IPDAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas
Logo IPDAL bandeiras.jpg
Privado, sem fins lucrativos
Fundação 12 de janeiro de 2006 (2006-01-12)
Fundador(es) Paulo Neves
Sede Av. Sidónio País, 26 – Lisboa]]
Área(s) servida(s) Portugal América Latina Caraíbas
Presidente Paulo Neves
Website oficial ipdal.org

O Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede em Lisboa, Portugal. Foi criado em 2006, com o objetivo fortalecer as relações entre Portugal e a América Latina e Caraíbas, nomeadamente através da diplomacia económica.

É uma instituição pluralista, independente de governos e de partidos políticos.


Áreas de Atividade[editar | editar código-fonte]

Empresarial[editar | editar código-fonte]

As atividades do IPDAL são sobretudo relacionadas com agentes económicos portugueses e latino-americanos[1] [2]. O Instituto apoia a internacionalização das empresas portuguesas, através de contactos empresariais e oficiais. O IPDAL realiza e acompanha visitas de trabalho personalizadas à América Latina,[3] onde identifica parceiros, clientes, fornecedores ou distribuidores, bem como contactos institucionais relevantes, de forma individualizada, para cada companhia portuguesa. [4]


Institucional[editar | editar código-fonte]

Além das atividades empresariais, o IPDAL atribui grande importância a iniciativas institucionais, promovendo as Embaixadas da América Latina e das Caraíbas junto das mais variadas organizações e personalidades portuguesas ou europeias.

O IPDAL dedica-se ainda a todas as temáticas relacionadas com o Atlântico, apostando igualmente no fortalecimento das relações com o continente africano. Prova disso, é a realização anual dos Encontros “Triângulo Estratégico: América LatinaEuropaÁfrica” e dos Encontros “América LatinaCPLP”. Trata-se de mais duas imagens de marca, originais do Instituto.

I Encontro “Triângulo Estratégico: América LatinaEuropaÁfrica O I Encontro Triângulo Estratégico contou com a presença do então Secretário-Geral da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), Enrique Iglesias do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro Português, Miguel Relvas; assim como do Diretor-Geral da CPLP, Hélder Vaz[5].

II Encontro: Triangulo Estratégico América Latina-Europa-África. O II Encontro Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África teve a presença de Embaixadores dos três continentes e de vários Secretários de Estado.

III Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”. O III Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África contou com a presença de várias personalidades, entre as quais se encontraram o ex-Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires e a ex-Comissária Europeia, Benita Ferrero-Waldner.

IV Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África” [6] A IV Edição do Encontro do Triângulo Estratégico contou com a presença da Secretária-Geral da SEGIB; a ex-Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla; o Ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima; entre outras grandes personalidades.

V Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”. No V Encontro Triângulo Estratégico estiveram presentes o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assim como o Chefe da Casa Real de Marrocos, Youssef Amrani e o Presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque.

VI Encontro Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África [7] [8] [9] Na VI Edição participaram o antigo Presidente do Senado de Marrocos, Mohamed Cheikh Biadillah; Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; o Diretor-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos, Carlos Augusto Abicalil; e os antigos Ministros de Portugal Nuno Severiano Teixeira, Daniel Proença de Carvalho e Luís Marques Mendes.

O IPDAL realiza outras iniciativas institucionais como Encontros e Almoços com detentores de cargos públicos [10], responsáveis de órgãos de comunicação social, líderes empresariais ou institucionais e os embaixadores da América Latina.

Académica e Cultural[editar | editar código-fonte]

O IPDAL realiza ainda iniciativas académicas, divulgando temáticas, personalidades, acontecimentos e estudos latino-americanos e caribenhos nas Universidades portuguesas. Ao mesmo tempo, participa em seminário e congressos internacionais sobre assuntos europeus, portugueses, africanos e latino-americanos.

Por fim, o IPDAL dedica-se ainda a atividades de âmbito cultural, tendo já organizado lançamentos de livros, exposições de pintura, fotografia, jóias e artesanato latino-americano e das Caraíbas.


História[editar | editar código-fonte]

O projeto do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina foi apresentado em 2004 e, nesse mesmo ano, começaram as iniciativas. A ideia teve o imediato entusiasmo dos embaixadores do Chile (então o decano dos embaixadores latino americanos em Lisboa), do Brasil, Argentina, Panamá, Cuba, Peru, Venezuela e do Encarregado de Negócios do Paraguai.

No dia 12 de Janeiro de 2006, foi efetuado o registo legal do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina – IPDAL.

Desde os primeiros tempos que a estratégia do IPDAL assentou numa estrutura leve, de resposta rápida aos diferentes desafios, e sempre em estreita colaboração com as Embaixadas da América Latina e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

O IPDAL começou por dedicar-se sobretudo a iniciativas de caráter académico e institucional, apoiando sempre as representações diplomáticas latino-americanas no cumprimento dos seus objetivos.

Até 2009, o trabalho do IPDAL consistiu sobretudo na promoção da América Latina em Portugal mas, com o despertar da crise económica e financeira, identificou-se a necessidade de apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização. Com as economias latino-americanas a registarem números de crescimento impressionantes e progressos socio-políticos de relevo, o IPDAL começou a divulgar oportunidades de negócio na América Latina e a dedicar-se à mediação de contactos entre empresas portuguesas e latino-americanas.

O IPDAL realiza periodicamente fóruns empresariais generalistas e setoriais, tendo já sido promovidas oportunidades de negócio em áreas como Construção e Obras Públicas; Cerâmicas e Materiais de Construção; Agro-alimentar e Restauração; Turismo; Moda e Têxtil, Farmacêutico [11] e Produtos de Saúde[12], entre outros. Os dois maiores fóruns empresariais sobre a América Latina em Portugal foram realizados pelo IPDAL e pela Caixa Geral de Depósitos: o I Fórum Empresarial IPDAL – Caixa Geral de Depósitos[13], em Lisboa, e o II Fórum Empresarial IPDAL – Caixa Geral de Depósitos, no Porto. O IPDAL já realizou fóruns regionais em cidades como Aveiro, Leiria [14], Évora, Funchal, Ponta Delgada, Coimbra, Braga, Albufeira [15].

Atualmente, o IPDAL dedica-se sobretudo à organização de visitas de trabalho especializadas à América Latina, onde o Instituto identifica os contactos relevantes para cada empresa, estabelece agendas individualizadas e acompanhando as reuniões no terreno.


Parceiros[editar | editar código-fonte]

No desenvolvimento das suas atividades, o IPDAL mobiliza parceiros públicos e privados, portugueses e internacionais, empresariais e não lucrativos. A rede de instituições aliadas do IPDAL compreende, entre outros, a Abreu Advogados [16]; Banco de Desarrollo de América Latina (CAF) [17] [18]; Caixa Geral de Depósitos; Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP [19] [20]; a Fundação União Europeia – América Latina Caraíbas EU-LAC Foundation [21] [22]Mota-Engil; Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) [23]Real Instituto Elcano [24];; Secretaria-Geral Ibero-Americana SEGIB [25] [26] [27]; a Visabeira [28] [29];  e da TAP [30] [31] .

 

  1. citarweb |url=http://segib.org/reforzando-optimas-relaciones-con-portugal/ |título= Reforzando óptimas relaciones con Portugal
  2. citarweb |url= http://www.portugalglobal.pt/pt/portugalnewsarquivo2013/edicaoaicepportugalglobal/paginas/embaixadoreslatino-americanosdivulgamoportunidadesdenegóciosnonorte.aspx |título=Embaixadores Latino-Americanos Divulgam Oportunidades de Negócios no Norte 
  3. citarweb |url=http://www.portugalglobal.pt/pt/portugalnewsarquivo2015/revistaimprensanacional/empresas/paginas/ipdalorganizamissãoaouruguai.aspx |título=IPDAL organiza missão ao Uruguai
  4. citarweb |url=http://www.publico.pt/opiniao/jornal//a-importante-visita-do-presidente-do-panama-26891989 |título=A importante visita do Presidente do Panamá
  5. citarweb |url=http://www.portugalglobal.pt/pt/portugalnewsarquivo2012/edicaoaicepportugalglobal/paginas/ipdalapontacaminhoparamelhorarotriânguloestratégico.aspx |título=IPDAL aponta caminho para melhorar o triângulo estratégico América Latina – Europa – África
  6. citarweb |url= http://www.dn.pt/mundo/interior/portugal-e-central-no-triangulo-entre-europaamerica-latina-e-africa-6226260.html |título= "Portugal é central no triângulo entre Europa, América Latina e África" |publicado=Diário de Noticias
  7. citarweb |url=https://observalinguaportuguesa.org/oei-participa-do-debate-organizado-pela-ipdal-sobre-o-papel-estrategico-de-portugal/ |título=OEI PARTICIPA DO DEBATE ORGANIZADO PELA IPDAL SOBRE O PAPEL ESTRATÉGICO DE PORTUGAL
  8. citraweb |url= http://www.dn.pt/mundo/interior/o-seculo-xxi-sera-o-seculo-do-atlantico-sul-6230681.html |título= "O século XXI será o século do Atlântico Sul" |publicado=Diário de Noticias
  9. citarweb |url= http://www.dn.pt/mundo/interior/ha-visao-mas-nao-ha-estrategia-para-a-unidade-do-atlantico-6228686.html |título= "Há visão mas não há estratégia para a unidade do Atlântico" |publicado=Diário de Noticias
  10. citarweb |url=http://www.dnoticias.pt/hemeroteca/569199-ipdal-recebido-por-cavaco-silva-IJDN569199 |título=IPDAL recebido por Cavaco Silva
  11. citarweb |url=http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/ministro-da-saude-em-forum-organizado-por-ipdal-e-ordem-dos-farmaceuticos |título=Ministro da Saúde em fórum organizado por IPDAL e Ordem dos Farmacêuticos
  12. citarweb |url=https://www.publico.pt/2016/07/06/sociedade/noticia/medicamentos-e-produtos-de-saude-na-rota-do-atlantico-1737477 |título=Medicamentos e produtos de saúde: na rota do Atlântico
  13. citarweb |url=http://www.pofc.qren.pt/media/agenda/arquivo-de-eventos/entity/forum-cgd-ipdal--oportunidades-de-negocio?fromlist=1 |título=Fórum CGD-IPDAL | Oportunidades de Negócio
  14. citarweb |url=http://www.leiriaeconomica.com/agenda/ipdal-promove-conferencia-sobre-oportunidades-de-negocio/ |título=IPDAL promove conferência sobre oportunidades de negócio 
  15. citarweb |url=http://www.cm-albufeira.pt/content/embaixadores-da-am-rica-latina-apresentam-cumprimentos |título=EMBAIXADORES DA AMÉRICA LATINA APRESENTAM CUMPRIMENTOS
  16. citarweb |url= http://www.abreuadvogados.com/com_eventos_detail.php?aID=5238 |título= Abreu advogados, ipdal e segib debatem futuro económico-político das relações transatlânticas
  17. citarweb |url= https://www.caf.com/es/paises/europa/nuestra-accion/ |título= Ação da CAF na Europa
  18. citarweb |url= https://www.caf.com/es/actualidad/noticias/2017/02/enrique-garcia-se-despide-de-portugal/ |título= Enrique García se despide de Portugal repasando los avances de las relaciones, y destacando el gran potencial existente
  19. citarweb |url=https://www.cplp.org/id-2442.aspx?PID=6904&M=NewsV2&Action=1&NewsId=4893 |título=Secretária Executiva reúne com IPDAL
  20. Citraweb |url=https://www.cplp.org/id-2766.aspx
  21. citarweb |url=https://eulacfoundation.org/en/mapeo/centro-de-estudos-da-américa-latina-e-caribe-ipdal
  22. citarweb |url= https://eulacfoundation.org/en/calendar/forum-ual-ipdal-américa-latina-união-europeia-e-américa-latina |título= Forum UAL - IPDAL América Latina: a União Europeia e a América Latina
  23. citarweb |url= http://www.oei.es/pt/Oei/Noticia/oei-participa-do-debate-organizado-pela-ipdal-sobre-o-papel-estrategico-de-portugal |título= OEI participa do debate organizado pela IPDAL sobre o papel estratégico de Portugal
  24. citarweb |url=http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/web/rielcano_es/prensavista?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/prensa/notas/premio_ipdal_rie |título= Premio IPDAL-Vista Alegre al Real Instituto Elcano
  25. citraweb |url=http://segib.org/agenda/ii-encuentro-iberoamericano-de-cascais/ |título= II Encuentro iberoamericano de Cascais
  26. citraweb |url=http://segib.org/agenda/x-aniversario-de-ipdal-y-entrega-de-premio-ipdal/ |título= X Aniversario de IPDAL y Entrega de Premio IPDAL
  27. citarweb |url=http://segib.org/agenda/visita-oficial-de-la-secretaria-general-iberoamericana-a-portugal-2/ |título= Visita oficial de la Secretaria General Iberoamericana a Portugal
  28. citarweb |url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/paulo-neves-presidente-do-ipdal-portugal-e-o-pais-mais-central-na-triangulacao-america-europa-africa-17562 |título= Paulo Neves, presidente do IPDAL: “Portugal é o país mais central na triangulação América-Europa-África”
  29. citarweb |url=http://cascais.pt/noticia/encontro-ibero-americano-traz-grandes-empresas-lusas-e-espanholas-cascais |título= Encontro Ibero-Americano traz grandes empresas Lusas e Espanholas a Cascais
  30. citarweb |url=http://www.publituris.pt/2015/01/16/ipdal-distingue-tap/
  31. citarweb |url=http://www.portugalglobal.pt/pt/portugalnewsarquivo2014/revistaimprensanacional/turismo/paginas/tapeipdalassinamcooperaçãomútua.aspx |título=TAP e IPDAL assinam cooperação mútua