Comissão Eletrotécnica Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IEC)

A Comissão Eletrotécnica Internacional (em inglês: International Electrotechnical Commission, IEC) é uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas.[1] Alguns dos seus padrões são desenvolvidos juntamente com a Organização Internacional para Padronização (ISO).[2][3][4]

A sede da IEC, fundada em 1906, é localizada em Genebra, Suíça.[5]

Normas de padronização[editar | editar código-fonte]

Algumas normas elaboradas por este órgão:

  • NBRIEC60439-1 — Conjunto de manobra e comando de baixa tensão em conformidade com um tipo ou sistema estabelecidos, sem desvios que influenciem significativamente o desempenho em relação àquele conjunto típico verificado que está em conformidade com os ensaios prescritos nas normas.
  • NBRIEC60947-1 — Dispositivos de manobra e comando destinados a serem conectados a circuitos onde a tensão nominal não exceda 1 000 V Dc ou 1 500 V Ac.
  • NBRIEC60947-2 — Disjuntores cujos contatos principais são previstos para serem conectados a circuitos com tensão nominal inferior a 1 000 V Ac. ou 1 500 V Dc, contém também requisitos adicionais para disjuntores com fusíveis incorporados. Aplica-se a disjuntores, quaisquer que sejam suas correntes nominais, métodos de construção ou aplicaçoes previstas.
  • NBRIEC60947-7-2 — Especifica os requisitos para os conectores elétricos de condutores de proteção com função PE e conectores elétricos de proteção com função PEN igual ou superior a 10 mm, com dispositivos de aperto com ou sem parafuso, destinados principalmente a usos industriais.
  • NBRIEC60269-1 — Condiçoes exigíveis para dispositivos-fusíveis limitadores de corrente, com capacidade de interrupção não inferior a 6 kA, destinados à proteção de circuitos de potência Ac, cuja tensão nominal não exceda 1 000 V, ou de circuitos Dc, cuja tensão nominal não ultrapasse 1 500 V.
  • IEC 60898 — Disjuntores de baixa tensão, tensão máxima 440V.
  • IEC 60934 — Disjuntores para equipamento.
  • ISO/IEC 27001 — Provê requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de gestão de segurança da informação.

Referências

  1. «IEC - About the IEC > Who we are». www.iec.ch. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  2. «A utilização de Normas Técnicas Internacionais IEC & ISO como base para a elaboração de Regulamentos Públicos». www.linkedin.com. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  3. «ABNT - ISO e IEC - Normas ISO e IEC Publicadas». www.abnt.org.br. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  4. «IEC - Members & experts > Info: Patents > IEC Patent Declarations > Common patent policy for ITU-T / ITU-R / ISO / IEC». www.iec.ch. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  5. «IEC - Where we are > IEC Offices around the world». www.iec.ch. Consultado em 19 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.