IRIX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
IRIX
IRIX 6.5 Desktop
Área de trabalho do IRIX
Produção Silicon Graphics
Família do SO UNIX
Modelo Código fechado
Estado descontinuado
Versão estável 6.5.30
Núcleo Núcleo monolítico
Interface IRIX Interactive Desktop
Página oficial SGI IRIX

IRIX é um sistema operacional baseado no Unix com o BSD desenvolvido pela Silicon Graphics (SGI) para funcionar em computadores com arquitetura MIPS de 32 e 64-bits em servidores e estações de trabalho.

Um dos seus resultados mais importantes é a o sistema de arquivos próprio, o XFS que é mais avançado do que o journaling, comum em distribuições Linux.

IRIX tem uma grande particularidade positiva, suporte para gráficos 3D, vídeo e grande largura de banda de rede para transferência de arquivos. IRIX foi o primeiro sistema operacional baseado em UNIX a oferecer interface gráfica ao usuário, o IRIX foi muito utilizado para a indústria de animação computacional e científica com sua boa performance em gráficos 3D, porém esta indústria está migrando para o Mac OS X e o Linux.[carece de fontes?]

A versão corrente da IRIX é a IRIX 6.5. Novas versões menores são lançadas continuamente. A última versão é compatível com UNIX 95 e POSIX (incluindo ACLs).

O IRIX foi descontinuado no final de 2006, dando lugar à plataforma Altix da SGI, baseada em processadores Intel e no sistema operacional Linux. O suporte para clientes já existentes segue até 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências externas[editar | editar código-fonte]