I'm Waiting for the Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"I'm Waiting for the Man"
Canção de The Velvet Underground
do álbum The Velvet Underground and Nico
Lançamento 12 de março de 1967
Gravação Maio de 1966
Gênero(s)
Duração 4:39
Gravadora(s) Verve
Composição Lou Reed
Produção Andy Warhol

"I'm Waiting for the Man" é uma música da banda de rock americana The Velvet Underground, escrita por Lou Reed. Foi lançada no álbum de estreia da banda de 1967, The Velvet Underground & Nico.

A música fala sobre gastar 26 dólares com heroína no Harlem, próximo da Lexington Avenue e da Rua nº 125, na Cidade de Nova York. A música é cantada do ponto de vista de um comprador indo ao Harlem de outra parte da cidade; o "cara" (man) no título da música é um traficante de drogas. Além da tradicional guitarra, baixo, e bateria, a canção tem um piano de estilo barrelhouse percussivo de rock and roll. É uma das músicas mais populares da banda, e uma das composições deles que tem como assunto as drogas recreativas. Depois de deixar a banda em 1970, Lou Reed continuou a adicionar a música em suas performances solo ao vivo. Reed geralmente não canta a música mais. Foi lançado como single em Outubro de 1971 pela MGM Records.

Em 2004, a revista Rolling Stone a colocou na posição #159 na sua lista de 500 Maiores músicas de todos os tempos.[1][2]

Versões alternativas[editar | editar código-fonte]

Ludlow Street Loft, Julho de 1965[editar | editar código-fonte]

A música estava num set de músicas a serem gravadas por Lou Reed, John Cale e Sterling Morrison no loft da banda em Manhattan. A versão da música, livre de percussão tem uma levada mais folk e blues que a versão do álbum. Está disponível no primeiro disco da caixa Peel Slowly and See.

Scepter Studios, Abril de 1966[editar | editar código-fonte]

Antes da versão final do álbum da música ser regravada no T.T.G. Studios, em Hollywood, California, um take diferente da canção foi gravado no Scepter Studios na Cidade de Nova York. Este take da música é um pouco mais curto, escuta-se menos o piano e ao invés de bateria, é usado um tamborim. Lou Reed também canta "I'm waiting for the man" no começo da música. Na versão do álbum, Reed canta "I'm waiting for my man."

Versões cover[editar | editar código-fonte]

Todos os membros do Velvet Underground Lou Reed, John Cale, Nico, e Maureen Tucker gravaram versões solo. Vários outros artistas fizeram o mesmo.

Referências