em Basic Instinct 2. No mesmo ano estreou ainda Savage Grace com Julianne Moore e Eddie Redmayne e The Jane Austen Book Club com Emily Blunt e Maria Bello.

Em 2009 foi nomeado para um Satellite Award pelo seu desempenho no filme Adam, onde faz o papel de um homem com síndrome de Asperger. No mesmo ano participou no filme Confessions of a Shopaholic onde fez o papel de Luke Brandon.

Em 2011 participou em três filmes: o indie Martha Marcy May Marlene, onde faz o papel de Ted; Our Idiot Brother, uma comédia protagonizada por Paul Rudd onde faz o papel de de Christian e Hysteria, uma comédia inglesa sobre a invenção do vibrador que protagoniza. Ainda nesse ano, participi em 8 episódios da série The Big C.

Em 2013 estreou o série Hannibal na NBC. Hugh faz o papel de Will Graham. A série vai na sua terceira temporada.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Hugh Dancy conheceu Claire Danes quando os dois estavam na rodagem do filme Evening em Newport, Rhode Island[5] . Os dois anunciaram o noivado em fevereiro de 2009[5] e casaram-se no mesmo ano em França numa cerimónia privada[6] . O casal tem um filho, Cyrus Michael Christopher Dancy, nascido a 17 de dezembro de 2012[7] .

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]