International Mobile Equipment Identity

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IMEI)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Exemplo de IMEI em dispositivo

International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), mais conhecido por IMEI, é um número de identificação global e único para cada telefone celular. Dependendo da quantidade de slot's SIM Card, o aparelho poderá ter mais de um número de identificação global.[1]

Para localizar o IMEI do aparelho basta digitar *#06# ou verificar em uma etiqueta atrás da bateria. O número consiste de quatro grupos, que segue o padrão: nnnnnn-nn-nnnnnn-n.

Essas identificações dos celulares conectados a uma rede GSM são armazenados em um banco de dados de Registro de Identidade de Equipamentos (EIR), contendo os números de todos os equipamentos móveis válidos no mundo. Ao ser reportada à operadora a perda do aparelho (passando o número do IMEI), automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual SIM Card (dessa operadora) esteja inserido.


As fabricantes de smartphones e desenvolvedoras de sistemas operacionais costumam oferecer para os seus usuários um serviço de localização de celular para caso o aparelho seja roubado ou perdido.

No Android é possível descobrir o IMEI do aparelho vínculo à sua Conta Google. No app Localizar Meu Dispositivo, ou no site do Android[2]. Essa informação pode ser útil caso o usuário queira bloquear o aparelho, sem precisar encontrar a embalagem original do smartphone. Para conferir o número de IMEI, basta localizar o aparelho e tocar no botão “i”.

E Google pesquisando "onde está meu celular?" [3] na versão desktop, você encontra o dispositivo se estiver com os seguintes requisitos: Localização ativada, Conta Google conectada, dispositivo conectado à rede de dados ou Wi-Fi, dispositivo com bateria e ligado. observação: todas as alterações serão feitas assim que seu dispositivo estiver ligado e conectado a rede

No caso de o aparelho ter sido roubado, perdido, deve reportar à policia acompanhado da factura do equipamento e com a declaração deve contactar a sua operadora solicitando o bloqueio do dispositivo junto com seu CPF comprovando que você era o dono do aparelho. Se seu dispositivo tiver mais de um slot de SIM Card, deve informar todos os números de IMEI para sua operadora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]