Hyogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Japão Hyogo

兵庫県

Hyōgo-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 兵庫県
 • Rōmaji Hyōgo-ken
Símbolos
Bandeira de Hyogo
Bandeira
Selo de Hyogo
Selo
Localização
Localização de Hyogo
País Japão
Região Kansai
Ilha Honshu
Administração
Capital Kobe
Governador Motohiko Saitō
Características geográficas
Área total 8 396,13 km²
 • Área molhada  0,6%
População total (1 de novembro de 2011) 5 582 978 hab.
Densidade auto hab./km²
Outras informações
Distritos 8
Municipalidades 41
Flor Nojigiku (Chrysanthemum japonense)
Árvore Cânfora (Cinnamomum camphora)
Ave Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Sítio web.pref.hyogo.lg.jp/fl/english/
Mapa da prefeitura de Hyogo.

Hyōgo (兵庫県 Hyōgo-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na região Kansai, na ilha de Honshu.[1] Sua capital é Kobe.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A atual área da prefeitura de Hyōgo incluía as prefeituras de Harima, Tajima e Awaji, além de partes das províncias de Tamba e Settsu.

Em 1180, próximo do final do período Heian, o Imperador Antoku, Taira no Kiyomori e a corte Imperial moveram-se para Fukuhara, onde hoje se encontra a cidade de Kōbe. A capital permaneceu em Fukuhara por cerca de cinco meses.

A região sul da prefeitura foi severamente devastada pelo sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, em 1995, destruindo grandes partes de Kōbe e Awaji, assim como Takarazuka e a prefeitura de Ōsaka.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Hyōgo é banhada por dois mares: o Mar do Japão, ao norte, e o Mar Interior, ao sul. A porção norte da prefeitura é pouco povoada, exceto pela cidade de Toyooka, e porção central é formada por pequenos vilarejos. Grande parte da população vive na costa sul, que faz parte da área metropolitana de Ōsaka-Kyōto-Kōbe. A Ilha Awaji, localizada no Mar Interior, entre as ilhas de Honshū e Shikoku, também faz parte da prefeitura.

O clima em Hyōgo é quente e úmido no verão. No inverno, a parte norte costuma ter grandes quantidades de neve, enquanto o litoral sul tem relativas quedas de temperatura.

Hyōgo faz fronteira com as prefeituras de Ōsaka e Kyōto, à leste, e Tottori e Okayama, à oeste.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Em negrito, a capital da prefeitura.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Hyōgo possui muitas indústrias pesadas e o Porto de Kōbe é um dos maiores no Japão. Hyōgo faz parte da Região Industrial de Hanshin. Existem dois institutos de pesquisa RIKEN, instituição que pesquisa as ciências naturais no Japão, na prefeitura.


Turismo[editar | editar código-fonte]

Kōbe é um dos principais destinos turísticos, pois fica muito próxima de Kyōto e Ōsaka. Também existem castelos antigos. Na cidade de Himeji fica o castelo de Himeji, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1993.

Na região norte da prefeitura de Hyogo, nos arredores do litoral, encontram-se o Onsen de Kinosaki, Izushi e o Onsen de Yumura.

Pessoas notáveis[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hyogo
Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Hyogo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Hyōgo prefecture" no Japan Encyclopedia, pp. 363-365 no Google Livros; "Kansai" in Japan Encyclopedia, p. 477, p. 477, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Kobe" in Japan Encyclopedia, p. 537, p. 537, no Google Livros.