Hugo Junkers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hugo Junkers
Engenharia
Hugo Junkers, 1920
Nacionalidade Alemanha Alemão
Residência Alemanha
Nascimento 3 de fevereiro de 1859
Local Rheydt
Morte 3 de fevereiro de 1935 (76 anos)
Local Gauting
Atividade
Campo(s) Engenharia
Prêmio(s) Anel Werner von Siemens (1930)

Hugo Junkers (Rheydt, 3 de fevereiro de 1859Gauting, 3 de fevereiro de 1935) foi um engenheiro e professor universitário alemão.

Formou-se em engenharia mecânica na Universidade Técnica de Aachen, em 1883.

Hugo Junkers trabalhou primeiramente como professor de termodinâmica em Aachen. Seus estudos iniciais envolveram turbinas a vapor e o aquecimento de água a gás. Estas pesquisas fizeram com que ele desenvolvesse um calorímetro de fluxo contínuo, que permitisse a determinação prática do poder calorífico de gases combustíveis, com finalidades comparativas quanto a sua qualidade. Entretanto, o mais marcante mérito de Junkers foi ligado à indústria aeronáutica , participando da concepção das asas biplanas e trabalhando com o conceito do uso de materiais leves e resistentes para a indústria aeronáutica, como o metal alumínio. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo alemão o forçou a se focar na indústria aeroespacial. Como engenheiro, patenteou diversos aviões, inclusive de caça e desenvolveu projetos para a Alemanha Nazista na Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1895 fundou a Junkers & Co, a maior empresa aero-espacial alemã. Em 1939 o Terceiro Reich tomou suas várias patentes e o controle de seus negócios. Por outro lado, outra indústria sua, a Junkers Wärmetechnik, tornou prático um aquecedor doméstico de água a gás, que permitiu popularizar o uso de banhos quentes. Mais recentemente, a fábrica de aquecedores Junkers foi adquirida pela firma Robert Bosch GmbH.


Precedido por
Oskar von Miller
Anel Werner von Siemens
1930
Sucedido por
Wolfgang Gaede


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.