Hugo Weaving

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hugo Weaving
Weaving em 2013
Nome completo Hugo Wallace Weaving
Nascimento 4 de abril de 1960 (56 anos)
Ibadan
Nigéria
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Austrália Australiano
Ocupação Ator, dublador
Cônjuge Katrina Greenwood (1984-presente)
IMDb: (inglês)

Hugo Wallace Weaving (Ibadan, 4 de abril de 1960) é um ator e dublador anglo-australiano, nascido em Ibadan, na Nigéria.[1] Ele estudou na National Institute of Dramatic Art, Sydney. Desde então tem aparecido em numerosas produções de teatro e televisão. Atuou em mais de 80 filmes, da qual se destaca o seu personagem Agente Smith, da trilogia Matrix; Elrond na trilogia O Senhor dos Anéis; a voz de Megatron, em Transformers; V em V de Vingança; Caveira Vermelha em Capitão América: O Primeiro Vingador e de Tick/Mitzi Del Bra em Priscilla, a Rainha do Deserto.

Ele recebeu muitos prêmios em sua carreira, incluindo um Satélite Award, MTV Movie Award e vários Australian Film Institute Awards.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Weaving nasceu no Hospital de Ensino da Universidade de Ibadan, em Ibadan, Estado de Oyo, na Colônia e Protetorado da Nigéria, de pais ingleses Anne (née Lennard), uma guia turística e ex-professora, e Wallace Weaving, um sismólogo.[2][3][4] Sua avó materna era belga.[5] Um ano após seu nascimento, sua família retornou a Inglaterra, vivendo em Bedford e em Brigghton antes de se mudarem para Melbourne e Sydney em Austrália; Joanesburgo na África do Sul; e retornando então a Inglaterra outra vez.[6] Enquanto na Inglaterra, ele frequentou a Downs School, Wraxall, perto de Bristol, e Queen Elizabeth's Hospital. Sua família voltou para a Austrália em 1976, onde frequentou a Knox Grammar School, em Sydney. Ele se formou no Instituto Nacional de Arte Dramática de Sydney em 1981.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Quando tinha 13 anos, Weaving foi diagnosticado com epilepsia.[7] Ele está com sua namorada de longa data, Katrina Greenwood, desde 1984;[8] os dois vivem em Sydney e têm dois filhos juntos, Harry (1989) e Holly (1993). Harry é um ator que usa o nome de palco, Harry Greenwood.[9] Hugo também tem um irmão, Simon, e uma irmã, Anna Jane. Sua sobrinha, Samara Weaving, retratou Indigo Walker no longa australiano, Home and Away, e sua irmã mais nova Morgan se juntou ao elenco como Lottie Ryan.[10] Em 2004, Weaving tornou-se um embaixador da organização australiana de direitos dos animais Voiceless, o instituto de proteção animal. Ele participa de eventos, promove Voiceless em entrevistas e auxilia na avaliação de seus subsídios anuais.[11]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hugo Weaving Biography Yahoo! Movies.
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome ref1
  3. «Hugo Weaving Profile: Biography, Filmography & Photos». uk.movies.yahoo.com. Consultado em 8 August 2010. 
  4. «Meet the listener: Anne Lennard, wartime evacuee – Life Matters». Australia: ABC. 29 September 2009. Consultado em 8 August 2010. 
  5. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome abc2
  6. «Quiet achiever». The Sydney Morning Herald [S.l.: s.n.] 3 April 2006. 
  7. Hoffman, Barbara. «Aussie lord of the stage». New York Post. Consultado em 10 November 2012. 
  8. McCauley, Mary Carole (5 August 2011). «From 'Captain America' to 'Uncle Vanya,' Hugo Weaving stretches his acting chops». The Morning Call. Consultado em 21 October 2012. 
  9. «Harry Greenwood shines in first lead TV role in Gallipoli and he’s the spitting image of dad Hugo Weaving». News.com.au [S.l.: s.n.] 30 January 2015. Consultado em 17 April 2016. 
  10. «Samara Weaving (as Indigo Walker)». Home and Away Cast Biographies. TV3. Consultado em 10 November 2012. 
  11. «Hugo Weaving | Voiceless». Voiceless. Consultado em 10 November 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hugo Weaving
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.