IC31

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


IC 31 - Itinerários Complementares de Portugal
IC 31
-
Cruza com:

O IC 31 é um itinerário complementar de Portugal em fase de projecto. Ligará, em perfil de auto-estrada, a auto-estrada  A 23  em Alcains, Castelo Branco à fronteira espanhola nas Termas de Monfortinho, onde terá seguimento através da autovía espanhola  EX-A1 , actualmente em construção. Passará junto a Idanha-a-Nova e à aldeia histórica de Monsanto.

Contribuirá para aproximar a Beira Baixa à Estremadura espanhola, regiões que há bastantes anos reivindicam uma nova ligação que substitua as actuais estradas regionais. Numa visão mais abrangente, permitirá também estabelecer uma alternativa mais curta e mais rápida à  A 23  nas viagens Lisboa/Madrid, uma vez que a  EX-A1  espanhola desemboca na autovía  A-5  junto a Navalmoral de la Mata, a 185 km de Madrid.

Esta via está ainda numa fase prévia, correspondente à avaliação ambiental dos estudos de traçado. Não é de esperar que avance nos próximos dois anos, depois de a sua construção ter sido suspensa pelo Governo durante a elaboração do Plano de Estabilidade de Crescimento (PEC) 2010-2013.

Estado dos Troços[editar | editar código-fonte]

Troço Situação km
Alcains (  A 23  ) - Termas de Monfortinho Em processo de Avaliação de Impacto Ambiental
56