Husqvarna AB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Husqvarna AB
Tipo Pública. Listada na Bolsa de Valores de Estocolmo.
Indústria Bens duráveis
Fundação 1689
Pessoas-chave Kai Wärn, Presidente e CEO
Empregados 15,700 (2007)
Produtos Equipamentos de força para florestamento, manutenção de parques e jardins e equipamentos de corte e ferramentas diamantadas para industrias de construção e pedras. .
LAJIR SEK 3,6 billion (2007)
Faturamento SEK 33,3 billion (2007)
Website oficial www.husqvarna.com/br

Husqvarna AB é uma empresa sueca, sendo um dos grupos industriais mais antigos do mundo, tendo sido fundado em 1689.

A Husqvarna possui uma vasta linha de produtos, para as mais diversas aplicações, sendo a líder global em equipamentos de força, produzindo máquinas e acessórios para jardinagem, manutenção florestal, como motosserras e roçadeiras e materiais de construção.

A empresa é reconhecida mundialmente pela qualidade superior dos seus produtos, que atendem tanto profissionais quanto consumidores domésticos.

A empresa está sediada na cidade de Huskvarna, na Suécia e tem presença em mais de 100 países. Atualmente emprega cerca de 15.700 funcionários em todo o mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Husqvarna iniciou a sua atividade como uma empresa voltada para a produção de mosquetes (provavelmente os mais avançados do seu tempo). Iniciou-se o acúmulo de experiência que, mais tarde a ajudaria a desenvolver alguns dos mais conceituados produtos no mundo em áreas tão distintas como armas, bicicletas, motocicletas, aparelhos domésticos, máquinas de costura e produtos para o manejo de florestas e espaços verdes.

Durante um período da sua história, a empresa pertenceu à Electrolux e recentemente em 2006, se tornou um grupo independente.[1]

Com uma experiência de mais de 300 anos, porém com recentes mudanças drásticas, podemos considerar Husqvarna como uma empresa bastante jovem, que agora encontra o desafio de gerenciar o grupo de maneira independente e integrada globalmente.

Marcas[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, o grupo cresceu muito através da aquisição de outras marcas, como Gardena, Jonsored e Diamond Boart. Diversas outras marcas são bastante fortes em seus mercados locais, porém ainda pouco globalizadas. Atualmente seu maior concorrente no Brasil é a Stihl, líder mundial na venda de motoserras e roçadeiras, tanto domésticas quanto profissionais, com fábrica em São Leopoldo.

Além dos produtos de jardinagem, floresta e construção, o grupo empresta sua marca para Motocicletas (produzidas pela BMW), Máquinas de Costura e eletrodomésticos.

Presença no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, além de comercializar diversos de seus produtos, o Grupo possui uma fábrica localizada na cidade de São Carlos em São Paulo.[2]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.