Hugo V, duque da Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hugo V, Duque da Borgonha)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hugo V, duque da Borgonha
Nascimento 1294
Morte 9 de maio de 1315 (21 anos)
Argilly
Sepultamento Abadia de Cister
Progenitores Mãe:Inês da França
Pai:Roberto II, Duque da Borgonha
Irmão(s) Margarida da Borgonha, Joana de Borgonha, Bianca da Borgonha, Eudo IV, Duque da Borgonha, Luís da Borgonha, Maria da Borgonha
Ocupação aristocrata
Título duque
Arms of Eudes de Bourgogne.svg

Hugo V (1294 - Argilly, 9 de Maio de 1315) foi duque da Borgonha da dinastia capetiana desde 1306 até à sua morte, e rei titular da Tessalónica de 1306 a 1313. Era filho de Roberto II, Duque da Borgonha e de Inês da França, por isso neto materno de São Luís e Margarida de Provença.

Ainda criança aquando da morte do seu pai a 21 de Março de 1306, herdou o ducado que foi regido pela mãe durante a sua minoridade. Morreu jovem, com o seu governo deixando apenas a lembrança da sua brilhante recepção como cavaleiro.

Muito jovem, tornou-se noivo de Catarina de Valois-Courtenay (1303-1346), imperatriz titular de Constantinopla, filha de Carlos, Conde de Valois, e de Catarina I de Courtenay. Com a morte de Catarina I de Courtenay em 1307, e não tendo irmãos varões, Catarina II era a herdeira de Constantinopla. Carlos de Valois preferiu ter um genro capaz de reconquistar esse reino e quis romper o noivado da filha. Hugo acabou por aceder a renunciar a esta união em troca de amplas compensações:

A 9 de Outubro de 1305, Hugo foi investido com a dignidade de Par de França e em 1313 Filipe o Belo armou-o cavaleiro. Morreu dois anos depois, passando o ducado para o seu irmão Odo.


Precedido por:
Roberto II
Blason Ducs Bourgogne (ancien).svg
Duque da Borgonha

1306 - 1315
Sucedido por:
Eudo IV
Rei de Tessalónica
(disputado)

1306 - 1313
Sucedido por:
Luís
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.