I'll Show You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"I'll Show You"
Single promocional de Justin Bieber
do álbum Purpose
Lançamento 21 de novembro de 2015 (2015-11-21)
Formato(s) Download digital
Gênero(s) EDM[1]
Duração 3:19
Gravadora(s) Def Jam
Composição
Produção
Faixas de Purpose
"Mark My Words"
(1)
"What Do You Mean?"
(3)

"I'll Show You" é uma canção gravada pelo cantor canadense Justin Bieber para o seu quarto álbum de estúdio Purpose (2015). Escrita por Bieber, Josh Gudwin, Sonny Moore, Michael Tucker e Theron Feemster, a canção foi produzida por Skrillex e Blood. Foi lançada como single promocional do álbum em 1 de novembro de 2015, pela Def Jam. Uma balada do gênero EDM, de ritmo moderado, a canção conta com bateria de percussão e uma base de sintetizador como instrumentação principal. Os vocais de Bieber foram considerados emotivos, mais graves e mais tranquilos. Em relação à letra, "I'll Show You" foi considerada uma canção autobiográfica sobre sua imagem pública, com versos sobre a pressão da fama e a necessidade de conexão humana.

A canção recebeu críticas positivas da maioria dos críticos de música, que elogiaram a produção de Skrillex e sua química com Bieber, ao mesmo tempo que observaram sua crueza e elogiaram seus vocais. Comercialmente, a canção foi bem sucedida, alcançando o top-10 em sete países, incluindo sua terra-natal, Canada, bem como o top-20 em outros seis, incluindo Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, onde recebeu certificação de platina pela Recording Industry Association of America. O videoclipe da canção foi filmado no sul da Islândia, e lançado em 2 de novembro de 2015. Nele vê-se Bieber em montanhas exuberantes, contemplando a natureza na borda de um penhasco e andando de skate em cima de um avião quebrado. "I'll Show You" foi incluída em sua turnê Purpose World Tour.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Enquanto trabalhava no seu então futuro álbum de estúdio, Justin Bieber recrutou o DJ americano Skrillex para produzir canções para o disco, depois de trabalhar com ele na canção "Where Are Ü Now", que foi uma canção que ele enviou a Skrillex e Diplo, para o projeto Jack Ü da dupla, e que se tornou um sucesso mundial e ajudou a renovar sua carreira.[2] Em relação à sua vontade de trabalhar com o produtor, Bieber comentou: "Skrillex é um gênio. Ele é super futurista e eu adoro seus sons. Acho que conseguir incorporar esse som com o que estou fazendo tem sido super legal porque é tipo novo e fresco, e sinto que ninguém nunca fez isso antes".[3] Skrillex, por outro lado, comentou sobre seu envolvimento no álbum, dizendo: "Ouvi algumas canções bem escritas, que eram realmente boas, que eles queriam que eu fizesse a produção, e a partir daí, escrevemos algumas canções novas. Foi uma oportunidade de experimentar algumas coisas que eu nunca tinha feito antes, e acabamos fazendo algo realmente único".[4] Skrillex também convidou Michael Tucker, sob seu nome de produtor Blood, para ajudá-lo a produzir algumas faixas para o álbum, uma delas sendo "I'll Show You".[5] Em relação à canção, Skrillex comentou: "Havia uma versão muito diferente dessa faixa, e depois que eu a ouvi, eu quis re-produzi-la, para que ela ficasse mais lenta e emotiva. Essa faixa é uma das minhas favoritas no álbum. Ela tem uma das melhores letras do álbum. Essa foi uma das canções que ele [Bieber] realmente gostou, e nós dois ficamos muito orgulhamos dela".[6] Ela foi posteriormente lançada como um single promocional do álbum, em 1 de novembro, 2015.[7]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

"I'll Show You" provou ser muito bem sucedido para um single promocional. Noa terra natal de Bieber, Canadá, a canção estreou na posição de número vinte e oito, antes de subir ao número quinze na segunda semana. Mais tarde alcançou a posição de número oito, uma semana depois.[8] Nos Estados Unidos, a canção estreou na posição 51 na parada Billboard Hot 100, vendendo 52.000 cópias, o que também a fez estrear na posição de número 17 na parada digital Digital Songs.[9] Após o lançamento do videoclipe, a canção subiu ao número 27,[10] enquanto durante sua terceira semana. Após o lançamento do álbum, a canção saltou para o número 19, tornando-se a décima-quarta canção de Bieber a chegar to top-20.[11] Mais tarde, a canção recebeu o certificado de platina pela Recording Industry Association of America, pela venda de mais de um milhão de cópias. No Reino Unido, a canção alcançou a posição de número 15, tornando-se sua décima primeira canção solo a alcançar o top-20.[12] Na Dinamarca, nos Países Baixos, na Nova Zelândia e na Noruega, a canção conseguiu alcançar o top-10, enquanto na Austrália, na Irlanda e na Suécia, a canção conseguiu chegar ao top-20.[13]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Um videoclipe para a canção, dirigido por Rory Kramer, foi lançado em 2 de novembro de 2015.[14][15] Conta com lagoas e rios glaciais no sul da Islândia, incluindo as cachoeiras Seljalandsfoss e Skógafoss.[16] O vídeo mostra Bieber "correndo por montanhas exuberantes e verdes, sentado à beira de um penhasco, rolando colinas abaixo e andando de skate em cima de um avião abandonado".[17] Há também uma cena em que Bieber está "[enfrentando corajosamente] a água gelada usando apenas sua [cueca]."[18] A revista Billboard o considerou "um lindo clipe cheio da glória da natureza."[17]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora(s)
Mundo[7] 1 de novembro de 2015 Download digital Def Jam

Referências

  1. Kenneth Partridge (13 de novembro de 2015). «Justin Bieber Proves His Growth on 'Purpose': Album Review». Billboard (em inglês). Eldridge Industries. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  2. «The 50 Best Tracks of 2015». Fact (em inglês). The Vinyl Factory. 17 de dezembro de 2015. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  3. «Justin Bieber's New Single is Called 'What Do You Mean'». Radio.com (em inglês). CBS. 29 de julho de 2015. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  4. Sasha Geffen (21 de novembro de 2015). «"Skrillex Opens Up About Working With Justin Bieber: 'His Album Is So Honest'». MTV News (em inglês). MTV. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  5. Gabriela Tully Claymore (24 de novembro de 2015). «Q&A: BloodPop (FKA Blood Diamonds) On The Indie/Pop Divide & Working With Grimes, Justin Bieber, & Madonna». Stereogum (em inglês). Eldridge Industries. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  6. Tom Howard (13 de novembro de 2015). «Skrillex's Track-By-Track Guide To His Work On Justin Bieber's New Album 'Purpose'». NME (em inglês). Time Inc. UK. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  7. a b «I'll Show You (Single)». JustinBieberMusic.com (em inglês). 1 de novembro de 2015. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  8. Posições de"I'll Show You" na parada do Canadá::
  9. Gary Trust (9 de novembro de 2015). «Adele's 'Hello' Tops Hot 100 for Second Week; Ariana Grande, Meghan Trainor Hit Top 10». Billboard (em inglês). Eldridge Industries. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  10. Gary Trust (16 de novembro de 2015). «Adele's 'Hello' Leads Hot 100 for Third Week, Is Fastest Radio Songs No. 1 in 22 Years». Billboard (em inglês). Eldridge Industries. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  11. Gary Trust (23 de novembro de 2015). «Justin Bieber Breaks the Beatles & Drake's Record for Most Simultaneous Hot 100 Hits». Billboard (em inglês). Eldridge Industries. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  12. «Justin Bieber - Full Official Chart History». Official Charts Company (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  13. «Justin Bieber – I'll Show You (Song)». ARIA Charts (em inglês). australian-charts.com. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  14. Ryan Reed (2 de novembro de 2015). «Hear Justin Bieber's Introspective New Song 'I'll Show You'». Rolling Stone (em inglês). Wenner Media LLC. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  15. Sean Fitz-Gerald (2 de novembro de 2015). «Take a Listen to Justin Bieber's Honesty-Fueled 'I'll Show You'». Vulture.com (em inglês). New York Media, LLC. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  16. Svala Hafstad (3 de novembro de 2015). «Justin Bieber's Video, 'I'll Show You,' Filmed in Iceland». Iceland Review (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  17. a b «Watch Justin Bieber Run Through the Mountains in 'I'll Show You' Video». Billboard (em inglês). Eldridge Industries. 2 de novembro de 2015. Consultado em 20 de setembro de 2017. 
  18. Sierra Marquina (2 de novembro de 2015). «Justin Bieber Strips Down to Tighty-Whities in Emotional "I'll Show You" Music Video». Us Weekly (em inglês). American Media, Inc. Consultado em 20 de setembro de 2017.