Hugo Bianchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugo Bianchi
Nascimento 29 de abril de 1926
Fortaleza, CE
Morte 18 de janeiro de 2022 (95 anos)
Fortaleza
Cidadania Brasil
Ocupação coreógrafo
Prêmios

Hugo Bianchi (Fortaleza, 29 de abril de 1926 — Fortaleza, 18 de janeiro de 2022) — nascido Hugo Alves Mesquita, foi um bailarino, professor e coreógrafo brasileiro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira de bailarino aos dezessete anos. Aluno assíduo, tornou-se destaque nas grandes apresentações do palco principal do Theatro José de Alencar.Também prestou grandes contribuições ao teatro cearense. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, aperfeiçoou sua técnica com Eros Volúsia, Dina Nova, Maria Olenewa, Vaslav Veltchek, Tatiana Leskova e David Dupré.

Com técnica e grande interpretação, logo foi estudar balé no Rio de Janeiro, onde morou anos, onde logo passou a ensinar. Foi aclamado pela crítica, e pelos especialistas o melhor bailarino brasileiro de todos os tempos, eternizou-se nas interpretações brilhantes do balé Dom Quixote.

Em Fortaleza foi professor de bailarinas como Goreth Quintela e Madiana Romcy. Em 1966 fundou o Ballet Hugo Bianchi, o qual dirige até hoje, vinculado à prefeitura e referente ao Ballet Municipal de Fortaleza, é diretor e responsável pela formação de bailarinas como: Monica Luiza, Madiana Romcy, Goretti Quintela, Elioneide, Socorro Quintela entre outras. Ao lado dele trabalham grandes estrelas: Douglas Mota, Emília Gregorina; e seu projeto proporciona bolsas de estudo para que as alunas possam estudar a dança mais facilmente. É citado sempre como formador de estrelas. Foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza e o Troféu Albanisa Sarasate, do Festival Vida e Arte. Foi homenageado com o troféu Sereia de Ouro em 2006. Recebeu o Prêmio SATED CE DIA DO ARTISTA em 2008, na categoria de dança.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bailarino, dançarino ou coreógrafo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.